Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Cool Todos diziam que PTP era 5.8 Ghz, mas provei que o 2.4 Ghz também é bom ou melhor.

    Ola amigos do Under !

    Estou aqui para compartilhar com os amigos que PRECISAMOS para com a modinha do "5.8GHZ" ..... , A um tempo todo mundo começou a querer utilizar a banda de 5.8GHZ e isso trara consequencias futuras como a poluição dela igual a 2.4 ja ficou na maioria dos lugares !

    Todo mundo me disse: PTP COM GRADE NEM PENSANDO !
    Outros: PTP TEM QUE SER COM NANO5 e assim vai os fanaticos pelo 5.8.....

    Me sinto muito SATISFEITO a poder lhes informar que fechei um PTP em 2.4GHZ que ficou extremamente excelente , na verdade tão bom quanto o FAMOSO NANO5........ (eu sei que a qualidade dele é impressionante mas não é para querer humilhar a 2.4 tb)

    Vou lhes explicar como que fiz:

    PONTA A: ANTENA AQUARIO DIRECIONAL DE GRADE 25DBI COM PIGTAIL DE 1MTS DIRETO DA ANTENA , AP ZINWELL G220 E FONTE 5V 2AMP , CONFIGURADO COMO ROUTER E O MAIS IMPORTANTE , CANAL >>>> 13 <<<<< !!!

    ESTE CANAL NÃO É DISPONIVEL EM ALGUNS APS , MAS NESTE ZINWELL COM FIRMWARE ORIGINAL ESTA DISPONIVEL O USO DESTE AP SIM !!

    NA PONTA B UTILIZEI ANTENA ZIROK DIRECIONAL DE GRADE 24DBI COM PIGATIL DE 20CM E CONECTORES MUITO BEM VEDADOS COM FITA DE AUTO FUSÃO , O MESMO AP EM MODO DE OPERAÇÃO CLIENTE WISP !

    ANTENAS POLARIZADAS EM HORIZONTAL ISSO EVITA AS POLUIÇÕES DAS NOSSAS AMIGAS OMNIS QUE MANDAM SINAL NA VERTICAL !

    VISADA 100% , DISTANCIA DE 1,5 KM ~ 2,0 KM

    NIVEL DE SINAL > 100% , QUALIDADE: 100%

    PING DA B PARA A PONTA A > 3MS/5MS/7MS !

    TRHOUGPUT >>>>>>>>>>>> 100% DE BANDA RECEBIDA <<<<<<<<<, 2MB FULL , COM A GRANDE DIFICULDADE DOS NOSSOS AMIGOS ENTENDEREM QUE MEU throughput NAO FOI DE 2MB ESTOU CORRIGINDO AKI O TOPICO POIS O throughput FOI DE MUITOOO MAIS !

    2MB FOI OQ EU TRANSMITI !!!!!!!!

    Finalizando , quero lhes informar que não substimen ou desprezem a banda de 2.4GHZ para utilizarem o 5.8GHZ onde não se é necessario , Imagina se todo mundo saisse do 2.4 e fosse para o 5.8 ? como ficaria ? todo mundo iria ser prejudicando com suas redes e ptp's ...........

    DETALHE> 2.4 É BEM MELHOR PARA ONDE SE POSSUI VISADA OBSTRUIDA OU SEJA , PREJUDICADA OU PARCIAL !

    5.8 NECESSITA DE VISDADA TOTAL !

    EU NAO SOU UM APAIXONADO PELA BANDA DE 2.4 MUITO MENOS TER ALGO CONTRA A 5.8 TANTO QUE MEUS LINKS PRINCIPAIS SAO EM 5.8 COM ZIROK+XR5+MK etc... MAS QUERO CONSCIENTIZAR DE QUE O 2.4GHZ TAMBEM PODE SER UTILIZADO COM QUALIDADE QUANDO FAZEMOS TD DIREITINHO !........

    DEIXEM SEUS COMENTARIOS E OPNIOES !.................
    Última edição por Aiomar; 10-10-2010 às 23:11.

