+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Compartilhamento de estrutura FTTH

    Parceiros, boa noite!

    Foi procurado por um condomínio que tem uma rede de fibra ótica já montada, no padrão FTTH.
    Fiquei com duvida sobre a seguinte coisa:

    O Sindico informou que mais de um provedor iria utilizar a rede para atender os moradores.
    Isso é possível?

    Hoje tenho uma rede FTTH em fase final de instalação, porém somente eu utilizo ela.

  2. #2

    Padrão Re: Compartilhamento de estrutura FTTH

    Totalmente possível, separando por VLANs, configuradas na ONU de acordo com o provedor, cada provedor com o seu ID.

    As VLANs direcionam os clientes de cada provedor para suas respectivas redes, seja colocando cada provedor em uma porta uplink da OLT (muito limitado fisicamente), sendo que é possível definir quais VLANs saem por quais uplinks (untagged), ou deixando todas as VLANs passarem direto pelo uplink (tagged) e chegando em um switch onde podem estar os roteadores de cada provedor, com a respectiva VLAN configurada.

  3. #3

    Padrão Re: Compartilhamento de estrutura FTTH

    Totalmente possível, mas há que se considerar que alguém, com expertise, terá que administrar a OLT. Normalmente os condomínios não possuem este expertise e abre a possibilidade de um terceiro, que não seja um ISP, prestar este serviço ao condomínio.

  4. #4

    Padrão

    Boa tarde a todos... é perfeitamente possível... imagino que o que o amigo quis dizer que o condomínio tem a rede passiva FTTH estruturada (rede horizontal/vertical).
    O cenário que imagino seria os operadores/ provedores levando suas fibras até um PDO junto ao ATE/ATU (Armário de Telecomunicações do Edifício/Urbanização) onde apenas iriam efectuar a conectorização dos patchs. A fibra sairia do ATE/ATU diretamente para a casa/apartamento, cabendo ao provedor/operador quando contratado , efetuar a interligação do seu PDO ao ATE/ATU no porto correspondente a unidade habitacional do cliente. Neste caso, o condomínio não tem OLT... apenas a parte passiva... ou seja... as fibras até a unidade habitacional. E essa partilha... ao ter o serviço contratado com o cliente... a rede FTTH do condomínio funcionaria como uma extensão da rede do provedor/operador. Espero ter ajudado.