+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Configuração do RouterBoard RB750 Mikrotik

    Bom Pessoal sou leigo no assunto de Configuração de Mikrotik pois adiquiri um Roteado mikkrotik RB750 e gostaria de configura-lo para controla a banda da minha lan-house e Tbm os meu Cliente possuo uma velox de 5 mb será que consigo configura-lo paa controla a banda dda minha lan-house e dos cliente gostaria de ajuda para configura-lo?

    Desde de já agradeço.

  2. #2
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão Re: Configuração do RouterBoard RB750 Mikrotik

    Citação Postado originalmente por Anderson Pecorella Ver Post
    Bom Pessoal sou leigo no assunto de Configuração de Mikrotik pois adiquiri um Roteado mikkrotik RB750 e gostaria de configura-lo para controla a banda da minha lan-house e Tbm os meu Cliente possuo uma velox de 5 mb será que consigo configura-lo paa controla a banda dda minha lan-house e dos cliente gostaria de ajuda para configura-lo?

    Desde de já agradeço.

    Olá amigo,

    consegue perfeitamente pois para mikrotik "quase" tudo é possível fazer basta adaptar ele ao seu cenário.

    Da uma pesquisada ai pelo fórum que tem material o suficiente para você começar a usa-lo.

    ou caso não queira configurar e deseja que alguém faça o serviço entre em contato comigo.

    abraços...

  3. #3

    Padrão Re: Configuração do RouterBoard RB750 Mikrotik

    Citação Postado originalmente por Anderson Pecorella Ver Post
    Bom Pessoal sou leigo no assunto de Configuração de Mikrotik pois adiquiri um Roteado mikkrotik RB750 e gostaria de configura-lo para controla a banda da minha lan-house e Tbm os meu Cliente possuo uma velox de 5 mb será que consigo configura-lo paa controla a banda dda minha lan-house e dos cliente gostaria de ajuda para configura-lo?

    Desde de já agradeço.

    Isso aqui vai te ajudar !

    https://under-linux.org/entry.php?b=2948

    Se precisar de ajuda pode mandar email ou add skype

    abraço

    att,

  4. #4

    Thumbs up Re: Configuração do RouterBoard RB750 Mikrotik

    Amigo não sei se vc vai me ajudar também possuo uma RB750 e um AP da GTS queria saber se teria como configurar a rb com hotspot e o colocar o ap em bridge só para receber o sinal wireless dos clientes e fazer todo o controle de cadastro e controle de banda com a RB será que isso é possível se tiverem algum tutorial favor me enviar .

  5. #5

    Padrão Re: Configuração do RouterBoard RB750 Mikrotik

    Citação Postado originalmente por FredyPC Ver Post
    Amigo não sei se vc vai me ajudar também possuo uma RB750 e um AP da GTS queria saber se teria como configurar a rb com hotspot e o colocar o ap em bridge só para receber o sinal wireless dos clientes e fazer todo o controle de cadastro e controle de banda com a RB será que isso é possível se tiverem algum tutorial favor me enviar .
    Exemplo:
    eth1 da RB750 - gateway (tua internet)
    eth2 - tua rede local (ligar aqui o teu micro)
    eth3 - em /interfaces, definir o 'master port dela pra eth2 - aqui tu liga teu AP

    Configura um ip na eth2 (em /ip addresses, por exemplo 192.168.0.254/24)
    Na RB750, habilita o NAT (/ip firewall nat add action=masquerade chain=srcnat disabled=no)
    Configura um servidor dhcp na eth2 (cria o pool de IPs em /ip pool e o server DHCP em /ip dhcp-server)
    Agora teu micro deve conseguir pegar IP por DHCP na faixa da RB (192.168.0.x)
    Configura a interface LAN do teu AP pro IP 192.168.0.253/24
    Então o teu AP consegue enxergar a RB750.
    Deixa teu AP sem servidor DHCP, e com o gateway dele apontando pro IP da RB750 (192.168.0.254).
    Nesse momento, quando alguém tentar entrar no wireless, vai pedir IP pra RB750, dai nela tu controle se vai ser por Hotspot, PPPoE, IPxMAC, ...

    Se precisar de mais ajuda, explique até que ponto conseguiu ir.

  6. #6

    Padrão Re: Configuração do RouterBoard RB750 Mikrotik

    Irei tentar dessa forma amigo se eu me enrolar em algum ponto irei postar para poderem me ajudar.
    obrigado pela iniciativa e ajuda!

