Resultados da Enquete: O colega optaria por qual solução em um projeto como esse que citamos

Votantes
0. Você não pode votar nesta enquete
  • Opsenser + Asterisk combinados

    0 0%
  • Disc-OS ou Askozia

    0 0%
Enquete de Múltipla Escolha.
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Interligar operadoras VOIP e criar uma base comum de utilizadores, é possivel?

    Bom dia pessoal,

    Minha pergunta é simples para os mais entendidos.
    Gostaria de integrar algumas operadoras VOIP numa base de operação própria entre nós para não ter que utilizar soluções externas como a mairia de voces ja devem conhecer.
    Agradeço a todos e acredito que responder isso ajudaria muitos dos nossos colegas tambem.
    Última edição por voxvoip; 06-10-2010 às 21:51. Razão: Necessidade de interligar algumas operadoras aqui no RS

  2. #2

    Padrão Re: Interligar operdoras VOIP e criar uma base comum de utilizadores, é possivel?

    Boa tarde!
    Parece que você quer que os usuarios dessas operadoras falem entre sí? Isso? Tipo E.164? Bom depois se você puder explica melhor o que pretende e coloca mais detalhes para a moçada te ajudar, ok? Deixando de lado o que já existe referente ao assunto e que acredito que o colega já conheça e focando na sua pergunta. É perfeitamente possível fazer isso entre operadoras e pode até trazer resultados economicamente viáveis a vocês financeiramente pois ai seus clientes falariam entre si e com os das outras operadoras por VOIP eliminando a necessidade de telefonia convencional nesse processo de comunicação, desfrutando de economia e outras facilidades e vantagens como terem um numero padrão nessa comunicação, integração de regiões não atendidas por seu provedor, etc...
    Mas se pensa em algo tipo uma integração nacional de provedores/operadoras ou coisa assim o melhor a fazer é ter um projeto muito detalhado e contratar profissionais reconhecidamente competentes nisso, isso caso dependa de tecnicos terceirizados, além de bastante dinheiro para a montagem do negócio.
    Um dos caminhos seria a associação de voces em prol do negócio.
    Outra alternativa que acredito seja a que você procura é criar um serviço que os integre e você ganhe com isso nesse processo. Bom, basicamente num cenario SIP é ter de uma solução SER para sinalização e gerenciamento do trafego SIP entre os provedores/clientes/serviços SIP, “ENUM” para que o sistema possa registrar as informações geradas pela “telefonia” , TLS para garantir segurança nesta comunicação, mysql para registro dessa bilhetagem e informações utilizadas tambem para geração de relatórios personalizados deste tráfego, ter uma Infraestrutura que garanta a alta disponibidade destes serviços com links dedicados, observar que sua estrutura deverá ser redundante e contemplada por soluções de alta disponibilidade tambem da base de dados e dos Proxy Sip/gateways de internet/gateways VOIP(caso vá terminar chamadas tambem e oferecer serviços como mensagem de voz, etc...)/etc./ $ / $ / $.. assegurar baixos tempo de resposta aos usuarios.... …. ...
    Bom, é um assunto muito extenso para ser postado aqui em detalhes e dependeria de um projeto detalhado levando em conta detalhes que apenas sua pergunta não revela.
    Mas caso você ou algum dos colegas tenha interesse no assunto, nos procure ou nos adicione no msn que podemos trazer mais informações, já que temos algo semelhante ao que o colega pretende funcionando, mas que não foi pensado em sentido tão amplo de integração como o nosso colega quer implantar, mas que deve servir de base sólida para isso se ampliado.
    Fiquem com Deus todos!

  3. #3

    Padrão Re: Interligar operdoras VOIP e criar uma base comum de utilizadores, é possivel?

    Bom dia,

    Parabens ao colega, parece que leu meu pensamento sobre o assunto. Sei que parecem haver soluçoes semelhantes, mas como dependem de empresas terceiras isso gera certa desconfiança nesses nossos parceiros interessados.
    Pode dizer um pouco de como funciona esse projeto que voce ja tem?
    Mesmo que seja em poucas palavras.
    Vamos adicionar voce no msn!

