+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Marlon Bolzan Avatar de marlon
    Ingresso
    Dec 2009
    Localização
    Ecoporanga-ES
    Posts
    266

    Padrão ACK TIMEOUT

    Como fas para reduzir a taixa de ack timeout?

  2. #2

    Padrão Re: ACK TIMEOUT

    Entre no Mikrotik e ponha manualmente.

  3. #3

    Padrão Re: ACK TIMEOUT

    Código :
    interface wireless set ack-timeout=

  4. #4

    Padrão Re: ACK TIMEOUT

    Citação Postado originalmente por marlon Ver Post
    Como fas para reduzir a taxa de ack timeout?
    Você quer setar a taxa no MK ou reduzir as taxas dos clientes? No 1° caso, entre na aba advanced dentro do winbox, em ack timeout apague dynamic e coloque o valor desejado.
    Já se vc está com clientes com ack alto e quer reduzir, vai ter que revisar as instalações, realinhar a antena, verificar cabos e conectores ou até mesmo trocar o rádio.
    Eu tive caso de CPE que a solução foi colocar antena externa. Melhorou 80%.

  5. #5

    Padrão Re: ACK TIMEOUT

    olá pessoal!
    uma dúvida: se eu colocar um valor manualmente, de quanto até quanto tenq ser essa numeração?
    tô com problemas no r52h, latencia muito alta, em torno de 1500 a 3000ms (internet muito lenta), essa regulagem manual me ajuda em algo?
    obrigado!

  6. #6

    Padrão Re: ACK TIMEOUT

    ponha o ack em 30

  7. #7

    Padrão Re:

    iverton, me perdoe, mas vou discordar.
    Aqui, em minha estrutura, procuro deixar o ACK em auto nas RB's, e setar manualmente nos assinantes. Porque? Vou explicar.

    Tenho notado que essa medição do ACK é diretamente proporcional a distância do cliente com relação ao Pop, logo, diretamente proporcional ao nível de sinal do mesmo.

    Equipamentos nos assinantes instalados mais distante do Pop tendem a ter um nível de sinal mais baixo e, consequentemente, uma porcentagem de recepção/transmissão também mais baixa.

    O que fazemos aqui é setar o ACK manualmente no equipamento do assinante, de forma a possibilitar o perfeito funcionamento do recurso. A lógica seria essa: quando o NanoStation está longe do Pop, aumentamos o ACK, o que possibilita um tempo de espera maior para a troca de pacotes; quando o NanoStation está mais perto, diminuímos o valor do ACK, pois não é necessário aguardar tanto tempo até os pacotes saírem do Pop para o Cliente, e vice-versa.

    Em geral, seguimos a escala integrada no NanoStation. Para até 100m de distância, setamos ACK 25. Para 800m, ACK 30. Assim tem funcionado bem.

    Apenas um detalhe para concluir: além da distância física, que faz naturalmente o sinal ser mais baixo, temos a interferência de RF e os obstáculos físicos. É preciso levar em consideração isso, também.

    Exemplo: se você instala um NanoStation a 100m do Pop, mas há uma árvore atrapalhando a perfeição da linha de visada, o sinal vai cair para -60. Então, faça o cálculo do ACK baseado no nível de sinal, e não na distância. Se analisar, um sinal assim seria comum em uma distância de 700, 800m. Então, sete o ACK proporcional a uma instalação de 800m, que seria 30us.

    É mais ou menos isso. Perdoe o tamanhão do post.

  8. #8

    Padrão Re: ACK TIMEOUT

    kra eu ponho setado manualmente o acx para o ap trabalhar menos calculado o melhor ack para o cliente, pode sim deixar em dinamico, mas seto ele por experiência própria, melhorou em meu clientes bastante aqui, o que eu ja fiz e aconselho é colocar o ack dinamico apenas para corrigir o ack no radio cliente e depois seto manual mesmo, vejo se deixando dinamico ele fica muito alto, ai procuro corrigir no cliente e depois seto manualmente.
    Mas se for deixa manual coloca o script-ack para derrubar os clientes com ack muito alto, funciona direitinho também.

  9. #9

    Padrão Re:

    Bacana iverton, consegui visualizar a tua maneira de fazer as coisas.
    É uma pena que pra mim não funcionou com marcação manual no Mikrotik, só em auto mesmo, com as NanoStation setadas de acordo com os fatores que expus.

    Só uma pergunta: ao invés de rodar um script pra derrubar o cliente com ACK alto não seria melhor corrigir o problema que gera o ACK alto? Algo do tipo prevenir e não remediar.

    Eu fico maluco quando vejo no Registration um cliente com ACK de mais de 30us. Minha rede é pequena, todos pertinho, por isso sou obrigado a manter as coisas na linha. Mas entenda minha pergunta como mera curiosidade.

    Abraço pra ti!

  10. #10

    Padrão Re:

    clientes a muito tempo conectados não sei por qual razão muitas e muitas vezes clientes ficam com o ack muito alto e desconectado e conectando novamente volta a normalidade de 30us.