  2. #2

    Padrão re: Todos diziam que PTP era 5.8 Ghz, mas provei que o 2.4 Ghz também é bom ou melhor.

    o fato da maioria cruzificar o 2.4 é que esse apesar dos 13 canais disponiveis... possue apenas 3 sem sobreposicao (4 se vc contar uma pequena sobreposicao no canais 11-13).
    tem o fato de que qualquer wireless residencial é em 2.4 e muitas vezes configurado por alguem que nao sabe nem o que significa SSID, o que contribui para na poluicao.
    sem contar com os ISP que na sua grande maioria é em 2.4.

    e se nao falta-se tudo que foi citado anteriormente... o 2.4 ainda sobre interferencia de:
    - baba eletronica
    - telefone sem fio
    - forno microondas
    - radio comunicador.

    por esse motivo, muitos tem migrado para 5.8... na qual possui 5 canais sem sobreposicao (2 canais a mais que no 2.4)... alem do mais, o 5.8 nao sofre com interferencia de wireless residencial, baba eletronica, radio comunicador, forno microondas.

    de qualquer forma, parabens pelo enlace em 2.4
    a pergunta é... ate qdo ele ira funcionar perfeitamente bem!?

  3. #3

    Padrão re: Todos diziam que PTP era 5.8 Ghz, mas provei que o 2.4 Ghz também é bom ou melhor.

    Cara, se ilude quem quer...

    2,4Ghz hoje em dia não atende a grande maioria dos casos onde precisa-se de largura de banda.

    Se você precisar passar um link de 10Mb ai, como é que fica?

    Outra coisa... quando começar a ter trafego, a latencia desse seu Ponto a Ponto vai aumentar.. e como 2,4Ghz não tem uma largura de banda muito grande, provavelmente isto será um problema em breve.
    Ainda mais que você exagerou no tamanho das antenas para essa distância!



    É como eu disse... se ilude quem quer, porque 2,4Ghz não é vantagem.

    Pega um papel e uma caneta, e vai anotando ai tudo o que você gastou, que deve ter sido algo tipo:

    Antena de grade + Pigtail + AP + caixa hermetica.



    Hoje em dia, por pouco mais de 200 reais, existem soluções como AirGrid, ou até mesmo as NanoBridge, que são perfeitas para ponto a ponto, tipo que nem o seu ai... custo extremamente baixo, e um desempenho excelente!
    NanoStation não é o mais indicado para PTP, pelo seu angulo de abertura.. mas funciona muito bem.

    Nessa sua distância ai mesmo, até 2 NanoLoco M5 dariam conta, e teria ficado no minimo umas 20x melhor.





    O dia que você montar um PTP em 5,8Ghz, com equipamento de fundamento, você vai até achar engraçado isso aqui que você postou.


    Não estou querendo desmerecer... apenas estou falando a verdade.

  4. #4
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: Todos diziam que PTP era 5.8 Ghz, mas provei que o 2.4 Ghz também é bom ou melhor.

    AFFFFFFF,
    já fechei link em 2,4 com 12mb/s.. com 6km.
    esse seu aí ta meio fraquinho , não?

  5. #5
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: Todos diziam que PTP era 5.8 Ghz, mas provei que o 2.4 Ghz também é bom ou melhor.

    aff ta se achando tambem kkkk

  6. #6

    Padrão re: Todos diziam que PTP era 5.8 Ghz, mas provei que o 2.4 Ghz também é bom ou melhor.

    Citação Postado originalmente por Aiomar Ver Post
    Ola amigos do Under !

    Estou aqui para compartilhar com os amigos que PRECISAMOS para com a modinha do "5.8GHZ" ..... , A um tempo todo mundo começou a querer utilizar a banda de 5.8GHZ e isso trara consequencias futuras como a poluição dela igual a 2.4 ja ficou na maioria dos lugares !

    Todo mundo me disse: PTP COM GRADE NEM PENSANDO !
    Outros: PTP TEM QUE SER COM NANO5 e assim vai os fanaticos pelo 5.8.....

    Me sinto muito SATISFEITO a poder lhes informar que fechei um PTP em 2.4GHZ que ficou extremamente excelente , na verdade tão bom quanto o FAMOSO NANO5........ (eu sei que a qualidade dele é impressionante mas não é para querer humilhar a 2.4 tb)

    Vou lhes explicar como que fiz:

    PONTA A: ANTENA AQUARIO DIRECIONAL DE GRADE 25DBI COM PIGTAIL DE 1MTS DIRETO DA ANTENA , AP ZINWELL G220 E FONTE 5V 2AMP , CONFIGURADO COMO ROUTER E O MAIS IMPORTANTE , CANAL >>>> 13 <<<<< !!!

    ESTE CANAL NÃO É DISPONIVEL EM ALGUNS APS , MAS NESTE ZINWELL COM FIRMWARE ORIGINAL ESTA DISPONIVEL O USO DESTE AP SIM !!

