+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Só posso usar omni que combina com ap?isso existe?

    ""Qual o seu AP? Pois se vc for respeitar as normas da anatel cada equipamento tem restrições de potencia de antenas. Não basta apenas comprar um AP homologado e uma antena homologada e necessário que a combinação antena x ap seja aceita."""


    vi isso...

    agora pergunto..é verdade?se for
    E eu tenho um cartão senao emp engenius 630...serve com omni aquario 15 dbi?

    abraço galera

  2. #2

    Padrão Re: Só posso usar omni que combina com ap?isso existe?

    é mais ou menos isso ai mesmo, nao sei certinho nao mais tem umas coisas assim.

  3. #3

    Padrão Re: Só posso usar omni que combina com ap?isso existe?

    Normalmente os equipamentos de transmissão são padronizados em 50 ohms, inclusive toda instrumentação usada no desenvolvimento e testes.
    Teria que ser algum equipamento proprietário e com instrumentação de testes totalmente fora de qualquer padrão comercial.
    IMPROVÁVEL!

  4. #4

    Padrão Re: Só posso usar omni que combina com ap?isso existe?

    Bom dia,

    há normas regulamentando esse quesito/relação de potência entre transceptor (rádio ou cartão) e antena pela Anatel (no Brasil) e por outros órgãos regulamentadores em seus respectivos países.

    Para cidades cujas populações sejam superiores a 500.000 habitantes terá de ser respeitada a potência de pico (E.I.R.P.) de 4W ou 36dBm em 2.4GHz. Exemplo: 21dBm de potência do transceptor + 15dBi de ganho da antena são 36dBm, E.I.R.P. máxima permitida nessas cidades. Também podem ser descontados as perdas de cabos e conectores.

    Mesmo em cidades de populações inferiores a 500.000 habitantes a fiscalização da Anatel tem pedido a provedores para reduzir a potência total de transmissão em 2.4GHz. Imaginem um transceptor de 600mW (28dBm) + antena de 20dBi? 48dBm???

    Garantia de espectro rádioelétrico altamente poluído caso não haja moderação ou fiscalização. Além disso, há muitos espertinhos utilizando amplificadores de 5W (ou mais). Totalmente sem noção e tiro no próprio pé. Nem eles e nem os concorrentes conseguem trabalhar de forma decente. Por isso, muito bom senso ao instalar seus AP's e suas antenas.

  5. #5

    Padrão Re: Só posso usar omni que combina com ap?isso existe?

    sei que tem um negocio tipo, ganho da antena em db e potencia do radio!

  6. #6

    Padrão Re: Só posso usar omni que combina com ap?isso existe?

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Bom dia,

    há normas regulamentando esse quesito/relação de potência entre transceptor (rádio ou cartão) e antena pela Anatel (no Brasil) e por outros órgãos regulamentadores em seus respectivos países.
    Para cidades cujas populações sejam superiores a 500.000 habitantes terá de ser respeitada a potência de pico (E.I.R.P.) de 4W ou 36dBm em 2.4GHz. Exemplo: 21dBm de potência do transceptor + 15dBi de ganho da antena são 36dBm, E.I.R.P. máxima permitida nessas cidades. Também podem ser descontados as perdas de cabos e conectores.

    Mesmo em cidades de populações inferiores a 500.000 habitantes a fiscalização da Anatel tem pedido a provedores para reduzir a potência total de transmissão em 2.4GHz. Imaginem um transceptor de 600mW (28dBm) + antena de 20dBi? 48dBm???

    Garantia de espectro rádioelétrico altamente poluído caso não haja moderação ou fiscalização. Além disso, há muitos espertinhos utilizando amplificadores de 5W (ou mais). Totalmente sem noção e tiro no próprio pé. Nem eles e nem os concorrentes conseguem trabalhar de forma decente. Por isso, muito bom senso ao instalar seus AP's e suas antenas.
    isso ai sabia que tinha alguma coisa assim

  7. #7

    Padrão Re: Só posso usar omni que combina com ap?isso existe?

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Bom dia,

    há normas regulamentando esse quesito/relação de potência entre transceptor (rádio ou cartão) e antena pela Anatel (no Brasil) e por outros órgãos regulamentadores em seus respectivos países.

    Para cidades cujas populações sejam superiores a 500.000 habitantes terá de ser respeitada a potência de pico (E.I.R.P.) de 4W ou 36dBm em 2.4GHz. Exemplo: 21dBm de potência do transceptor + 15dBi de ganho da antena são 36dBm, E.I.R.P. máxima permitida nessas cidades. Também podem ser descontados as perdas de cabos e conectores.

    Mesmo em cidades de populações inferiores a 500.000 habitantes a fiscalização da Anatel tem pedido a provedores para reduzir a potência total de transmissão em 2.4GHz. Imaginem um transceptor de 600mW (28dBm) + antena de 20dBi? 48dBm???

    Garantia de espectro rádioelétrico altamente poluído caso não haja moderação ou fiscalização. Além disso, há muitos espertinhos utilizando amplificadores de 5W (ou mais). Totalmente sem noção e tiro no próprio pé. Nem eles e nem os concorrentes conseguem trabalhar de forma decente. Por isso, muito bom senso ao instalar seus AP's e suas antenas.
    Essas são as características para o sistema irradiante como um todo exigido pela Anatel.

    Fora isto, a questão "usar omni que combina com ap" tem-se a observar o aspecto físico: conectores, cabeamento e antenas, e o eletrônico: impedância, ROE, potência, sensibilidade.

    Como MarceloGOIAS nos mostrou, o ponto mais crítico é o uso amplificadores, eles acabam com todo espectro radio elétrico deixando-o altamente poluído, ninguém mais consegue trabalhar direito.