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por dmknob Ver Post
    Exemplo:
    eth1 da RB750 - gateway (tua internet)
    eth2 - tua rede local (ligar aqui o teu micro)
    eth3 - em /interfaces, definir o 'master port dela pra eth2 - aqui tu liga teu AP

    Configura um ip na eth2 (em /ip addresses, por exemplo 192.168.0.254/24)
    Na RB750, habilita o NAT (/ip firewall nat add action=masquerade chain=srcnat disabled=no)
    Configura um servidor dhcp na eth2 (cria o pool de IPs em /ip pool e o server DHCP em /ip dhcp-server)
    Agora teu micro deve conseguir pegar IP por DHCP na faixa da RB (192.168.0.x)
    Configura a interface LAN do teu AP pro IP 192.168.0.253/24
    Então o teu AP consegue enxergar a RB750.
    Deixa teu AP sem servidor DHCP, e com o gateway dele apontando pro IP da RB750 (192.168.0.254).
    Nesse momento, quando alguém tentar entrar no wireless, vai pedir IP pra RB750, dai nela tu controle se vai ser por Hotspot, PPPoE, IPxMAC, ...

    Se precisar de mais ajuda, explique até que ponto conseguiu ir.
    Olá amigo gostei muito da sua explicação mas e se eu quiser rotear da minha antena pra frente posso deixa-la fazendo roteamento para uma outra classe qualquer? e mesmo assim meu cliente conseguirá navegar?
    o meu painel vai continuar enxergando a minha RB 750?
    e se alguém mal intencionado tentar chegar na RB ele terá que passar por 2 roteamentos no caso correto?

    desde Já agradeço!. =D

  8. #8

    Padrão Re: Configuração do RouterBoard RB750 Mikrotik

    ola, amigos por gentileza existe a possibilidade de configura a rb750 da seginte forma..

    tenho a mesma instalada funcionando tudo ok configurei a lan 1 como entrada de internet blz.. e as outras lan 2,3,4,5 como ponte das portas blz , mas gostaria que uma das lan na mesma faixa de ip que uso me service internet em minha rede interna particular sem precisa autentica e sem precisa configura ip por ip por bypassed , simplesmente conectar o cabo de rede ou um por ex: um smartphone e navega direto e as demais lan que vai pros clientes por autenticação, nao encontro como e nem sei se seria possivel , mas como e em linux pode ser possivel, pensei na possibilidade de configura a porta x da rb 750 como bypassed mas nao consegui.

    Obrigado..

  9. #9
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão Re: Configuração do RouterBoard RB750 Mikrotik

    Tem como sim, tire esta porta da Bridge atual, Não deixe como slave de nenhuma outra porta, Crir uma ranger de IP para esta porta e criei um DHCP diferente somente para este porta , faz o masquarede da ranger que criou e pronto.

  10. #10

    Padrão Re: Configuração do RouterBoard RB750 Mikrotik

    ok, no caso dessa regra a lan com essa nova regra nao ira se comunicar com as demais lan ..?

  11. #11

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Configuração do RouterBoard RB750 Mikrotik

    Sim é possível, não sei como você "uniu" as portas 2,3,4,5, se foi por bridge, ou master port, mas é só você tirar a porta que você quer dessa "bridge", criar um DHCP server associado a essa porta, de preferência com outra faixa de IP e pronto.

  12. #12

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Configuração do RouterBoard RB750 Mikrotik

    Opa, não tinha visto que o @wdnc5 já tinha respondido,
    Mas sobre a questão das redes se.comunicar, sim irão se comunicar, mas se.você quiser pode bloquear essa.comunicação no firewall filter facilmente.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por berghetti Ver Post
    Sim é possível, não sei como você "uniu" as portas 2,3,4,5, se foi por bridge, ou master port, mas é só você tirar a porta que você quer dessa "bridge", criar um DHCP server associado a essa porta, de preferência com outra faixa de IP e pronto.
    Blz.. Voce poderia me consegui um exemplo? referente a minha mk estao em ponte a porta 2,3,4 sendo que ja tinha deixado a 5 fora dessa bridge , mas como nao sei muito a respeito das configurações nao sei como deixa a porta 5 com internet sem passa pelo hostpot todas as configurações que faco me pede senha, eu queria simplesmente conecta um ou mais computador dessa porta e ja estar navegando sem precisa logar .. referente a minhas configurações, eu criei uma dridge e dei o nome de ponte das portas e coloquei a lan 2,3,4 nessa ponte blz.. a lan 1 vem do modem que esta configurado em bridge e criei uma conecsao ppoe na mk.

    Obrigado

    Sandro Roberto.

  14. #14

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Configuração do RouterBoard RB750 Mikrotik

    Crie um DHCP server na porta 5, com IPS diferente do hotspot, se necessário faça outra regra de NAT para a faixa que você vai criar.