Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual melhor material hoje para atender clientes!

    Olá amigos.
    Boa Tarde...
    Gostaria da informação dos Amigos que já testarão as tecnologias mais novas no mercado, Ubiquit, Mikrotik e etc
    amigos hoje na atualidade o que ah de melhor para atender clientes em 2.4Ghz
    qual e o Conjunto que esta hoje mostrando qualidade para montar um Ponto de acesso para Clientes
    aceito Opinião e experiencia de Todos
    desde já agradeço a Todos também

    vlw...

  2. #2

    Padrão Re: Qual melhor material hoje para atender clientes!

    Para o ponto de acesso na minha opinião, RB433 ou 433AH com cartão R52H ou XR2 e antenas setoriais pois captam menos interferência que as omni, pelo ângulo de irradiação. Eu uso 120° c/ 14db da Hyperlink, em outro POP que pega clientes mais distantes vou colocar de 17db.
    Para os clientes pode usar nano station NS2, nano loco somente para clientes até 1km. Onde há mais interferência prefiro usar Bullet 2 com antena direcional Aquario pra fechar mais o ângulo. Em instalações onde há muito ruído consigo uma melhora de mais de 50% colocando antena direcional.
    Para cliente também estou gostando muito do ap OIW com o software original.

  3. #3

    Padrão Re: Qual melhor material hoje para atender clientes!

    Ok Valew Amigo
    agora me Diga uma coisa
    existe alguma Solução Boa da Ubiquit Também no momento
    para atender Clientes em 2.4ghz

  4. #4

    Padrão Re: Qual melhor material hoje para atender clientes!

    No Pop eu uso RB433 e cartões R52, o de 100mw. Antena é a setorial de 12dbi, 90º da Aquario, aquela bem bagaceira. Pra mim tá bacaninha, já que a rede é bem próxima à torre.

    O segredo maior mesmo é no cliente. Metade dos problemas do Pop se devem justamente a complicações nos clientes. Sou fã das NanoStation e dos Bullet da Ubiquiti por isso. Nem é implicância, insistência ou 'puxação de saco', é que o equipamento é bom mesmo. Simples assim.

    Pensa só, se optar por usar um rádio mais limitado no cliente, já tem que usar uma antena de ganho maior. Sem falar que, muitas vezes, tem-se que redimensionar as configurações do Pop pra poder suprir defeitos de recepção e emissão originados por clientes com equipamento ruim.

    Eu já usei grade+rádio, mas depois que começou a dar problema com mau contato de cabo, conector, haste de aço entortando com vento, grade enferrujando, enfim, parei e resolvi testar as Nano. Pra mim deu certo, acabaram-se os problemas. E olha que trabalhei 5 anos com suporte na área de eletrônica. De solda, cabos, fontes de alimentação e outros detalhes eu entendo bem. Mesmo assim não teve jeito.

    Eu indico isso ai, amigo. Usa equipamentos estáveis e sensíveis, pra ti não ter que apelar a subir potência nos cartões pra compensar cliente com sinal, CCQ, SNR e Enlace baixo...
    Última edição por Jadir; 08-10-2010 às 16:47.

  5. #5

    Padrão Re: Qual melhor material hoje para atender clientes!

    Citação Postado originalmente por tonflatland Ver Post
    Ok Valew Amigo
    agora me Diga uma coisa
    existe alguma Solução Boa da Ubiquit Também no momento
    para atender Clientes em 2.4ghz
    Ué, mas o Nano Station, o Nano Loco e o Bullet que lhe indiquei são todos da Ubiquiti, excelentes.

  6. #6

    Padrão Re: Qual melhor material hoje para atender clientes!

    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    Ué, mas o Nano Station, o Nano Loco e o Bullet que lhe indiquei são todos da Ubiquiti, excelentes.
    eu sei pow eu to perguntando pra colocar na Torre e Jogar Sinal para meus clientes
    tipo as Base Station alguém já testou ? Funciona Bem ?

  7. #7

    Padrão Re: Qual melhor material hoje para atender clientes!

    Citação Postado originalmente por tonflatland Ver Post
    Ok Valew Amigo
    agora me Diga uma coisa
    existe alguma Solução Boa da Ubiquit Também no momento
    para atender Clientes em 2.4ghz
    Cara me desculpa, mas você perguntou pra atender clientes. Isso pra mim significa instalar no cliente, ok? Houve um mal-entendido aí.
    Olha, o Bullet funciona bem como AP para poucos clientes. Eu tenho 2 repetidoras onde uso Bullet, mas assim para uma média de 10 clientes. Funciona legal. Mas para meus POPs principais, prefiro RB mesmo. Abraço!