    NA PONTA B UTILIZEI ANTENA ZIROK DIRECIONAL DE GRADE 24DBI COM PIGATIL DE 20CM E CONECTORES MUITO BEM VEDADOS COM FITA DE AUTO FUSÃO , O MESMO AP EM MODO DE OPERAÇÃO CLIENTE WISP !

    ANTENAS POLARIZADAS EM HORIZONTAL ISSO EVITA AS POLUIÇÕES DAS NOSSAS AMIGAS OMNIS QUE MANDAM SINAL NA VERTICAL !

    VISADA 100% , DISTANCIA DE 1,5 KM ~ 2,0 KM

    NIVEL DE SINAL > 100% , QUALIDADE: 100%

    PING DA B PARA A PONTA A > 3MS/5MS/7MS !

    TRHOUGPUT > 100% DE BANDA RECEBIDA , 2MB FULL !

    Finalizando , quero lhes informar que não substimen ou desprezem a banda de 2.4GHZ para utilizarem o 5.8GHZ onde não se é necessario , Imagina se todo mundo saisse do 2.4 e fosse para o 5.8 ? como ficaria ? todo mundo iria ser prejudicando com suas redes e ptp's ...........

    DETALHE> 2.4 É BEM MELHOR PARA ONDE SE POSSUI VISADA OBSTRUIDA OU SEJA , PREJUDICADA OU PARCIAL !

    5.8 NECESSITA DE VISDADA TOTAL !

    EU NAO SOU UM APAIXONADO PELA BANDA DE 2.4 MUITO MENOS TER ALGO CONTRA A 5.8 TANTO QUE MEUS LINKS PRINCIPAIS SAO EM 5.8 COM ZIROK+XR5+MK etc... MAS QUERO CONSCIENTIZAR DE QUE O 2.4GHZ TAMBEM PODE SER UTILIZADO COM QUALIDADE QUANDO FAZEMOS TD DIREITINHO !........

    DEIXEM SEUS COMENTARIOS E OPNIOES !.................
    Você diz que é modinha usar 5.8 e acha que está correto usar o canal 13?
    Você está criando outra modinha fora da regulamentação nacional, você pode estar prejudicando gente importante com sua modinha.
    E como o amigo acima falou você com 2km está passando 2Mbits o que nem vale o esforço pois nesta distância você deveria passar uns 30 no mínimo.

  7. #7

    Padrão re: Todos diziam que PTP era 5.8 Ghz, mas provei que o 2.4 Ghz também é bom ou melhor.

    ja usi 2.4 com mk pc ap nas duas24km pontas e grade aquario, pasava 2mb full.
    era o que eu precisa , no inicio, depois ficou pouca banda.
    onde não tem poluição 2.4 ainda e viavel, estou fechando um ptp de 30km, com dois bullet M2 que agora são homologados, como aqui e pouca a poluição e o outro ponto e zona rural, vai ir tranquilo, quanto a ab
    banda nao sei bem pois ele vai operar em N e acho que pasa mais de 20mb com grades aquario e visada 100%.
    nos proximos dias vou compartilhar minhas experiencias, onde não esta muito poluido e precisa de puca banda, e viavel 2.4 e se precisar de mais banda, bulletM2 resolve.
    por tanto não precisa guspir no prato que comeu.
    2.4 e algum´s casos ainda e 100% viavel.
    detesto ver falarem que 2.4 e um lixo, cada caso e um caso, 2.4 funciona sim, e em muitos casos e viavel, aind mais com o bulletM2 agora, acho que ese resolve e questão.
    vou postar em breve como ficou ese ptp.
    Última edição por alexsuarezferreira; 08-10-2010 às 07:55.

  8. #8

    Padrão re: Todos diziam que PTP era 5.8 Ghz, mas provei que o 2.4 Ghz também é bom ou melhor.

    HAHAHHA... ja vi cara usar canal não permitido pra fechar 10 - 20 - 30 - 50MB, agora pra fechar 2 é o primeiro..HAHA
    Vai ficar 100% seu ptp até alguem ligar o microondas...hehehehe

    Brincadeiras a parte...

