Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Rede roteada nao acessa uma rb no meio da rede

    Será que alguém poderia me dar uma idéia do que poderia estar acontecendo, temos uma rede roteada com ptp /30 entre as rbs uma das rbs não acessa algum já teve algum problema assim? Ex: rb1---->rb2----->rb3---->rb4 se acessa a rb4 mas a 3 não alguém tem alguma idéia?

  2. #2

    Padrão Re: Rede roteada nao acessa uma rb no meio da rede

    pode ser problema de rota,
    usas roteamento estático?
    se sim te aconselho a usar ospf

  3. #3

    Padrão Re: Rede roteada nao acessa uma rb no meio da rede

    tira o /30 coloka /24 e confere se os ips estão todos nas interfaces corretas, se usa bridge confere se todas as interfaces para acesso estão em ports

  4. #4

    Padrão Re: Rede roteada nao acessa uma rb no meio da rede

    ainda não tenho conhecimento de como usar o ospf

  5. #5

    Padrão Re: Rede roteada nao acessa uma rb no meio da rede

    São 7 rbs para mudar essa mascara, e sao muitas rotas para modificar

  6. #6

    Padrão Re: Rede roteada nao acessa uma rb no meio da rede

    o que eu percebi que as rbs que nao consigo acessar, se eu mando um tracert do windows para o IP 192.168.0.14, que é um dos ips que uso ele vai para a internet, um detalhe que estou usando o load balande pcc com 3 links, desabilitando 2 dos links tudo funciona normal

  7. #7

    Padrão Re: Rede roteada nao acessa uma rb no meio da rede

    usa ospf e acaba com esse problema na tua rede
    https://under-linux.org/f97/material...e-ospf-141905/
    se precisar de uma mão estamos ai.

  8. #8

    Padrão Re: Rede roteada nao acessa uma rb no meio da rede

    como seria uma configuração basica entre duas rbs, ?

  9. #9

    Padrão Re: Rede roteada nao acessa uma rb no meio da rede

    neste cenario roteador ----> rb1-----> rb2 ----->PC

  10. #10

    Padrão Re: Rede roteada nao acessa uma rb no meio da rede

    modelo mais básico de ospf, somente para trocar automáticamente as rotas.
    vá em /routing ospf interface
    adicione uma nova interface e mude as opções: interface=all, retransmit-interval=3s, hello-interval=6s, dead-interval=40s
    /routing ospf network
    add area, deixe as opções como estão
    /routing ospf network
    add area nome coloque backbone network=0.0.0.0

    a mesma configuração em todos os roteadores da rede
    lembrando que essas são as opções mias básicas do ospf, sem nenhuma configuração mais avançada, o ideal é você estudar e entender bem o protocolo, para implementações mais complexas futuramente e para o próprio debbug de algum problema, mas nesse modo as rotas serão automáticamente trocadas pelo protocolo ospf tranquilamente.

    para agradecer clique na estrelinha
    Última edição por iverton; 21-10-2010 às 00:19.

  11. #11

    Padrão Re: Rede roteada nao acessa uma rb no meio da rede

    e ai amigo conseguiu fazer funcionar o ospf?

  12. #12

    Padrão Re: Rede roteada nao acessa uma rb no meio da rede

    eu um teste consegui, mas ainda nao conheço bem para colocar para funcionar, sao uns 300 clientes se para um minuto chove ligações reclamando que a net parou, o problema eu detectei mas ainda nao consegui solucionar, é o load balance PCC que digamos esta enviando o trafego local da rede para a net, se desabilito a marcação de pacotes a rede funciona normal, alguma ideia de como contornar isso?

  13. #13

    Padrão Re: Rede roteada nao acessa uma rb no meio da rede

    Iverton boa noite
    1- Neste exemplo básico que vc deu posso tanto optar pela autenticação centralizada em um servidor ou autenticação individualizada nas repetições ?
    2- Qual seria a melhor forma na sua opinião ?
    3- Se for a autenticação descentralizada qual a melhor opção pppoe ou hotspot ?

    ps: Desculpa se a questão está fora do contexto do post

    Abraço a todos

  14. #14

    Padrão Re: Rede roteada nao acessa uma rb no meio da rede

    Citação Postado originalmente por jeanfrank Ver Post
    Iverton boa noite
    1- Neste exemplo básico que vc deu posso tanto optar pela autenticação centralizada em um servidor ou autenticação individualizada nas repetições ?
    pode ser centralizada sim, só que tem que fazer mais configurações que apenas roteamento e config do ospf, implica em tunelamentos também.
    Citação Postado originalmente por jeanfrank Ver Post
    2- Qual seria a melhor forma na sua opinião ?
    para mim seria a autenticação local em cada pop com radius em um server central
    Citação Postado originalmente por jeanfrank Ver Post
    3- Se for a autenticação descentralizada qual a melhor opção pppoe ou hotspot ?

    ps: Desculpa se a questão está fora do contexto do post

    Abraço a todos
    pppoe ou hotspot, isso quase da morte rapaz, tem gente que ama o pppoe e outros fanáticos por hotspot, mas as duas são ótimas opções de autenticação, o protocolo pppoe é mais seguro, por outro lado o hotspot tem a interação com o usuário.
    Em meu caso uso hotspot com integração radius, pela facilidade de colocar avisos no hotspot, fazer páginas personalizadas e até vender anuncios nas páginas do hotspot.