    Valeu colega!

  4. #4

    Padrão Re: Interligar operadoras VOIP e criar uma base comum de utilizadores, é possivel?

    Ok, mas o fato de utilizar empresas terceiras com infra estruturas maiores e área de abrangencia muito maior somente tem a beneficiar seu negócio. Bom, isso é com voces e depende de um planejamento dessas suas empresas.
    Esse projeto que citei é corporativo e atende uma empresa com diversos pontos de interesse em diversos paises e localidades. Mas, nao difere do que coloquei anteriormente baseia-se em uma solução que combina Asterisk, Ser, mysql, Radius, etc... Pense na estrutura de operadora que voce ja tem e imagine isso interligado da forma que coloquei, derepente basta voce apenas ampliar o que ja tem e consegue realizar isso.
    Qualquer coisa me adiciona.
    Abraço

  5. #5

    Padrão Re: Interligar operdoras VOIP e criar uma base comum de utilizadores, é possivel?

    Boa noite,
    Valeu JorgeAldo obrigado pelo post.
    Não conheço bem esse software, mas consideramos possibilidades diversas.
    Conversamos hoje com o Planvox e concluimos que o projeto que ele mantém é extremamente viavel sob o aspecto de estar livre de controle de terceiros e sob os aspcetos de praticidade, funcionalidade. Veja bem, seria baseado em Asterisk ,Openser, Radius e mysql especificamente, e gerenciado por nossos técnicos (das operadoras associadas). Para mim parece mais viavel pois nao precisariamos instalar nenhum software em nenhum dos provedores que se associasse e os caras que se associassem apenas integrariam seus recursos aos do projeto. Todos teriam a sua parcela de recursos sob seu controle, o cara querendo sair nao prejudicaria nenhum dos outros provedores.
    O melhor, o Planvox tem um Live Cd totalmente funcional com asterisk puro que permite que os clientes se autentiquem direto na plataforma deles, poderiamos fornecer aos clientes integrando-os na plataforma sem aqueles problemas de ter que ficar gastando com tecnicos especializados(redução de custos) pois seria apenas uma instalação e configuração simples de Linux e o cliente ja estaria desfrutamdo de todas as funcionalidades de estar integrado no sistema pode ser que isso nao seja nenhuma novidade mas na pratica seria legal usar isso, fora que os caras tem varios clientes com wrtp54g rodando asterisk o que tambem é mão-na-roda para pequenos clientes e para os provedores. O cara ta a fim de colaborar. Porque não entram em contato com ele, derepente seu projeto complementa o dele e todo nós ganhamos com essa possibilidade desse tipo de integração. Mas estamos abertos a idéias, e gostariamos muito de ouvir os colegas nisso!
    Valeu.

  6. #6

    Padrão Re: Interligar operdoras VOIP e criar uma base comum de utilizadores, é possivel?

    Jorge Aldo,

    Como realmente temos interesse nesse projeto que postamos, entramos no site desse software que voce mencionou(Askozia) e estavamos olhando os bugs que apresenta. tipo comando Dial nao retendo variaveis e outras coisas que talvez precisassem de mais tempo para agente confiar plenamente no projeto, que voce acha? Será que numa utilização massiva nao acabariamos encontrando mais bugs na pior hora´que é a hora da produção?