  8. #8
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Qual melhor material hoje para atender clientes!

    aff vou falar mas pode esperar vai aparecer a tropa de linxamento ,eu uso wavion omni 2,4 estou atendendo 110 clientes de boa .

  9. #9

    Padrão Re: Qual melhor material hoje para atender clientes!

    Meu amigo

    o Nano Station, o Nano Loco e o Bullet sao realmente inquestionavel, mais em questao da antena aquario si vc for usar a de grade a durabilidade ela e lamentavel, nao guenta nada eu tive varias delas aqui e todas elas si desmancharao em menos de um ano todas elas inferujarao au ponto de si desmanchar, intao nessa caso eu aconselho vc usar a zirok tem uma recipidade melhor e nao enferuja.

  10. #10

    Padrão Re: Qual melhor material hoje para atender clientes!

    amigo

    para a sua torre eu achocenho vc colocar uma RB 433 com ums cartoes e para vc nao ter problemas com interferencia colocaria paineis em vez de omni, isso eu ti garanto que vc vai ter bem menos dor de cabeça futuramento.

  11. #11
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Qual melhor material hoje para atender clientes!

    Para Administrar seus clientes o sistema MK realmente é bem eficiente e simples (depois que aprende utilizar)
    Podendo ser montado em um PC ou em uma RB450G por exemplo.
    Se tiver dificuldades com administração com MK pode implantar um Admnistrador axuliar como o WebMikrotik que vai gerenciar o seu sistema MK e ainda fazer cadastro de clientes, cobranças etc...
    Para atender seus clientes em 2.4GHz a Ubiquiti tem várias soluções, para usar em bridge e o Mk administar.
    01 - Pode usar em uma torre 6 Nano Station 2.
    02 - Pode usar em uma torre 6 Nano Station M2.
    03 - Pode usar em uma torre 4 Painéis setoriais com BULLET 2 HP (não Bullet M2 HP) e vai conseguir conectar em média 30 clientes por painel (essa é a média que estou conseguindo)
    04 - Pode usar em uma torre 4 ROCKET M2 + 4 AirMax BaseStation Sectors (o que seria uma solução de ponta)

    Se as dicas foram úteis não esqueça de clicar na estrelinha aqui em baixo e qualificar ! Obrigado!

  12. #12

    Padrão Re: Qual melhor material hoje para atender clientes!

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Para Administrar seus clientes o sistema MK realmente é bem eficiente e simples (depois que aprende utilizar)
    Podendo ser montado em um PC ou em uma RB450G por exemplo.
    Se tiver dificuldades com administração com MK pode implantar um Admnistrador axuliar como o WebMikrotik que vai gerenciar o seu sistema MK e ainda fazer cadastro de clientes, cobranças etc...
    Para atender seus clientes em 2.4GHz a Ubiquiti tem várias soluções, para usar em bridge e o Mk administar.
    01 - Pode usar em uma torre 6 Nano Station 2.
    02 - Pode usar em uma torre 6 Nano Station M2.
    03 - Pode usar em uma torre 4 Painéis setoriais com BULLET 2 HP (não Bullet M2 HP) e vai conseguir conectar em média 30 clientes por painel (essa é a média que estou conseguindo)
    04 - Pode usar em uma torre 4 ROCKET M2 + 4 AirMax BaseStation Sectors (o que seria uma solução de ponta)

    Se as dicas foram úteis não esqueça de clicar na estrelinha aqui em baixo e qualificar ! Obrigado!
    agora sim estou satisfeito com a resposta
    Obrigado amigo acho que vou de ROCKET M2 + 4 AirMax BaseStation Sectors

    Agora só uma Duvida esses Equipamentos Estão Homologados já amigo?
    desde já agradeço

  13. #13
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Qual melhor material hoje para atender clientes!

    Citação Postado originalmente por tonflatland Ver Post
    agora sim estou satisfeito com a resposta
    Obrigado amigo acho que vou de ROCKET M2 + 4 AirMax BaseStation Sectors

    Agora só uma Duvida esses Equipamentos Estão Homologados já amigo?
    desde já agradeço
    Obrigado pelo retorno.
    Mas infelizmente as ROCKET M2 + 4 AirMax BaseStation Sectors para 2.4Ghz ainda não, mas estão em fase final de homologação, (somente as para versão 5GHz estão homologadas)
    Mas as Bullet 2 HP sim, podendo ser utilizados em conjunto com antenas painéis, HyperLink (L-Com), Dimension ou OIW, que possuem características bem similares e todos homologados.

