+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ADSL x PPP (asneiras e sandices)

    Ontem, um amigo meu falando com um consultor da OI (antiga telemar) fez o seguinte questionamento:
    -Qual a diferença entre seu dedicado e um velox efetivamente ??

    A resposta foi essa: Olha, um dedicado da OI, equivale a 10 (dez) VELOX da mesma velocidade! (FAANNNTAASSTICCOO).
    e mais, disse tambem o consultor que se ele distribui internet ele poderia colocar 3kbps (entendam, três KBPS) no perfil padrão que estaria mais rápido que o velox (perfil de 192kbps com burst de 300kbps).

    O meu amigo tem um pequeno provedor com média de 120 usuarios, mas essa conversa me indignou tanto que pensei, quantos devem estar sendo iludidos no caminho dessas operadoras que uma vez o contrato assinado, são 2 anos de uso ou multa assombrosa ??

    A maxima aqui é CUIDADO GENTE, o que tem de picareta querendo vender ouro de tolo ai ta fogo!

    Para os menos esclarecidos, um adsl difere do ppp em poucos quesitos, o principal mesmo é o upload, se um dedicado tem 1m full, entende-se 1m down e 1m up, ja no adsl, via de regra é 1m down 256k up. Mas lembre-se, quem navega não ta atraz de UP, nós temos que gerenciar o up com burst e tudo mais da melhor forma e com o que temos. No mais a diferença cabal é a questão disponibilidade, isso sim difere os dois produtos, um dedicado tem prioridade pras teles enquanto o ADSL é o produto popular. Assim sendo VIVA O ADSL, pois nos livra a cara nesse Brasil! (e agora com up comendo solto então, é uma beleza).

  2. #2

    Padrão Re: ADSL x PPP (asneiras e sandices)

    Bom, tem mais uma diferença que é a garantia de banda. O link dedicado garante a velocidade integral, a velox só garante 10%. Aqui na minha cidade o link velox de 600 só entrega no máximo 520kbps.
    E tem também a questão do suporte e atendimento em caso de problema. Qualquer problema no link dedicado OI, falo direto com atendente no suporte (não com a máquina), fazem testes na mesma hora e se necessário enviam um técnico no mesmo dia. Vai esperar atendimento no adsl...
    Claro que isso não justifica o preço absurdo do dedicado, que até poderia custar 10 vezes mais, mas não 50 x ou até mais como é o caso. Isso que é concorrência desleal com os pequenos provedores. E o pior é que quando você precisa mais link eles não te vendem mais.

  3. #3
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: ADSL x PPP (asneiras e sandices)

    quanto à "conversa mole" de vendedor você já comentou, mas na questão do contrato, com multa e tudo mais, tem que verificar qual o modelo que a empresa utilizou, pois normalmente utilizam um modelo SCM, e se for este o caso, "a regra é clara" (dúvidas, consultar resolução 272 da Anatel): solicitar cancelamento com aviso prévio de 30 dias e pronto. Nada de multa ou similares.

  4. #4

    Padrão Re: ADSL x PPP (asneiras e sandices)

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    quanto à "conversa mole" de vendedor você já comentou, mas na questão do contrato, com multa e tudo mais, tem que verificar qual o modelo que a empresa utilizou, pois normalmente utilizam um modelo SCM, e se for este o caso, "a regra é clara" (dúvidas, consultar resolução 272 da Anatel): solicitar cancelamento com aviso prévio de 30 dias e pronto. Nada de multa ou similares.

    Grande Sergio, sei que o topico nao tem nada haver com que vou comentar, mais cara você vem me dar essa maravilhosa informação que com aviso de 30 dias nao tenho mais que pagar multa do meu link dedicado, tinha muito tempo que não comentava nada aqui, e percebi que vc tambem...... mais cara vc e sempre assim, sempre que aparece me ajuda demais! graças a vc tomei vergonha na cara resolvi acabar com adsl's aqui e partir para link dedicado, eu tinha dedicado de 512k pagava 1300 reais, e tinha mais 10 adsl de 10 megas......graças você meu camarada troquei meus pc-aps por RBs, resultado acabaram as manutenções........ agora eu tinha conseguido link da embratel 10 megas a 5000, pedi pra instalar ate o mes que vem vai estar instalado........mais eu estava me "cagando" , de medo da multa da OI no 512k...........

    Sergio Muito Obrigado Por tudo!!!!!1

  5. #5

    Padrão Re: ADSL x PPP (asneiras e sandices)

    Imagino que esse papo do consultor é fruto do modo como é feito bursting na operadora (E de falta de informação do consultor, que raramente tem formação, algumas vezes tem diploma mas conhecimento é raro).

    Até onde eu saiba o burst no roteador que entrega ADSL é em torno de x10, um link de 100Mbps tem regra pra, se digamos tiver 300 ADSL de 8M pendurada nele, entregar um mínimo de digamos 800Kbps. O burst do mikrotik permite esse tapeamento sem que o cliente perceba nitidamente o que ocorre, se o link é grande é mais facil isso ser feito sem efeito colateral constante. Em link pequeno (Menos de 10Mbps, cliente com links de 512Kbp ou menos) fica bem perceptível, porque é só uma duzia de clientes usar gerenciador de downloads com multiplas conexões pra consumir quase todo o link, que o resto nota. Link maior só é saturado em horário com muitos usuarios, como digamos as 14 e 15h (Comercial), e 20 e 21h (Domestico).

    Enfim, nos links dedicados é pra não ter burst, enquanto em adsl sabemos que precisa ter (Senão a operadora não ganha dinheiro), e como no router das ADSL tem 10 vezes mais link vendido do que tem de link usavel, diz-se que ADSL é 10 vezes 'pior'. Mas realmente, falar em velocidade maior ou menor é entender muito errado o que o burst faz, e não saber como é a dinâmica das redes.
    (Antigamente tinha link "dedicado" com 20, 30 e 50% de garantia, cada um com bursting diferenciado pra gerar isso, hoje só vejo 100% de garantia, que me diz que não tem burst. Acreditar que não tem mesmo é outra estória, mas a operadora diz não ter, e se você visitar a tele verá os links dedicados em roteador separado mesmo, e em quantidade muuuuuuuuuuuito menor)