    Abraço

    Ticket Summary Component Version Milestone Type Owner Status Created #88 HTTPs mode is unstable and slow PBX-Overlay trunk defect michael.iedema accepted 04/22/2010 #102 Change iso-8859-1 to utf-8 in headers Localizations trunk defect litnimax accepted 05/25/2010 #103 Voicemail Subject on RU PBX-Overlay trunk defect litnimax assigned 06/04/2010 #202 Dial command don´t retain variables PBX-Overlay trunk defect michael.iedema new 07/29/2010 #204 unable to connect to localhost:5038 PBX-Overlay trunk defect michael.iedema new 09/25/2010 #205 Call to undefined function: virtual_generate_default_fax() PBX-Overlay trunk defect michael.iedema new 09/25/2010 #85 More flexible outgoing caller id options PBX-Overlay trunk enhancement michael.iedema accepted 04/22/2010 #86 Call transfer via Flash using an analog internal telephone PBX-Overlay trunk Blackfin Architecture Support defect michael.iedema accepted 04/22/2010 #94 enable voicemail to e-mail has no function PBX-Overlay trunk Blackfin Architecture Support defect michael.iedema reopened 04/22/2010 #99 ISDN configuration PBX-Overlay trunk Blackfin Architecture Support defect michael.iedema accepted 05/03/2010 #3 languages fail to display Localizations trunk Linux Complete defect michael.iedema accepted 07/09/2009 #71 Duplicated numbers allowed in extensions/applications/groups... PBX-Overlay trunk Linux Complete defect michael.iedema new 01/03/2010 #9 Abstract boot loader installation from firmware creation Booting trunk Linux Complete enhancement michael.iedema accepted 07/11/2009 #10 Use predefined {busybox,uclibc}.config files for each target T2 Build Environment trunk Linux Complete enhancement michael.iedema accepted 07/11/2009 #26 Firmware size 16k block size optimization T2 Build Environment trunk Linux Complete enhancement michael.iedema accepted 07/20/2009 #6 PBX : More flexible storage system Storage Services trunk PBX : 2.0 defect michael.iedema accepted 07/09/2009 #30 PBX Application failure on incoming calls from VoIP providers to alphanumeric peer PBX-Overlay 1.0.3 PBX : 2.0 defect michael.iedema accepted 07/23/2009 #98 askozia 2.0.rc3 jams external S0-bus on Auerswald COMpact 3000 ISDN PBX-Overlay trunk PBX : 2.0 defect michael.iedema new 04/26/2010 #201 Dial command don´t retain variables PBX-Overlay trunk PBX : 2.0 defect michael.iedema new 07/29/2010 #203 CPU Load always 100% in Atom D510 PBX-Overlay 2.0.0 PBX : 2.0 defect michael.iedema new 09/16/2010 #36 New Music-on-Hold Sources PBX-Overlay trunk PBX : 2.0 task michael.iedema accepted 08/25/2009 #89 Autoconfig for Snom devices is incomplete. PBX-Overlay trunk defect michael.iedema assigned 04/22/2010 #92 Deleting a SIP provider doesn't stop communication PBX-Overlay trunk defect michael.iedema accepted 04/22/2010 #45 Call logs display query optimization PBX-Overlay 1.0.3 enhancement michael.iedema accepted 09/21/2009 #78 More descriptive names for providers PBX-Overlay trunk enhancement michael.iedema new 02/10/2010 #95 Status display for analog and isdn phones PBX-Overlay trunk enhancement michael.iedema accepted 04/22/2010 #57 Planning 1.0.4 PBX-Overlay 1.0.3 task giovanni.v new 11/08/2009 #12 More flexible package/name.patch.variable support T2 Build Environment trunk Linux Complete enhancement michael.iedema accepted 07/11/2009 #16 Use minified javascript where possible Entire Project trunk Linux Complete enhancement michael.iedema accepted 07/11/2009 #8 SVN Audit T2 Build Environment trunk Linux Complete task michael.iedema accepted 07/11/2009 #13 Time-of-day call routing PBX-Overlay trunk PBX : 2.0 enhancement michael.iedema accepted 07/11/2009 #29 Special handling of suppressed Caller ID calls PBX-Overlay trunk PBX : 2.0 enhancement michael.iedema accepted 07/22/2009
    Última edição por voxvoip; 07-10-2010 às 19:37.

  7. #7

    Padrão Re: Interligar operdoras VOIP e criar uma base comum de utilizadores, é possivel?

    Colega, nao foi minha intençao critica-lo quando falei de bugs no software que mencionou. Desculpe se isso pareceu ofensivo a voce a ponto de voce nem se dignar a comentar a nossa colocação chamando isso de golpe baixo. Apenas expus as informações que estao no proprio site da empresa que enlata a solução que voce sugeriu.
    Mas isso aqui é um forum, um local para debatermos os prós e contras nesses assuntos que levantamos. De forma que sua idéia segue uma determinada vertente de forma que podem haver colegas que tenham outras sugestões que necessariamente não tem que adequar a sua visão sobre o assunto. Mas vamos torcer para que essa nossa atividade aqui gere ao menos alguma informação util aos colegas que tem interesses semelhantes aos nossos e que nossos colegas tambem participem colocando suas opinioes.
    abraço!
    Última edição por voxvoip; 08-10-2010 às 08:17.

