Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Equipamentos para provedor novo! ajuda

    Ola pessoal, estou montando uma torre de 15 mts e escolhi a seguinte configuraçao:
    Torre estaiada 15mts
    RB433
    3 cartoes R52H
    3 paineis Wirelink 21dbi Horizontal 120º
    2 nanos5 para o enlace da torre.
    2 caixa hermetica, 1 pra rb e outra para a fonte da rb e do nano.
    Essa fonte funcionará bem nessa configuraçao? Só Computer - FONTE NOTEBOOK ACER 20V 6A
    em baixo vai fikar um celeron 2.40ghz 512mb de ram, hd40gb com MK 3.22. e em breve vou implantar o mk-auth nun phenon II x4 3.40ghz, hd 1000gb 64mb buffer, 6gb ddr3 e placa asus
    O que vcs axam, esta bom? nao vou mudar as antenas pq um usuario disse que essas antenas deram uma surra nas hyperlink 14dbi 120º.....
    eu precizo melhorar algo? a fonte pra rb esta boa?
    Valew!!

  2. #2
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Equipamentos para provedor novo! ajuda

    Citação Postado originalmente por Pauloneto Ver Post
    Ola pessoal, estou montando uma torre de 15 mts e escolhi a seguinte configuraçao:
    Torre estaiada 15mts
    RB433
    3 cartoes R52H
    3 paineis Wirelink 21dbi Horizontal 120º
    2 nanos5 para o enlace da torre.
    2 caixa hermetica, 1 pra rb e outra para a fonte da rb e do nano.
    Essa fonte funcionará bem nessa configuraçao? Só Computer - FONTE NOTEBOOK ACER 20V 6A
    em baixo vai fikar um celeron 2.40ghz 512mb de ram, hd40gb com MK 3.22. e em breve vou implantar o mk-auth nun phenon II x4 3.40ghz, hd 1000gb 64mb buffer, 6gb ddr3 e placa asus
    O que vcs axam, esta bom? nao vou mudar as antenas pq um usuario disse que essas antenas deram uma surra nas hyperlink 14dbi 120º.....
    eu precizo melhorar algo? a fonte pra rb esta boa?
    Valew!!
    Realmente acho que vc escolheu bons equipamentos para começcar seu provedor.
    Quanto á surra nas HyperLink, deveria ser comparada a antenas do mesmo ganho e ângulo, e sinceramente até hoje com 19 anos na área de telecomunicações, não vi nenhum equipamento dar uma "surra" nas Hyper, Creio que essa é uma opinião quase que unaneme aqui no Fórum, pois Hyper é sempre Hyper.
    Quanto ao MK-Auth eu recomendaria uma olhada com carinho no WebMikrotik que possui uma plataforma mais estável e completa, dentre os administradores MK!
    E é claro como sou fã de carterinha usaria os XR2 como cartões de transmissão !
    Quanto a computadores para servidores sempre procuro recomendar INTEL por causa da estabilidade de processamento.
    Espero ter ajudado um pouco !

  3. #3

    Padrão Re: Equipamentos para provedor novo! ajuda

    Valew amigo pela dica, mas vou usar 2.4ghz pra começar, logo vou colocar 6 painies pluton de 60º 5.8ghz e colocar em cada painel os cartoes XR5 pra poder oferecer planos de alta velocidade.Quanto as antenas, ambas eram de 120º e ambas horizontais, ou seja só mudava o ganho, visto que a hyper custa R$420,00 e a wirelink custa R$220,00. e a mais barata tinha maior alcance do sinal,bom isso foi o que um usuario que trocou as antenas disse no forum.
    Mas valew pela sua dica, mto obrigado!!

  4. #4

    Padrão Re:

    pkmc, e quanto as TSM? As de 12dbi eu já tive a oportunidade de experimentar, embora emprestada e para testes rápidos, e são ÓTIMAS. Pena que os meus vizinhos da TSM não estejam investindo mais em 2.4 (vizinhos, são da mesma cidade que eu, Santa Maria-RS).

