+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão antenas genge + rocket m5, é possivel??/

    boa tarde

    Pretendo fechar um enlace de 38 km para buscar link em uma cidade vizinha, pretento usar rocket m5, mas sera que funciona bem com as antenas da genge, que tem bons preços....alguém poderia dar uma dica???

    obrigado!!

  2. #2
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: antenas genge + rocket m5, é possivel??/

    Citação Postado originalmente por RCINFONET Ver Post
    boa tarde

    Pretendo fechar um enlace de 38 km para buscar link em uma cidade vizinha, pretento usar rocket m5, mas sera que funciona bem com as antenas da genge, que tem bons preços....alguém poderia dar uma dica???

    obrigado!!
    Tenho como opinião formada após muita gente ter tentado usar ouras antenas em conjunto com a Rocket M5, com resultados não muito bons. Que o Par perfeito são as Rocket M5 + Rocket Dish.
    Um amigo meu aqui do Under-Linux usou as OIW de dupla polaridade e obteve um resultado satisfeito, mas em pouca distância.
    No seu caso eu recomendaria com toda certeza o uso das Antenas da UBIQUITI Rocket Dish !

  3. #3

    Padrão Re: antenas genge + rocket m5, é possivel??/

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Tenho como opinião formada após muita gente ter tentado usar ouras antenas em conjunto com a Rocket M5, com resultados não muito bons. Que o Par perfeito são as Rocket M5 + Rocket Dish.
    Um amigo meu aqui do Under-Linux usou as OIW de dupla polaridade e obteve um resultado satisfeito, mas em pouca distância.
    No seu caso eu recomendaria com toda certeza o uso das Antenas da UBIQUITI Rocket Dish !
    E isso aeeee concordo!!

  4. #4

    Padrão Re: antenas genge + rocket m5, é possivel??/

    Tenho vários clientes com longos enlaces usando Genge + Mikrotik e eles estão satisfeitos.

    Por outro lado, a Ubiquiti passou a fabricar antenas para oferecer um conjunto que elimine as incompatibilidades. Em outras palavras: Criando seu enlace com tudo Ubiquiti há maior possibilidade de sucesso. Agora que o Rocket M5 e a RocketDISH de 30 dBi estão homologados, não há motivos para combinar marcas diferentes.

    Mas você é livre pra experimentar e vários fabricantes estão disponibilizando bons produtos ao mercado. Se optar por fazer o enlace com a Genge, depois posta aqui os resultados.

    Abraço,

    ZéAlves



    Citação Postado originalmente por RCINFONET Ver Post
    boa tarde

    Pretendo fechar um enlace de 38 km para buscar link em uma cidade vizinha, pretento usar rocket m5, mas sera que funciona bem com as antenas da genge, que tem bons preços....alguém poderia dar uma dica???

    obrigado!!

  5. #5

    Padrão Re: antenas genge + rocket m5, é possivel??/

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Tenho vários clientes com longos enlaces usando Genge + Mikrotik e eles estão satisfeitos.

    Por outro lado, a Ubiquiti passou a fabricar antenas para oferecer um conjunto que elimine as incompatibilidades. Em outras palavras: Criando seu enlace com tudo Ubiquiti há maior possibilidade de sucesso. Agora que o Rocket M5 e a RocketDISH de 30 dBi estão homologados, não há motivos para combinar marcas diferentes.

    Mas você é livre pra experimentar e vários fabricantes estão disponibilizando bons produtos ao mercado. Se optar por fazer o enlace com a Genge, depois posta aqui os resultados.

    Abraço,

    ZéAlves
    Correto Zé, tudo Ubiquit é a melhor opção.
    Agora uma dúvida, quando eles dizem 50km, isto pode variar para mais?
    Pergunto porque estou me preparando para um enlace de 85km. Nada na frente e saindo de região alta. Só fica a curvatura da terra para atrapalhar.
    Já vi um de 65km com XR5 e antena Geenge de 33dbi e não de dupla polarização passando 54mbps para cada lado com 2ms.
    Daí que fico também na dúvida. Daria para arriscar estes 85km com rocketM5 e a antena dele?

  6. #6

    Padrão Re: antenas genge + rocket m5, é possivel??/

    Caro RCINFONET siga as recomendações do PCKM pois tive a mesma situação que você para fazer um ptp de 35KM e ele me recomendou a utilizar rocket m5 mais as antenas de disco da rocket de 30dbi, ambos hoje homologados pela anatel, e para minha felicidade este ptp está fechado hj com 80mbps full, e dependendo do lugar que vc comprar pagará algo entorno de 800 reais no par de rádio e antenas, ou seja um investimento relativamente baixo comparado ao seu benefício.

  7. #7

    Padrão Re: antenas genge + rocket m5, é possivel??/

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Tenho vários clientes com longos enlaces usando Genge + Mikrotik e eles estão satisfeitos.

