+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida com PPPoE

    Olá,
    É o seguinte, eu tenho uma routerboard num predio que autentica na minha torre com pppoe, é possível criar uma conexao pppoe e criar uma vlan por exemplo pra cada cliente nesse prédio? Não quero usar um discador direto na máquina porque os clientes iriam reclamar pra fazer uma discagem.

  2. #2

    Padrão re: Dúvida com PPPoE

    É assim, eu tenho o meu provedor todo com pppoe, mas em clientes que moram em prédios e compartilham a mesma antena eu configuro um mikrotik e faço um nat e as queues de banda para esses clientes, mas isso me limita por exemplo pra bloquear um cliente, porque bloqueio de clientes eu faço com o meu sistema de gerenciamento do provedor, mas como estão em nat tenho que fazer manual no mikrotik. Eu gostaria de saber se é possível configurar vários clientes pppoe nesse mikrotik e depois fazer um exemplo de bridge entre a interface pppoe que coloco no mikrotik e a placa de rede do computador.

    Não sei se me entenderam...

    obrigado.

  3. #3

    Padrão re: Dúvida com PPPoE

    Sim, mas é que eu crio um usuário pppoe "predio-vw" e autentico na repetidora, nesse predio tem 10 clientes, e eles não conectam com pppoe... ou seja, não tem como bloquear no radius... só bloqueando no mikrotik.

  4. #4

    Padrão re: Dúvida com PPPoE

    São clientes dhcp, o que estou querendo é que sejam pppoe mas sem instalar discador nas máquinas, quero que o mikrotik faça uma discagem pra cada cliente e depois uma vlan por exemplo para cada cliente. Então consigo bloquear clientes especificos no radius.

  5. #5

    Padrão re: Dúvida com PPPoE

    Cara, deixa eu ver se entendi... Voce nao soube explicar

    Voce quer colocar em um predio um RADIO recebendo SINAL e FAZENDO A DISCAGEM PPPOE, e em outro radio mandar para os 10 clientes sem discar... so pegando o sinal...

    agora voce pensa, vai controlar por MAC?

    se nao e so fazer isso ->

    Internet ------>-> -)- (Aqui recebe e faz a autenticacao!)
    |
    RB (RB Mikrotik 433 com 2 cartoes)
    |
    -(- (clientes)


    Na RB o cartao 1 recebe e autentica o PPPOE, no cartao 2 ou LAN, voce mandar o sinal, pode ser por Hotspot, ou controle de IP e MAC, e com isso voce pode controlar a BANDA tambem!!

    Entendeu? Nao? Nem eu!!

  6. #6

    Padrão re: Dúvida com PPPoE

    Não.. hehehehe
    É o seguinte,
    T -> torre com mikrotik concentrador de pppoe
    |
    CL -> mikrotik em um predio (atualmente com 1 conexao cliente pppoe e fazendo nat)
    |
    Switch com 10 clientes ligados por uma lan

    Então o que eu quero é o seguinte, nesse CL (routerboard do prédio) criar 10 conexões cliente pppoe (já vi que da pra criar multiplas conexoes pppoe cliente no mikrotik) e fazer uma "vlan" ou uma "bridge" entre essa conexão cliente pppoe e o PC do cliente, então seriam 10 conexoes pppoe cliente e 10 vlan, uma para cada cliente.

  7. #7

    Padrão re: Dúvida com PPPoE

    Esquece a torre...
    Voce tem que se concentrar no cliente... Logico que a torre vai ter o PPPOE, mas e o cliente que faz autenticacao... Entao e assim, velho, eu ja fiz isso em um HOTEL...

    Recebe em pppoe, e mando para os quartos aberto... mas fiz a cabeça do hotel para usarem alem de LAN, a wirelless tambem, e tambem o HOTSPOT, porque eles podiam fazer propaganda e etc no site de login!!!
    Entao cada quarto tem um login e senha... mas so digita no browser!!

  8. #8

    Padrão re: Dúvida com PPPoE

    Use hotspot com autenticação via rádius para esses clientes do prédio, pois não vejo um modo de o cliente conectar pppoe sem ter um discador na máquina.