    Se me permite, gostaria que me corrigisse quanto a uma ideia particular, por gentileza: nessa área de Wireless, quando começa a passar de 2, 3km, não seria mais correto investir em outro Pop, para cobrir com melhor sinal essa área mais afastada?

    Se SIM, o que justificaria usar antenas de mais de 15dbi no Pop? Porque usar, por exemplo, uma Hyper de 17dbi, se a maior parte dos assinantes está situada nos 'entornos' do Pop?

    Claro, levando em consideração que se usa equipamentos sensíveis no cliente final.

    Te faço essa pergunta porque projetei minha rede para atender no máximo 800m de distância dos painéis, e uso aqueles Aquário de 12dbi, 90º, o quadradinho 'fuleiro', como o Sérgio chama essas antenas mais 'bagaceiras'. Meu raio de cobertura é baixo, e como as setoriais 'abrem' muito bem na vertical, não sei como seria a cobertura se eu inclinasse elas. Fico na curiosidade pra saber se vai mais longe e tal.

    Se puder, me tira essa dúvida quanto às antenas de alto ganho x ângulo de abertura x distância operacional. Grato por antecipação.

  5. #5
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    pkmc, e quanto as TSM? As de 12dbi eu já tive a oportunidade de experimentar, embora emprestada e para testes rápidos, e são ÓTIMAS. Pena que os meus vizinhos da TSM não estejam investindo mais em 2.4 (vizinhos, são da mesma cidade que eu, Santa Maria-RS).

    Se me permite, gostaria que me corrigisse quanto a uma ideia particular, por gentileza: nessa área de Wireless, quando começa a passar de 2, 3km, não seria mais correto investir em outro Pop, para cobrir com melhor sinal essa área mais afastada?

    Se SIM, o que justificaria usar antenas de mais de 15dbi no Pop? Porque usar, por exemplo, uma Hyper de 17dbi, se a maior parte dos assinantes está situada nos 'entornos' do Pop?

    Claro, levando em consideração que se usa equipamentos sensíveis no cliente final.

    Te faço essa pergunta porque projetei minha rede para atender no máximo 800m de distância dos painéis, e uso aqueles Aquário de 12dbi, 90º, o quadradinho 'fuleiro', como o Sérgio chama essas antenas mais 'bagaceiras'. Meu raio de cobertura é baixo, e como as setoriais 'abrem' muito bem na vertical, não sei como seria a cobertura se eu inclinasse elas. Fico na curiosidade pra saber se vai mais longe e tal.

    Se puder, me tira essa dúvida quanto às antenas de alto ganho x ângulo de abertura x distância operacional. Grato por antecipação.
    Quanto à qualidade das antenas citadas as TSM, são muito boas, mas tenho achado o custo delas no mercado um pouco alto.
    Eu tambem sou a favor do uso de micro ilhas para conexão de clientes, principalmente no seu caso, pois conheço Santa Maria, e o relevo é um pouco acidentado, o que não acontece mais para o norte do país. Aonde é comum o uso de ilhas para longas distâncias !

  6. #6

    Padrão Re: Equipamentos para provedor novo! ajuda

    bom proveito,vai dar certo. tenho pouco de aversao quanto a rb's,mas mk na maquina em baixo vai ficar bom.

