+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Criando estrutura de roteamento no PPPoE

    Srs,

    Gostaria de saber a experiência de vocês para um cenário onde tenho:

    Y
    / \
    X Z
    |
    Clientes
    PPPoE

    Y é o roteador de tráfego, depois roteado até o roteador X que faz o PPPoE Server. Eu teria como fazer o Pool de IPs ser
    dinâmico? Recebendo por exemplo uma rede /24 válida e dividir ela de forma prática aproveitando os IPs nas duas pontas. Por OSPF os IPs válidos iriam normalmente. E o IP Pool como iria se comportar? Usando Radius para autenticação não seria necessário IP Pool certo? E como fazer o GW ?
    Infelizmente não tenho como fazer toda a estrtura em bridge pois somente a ponta X e Z são Mikrotik.

    Alguém tem estruturas de formas parecidas?

  2. #2

    Padrão re: Criando estrutura de roteamento no PPPoE

    Crie uma rota do Y para o X com a classe de ip's validos que você quer, após isso crie o pool com os ip validos no X que MK se vira na distribuição.

  3. #3

    Padrão re: Criando estrutura de roteamento no PPPoE

    Amigo, meu problema não é o mesmo mas como não achei um topico específico e não tenho tempo para abrir outro e preciso de uma solução... Tenho um notebook que conecta no MT através do miniwirelles, ok. Tenho vários clientes conectados nesse MT. Porém um deles ao disca a conexão pppoe após 2 a 5 segundos ele cai.
    O que vc acha que está acontecendo, já teve esse problema antes. Lembrando que conectei a wi-fi e depois disquei... Obrigado.

  4. #4

    Padrão re: Criando estrutura de roteamento no PPPoE

    O que cai, a conexão wireless ou a PPPoE???

  5. #5

    Padrão re: Criando estrutura de roteamento no PPPoE

    A que cai é PPPoE, inclusive tenho um APRouter fazendo uma conexão PPPoE e também está caindo.
    Obrigado.

  6. #6

    Padrão re: Criando estrutura de roteamento no PPPoE

    Citação Postado originalmente por Humbertosilva Ver Post
    A que cai é PPPoE, inclusive tenho um APRouter fazendo uma conexão PPPoE e também está caindo.
    Obrigado.
    Posta os logs destas conexões caindo..

  7. #7

    Padrão re: Criando estrutura de roteamento no PPPoE

    Os logs não sei como postá-los. O Do APRouter como consigo? o do vista acredito que sim.... mas as config. dos secrets são essas:
    Name=
    password=
    service= any
    caller id = mac(endereco)
    profile=profile1 (foi o profile que criei para a interface wirelles
    Local address= 192.168.200.1 (ip da interface wirelles)
    Remote address= 192.168.200.10 (IP do cliente)

    O resto é o limite de banda.
    Vou providenciar os logs... aguarde... Obrigado.

  8. #8

    Padrão re: Criando estrutura de roteamento no PPPoE

    Vá em PPP -> Server PPPoE e altere o MTU e MRU para 1492 no Keepalive Timeout sete em 100.
    Faça essas alterações e veja no que da.

  9. #9

    Padrão re: Criando estrutura de roteamento no PPPoE

    magnosrk8, quanto aos log estão dando que não podem gerar numeros de conexão pppoe e outros erros, mas fiz um teste que acredito que deva ser nos secrets ou algo com clientes. Um Note com vista e outro com XP estão dando o mesmo erro. e o APRouter também. Acredito que seja uma config. mesmo do MK.
    Na sua nova dica eu coloquei no MTU e MRU 1500 e o timeout deixei desmarcado "Defoult". vou tentar mudar e postarei o que aconteceu. Obrigado.

  10. #10

    Padrão re: Criando estrutura de roteamento no PPPoE

    magnusrk8, a principio nao deu certo a mudança sugerida, porém como sou meio leigo no que se refere a MK, veja o que que eu fiz no secret....
    Exemplo:
    Name=
    password=
    service= any
    caller id = mac(endereco)
    profile=profile1 (foi o profile que criei para a interface wirelles
    Local address= 192.168.200.1 (ip da interface wirelles)
    Remote address= 192.168.200.10 (IP do cliente)
    Aqui que eu encontrei o problema...
    Limit Bytes In = 500 (tava setado para 500 entao tirei passou a funcionar)
    Limit Bytes Out = 500(tava setado para 500 entao tirei passou a funcionar)
    Quando tirei o que tinha configurado deu certo conectou e navegou.
    Mas eu pensava que era nessa opção que fazia o controle de banda por cliente.... como faço para fazer o controle de banda? porq o que eu fiz foi nesse citado e no Upload e download.
    Última edição por Humbertosilva; 20-10-2010 às 16:45.

  11. #11

    Padrão re: Criando estrutura de roteamento no PPPoE

    No limit in e out você só colocou 500, mais nada?? esse 500 sozinho significa 500 bits, coloca 500k ai sim você ira controlar 500Kbits.

  12. #12

    Padrão re: Criando estrutura de roteamento no PPPoE

    Amigo, essa informação eu não sabia... Muito obrigado mesmo.
    Veja o que aconteceu: Eu retirei, como eu ja disse, daí me disseram que basta eu definir QUEUEs no Up e Down a quantidade que quero e pronto. Pois então eu fiz. Daí fui no site e testei meus clientes através do velocimetro e mostrava sempre a quantidade de upload que eu coloquei para o cliente. Veja bem. Não sei se é o certo, mas tentarei da forma que vc me disse. Grande abraço e agradeço demais sua ajuda.... Nota 10.

  13. #13

    Padrão re: Criando estrutura de roteamento no PPPoE

    Cara procure no forum um tutorial como montar um servidor PPPOE q la tem tudo amigo. suas regras estao erradas... em algumas partes.

    Exemplo:
    Name=
    password=
    service= any (pppoe)
    caller id = mac(endereco) (se vc colocar, tem q ser o mac do cliente, é bom usar isso pra controle eu nao uso.)
    profile=profile1 (foi o profile que criei para a interface wirelles (quais as configuraçoes desse profile??? é ESSE Q TA DERRUBANDO SEUS CLIENTES NO MINIMO)
    Local address= 192.168.200.1 (ip da interface wirelles)
    Remote address= 192.168.200.10 (IP do cliente)
    Aqui que eu encontrei o problema...
    Limit Bytes In = 500 (o maginus ja explico, vc nao seto nada, em kbps ou mb.. tem q por)
    Limit Bytes Out = 500(o maginus ja explico, vc nao seto nada, em kbps ou mb.. tem q por)
    Quando tirei o que tinha configurado deu certo conectou e navegou.
    Mas eu pensava que era nessa opção que fazia o controle de banda por cliente.... como faço para fazer o controle de banda? porq o que eu fiz foi nesse citado e no Upload e download.

  14. #14

    Padrão re: Criando estrutura de roteamento no PPPoE

    Amigos, Tudo OK. Muito Obrigado pelas dicas... Estão funcionando, não corretamente, acredito que possa melhorar muito e para isso apenas fazendo um bom curso de Mikrotik. No mais grande abraço pra vocês e que Deus os abençoe... FUI!