    Não vejo motivo para seu encantamento!
    Tem outros posts aqui com distancias muito maiores passando muito mais banda.. em modo G até...
    Então, volto aqui quando um feito extraordinario acontecer!
    ehehe
    abraços

  9. #9

    Padrão re: Todos diziam que PTP era 5.8 Ghz, mas provei que o 2.4 Ghz também é bom ou melhor.

    eh isso ai o nosso amigo alexsuarezferreira esta mais que certo .
    o 2.4 em grande maiorias das vezes nao eh viavel sua utilização por causa de sua poluição RF que jah esta grande , mais o 5.8 jah esta chegando no mesmo caminho.
    em cidades principalmente hj eh dificil jah trabalhar com o 2.4 eh fazer pop em 2.4 seria que quase um suicidio .
    mais agora eu pergunto algo a vcs ?
    a fazer em 5.8 tah tudo bem frequencia maior mais largura de banda , mais igual to cansando de ver gente ai usando antenas de 29 dbi para fechar um enlace de 2 km ! quando percebemos jah era o 5.8 tambem .
    mais assim nos interior zonas rurais da sim hj de fechar pop em 2.4 eh com bom troupt
    soh q o do nosso amigo a encima tah meio fraquinho :/

    abraço

  10. #10

    Padrão re: Todos diziam que PTP era 5.8 Ghz, mas provei que o 2.4 Ghz também é bom ou melhor.

    Desculpa amigo, mas o canal 13 ainda esta dentro da regulamentacao.
    o canal 14 ja sai fora.
    Citação Postado originalmente por Geeek Ver Post
    Você diz que é modinha usar 5.8 e acha que está correto usar o canal 13?
    Você está criando outra modinha fora da regulamentação nacional, você pode estar prejudicando gente importante com sua modinha.
    E como o amigo acima falou você com 2km está passando 2Mbits o que nem vale o esforço pois nesta distância você deveria passar uns 30 no mínimo.

  11. #11

    Padrão re: Todos diziam que PTP era 5.8 Ghz, mas provei que o 2.4 Ghz também é bom ou melhor.

    Citação Postado originalmente por Geeek Ver Post
    Você diz que é modinha usar 5.8 e acha que está correto usar o canal 13?
    Você está criando outra modinha fora da regulamentação nacional, você pode estar prejudicando gente importante com sua modinha.
    E como o amigo acima falou você com 2km está passando 2Mbits o que nem vale o esforço pois nesta distância você deveria passar uns 30 no mínimo.


    ìsto prova uma coisa: Cada um deve procurar o que lhe ajuda.
    Levar em consideração a poluição e pensar no futuro também são importantes. Pois se agora não precisa de mais banda pode precisar amanhã.
    E ele deve estar usando modo B para passar só isso. Troca para modo G que já aumenta mais um pouco esta banda.
    Canal 13? quem disse que não pode? Pode sim. Vai dar uma espalhada para o 14 e 15. Mas voce estará dentro da frequencia liberada. Pelo menos este é o entendimento que tenho lido.
    Caso não seja mesmo liberado, que comentem mais profundamente esta questão. Tem muita gente usando o 13 como sendo liberado.
    E nesta distância curta, dependendo da visada 2.4 é superior. Eu tenho um caso semelhante. Com 5.8 não foi de jeito nenhum pois a visada estava comprometida. Em 5.8 não pode ter nada para atrapalhar. Quanto maior a frequencia mais crítico é a questão da visada.
    Por isso que aqui, para distribuir sinal para os clientes 5.8 não vai rolar nunca. Tem muito obstáculo.

    Mas concordo plenamente que 5.8 não é moda não. É mais uma opção de muita qualidade para a maioria das situações.
    2.4 em ponto a ponto deve ser uma excessão, e não necessariamente deveria receber críticas.
    Mas sim alertas, como foram colocados sobre as limitações.

  12. #12
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão re: Todos diziam que PTP era 5.8 Ghz, mas provei que o 2.4 Ghz também é bom ou melhor.

    10 Mb full duplex ou 20 Halff. distancia 3km mais ou menos. região bem poluida, mais ainda passa alguma coisa.

    Creio que a intençao do amigo criador do post, foi a preocupaçao de poluiçao no espectro de 5.8, que diga-se de passagem ja esta bem poluido com todo mundo usando essa faixa.
    Só que para podermos oferecer mais banda para nossos clientes que a cada dia que passa ficam mais gulosos nao tem jeito, temos que usar, conheço provedores proximo a mim que esta oferencendo 2, 3 e 4 Mb, ai fica dificil fazer em 2.4 pois seria um cartao por pessoa, ai sim veriamos o que é interferencia heheheh.

    MAis valew a intençao do amigo de nos alertar.


    Abraços e boa sorte a todos.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Teste 2.4.jpg
Visualizações:	241
Tamanho: 	146,6 KB
ID:      	14898  

  13. #13

    Padrão re: Todos diziam que PTP era 5.8 Ghz, mas provei que o 2.4 Ghz também é bom ou melhor.