  7. #7

    Padrão Re: Equipamentos para provedor novo! ajuda

    Citação Postado originalmente por Pauloneto Ver Post
    Ola pessoal, estou montando uma torre de 15 mts e escolhi a seguinte configuraçao:
    Torre estaiada 15mts
    RB433
    3 cartoes R52H
    3 paineis Wirelink 21dbi Horizontal 120º
    2 nanos5 para o enlace da torre.
    2 caixa hermetica, 1 pra rb e outra para a fonte da rb e do nano.
    Essa fonte funcionará bem nessa configuraçao? Só Computer - FONTE NOTEBOOK ACER 20V 6A
    em baixo vai fikar um celeron 2.40ghz 512mb de ram, hd40gb com MK 3.22. e em breve vou implantar o mk-auth nun phenon II x4 3.40ghz, hd 1000gb 64mb buffer, 6gb ddr3 e placa asus
    O que vcs axam, esta bom? nao vou mudar as antenas pq um usuario disse que essas antenas deram uma surra nas hyperlink 14dbi 120º.....
    eu precizo melhorar algo? a fonte pra rb esta boa?
    Valew!!
    Gosto muito dos cartões R52H, excelente custo x benefício. O XR2 eu utilizo para onde tenho mais clientes e também maiores distâncias. Quanto à Hyperlink, duvido muito que qualquer antena dê uma "surra" nela. Vai depender muito também da qualidade da instalação.
    Você não mencionou a distância desse enlace que vai fazer com os nano 5, dependendo da distância e da poluição RF no local, eu recomendaria antenas externas.

  8. #8

    Padrão Re:

    Obrigado pela resposta, Paulo.
    Agradeço duplamente, pela estrelinha e para a tua pessoa.

  9. #9

    Padrão Re: Equipamentos para provedor novo! ajuda

    Boa tarde amigo, desculpe-me os apaixonadas por Hyper, mas se voce colocar uma setorial Wirelink Slot de 17dbi perto de uma Hyper de 20dbi , a Hyper toma uma surra e tanto, falo isto porque uso e fiz as comparações, entre elas, relação frente/costas, rejeição à polarização contrária, sem contar que a tecnologia de cavidade é muito superior às de dipolo. Vamos deixar a parte "comercial" de lado e falar mais em caracteristicas técnicas.

    Não só a Wirelink, mas as EMCtest , Pluton, são sem sombra de dúvida, muito superior à Hyperlik, quem usa pode afirmar ! Agora quem nunca usou só faz suposições...

    O amigo, vai ficar bem servido sim com estas Wirelink, pois são de baixo custo e homologadas, pra quem está começando vale muuuito à pena !


    Abs !

  10. #10
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Equipamentos para provedor novo! ajuda

    Citação Postado originalmente por Alanonline Ver Post
    Boa tarde amigo, desculpe-me os apaixonadas por Hyper, mas se voce colocar uma setorial Wirelink Slot de 17dbi perto de uma Hyper de 20dbi , a Hyper toma uma surra e tanto, falo isto porque uso e fiz as comparações, entre elas, relação frente/costas, rejeição à polarização contrária, sem contar que a tecnologia de cavidade é muito superior às de dipolo. Vamos deixar a parte "comercial" de lado e falar mais em caracteristicas técnicas.

    Não só a Wirelink, mas as EMCtest , Pluton, são sem sombra de dúvida, muito superior à Hyperlik, quem usa pode afirmar ! Agora quem nunca usou só faz suposições...

    O amigo, vai ficar bem servido sim com estas Wirelink, pois são de baixo custo e homologadas, pra quem está começando vale muuuito à pena !


    Abs !
    Caro colega acho que deve haver algum mal entendido pois o outro nobre colega de fórum não havia dito que a antena que ele estava comparando era uma antena de CAVIDADE. Que realmente funcionam melhor que as dipolo pois são antenas de circuito aberto, mas mesmo assim a briga é muito parelha.
    QUANTO à "Vamos deixar a parte "comercial" de lado e falar mais em caracteristicas técnicas"
    Ninguem mais do que eu aqui no fórum condeno praticas comerciais acima das tecnologicas, e tenho qualificação Acadêmica e Profissional além de MUITO TEMPO de experiência no setor de Telecomunicações para destinguir equipamentos e tecnologias. E todos aqui no fórum são testemunhas de que NÃO VENDO equipamentos e sim dou consultoria sobre tecnologia.
    Espero ter esclarecido os fatos e estar me colocando à disposição do nobre colega Alanonline para dirimir quaisquer dúvidas pendentes. Desde já agradeço pela atenção.
    Última edição por pkmc; 06-10-2010 às 00:40.

