Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico

1. Caro RCINFONET siga as recomendações do PCKM pois tive a mesma situação que você para fazer um ptp de 35KM e ele me recomendou a utilizar rocket m5 mais as antenas de disco da rocket de 30dbi, ambos hoje homologados pela anatel, e para minha felicidade este ptp está fechado hj com 80mbps full, e dependendo do lugar que vc comprar pagará algo entorno de 800 reais no par de rádio e antenas, ou seja um investimento relativamente baixo comparado ao seu benefício.

2. Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Tenho vários clientes com longos enlaces usando Genge + Mikrotik e eles estão satisfeitos.

Por outro lado, a Ubiquiti passou a fabricar antenas para oferecer um conjunto que elimine as incompatibilidades. Em outras palavras: Criando seu enlace com tudo Ubiquiti há maior possibilidade de sucesso. Agora que o Rocket M5 e a RocketDISH de 30 dBi estão homologados, não há motivos para combinar marcas diferentes.

Mas você é livre pra experimentar e vários fabricantes estão disponibilizando bons produtos ao mercado. Se optar por fazer o enlace com a Genge, depois posta aqui os resultados.

Abraço,

ZéAlves
    Caro ZéAlves, tenho acompanhado varios topicos de sua autoria, relacionados as soluçoes da Ubiquiti e gostaria se possivel que vc me tirasse algumas duvidas até relacionadas ao tema acima, e que pode ser de interesse aos demais... Que os produtos da Ubiquiti são muito bons, não temos duvida! Porém e quanto a escalabilidade dos mesmos? Será que poderemos confiar em uma rede 100% ubiquiti? Nos casos da Mikrotik a escalabilidade é visivel a medida que eles atualizam o "OS" e lançam novos cartões
    e routerboards... E no caso da Ubiquiti? Qual seria sua opinião?

Obrigado e parabens por sua contribuições!

3. Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Correto Zé, tudo Ubiquit é a melhor opção.
    Agora uma dúvida, quando eles dizem 50km, isto pode variar para mais?
    Pergunto porque estou me preparando para um enlace de 85km. Nada na frente e saindo de região alta. Só fica a curvatura da terra para atrapalhar.
    Já vi um de 65km com XR5 e antena Geenge de 33dbi e não de dupla polarização passando 54mbps para cada lado com 2ms.
    Daí que fico também na dúvida. Daria para arriscar estes 85km com rocketM5 e a antena dele?
    Olha 1929, o PTP mais longo que eu fiz foi 65km. Qualquer afirmação que eu fizer a partir de 65km é especulação.

Acabei de terminar um PTP de 90km, mas optamos por uma torre intermediária e duas pernas de 45 KM de cada lado usando tudo Ubiquiti e o cliente está satisfeitíssimo.

Quanto ao tempo de PING, também tem ficado na casa dos 2 ms com Rocket M5. Aquele negócio de ping alto do Rocket acabou com o firmware 5.2 e melhorou ainda mais no 5.2.1.

Se você já tem o equipamento e o tempo livre, você pode experimentar qualquer enlace. O que mata num enlace muito longo é o EIRP muito alto.

Só pra deixar claro:
    Eu recomendo tudo Ubiquiti, mas eu não sou XIITA da Ubiquiti, por isso mantenho a mente aberta para combinação de equipamentos de outros fabricantes. Se o cliente quer experimentar e está pagando pela minha consultoria, eu faço numa boa.

Citação Postado originalmente por regisbb Ver Post
    Caro ZéAlves, tenho acompanhado varios topicos de sua autoria, relacionados as soluçoes da Ubiquiti e gostaria se possivel que vc me tirasse algumas duvidas até relacionadas ao tema acima, e que pode ser de interesse aos demais... Que os produtos da Ubiquiti são muito bons, não temos duvida! Porém e quanto a escalabilidade dos mesmos? Será que poderemos confiar em uma rede 100% ubiquiti? Nos casos da Mikrotik a escalabilidade é visivel a medida que eles atualizam o "OS" e lançam novos cartões
    e routerboards... E no caso da Ubiquiti? Qual seria sua opinião?

Obrigado e parabens por sua contribuições!
    Oi Regis. Obrigado pela mensagem.

Cara. Aqui no Under a turma tem a tendência de optar por uma marca e tratá-la como a mesma paixão que trata seu time de futebol. O resultado é o debate infinito sobre qual marca é melhor.

Eu adoro a simplicidade da Ubiquiti e confio numa rede 100% Ubiquiti sem medo de perder minha credibilidade. Por outro lado eu amo os recursos que a Mikrotik disponibiliza em suas Routerboards.

Eu defendo com paixão a interconexão com Rádios Ubiquiti e o controle do tráfego com Mikrotik. Essa é uma combinação de elevada eficiência e custo baixíssimo.

Eu não entendi direito o que você quis dizer com escalabilidade... Mas creio que uma rede Ubiquiti pode ser implantada e aprimorada conforme a demanda surge. O que acontece normalmente é o dono do provedor comprar o produto TOP para ficar mais tempo na vanguarda, neste caso a escalabilidade não ocorre porque ele já está no topo.

Sobre correção de bug de software (aprimoramento do SO) é uma constante tanto para a Mikrotik quanto para a Ubiquiti. A Mikrotik é mais atuante porque o SO dela é muito mais complexo e demanda esse dinamismo.

Com relação a lançamento de hardware, creio que Mikrotik e Ubiquiti estejam equiparadas. Vejo dinamismo e evolução em ambas empresas.

Para mim ambas marcas são fantásticas, cada uma com sua especialidade.

Abraço aos amigos,

ZéAlves

Tópicos Similares

1. Respostas: 31
    Último Post: 12-12-2013, 20:46
  2. antena xwave, rocket m5 ou com mikrotik?
    Por jnsnetinho no fórum Redes
    Respostas: 9
    Último Post: 16-01-2013, 18:49
  3. 360° com antena dish + rocket m5
    Por jfvas no fórum Redes
    Respostas: 12
    Último Post: 02-07-2012, 08:11
  4. Respostas: 26
    Último Post: 27-10-2011, 08:08
  5. Respostas: 36
    Último Post: 28-07-2011, 06:51

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L