+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Talking Melhor Intrutura Para Um Provedor em 2.4Ghz

    Boa tarde, abri este topico para que postem informações como seria um otimo provedor de internet via rádio em 2.4Ghz que hoje e um obistaculo muito grande nessa frequencia, aguardo que todos coperem com seus conhecimentos e opnioes.

  2. #2

    Padrão Re:

    Tudo bem Daniel? Então, eu sou uma formiga perto das feras em tecnologia aqui do Under, mas gostaria de dar a minha humilde sugestão.

    Sempre usei 2.4, e já tem uns 10 meses desde que abri o negócio. Estudei MUITO antes de começar, pra ter uma ideia do assunto, nem que fosse superficial. Posso assegurar que se não fosse o estudo, teria caído na conversa de muito vendedor...

    Eu diria que o provedor perfeito é aquele que consegue conciliar qualidade com quantidade, o que em 2.4 anda meio crítico. A primeira decisão é justamente essa, definir um ponto de qualidade. O MEU ponto de qualidade se baseia em usar apenas marcas confiáveis, como 3Com, Mikrotik e Ubiquiti, por exemplo.

    Projete com calma o que tu pretende oferecer aos teus futuros clientes. Se tu quer preço, vai de grade-pci/usb (por favor, não me crucifiquem, rsss), e se tu quer qualidade (mas qualidade MESMO) vai de AP/CPE. Eu já iniciei com NanoStation, de cara, e não me arrependo.

    Na tua base, não economiza também. Projeta um ponto de acesso robusto, com RB + Cartões de qualidade + antenas de qualidade. Mesmo que seja pra atender poucos clientes, melhor sobrar do que faltar recursos.
    Aqui eu uso RB433 + R52 (uns vão rir da minha cara quando indiquei qualidade, rsss), com boas fontes de alimentação. Antena eu uso as setoriais de 90º da Aquário, aquelas que todo mundo odeia, mas que pra mim são suficientes para manter as estações com sinal mínimo de -65dbm, mesmo em horário de alta interferência (depois das 18h até as 22h).

    Não começa com potência alta, é um tiro no próprio pé. Aqui, com 50 redes transmitindo na minha volta, mantenho a rede com apenas 15dbm (32mw), 'linkando' NanoStation em 800m com throughput médio de 6mb...
    Ou seja, sinal não é tudo, e tu vai conferir isso na prática.

    Enfim, é uma questão de primeiramente projetar, saber o que se quer fazer e onde se quer chegar. Acredito que só assim poderemos te dar uma opinião mais clara e objetiva.

  3. #3

    Padrão Re:

    Não abuse de potência
    Não use D-Link
    Setorize seu sistema, não centralize tudo em um lugar só
    Faça redundância
    Evite usar ADSL e se usar balanceie mais de um link ao invés de usar um link só
    Procure utilizar No-Break. No meu caso usei uma fonte inteligente que carregar uma bateria que alimenta tudo. No meu caso uso uma RB750g para atender 60 clientes. Tem se comportado bem.
    Procure se legalizar na Anatel para evitar dores de cabeça.
    Não tenha pena dos clientes, veja seu lado. No meu caso um aumento de 5 reais em cada cliente me deu o que seriam 7 novos clientes e ninguém reclamou do aumento.
    Ah tá... Clique em agradecer que também ajuda.. hehehe
    Qualquer coisa estamos aí mano. Abraço grande!

  4. #4

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por nonoque Ver Post
    Não abuse de potência
    Não use D-Link
    Setorize seu sistema, não centralize tudo em um lugar só
    Faça redundância
    Evite usar ADSL e se usar balanceie mais de um link ao invés de usar um link só
    Procure utilizar No-Break. No meu caso usei uma fonte inteligente que carregar uma bateria que alimenta tudo. No meu caso uso uma RB750g para atender 60 clientes. Tem se comportado bem.
    Procure se legalizar na Anatel para evitar dores de cabeça.
    Não tenha pena dos clientes, veja seu lado. No meu caso um aumento de 5 reais em cada cliente me deu o que seriam 7 novos clientes e ninguém reclamou do aumento.
    Ah tá... Clique em agradecer que também ajuda.. hehehe
    Qualquer coisa estamos aí mano. Abraço grande!
    amigão quanto tempo essa fonte aguenta em um pc?

  5. #5

    Padrão Re:

    Não entendí a pergunta..
    Não há pc. A RB faz o papel do servidor. Todos equipamentos recebem 12v e são ligados sem fonte, diretamente na bateria entendeu?

  6. #6

    Padrão Re:

    hum entendi blz sua solução

  7. #7

    Padrão Re: Melhor Intrutura Para Um Provedor em 2.4Ghz

    Ebaaaa... to vendendo 4 antenas sentorias, 4 rbs 433 com fontes, 8 cartoes... tudo a preço de turco!! hehehe baratim!!! confia em salim!! salim vende barato mesmo!!!

  8. #8

    Padrão Re: Melhor Intrutura Para Um Provedor em 2.4Ghz

    ã???

  9. #9

    Padrão Re: Melhor Intrutura Para Um Provedor em 2.4Ghz

    Citação Postado originalmente por MorpheusX Ver Post
    Ebaaaa... to vendendo 4 antenas sentorias, 4 rbs 433 com fontes, 8 cartoes... tudo a preço de turco!! hehehe baratim!!! confia em salim!! salim vende barato mesmo!!!
    Que tal passar o valor das setoriais e dar RB's pra mim por mensagem privada? To interessado.
    Abração!

  10. #10

    Padrão Re: Melhor Intrutura Para Um Provedor em 2.4Ghz

    250 reais cada antena!!! 200 reais cada rbs com fonte... 80 reais cada cartao!!!

  11. #11

    Padrão Re: Melhor Intrutura Para Um Provedor em 2.4Ghz

    Qual antena é? Quantos DB? Horizontal ou Vertical?

  12. #12

    Padrão Re: Melhor Intrutura Para Um Provedor em 2.4Ghz

    Hyperlink 17dbi, vertical!

  13. #13

    Padrão Re: Melhor Intrutura Para Um Provedor em 2.4Ghz

    É igualzinha a que eu uso aqui. Tô querendo trocar por um cluster de nanos para setorizar e segmentar melhor a rede.