  15. #15

    Padrão Re: Rede roteada nao acessa uma rb no meio da rede

    Opa bom dia Iverton

    Beleza ai pelas dicas e opiniões vou testar alguns cenários aqui.
    Quando tiver tudo ok reporto os testes pra ver se ajuda mais alguem
    valeu obrigado

  16. #16

    Padrão Re: Rede roteada nao acessa uma rb no meio da rede

    Citação Postado originalmente por iverton Ver Post
    pode ser centralizada sim, só que tem que fazer mais configurações que apenas roteamento e config do ospf, implica em tunelamentos também.

    para mim seria a autenticação local em cada pop com radius em um server central

    pppoe ou hotspot, isso quase da morte rapaz, tem gente que ama o pppoe e outros fanáticos por hotspot, mas as duas são ótimas opções de autenticação, o protocolo pppoe é mais seguro, por outro lado o hotspot tem a interação com o usuário.
    Em meu caso uso hotspot com integração radius, pela facilidade de colocar avisos no hotspot, fazer páginas personalizadas e até vender anuncios nas páginas do hotspot.
    Iverton, qual cenário você utiliza ai? roteada e autenticação local mesmo ou tunelamentos?
    vc teria alguns exemplos de topologias assim? vlww

  17. #17

    Padrão Re: Rede roteada nao acessa uma rb no meio da rede

    boa noite gustavinho69!
    aqui em minha rede uso rede roteada com protocolo de roteamento dinamico(ospf) e autenticação via radius.
    com a rede roteada e autenticação direto no servidor teria de fazer isso:
    Mikrotik RouterOS transparent bridge using PPtP and EoIP | Butch Evans Blog
    lembrando que nesse exemplo ele usa o eoip que é um protocolo de bridge entre interfaces roteadas e o pptp somente para a criptografia pois a autenticação que ele usa passa diretamente pela grande rede e o eoip não usa cripto, em uma rede onde não há essa passagem pela internet( pop roteado autenticando direto no servidor) somente o eoip ja resolveria.
    qualquer coisa estamos ai...

    clica na estrelinha pra agradecer.
    Última edição por iverton; 14-12-2010 às 04:08.

  18. #18

    Padrão Re: Rede roteada nao acessa uma rb no meio da rede

    Citação Postado originalmente por iverton Ver Post
    boa noite gustavinho69!
    aqui em minha rede uso rede roteada com protocolo de roteamento dinamico(ospf) e autenticação via radius.
    com a rede roteada e autenticação direto no servidor teria de fazer isso:
    Mikrotik RouterOS transparent bridge using PPtP and EoIP | Butch Evans Blog
    lembrando que nesse exemplo ele usa o eoip que é um protocolo de bridge entre interfaces roteadas e o pptp somente para a criptografia pois a autenticação que ele usa passa diretamente pela grande rede e o eoip não usa cripto, em uma rede onde não há essa passagem pela internet( pop roteado autenticando direto no servidor) somente o eoip ja resolveria.
    qualquer coisa estamos ai...

    clica na estrelinha pra agradecer.
    HUmm bacana, estou elaborando uma rede roteada por aqui, mais ainda estou com algumas duvidas sobre os tunelamentos. Você utiliza algum sistema em cima do radius para administração dos usuarios ou aquele dialup_admin?

  19. #19

    Padrão Re: Rede roteada nao acessa uma rb no meio da rede

    toda a administração dos users da minha rede é feita pelo radius do myauth3.

  20. #20
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede roteada nao acessa uma rb no meio da rede

    o ivertom me da uma dica boa ai tenho o myauth 3 ja tentei de tudo para configurar e nada quero configurar o ospf.
    e assim so tenho um servidor principal este sera o roteador ospf .
    e 1 ponto de acesso wavion que se liga direto no servidor .
    queria que meus aps se conectassem via ospf neste servidor passando pelo ponto de acesso mas ta dificil .
    ja li e reli e não entra na cabeça .quando vou tentar colocar o ip da area no myauth 3 ele não aceita .eu ja to ficando louco .
    e o pior e que deve ser uma coisa facil igual mikrotik so e dificil enquanto não se sabe fazer nada configurou a primeira ves ai deslancha