  11. #11

    Padrão Re: Equipamentos para provedor novo! ajuda

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Caro colega acho que deve haver algum mal entendido pois o outro nobre colega de fórum não havia dito que a antena que ele estava comparando era uma antena de CAVIDADE. Que realmente funcionam melhor que as dipolo pois são antenas de circuito aberto, mas mesmo assim a briga é muito parelha.
    QUANTO à "Vamos deixar a parte "comercial" de lado e falar mais em caracteristicas técnicas"
    Ninguem mais do que eu aqui no fórum condeno praticas comerciais acima das tecnologicas, e tenho qualificação Acadêmica e Profissional além de MUITO TEMPO de experiência no setor de Telecomunicações para destinguir equipamentos e tecnologias. E todos aqui no fórum são testemunhas de que NÃO VENDO equipamentos e sim dou consultoria sobre tecnologia.
    Espero ter esclarecido os fatos e estar me colocando à disposição do nobre colega Alanonline para dirimir quaisquer dúvidas pendentes. Desde já agradeço pela atenção.


    Bom dia amigo pkmc, não tive a intenção de ofender voce quando falei da parte comercial, pois acompanho seus posts aqui no forum e sei de sua integridade. Mas quando falei isto é devido à muitas pessoas não conhecerem o funcionamento de outros produtos (marcas) e simplesmente falarem mal, digo isto pois quando fui experimentar outras marcas da qual a fonte não é a L-com , fiquei com muito medo devido às criticas que eram feitas sobre outras marcas. no entanto me arrisquei e estou super satisfeito com os que adquiri, pois são realmente superiores aos da L-com, embora sejam mais baratos.

    Sendo assim quando vimos frases como: "Nenhuma antena supera as Hyper", nos induz à pensar que qualquer antena que colocarmos em nossa torre não terá qualidade pois não são uma Hyper, já vi o absurdo de dizerem que a OIW é inferior à Hyper, aí me pergunto , como poder ser ? se são as mesmas antenas, mudam apenas a etiqueta, aí novamente somos induzidos à parte comercial que está cauterizando em nossas cabeças (provedores) que temos que adquirir somente antenas da Hyper...

    Defendo a tecnologia independente de onde seja a fonte, precisamos abrir mais o leque e valorizar os produtos aqui do Brasil, como ex: EMCtest que é uma empresa séria que vende produtos de qualidade etc, e nesta lista podemos incluir com tranquilidade a TSM, IDEAL, WIRELINK , OTOTECH etc..

    Falo nestas marcas pois sempre estamos fazendo testes de comparação e desempenho entre antenas e a constatação técnica é que não perde em nada para as Hyper, tanto nos testes de bancada com Sweeper e Spectrum Analyzer como em campo. Não é apenas uma opinião que tenho, são relamente testes realizados...

    Peço desculpas se ofendi o nobre colega, no post anterior, mas queria apenas esclarecer os fatos , embora o assunto já está fugindo do foco principal..



    Abs.

  12. #12
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Equipamentos para provedor novo! ajuda

    Citação Postado originalmente por Alanonline Ver Post
    Bom dia amigo pkmc, não tive a intenção de ofender voce quando falei da parte comercial, pois acompanho seus posts aqui no forum e sei de sua integridade. Mas quando falei isto é devido à muitas pessoas não conhecerem o funcionamento de outros produtos (marcas) e simplesmente falarem mal, digo isto pois quando fui experimentar outras marcas da qual a fonte não é a L-com , fiquei com muito medo devido às criticas que eram feitas sobre outras marcas. no entanto me arrisquei e estou super satisfeito com os que adquiri, pois são realmente superiores aos da L-com, embora sejam mais baratos.

    Sendo assim quando vimos frases como: "Nenhuma antena supera as Hyper", nos induz à pensar que qualquer antena que colocarmos em nossa torre não terá qualidade pois não são uma Hyper, já vi o absurdo de dizerem que a OIW é inferior à Hyper, aí me pergunto , como poder ser ? se são as mesmas antenas, mudam apenas a etiqueta, aí novamente somos induzidos à parte comercial que está cauterizando em nossas cabeças (provedores) que temos que adquirir somente antenas da Hyper...