  8. #8

    Padrão Re: Interligar operdoras VOIP e criar uma base comum de utilizadores, é possivel?

    Bom dia a todos,
    Não foi minha intenção levantar bandeiras em prol de um software ou de um metodo de resolver um problema. Se alguém ai criar um software realmente bom que eu possa usar sem onerar meus clientes e isso gerar o fato de eu atendê-los melhor vou usar o software do colega sem medo de ser feliz. Nao tenho intenção de centralizar nada e nem de interferir no negocio e nas ideias dos outros participo do forum porque aqui conheço profissionais do meu meio com os quais posso trocar ideias no mesmo nivel..

    Alguns colegas me deixaram mensagens no msn pedindo que eu comentasse porquê propus o uso do openser e tals, (parece que isso interessou a vários dos colegas), visto que viram na solução do outro colega uma opção tao boa quanto e talvez mais pratica que seria usar o Disc-OS ou "Askozia" que estive olhando e é mais um Asterisk tentando ser mais facil de usar etc...
    Respondo: O colega que iniciou o tópico queria gerir as ligações entre algumas operadoras numa “base única telefonica” . Não falou da terminação das chamadas na rede PSTN.Nao falou de integrar todas as operadoras do Brasil em associações e outras coisas. De forma que entendi que para aquele grupo de operadoras que pretendem trabalhar juntas seria ideal a minha proposta e isso de forma muito real pode atender aquelas poucas operadoras até todas as operadoras do mercado nesse fim. É claro que cada situação demanda soluções diferentes tanto a do colega Medrado como a do colega JorgeAldo mas em algum ponto do caminho sempre haverá algum tipo de centralização e de padronização nao existe integração sem alguma centralização nesse caminho.

    Nas ligações dentro dessa rede de operadoras que teria um volume gigantesco de ligações um Proxy Sip seria economico, extremamente funcional apesar de não ser bonitinho e facil de configurar que nem o Disc-OS e outros que são apenas um Asterisk com uma interface e alguns recursos desnecessarios ao roteamento de chamadas entre esses clientes das operadoras.
    Finalizando! Asterisk não é um Proxy SIP é um PabxIP.! Isso define a questão!
    O Opensips, Openser tem a função de apenas gerir a sinalização SIP e possuem uma capacidade tao superior de roteamento de pacotes diante do Asterisk e dos Asterisk maquiados que isso nem pode ser discutido e nem vou perder tempo em falar sobre isso aqui porque seria perda do meu tempo e de quem estivesse lendo. Mas se você precisar de um gateway VOIP, saindo com suas chamadas para a rede de telefonia tradicional usa o Asterisk que é o “The Best”, assim como se precisar de funções de PABX que o Proxy Sip não tem usa Asterisk.
    Para mim cada software dentro do seu papel. Já ouvi falar de operadoras nos EUA usando Trixbox para gerenciar milhares de ligações SIP, mas esta mesma plataforma poderia gerenciar muitos milhoes de ligações com a mesma qualidade, com o mesmo hadware instalado e menos problemas com detalhes tecnicos, tipo balanceamento de carga dessas ligações entre os servidores rodando apenas o Openser/Opensips.
    A base numerica única que atenderia os provedores nas ligações entre provedores seria gerida por um Proxy SIP ou Sip Proxy para evitar que alguém me escreva corrigindo e as ligações seriam roteadas para os Asterisk com qualquer nome que vocês quiserem usar para saida na rede PSTN, bilhetagem, etc....
    Na minha humilde opiniao usar Trixbox, Disc-OS ou outros em uma operadora VOIP que soa estranho para nao dizer pouco pratico, se o que se pretende ter uma infraestrutura que atenda fluxo muito grande de ligações. Mas respeito quem pensa assim!

