+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como passar o link de um MK para outro e criar uma sub-rede novo MK

    Caros Amigo do Under-Linux, sou novo na area, tanto em MK quanto em Linux, e tenho o seguinte problema:

    Tenho uma Link dedicado de 8MB Full GVT, para atender 180 clinetes, que tem banda de 400k cada, esse Link chega em uma RB433AH(MK1) e com um cartão R52H que trabalha como AP-Bridie atendo uma parte de meus clientes, desse MK(01) fiz um ptp com 2 nanos em 5.8 fazendo WDS entre si, e montei uma repetidora a 2km, lá tenho um Ap SENAO distribuindo. Só que como numero de clientes esta almentando nessa torre vou colocar Uma outra RB433 para melhorar a qualidade do atendimento, e para isso quero criar uma sub-rede nesse MK(02), só que não estou conseguindo, se alguma alma caridosa puder me ajudar agradeço muito. Minhas configurações:

    RB(01)

    Inteface
    0 Energia RB433
    1 R NANO
    2 R LINK

    Bridie
    NANO
    Energia RB433
    Wan

    Nat
    0 chain=srcnat action=masquerade src-address=10.10.0.0/16

    Routes
    comment="" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=200.146.XXX.XXX scope=30 target-scope=10

    Uso na minha rede Bridie e todos amarados IPXMAC, quero passar o link da RB(01) para a RB(02) usando a extutura que expliquei acima, mas quero criar um sub-rede nessa RB(02) onde ela pegue o Link da primeira através de ip como se foce Valido e repasse para os clientes em uma outra faixa de IP

    Desde já agradeço a todos


  2. #2

    Padrão Re: Como passar o link de um MK para outro e criar uma sub-rede novo MK

    Então deixa eu ver se eu entendi, você ta usando as nanos para o ponto a ponto e no caso a RB (mk02) receberá o sinal por essa nano. Sendo assim, ela recebe pela ether e vai distribuir para os clientes pela wlan.

    Voce pode começar criando uma bridge nesse MK02 e adicionando as interfaces ether que recebe e a wlan que distribui nessa bridge.
    Adicione um ip para essa RB na IP>ADDRESS em uma faixa de ips disponivel de sua rede. (interface que recebe o link)
    E adicione tambem em Address a rede para os clientes ( interface bridge criada )
    Faça o masquerade parecido com esse que vc fez, mas adicione o out-interface..

    add action=masquerade chain=srcnat comment=masquerade disabled=no out-interface=LINK src-address=10.10.0.0/16
    Configure o DNS e a Route, depois de tudo pronto faça um teste para saber se ja esta navegando com ping para um site.

    tirando a wlan que distribui para os clientes, acho que não faltou nada, (rsrs) assim seus clientes terão uma nova rede. Eu particularmente deixaria essa Rb em bridge repassando tudo, como uma verdadeira repetidora.

    Estamos por aqui, Abraço..
    =)

  3. #3

    Padrão Re: Como passar o link de um MK para outro e criar uma sub-rede novo MK

    Obrigado amigo ! deu certo! ainda bem que existe muita gente como vc, que ajuda e repassa conhecimento!

  4. #4

    Padrão Re: Como passar o link de um MK para outro e criar uma sub-rede novo MK

    Valeu cara.. pr nada, não custa nada né.. hehe qualquer coisa estamos ai, abraço!

  5. #5

    Padrão Re: Como passar o link de um MK para outro e criar uma sub-rede novo MK

    Aproveitando a duvida do amigo rjmathias, tenho esse mesmo sistema com 3 Rbs 433ah+r52h sendo q a gerencia/cadastro é feita em cada RB separadamente no hotspot>user, como faço para gerenciar apenas na 1º RB q recebe o link dedicado?
    (fiz o teste cadastrando cliente apenas na 1º RB e conectado por ex: na 2º RB mais o usuario não funcinou. so funciona quando cadastro na propria RB em que tal cliente esteja conectado)

    /ip firewall nat
    add action=masquerade chain=srcnat comment="Net para RB 2 e 3" disabled=no \src-address=172.31.255.0/24

    Rede:

    RB-1
    ether1=link dedicado IP:187.x.x.x
    ether2=futuro cache
    ether3=nano enviando para RB-2 IP:172.31.255.1
    wlan=clientes

    RB-2
    ether1=link recebido da RB-1 via nano IP:172.31.255.3
    ether2=cliente via cabo
    ether3=nano enviando para RB-3
    wlan=clientes
    /ip route
    add comment="" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=172.31.255.1 scope=30 \
    target-scope=10