    Defendo a tecnologia independente de onde seja a fonte, precisamos abrir mais o leque e valorizar os produtos aqui do Brasil, como ex: EMCtest que é uma empresa séria que vende produtos de qualidade etc, e nesta lista podemos incluir com tranquilidade a TSM, IDEAL, WIRELINK , OTOTECH etc..

    Falo nestas marcas pois sempre estamos fazendo testes de comparação e desempenho entre antenas e a constatação técnica é que não perde em nada para as Hyper, tanto nos testes de bancada com Sweeper e Spectrum Analyzer como em campo. Não é apenas uma opinião que tenho, são relamente testes realizados...

    Peço desculpas se ofendi o nobre colega, no post anterior, mas queria apenas esclarecer os fatos , embora o assunto já está fugindo do foco principal..



    Abs.
    É bom, saber que temos os mesmos principios e metodologia de trabalho !
    Sempre à disposição de quem precisar !

  13. #13

    Padrão Re: Equipamentos para provedor novo! ajuda

    Ok ok ok... Boa tarde... tudo bemmmm?

    Porque todo mundo falar Hyperlink e a melhor, porque ela e a melhor... Mas porque tem um nome de EUA nela, ae se torna a melhor... UHAUHAUHAUHUAH

    Mas falando serio, a Hyperlink e boa sim, como qualquer outra antena, o problema e as instalacoes que fazem, pigtais, cabos, conectores e etc... Depende muito da mão de quem trabalha, do felling do cara ta ligado...

    A OIW e a mesma HyperLink, nao muda nada, ta que tem outras com mais isso ou aquilo, mas tenho certeza que o material usado pode ser tao inferior ou superior ao da hyperlink. Depende muito de quem fabrica. Esses mitos de que, ahhh essa antena e boa, essa e melhor... Cara e so fazer uns ajustes para saber a verdade!!!

    Ja vi antenas sentorias da aquarius de 12dbi fazendo a mesma coisa que uma de 12dbi da hyperlink... LOGICOOOO que o produto, acabamento e ate o material usando em ambas sao diferentes...

    Mas tenho certeza que a de 21dbi citada por nosso companheiro, deve ser boa sim... Mas fica a questao, ta homologada?

    Beijundas!!!

  14. #14

    Padrão Re: Equipamentos para provedor novo! ajuda

    Citação Postado originalmente por MorpheusX Ver Post
    Ok ok ok... Boa tarde... tudo bemmmm?

    Porque todo mundo falar Hyperlink e a melhor, porque ela e a melhor... Mas porque tem um nome de EUA nela, ae se torna a melhor... UHAUHAUHAUHUAH

    Mas falando serio, a Hyperlink e boa sim, como qualquer outra antena, o problema e as instalacoes que fazem, pigtais, cabos, conectores e etc... Depende muito da mão de quem trabalha, do felling do cara ta ligado...

    A OIW e a mesma HyperLink, nao muda nada, ta que tem outras com mais isso ou aquilo, mas tenho certeza que o material usado pode ser tao inferior ou superior ao da hyperlink. Depende muito de quem fabrica. Esses mitos de que, ahhh essa antena e boa, essa e melhor... Cara e so fazer uns ajustes para saber a verdade!!!

    Ja vi antenas sentorias da aquarius de 12dbi fazendo a mesma coisa que uma de 12dbi da hyperlink... LOGICOOOO que o produto, acabamento e ate o material usando em ambas sao diferentes...

    Mas tenho certeza que a de 21dbi citada por nosso companheiro, deve ser boa sim... Mas fica a questao, ta homologada?

    Beijundas!!!

    Boa tarde


    Disse bem, não adianta ter uma super antena e uma péssima instalação, e confirmando as de 21dbi da Wirelink são homologadas sim N° 2834-09-5752, uma das unicas setorias com esse ganho que tem homologação, hoje podemos dizer que é um dos melhores custos/benefícios do mercado. Já adquiri várias antenas deles e nunca tive problemas, sem contar o suporte que eles dão, não os conheço pessoalmente mas por telefone e e-mail não deixam a dejesar.
    Mas ninguem melhor que o amigo que iniciou o post para relatar como ficará na torre.