    Cordial abraço a todos!
    Última edição por planvox; 08-10-2010 às 09:50.

  9. #9

    Padrão Re: Interligar operdoras VOIP e criar uma base comum de utilizadores, é possivel?

    Colega Jorge Aldo,
    Não entendi a sua explosão ou a sua afirmação de que existe uma teoria conspiratória contra alguém, ou algum software. Se eu tivesse condições tecnicas de me opor ou de avaliar tao tecnicamente um software complicado como esses que foram mencionados, como você diz ter, acha que eu entraria em um fórum para pedir ajuda em algo que esta parecendo ser tao simples de resolver. Tambem não entendi porque falou de opositores, oposições e fez outras afirmações que a mim me pareceram sem sentido. Se alguém quer se beneficiar com algo aqui neste fórum parece ser você que na sua assinatura coloca serviços e valores desses serviços, que fala em sindicatos e etc... eu nem coloco uma assinatura personalizada. Parece que houve um mau entendido seu quando leu o que postei. Nós somos algumas empresas, representantes de VOIP sem conhecimentos tecnicos aprofundados como o seu, ou da maioria dos colegas daqui, que percebemos que muitos de nossos clientes ligam entre sí pela rede de telefonia convencional, ponto final. Apenas queriamos ver se seria possível integrar essa base para reduzir o custo de ligações entre esses pontos e clientes.
    Isso é uma solução única e que foi pensada para atender uma demanda especifica que se restringe a um grupo especifico. Para mim se essa solução chamar-se Askozia, chinelix, Asterisx, Obelix não importa. Foi uma questao especifica direcionada a uma problematica especifica.
    Você quem falou de sindicato, de uniao de provedores, etc...
    Mas se você tem em mente essa união ou sei lá como chamar isso usando essas ferramentas, legal! Isso é admirável ! Mas sinceramente fiquei sem entender essa sua explosão.
    Quanto ao que comentei sobre os bugs, coloquei a você em respeito a você e não em oposição a você, pois você pareceu-me ter condições de olhar se aqueles bugs poderiam comprometer a finalidade que pretendemos aqui, só isso amigo. Eu não poderia saber que você é ferrenho defensor desses softwares. Linux é liberdade colega! Me permita ao menos entrar aqui e perguntar sobre coisas que para você estao resolvidas com seus metodos e softwares de nomes estranhos mas para nós , humildes mortais, profissionais menos tecnicos são grandes indagações.
    De qualquer forma te agradeco pela atençao e sugestao do software que indicou, se resolver nosso problema com um custo menor ficamos gratos a você por ter ajudado.
    Abraço
    Última edição por voxvoip; 08-10-2010 às 10:24.

  10. #10
    Não Registrado(s)
    Visitante

    Padrão Re: Interligar operdoras VOIP e criar uma base comum de utilizadores, é possivel?

    Pessoal, depois dessa discussao toda ninguem disse como a operadora vai ganhar dinheiro com esse negocio de integração de provedores, um padrao de linhas, etc...

    Se alguem puder falar um pouco seria bom para nós outros!

  11. #11

    Padrão Re: Interligar operdoras VOIP e criar uma base comum de utilizadores, é possivel?

    Concordo com voce! Caso a infraestrutura nao demande grande quantidade de ligações um Proxy Sip seria até dispensavel. Ai existe a opção de ficar com o Asterisk que gerencia bem essa demanda mais reduzida e que é mais conhecido, mais bem documentado sendo mais facil de configurá-lo por profissionais menos experientes e mais facil de tocar no provedor VOIP.
    Como eu afirmei anteriormente, já ouvi falar de provedores que usam apenas Asterisk, apesar de nunca ter visto isso em situação real.
    O Openser em minha opinião seria então algo muito util em qualquer provedor de qualquer porte em qualquer fase de sua existencia, mas que pode ser implementado a partir da evolução do projeto da operadora e da exigencia da demanda. Podendo apoiar um projeto nele desde o começo ótimo, senão é esperar que ele se justifique em sua estrutura de provedor.

  12. #12

    Padrão Re: Interligar operdoras VOIP e criar uma base comum de utilizadores, é possivel?