    Se as dicas foram úteis não esqueça de clicar na estrelinha aqui em baixo e qualificar ! Obrigado!

  14. #14

    Padrão Re: Qual melhor material hoje para atender clientes!

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    01 - Pode usar em uma torre 6 Nano Station 2.
    02 - Pode usar em uma torre 6 Nano Station M2.
    03 - Pode usar em uma torre 4 Painéis setoriais com BULLET 2 HP (não Bullet M2 HP) e vai conseguir conectar em média 30 clientes por painel (essa é a média que estou conseguindo)
    04 - Pode usar em uma torre 4 ROCKET M2 + 4 AirMax BaseStation Sectors (o que seria uma solução de ponta)

    Se as dicas foram úteis não esqueça de clicar na estrelinha aqui em baixo e qualificar ! Obrigado!
    Paulo, uma dúvida: por que você sugeriu Bullet 2 mas não Bullet M2? E no caso de usar Rocket M2, nos clientes tem que usar equipamentos da linha M também?

  15. #15

    Padrão Re: Qual melhor material hoje para atender clientes!

    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    Paulo, uma dúvida: por que você sugeriu Bullet 2 mas não Bullet M2? E no caso de usar Rocket M2, nos clientes tem que usar equipamentos da linha M também?
    Sim Linha M os Clientes tem que ter MIMO tambem em suas Casa pra receberem o sinal MIMO

  16. #16
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Qual melhor material hoje para atender clientes!

    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    Paulo, uma dúvida: por que você sugeriu Bullet 2 mas não Bullet M2? E no caso de usar Rocket M2, nos clientes tem que usar equipamentos da linha M também?
    Eu sugeri a Bullet 2 HP ao invés da Bullet M2 HP, pois elas as sem mimo tem apresentado maior eficiencia para clientes que não possuem MIMO, mas quero salientar que os clientes que não tem mimo, CONECTAM TAMBEM, só com menor performance.

    Ja esse fato Não ocorre com as Rocket M2 !

  17. #17

    Padrão Re: Qual melhor material hoje para atender clientes!

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Obrigado pelo retorno.
    Mas infelizmente as ROCKET M2 + 4 AirMax BaseStation Sectors para 2.4Ghz ainda não, mas estão em fase final de homologação, (somente as para versão 5GHz estão homologadas)
    Mas as Bullet 2 HP sim, podendo ser utilizados em conjunto com antenas painéis, HyperLink (L-Com), Dimension ou OIW, que possuem características bem similares e todos homologados.

    Se as dicas foram úteis não esqueça de clicar na estrelinha aqui em baixo e qualificar ! Obrigado!
    Como voce soube que estao homologando a serie M2? Porque eu procurei saber e ninguem quer homologar, acho que vai sair da LiveTech!!! mas nao agora, daqui um tempo ainda... Estao querendo homologar urgentemente a airGRID 23 e 28 dbi!!

  18. #18
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Post Re: Qual melhor material hoje para atender clientes!

    Citação Postado originalmente por MorpheusX Ver Post
    Como voce soube que estao homologando a serie M2? Porque eu procurei saber e ninguem quer homologar, acho que vai sair da LiveTech!!! mas nao agora, daqui um tempo ainda... Estao querendo homologar urgentemente a airGRID 23 e 28 dbi!!
    Fiz uma parte da documentação exigida pela ANATEL para um cliente meu, do sistema 2.4 ! Pelo jeito ele está de olho nessa fatia de mercado que melhora muito frente ás interferencias de canais extremamante poluídos.

  19. #19

    Padrão Re: Qual melhor material hoje para atender clientes!

    Isso e otimo Paulo!!!
    O que eu fico triste em saber e que a ANATEL disse que ia abaixar os valores para SCM e isso parece que nao vai acontecer, e que tao com poucos tecnicos na area de homologacao de equipamentos, da forma que esta, e horrivel a gente tentar trazer o melhor para o cliente!!!

  20. #20

    Padrão Re: Qual melhor material hoje para atender clientes!

    Citação Postado originalmente por MorpheusX Ver Post
    Isso e otimo Paulo!!!
    O que eu fico triste em saber e que a ANATEL disse que ia abaixar os valores para SCM e isso parece que nao vai acontecer, e que tao com poucos tecnicos na area de homologacao de equipamentos, da forma que esta, e horrivel a gente tentar trazer o melhor para o cliente!!!
    Concordo amigo estou passando por isso aqui quero atender com o Maximo de qualidade possivel porem existem esses problemas de Homologação
    e complicado
    ainda bem que pelo menos temos essa boa noticia que alguns equipamentos MIMOS já estão em processo de Homologação

    vamos aguardar...