    Abs

  15. #15

    Padrão Re: Equipamentos para provedor novo! ajuda

    Ola, muito obrigado a todos pelos comentarios.
    Tenho outras duvidas:
    50cm de distancia entre a antena e a torre esta bom? se nao qual seria a ideal?
    Qual cor eu posso pintar a torre? azul e branco? vermelho e branco? quais outras?
    minha torre tem o 1º modulo de 3mts, o do meio de 6mts e o da ponta de 6mts, qual seria o padrao da pintura?
    Estou muito animado pra ver esses equipamentos em açao.

  16. #16

    Padrão Re: Equipamentos para provedor novo! ajuda

    E sobre antenas,as PLUTON sao sem sombra de duvidas as melhores,pra se ter uma ideia, onde uma omni slot horizontal 16dbi pluton joga sinal de 60%, a setorial EMC-TEST 20dbi vertical 90º joga 38%.
    Nenhuma ganha das pluton, mas como sao muito caras, vou ficar com as Wirelik que sao muitos boas e equivalentes as OIW,Hyper,EMC......

  17. #17

    Padrão Re: Equipamentos para provedor novo! ajuda

    Essa pintura das torres não segue o Padrão Telebrás? Se for, o correto é o mesclado de branco e laranja, um módulo branco, um módulo laranja.

    Se bem que, pelo que tenho visto na prática, as operadoras de telecom não seguem esse padrão. Tem duas torres da Brasil Telecom aqui em Santa Maria que são cinza, da cor do aço da estrutura. Uma é autosuportada, e a outra é um poste autosuportado. Esses últimos, aliás, dificilmente são pintados de laranja e branco.

    Outra coisa que me deixa meio chateado é que a lei só funciona para quem é pequeno. As torres da GVT, por exemplo, NENHUMA tem balizamento noturno. A do bairro onde moro, desde que foi instalada nunca teve uma lâmpada de balizamento. E detalhe, a Base Aérea exige, principalmente em estruturas de mais de 30m. Até edifícios precisam de laudo da Base.

    Pelo visto, o CREA não tá muito preocupado em cutucar vespeiro, ainda mais dos grandes. Pra mim, em compensação, quando fui na prefeitura pedir informações quanto a legalização do IPTU, em função da instalação da torre em cima do prédio, só faltaram me pôr uma faca no pescoço pedindo 200 laudos de vistoria do CREA. Esse é o Brasil.

  18. #18

    Padrão Re: Equipamentos para provedor novo! ajuda

    Entao minha torre vai ficar no fundo da casa de um colega meu, em troca vou disponibilizar internet gratuita de 500kbps pra ele.Nesse caso eu preciso tirar algum papel ou licença? ou só erguer a torre e botar par funcionar.OBS: vou começar ilegal, sem SCM e com ADSL residencial, o ADSL e os servidores vao ficar a 900mts longe da torre.Mas pretendo legalizar o mais rapido possivel para poder trabalhar em 5.8ghz e poder competir com o ADSL da OIlixo

  19. #19

    Padrão Re: Equipamentos para provedor novo! ajuda

    E ae pessoal, 50cm de distancia entre a antena e a torre esta bom? posso pintar a torre tipo 3mts azul,3mts branco,3mts azul, 3mts branco,3mts azul? ou a torre toda cinza? ou laranja e branco? ou entao azul e branco?

  20. #20

    Padrão Re: Equipamentos para provedor novo! ajuda

    É melhor usar o padrão laranja e branco, mas de qualquer forma vc tá irregular mesmo, então sei lá. Quanto às antenas, já que vai usar 3, o ideal é que elas fiquem afastadas entre si cerca de 1 metro. Então se vc puder afastar mais de 50cm. da torre é melhor.