    Bom colega, Sinceramente eu nao vou entrar nessa discussao que voce teve com o colega que postou o topico aqui. Parece que voce esta querendo afirmar-se como algum tipo de "expert em alguma coisa" de alguma maneira. Eu nao preciso entrar nessa confusão que voce esta querendo causar aqui. Eu trabalho com isso a muito tempo e nao me exporia ao ridiculo de postar bobeiras aqui onde há pessoas abalizadas e com conhecimento suficiente para avaliarem uma proposição como a que eu fiz, no sentido apenas de ajudar um colega do topico que pediu uma informação em carater aberto que infelizmente nao sabia configurar algo tao facil como um Proxy Sip "suas palavras". Bom, se voce quer montar operadoras VOIP com Disc-OS e faz isso funcionar bem, ótimo! Se voce vai integrar todas as operadoras sindicalizadas com Disc-OS integrando milhares de redes com poucos clientes pendurados em muitos servidores em cada rede, ótimo, peço a Deus que te abençoe em tudo quanto vier a fazer e que dê muito dinheiro aos seus clientes para investir em hardware, etc... e que nao descubram que podiam ter gasto menos usando outra solução! Respeito voce em sua posição em relação a tecnologia que vai usar da mesma forma que voce tem que respeitar os colegas que pensam diferente de voce. Isso aqui é um espaço colaborativo e voce se dirigir a mim de forma pessoal dizendo que nao entendi algo, ja demonstra que voce naõ esta partilhando esse espirito de colaboração mas esta dotado de outra intençao. Eu apenas postei uma opiniao que não tem que apontar na direção da sua obrigatoriamente, a de usar um equipamento que gerenciasse uma base de clientes integrada e cuidasse da sinalização SIP tratando as chamadas diretas entre os clientes dessas operadoras que falariam gratuitamente entre sí. E apenas sugeri que esse equipamento roteasse aos gateways VOIP usando Asterisk, sob a bandeira de qualquer operadora, os pacotes direcionados para rede de telefonia PSTN a exemplo de tantos projetos bem sucedidos em tantas operadoras de confiança no mercado mundial. Em tantos fóruns da vida ja vi pessoas tratando de coisas muito mais complexas com menos polemica .Parabens se sabe de verdade configurar um Proxy Sip! Na Federal onde eu dou aulas, nem todos os alunos de Ciencias da Computação conseguem instalar, configurar e implantar politicas de roteamento sip avancadas em Openser sem algum trabalho de pesquisa e dedicação na base de tentativas e erros conforme comprovam dezenas de trabalhos que ja analisei e orientei, sugiro a voce que faça um artigo e poste isso pois recebi em meu email mais de 25 pedidos de abordar isso de alguma forma. Se o fizer vai estar beneficiando uma parcela importante de profissionais que aqui recorrem em busca de conhecimento tecnologico e que nao sabem fazer algo tao simples e sem dificuldade "nas suas palavras" como configurar uma solução SER, com certeza vou indicar seu artigo para todos meus alunos e aos colegas que me pediram alguma informação e lamentar por voce nao ter postado isso a muitos anos atras quando eu comecei a trabalhar com isso e precisava dessa informaçao para inicar meu trabalho com implantações baseadas em SER . Eu nao vou mais comentar suas observaçoes, porque as ideias foram lancadas e estao ai, se comentei é porque alguns colegas do Fórum e o rapaz que postou o topico, quando viram seu Post, me pediram no msn para fazê-lo, porque acharam que sua sugestão poderia ser viavel naquilo que era o objetivo do Post integrar umas 5 ou 6 operadoras VOIP em uma base de clientes que se intercomunicassem. Esclareço que eu nao tenho nenhum interesse comercial em tocar um projeto desses, nao cobrei nada do nosso colega para ajudá-lo e sinceramente, não entendi seu interesse em poluir o fórum com replicas e treplicas e os filhos delas. Rejeito veementemente sua apologia a essas ferramentas que citou no fim a que se propos esse Post!Abraço a todos e sucesso!
    Última edição por planvox; 10-10-2010 às 06:50.