    RB-3
    ether1=link recebido da RB-3 via nano IP:172.31.255.4
    ether2=vago
    ether3=vago
    wlan=clientes
    /ip route
    add comment="" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=172.31.255.1 scope=30 \
    target-scope=10

    expero que der para entender

    Desde ja agradeço
    Última edição por vaizard; 06-10-2010 às 17:49. Razão: add exemplos

  6. #6

    Padrão Re: Como passar o link de um MK para outro e criar uma sub-rede novo MK

    Fala man.. deu sim pra entender, o objetivo então é deixar as RBs 02 e 03 apenas como repetidoras repassando tudo. As configurações já estão quase todas prontas, você só vai ter que criar interfaces bridge em cada uma delas e usar modo wds para os ponto a ponto.

    Ex:
    Rb01 _ Nano (ap-wds) <--> (Station-WDS) Nano _ Rb02 _ Nano (ap-wds) <--> (Station-WDS) Nano _ Rb03

    No caso as Rbs ficaram apenas como bridge repassando os endereços para a nano ate a RB01.
    Obs: Criando as bridge voce deve adicionar cada uma das interfaces usadas nelas, tanto ethers quanto wlan's.

    Ai sim você pode retirar as faixas de rede das rbs e gerenciar tudo pela principal.

    ai é o baisco, qualquer dificuldade posta ai pra agente.. ;D
    Flw, abraço!
    Última edição por Squire; 06-10-2010 às 18:15.

  7. #7

    Padrão Re: Como passar o link de um MK para outro e criar uma sub-rede novo MK

    Pelo que entendi, vc usa nano nos ponto a pontos nao é isso?

  8. #8

    Padrão Re: Como passar o link de um MK para outro e criar uma sub-rede novo MK

    Eu sim, ponto a ponto! com Rb em bridie na oyta outra ponta!

  9. #9

    Padrão Re: Como passar o link de um MK para outro e criar uma sub-rede novo MK

    Citação Postado originalmente por Squire Ver Post
    Fala man.. deu sim pra entender, o objetivo então é deixar as RBs 02 e 03 apenas como repetidoras repassando tudo. As configurações já estão quase todas prontas, você só vai ter que criar interfaces bridge em cada uma delas e usar modo wds para os ponto a ponto.

    Ex:
    Rb01 _ Nano (ap-wds) <--> (Station-WDS) Nano _ Rb02 _ Nano (ap-wds) <--> (Station-WDS) Nano _ Rb03

    No caso as Rbs ficaram apenas como bridge repassando os endereços para a nano ate a RB01.
    Obs: Criando as bridge voce deve adicionar cada uma das interfaces usadas nelas, tanto ethers quanto wlan's.

    Ai sim você pode retirar as faixas de rede das rbs e gerenciar tudo pela principal.

    ai é o baisco, qualquer dificuldade posta ai pra agente.. ;D
    Flw, abraço!
    Vlw Squire

    agora eu tava vendo melhor, se eu fizer isso o consumo do processador da RB-1 vai ficar muito alto? sendo q tenho 100 clientes.

    e eu uso nanos no PTP sim, são enlaces de menos de 2km

  10. #10

    Padrão Re: Como passar o link de um MK para outro e criar uma sub-rede novo MK

    Hum veja bem, aqui eu uso uma estrutura parecida, o que temos que levar em conta é se caso todos os 100 clientes passaram por esses ponto a ponto.. e dependerá um pouco do cartão que você utilizar, que não é o seu caso pois você uas nanostations, particulamernte não sei a capacidade exata de processamento delas, mas já vi funcionarem com 30 a 40 clientes perfeitamente direto nelas.

    Pelo ao menos até hoje não tive problemas do tipo, mas não sei se você reparou, de qualquer forma estando a outras Rbs em bridge ou não, o trafego passará por elas até a RB01 do mesmo jeito.. ^^

    Caso notar problemas, tipo travando ou consumo muito alto, ai sugiro trocar por um equipamento mais robusto, uma Rb600 atenderia tranquilamente suas necessidades.

    ;D

  11. #11

    Padrão Re: Como passar o link de um MK para outro e criar uma sub-rede novo MK

    Vlw, agora entendi

  12. #12

    Padrão Re: Como passar o link de um MK para outro e criar uma sub-rede novo MK

    Flw..