+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RB433ah X RB600a pós e contras

    Galera estou pensando em comprar uma RB porem estou em dulvida em qual comprar, tenho uma antena omnidirecional e uso uma placa mae com mikrotik e plaquinha 600mw da engenius, estou pensando em pegar a RB600 e usa-lá em bridge recebendo internet do meu servidor mikrotik q vai ficar em baixo da torre, e colocar nela 4 cartoes 1 XR2 pra omni e os outros trez XR5 em trez paineis setorias, mais será que a RB suporta tranquilo os 4 cartoes sem perder a qualidade se estivesse só com 1? E no meu caso qual RB e melhor?

  2. #2

    Padrão Re:

    e colocar nela 4 cartoes 1 XR2 pra omni e os outros trez XR5 em trez paineis setorias

    A pergunta inicial é: porque esse cenário?? Tá com projeto de atender quantos assinantes e com qual velocidade? Sem querer apontar erros no teu projeto, mas eu não faria isso.

    Explico com apenas dois motivos: irá sofrer problemas com sobreposição de canais e consumo elevado de potência da fonte (aliás, nem pensaria em comprar qualquer fontezinha bagaceira, teria que ser uma de notebook, e com corrente beeeeem alta pra manter essa potência toda). Tem mais possíveis problemas, que o restante do pessoal mais capacitado que eu vai lembrar de citar.

    Detalhe prático: tu não vai conseguir encaixar dois XR5 na RB600, de jeito nenhum, sabe porque? Porque ele é 'gordinho' na parte do dissipador/blindagem que é soldada em cima do circuito de RF. Ou seja, só se arrancar essa blindagem pra fazer um encaixar sobreposto ao outro.

    Isso tudo sem contar a parte funcional da rede wireless, claro. A primeira ideia que te dou é que redimensione melhor teu projeto, e que exponha a ideia do projeto para que possamos passar dicas para te ajudar.

  3. #3

    Padrão Re:

    Eu estou pensando em atender ums 200 clientes via wiriless, tenho uma omni wiverguid 16 slot, penso em comprar uma RB pq meu pc ap nao consegue entregar 1 mega pra cada cliente, pois no momento tenho 15, tenho 1 link de 25 megas da gvt, dai queria antender 200 clientes qual melhor equipamento indicado para fazer isso? 1 RB para cada painel?

  4. #4

    Padrão Re: RB433ah X RB600a pós e contras

    dua rb 433ah ta legal, mas com uma omini em 2,4 tu não conseguirá nunca entregar 1mb para os clientes, se queres entregar 1mb para cada cliente te aconselho a utltizar a linha ubiquiti m5.
    ficaria de primeira 4 rocketM5 + 4 AirMax Sector 5G-17-90, e utilizar nanostation M5 ou nanobridge M5.
    tua rede ficaria de primeira, e faria o controle nesse mikrotik que disse que tem embaixo da torre

  5. #5

    Padrão Re: RB433ah X RB600a pós e contras

    Mais entao ficaria 4 rocket M5 com os 4 AirMax sector 5g-17-90 pra enviar o sinal da internet, e os nanos m5 como cliente? Mais tipow uma RB com 4 cartoes xr5 e com 4 painel setorial, e usar nos clientes os nanos M5 ficaria pior igual ou melhor que os Rocket com as Airmax, vlw cara Deus abençoe tu.

  6. #6

    Padrão Re: RB433ah X RB600a pós e contras

    rocket airmax é mimo e tem tecnologia tdma da ubiquiti, tem bastante diferença, sem contar que como ja foi dito acima que uma rb apenas para 4 xr5 não tem como encaixar os cartões sem retirar a blindagem e ainda força muito a energia, teria que ter uma amperagem porrada.

  7. #7

    Padrão Re:

    ByADM, ao invés de querer 'casar' os XR5 com as Nano M5, usa os Rocket + Base Station na torre e as Nano M5 nos clientes. Esqueça as RB's para esse teu projeto. E é isso, nada melhor para esses planos de velocidades que tu pretende comercializar.