    Muito bom, ótimo, etc., coisa e tal por enquanto.

  14. #14

    Padrão re: Todos diziam que PTP era 5.8 Ghz, mas provei que o 2.4 Ghz também é bom ou melhor.

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    E cada dia o RONJA (Internet via raios de luz) se torna mais util.
    Aguarde, acho que teremos alguma coisa neste sentido em breve. Contatei um fabricante e coloquei este assunto, baseado no tópico que voce abriu. Ele leu as possíveis soluções e ficou bem interessado e segundo ele já estaria fazendo alguns contatos.
    Tomara que se concretize.

  15. #15

    Padrão re: Todos diziam que PTP era 5.8 Ghz, mas provei que o 2.4 Ghz também é bom ou melhor.

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    AFFFFFFF,
    já fechei link em 2,4 com 12mb/s.. com 6km.
    esse seu aí ta meio fraquinho , não?
    2 MB/s é um pouco mais que 12mb/s

    2MB/s x 8bits = 16 mb/s

  16. #16

    Padrão re: Todos diziam que PTP era 5.8 Ghz, mas provei que o 2.4 Ghz também é bom ou melhor.

    po mas com essa distancia nem precisa de tudo isso, 2km com 2.4ghz, fecho aqui com umao mni de 15 aquario e uma antena de 17 proeletonic, e radiozinho como globaltronic ou aquario mesmo. o chato mesmo e' alinhar. parabens ai'.

  17. #17

    Padrão re: Todos diziam que PTP era 5.8 Ghz, mas provei que o 2.4 Ghz também é bom ou melhor.

    O PTP em 2.4 é viável em algumas situações, em outras não. Acabo de fechar um PTP de 5km. em 2.4 com Bullet 2 e antena Aquario 25db e tá passando 5MB. O local é isolado, uma única empresa que vai usar no máximo 600k, não tem interferência e a visada é um pouco prejudicada por vegetação, acredito que o 5.8 poderia não funcionar tão bem. Preferimos tentar logo com 2.4 e felizmente deu muito certo. Mas na cidade, já mudei meus PTP para 5.8 por conta da poluição RF além de passar mais banda.

  18. #18

    Padrão re: Todos diziam que PTP era 5.8 Ghz, mas provei que o 2.4 Ghz também é bom ou melhor.

    Meu PTP de 2.4ghz, 9KM com 2 airlive 5460ap v2 e duas grade aquario 25dbi em modo G,canal 13 e 100mw de potencia sem trafego pinga em 2ms/3ms/4ms, com trafego de 2mb/8mb pinga em 20~30ms sem perder pacotes. e antes de fazer esse ptp fiz um de 2km com visada imperfeita com esses equipamentos e passava estaveis 27mbps oscilando entre 26 a 31mbps.

  19. #19

    Padrão re: Todos diziam que PTP era 5.8 Ghz, mas provei que o 2.4 Ghz também é bom ou melhor.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         APROUTER_WDS.jpg
Visualizações:	313
Tamanho: 	169,5 KB
ID:      	14921




    2 aprouter em WDS modo B, canal 6, 15dB(32mW)
    2 grades Zirok 25dB em H
    1.870mts com Zonal de Fresnel prejudicada (torres c/ +-15mts em ambos os lados no meio da cidade)

  20. #20

    Cool re: Todos diziam que PTP era 5.8 Ghz, mas provei que o 2.4 Ghz também é bom ou melhor.

    AMIGOS , OS 2MB FULL QUE PASSEI FOI PQ NAO TEM MAIS LINK A SER TRANSMITIDO E EU NAO SOU MAGICO DE FAZER SIMPLISMENTE A BANDA APARECER PARA MIN !!!!

    NAO QUER DIZER QUE O TRHOUGPUT É DE 2MB TANTO QUE SE FOSSE NESSAS MINHAS CONDIÇÕES EU JOGAVA FORA O PTP RSRSRS......
    AFINAL PASSA 11MEGAS SUCEGADOS EM B E DIRIA QUE UNS 20 EM G !
    FAZER OQ , TEM GENTE QUE É TAO IGNORANTE QUE NEM SABE QUE O CANAL 12 E 13

    ÉÉÉÉÉÉÉ LIBERADO PELA >>>>>>>>> ANATEL <<<<<<<<<<<< !!!!!!!!!!!!!

    VISADA TOTAL , 2KM , PASSAR APENAS 2MB ? LOUCO QUEM PENSOU ISSO RSRS............
    Última edição por Aiomar; 09-10-2010 às 00:11.