    Por outro lado, a Ubiquiti passou a fabricar antenas para oferecer um conjunto que elimine as incompatibilidades. Em outras palavras: Criando seu enlace com tudo Ubiquiti há maior possibilidade de sucesso. Agora que o Rocket M5 e a RocketDISH de 30 dBi estão homologados, não há motivos para combinar marcas diferentes.

    Mas você é livre pra experimentar e vários fabricantes estão disponibilizando bons produtos ao mercado. Se optar por fazer o enlace com a Genge, depois posta aqui os resultados.

    Abraço,

    ZéAlves
    Caro ZéAlves, tenho acompanhado varios topicos de sua autoria, relacionados as soluçoes da Ubiquiti e gostaria se possivel que vc me tirasse algumas duvidas até relacionadas ao tema acima, e que pode ser de interesse aos demais... Que os produtos da Ubiquiti são muito bons, não temos duvida! Porém e quanto a escalabilidade dos mesmos? Será que poderemos confiar em uma rede 100% ubiquiti? Nos casos da Mikrotik a escalabilidade é visivel a medida que eles atualizam o "OS" e lançam novos cartões
    e routerboards... E no caso da Ubiquiti? Qual seria sua opinião?

    Obrigado e parabens por sua contribuições!

  8. #8

    Padrão Re: antenas genge + rocket m5, é possivel??/

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Correto Zé, tudo Ubiquit é a melhor opção.
    Agora uma dúvida, quando eles dizem 50km, isto pode variar para mais?
    Pergunto porque estou me preparando para um enlace de 85km. Nada na frente e saindo de região alta. Só fica a curvatura da terra para atrapalhar.
    Já vi um de 65km com XR5 e antena Geenge de 33dbi e não de dupla polarização passando 54mbps para cada lado com 2ms.
    Daí que fico também na dúvida. Daria para arriscar estes 85km com rocketM5 e a antena dele?
    Olha 1929, o PTP mais longo que eu fiz foi 65km. Qualquer afirmação que eu fizer a partir de 65km é especulação.

    Acabei de terminar um PTP de 90km, mas optamos por uma torre intermediária e duas pernas de 45 KM de cada lado usando tudo Ubiquiti e o cliente está satisfeitíssimo.

    Quanto ao tempo de PING, também tem ficado na casa dos 2 ms com Rocket M5. Aquele negócio de ping alto do Rocket acabou com o firmware 5.2 e melhorou ainda mais no 5.2.1.

    Se você já tem o equipamento e o tempo livre, você pode experimentar qualquer enlace. O que mata num enlace muito longo é o EIRP muito alto.

    Só pra deixar claro:
    Eu recomendo tudo Ubiquiti, mas eu não sou XIITA da Ubiquiti, por isso mantenho a mente aberta para combinação de equipamentos de outros fabricantes. Se o cliente quer experimentar e está pagando pela minha consultoria, eu faço numa boa.



    Citação Postado originalmente por regisbb Ver Post
    Caro ZéAlves, tenho acompanhado varios topicos de sua autoria, relacionados as soluçoes da Ubiquiti e gostaria se possivel que vc me tirasse algumas duvidas até relacionadas ao tema acima, e que pode ser de interesse aos demais... Que os produtos da Ubiquiti são muito bons, não temos duvida! Porém e quanto a escalabilidade dos mesmos? Será que poderemos confiar em uma rede 100% ubiquiti? Nos casos da Mikrotik a escalabilidade é visivel a medida que eles atualizam o "OS" e lançam novos cartões
    e routerboards... E no caso da Ubiquiti? Qual seria sua opinião?

    Obrigado e parabens por sua contribuições!
    Oi Regis. Obrigado pela mensagem.

    Cara. Aqui no Under a turma tem a tendência de optar por uma marca e tratá-la como a mesma paixão que trata seu time de futebol. O resultado é o debate infinito sobre qual marca é melhor.

    Eu adoro a simplicidade da Ubiquiti e confio numa rede 100% Ubiquiti sem medo de perder minha credibilidade. Por outro lado eu amo os recursos que a Mikrotik disponibiliza em suas Routerboards.

    Eu defendo com paixão a interconexão com Rádios Ubiquiti e o controle do tráfego com Mikrotik. Essa é uma combinação de elevada eficiência e custo baixíssimo.

    Eu não entendi direito o que você quis dizer com escalabilidade... Mas creio que uma rede Ubiquiti pode ser implantada e aprimorada conforme a demanda surge. O que acontece normalmente é o dono do provedor comprar o produto TOP para ficar mais tempo na vanguarda, neste caso a escalabilidade não ocorre porque ele já está no topo.

    Sobre correção de bug de software (aprimoramento do SO) é uma constante tanto para a Mikrotik quanto para a Ubiquiti. A Mikrotik é mais atuante porque o SO dela é muito mais complexo e demanda esse dinamismo.

    Com relação a lançamento de hardware, creio que Mikrotik e Ubiquiti estejam equiparadas. Vejo dinamismo e evolução em ambas empresas.

    Para mim ambas marcas são fantásticas, cada uma com sua especialidade.

    Abraço aos amigos,

    ZéAlves