    Monta um bom computador, instala um Mikrotik OS licenciado e faz o controle técnico dos assinantes nele. Se for o caso, já pensa no futuro. Monta um bom proxy/cache paralelo ao servidor Mikrotik.

    Se eu tivesse dinheiro pra investir, certamente faria dessa forma. É a minha dica. Agora pensa e põe em prática, professor! Abraço.

  8. #8

    Padrão Re:

    Obrigado jadir vou fazer isso mesmo, + primeiro vou trabalhar ums meses em 2.4G pra levantar a grana pra invertir nesses equipamentos, e obrigado a todo mundo que respondeu meu topico, Deus abençoe voces gente.

  9. #9

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Detalhe prático: tu não vai conseguir encaixar dois XR5 na RB600, de jeito nenhum, sabe porque? Porque ele é 'gordinho' na parte do dissipador/blindagem que é soldada em cima do circuito de RF. Ou seja, só se arrancar essa blindagem pra fazer um encaixar sobreposto ao outro.
    Cabe sim, inclusive tenho uma rb600 com dois XR5 e dois XR2(piores ainda) cabe tranquilo.
    Se colocar a RB604 então cabem é os oito.

  10. #10
    Não Registrado(s)
    Visitante

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por gabriel Ver Post
    Cabe sim, inclusive tenho uma rb600 com dois XR5 e dois XR2(piores ainda) cabe tranquilo.
    Se colocar a RB604 então cabem é os oito.
    eu sei nem dei ouvidos pro que o cara disse nao, imagina se a mikrotik ia fazer uma placa pra suportar cartoes 2.4 e 5.8 e nao caber o xr5 ¬¬, mais te perguntar essa rb com um cartao xr2, fica melhor q um pc ap com placa 600mw da engenuis, aquelas q tem no mercado livre, pois e dessas q eu uso e to achando meio ruim pra enviar 1 mega pra cada cliente, será q se eu passar pra o xr2 vai melhorar? Obrigado

  11. #11

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por Não Registrado(s) Ver Post
    eu sei nem dei ouvidos pro que o cara disse nao, imagina se a mikrotik ia fazer uma placa pra suportar cartoes 2.4 e 5.8 e nao caber o xr5 ¬¬, mais te perguntar essa rb com um cartao xr2, fica melhor q um pc ap com placa 600mw da engenuis, aquelas q tem no mercado livre, pois e dessas q eu uso e to achando meio ruim pra enviar 1 mega pra cada cliente, será q se eu passar pra o xr2 vai melhorar? Obrigado
    1 mega em 2.4 nem pensar, só sendo ponto a ponto, ja multiponto só em 5.8

  12. #12

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por iverton Ver Post
    1 mega em 2.4 nem pensar, só sendo ponto a ponto, ja multiponto só em 5.8
    BLZ BRIGADAO VOCES SAO DE MAIS VLW MESMO!

  13. #13

    Padrão Re: RB433ah X RB600a pós e contras

    Gabriel, obrigado pela resposta. Eu confesso que me baseei no que um amigo me disse, não em uma experiência particular com o XR5. Se está errada a minha afirmativa, peço desculpas, de coração.

  14. #14

    Padrão Re: RB433ah X RB600a pós e contras

    tranquilo, ele é meio chato de colocar mais cabe sim.

    Quanto a velocidade de 1mbps em 2.4 é possível sim, mas em condições muito especiais. Trabalho em minha rede com planos de 300, 600 e 1024k sendo que o plano de 600k responde por 70% dos meus assinantes. Tenho setorial rodando com 50 clientes e tudo normal.

    O canal de 2.4 tem um troughput em torno de 6 a 7 megas, se a garantia contratual de banda é de 10% pode ficar tranquilo, no cartão em que tenho 50 clientes o consumo raramente passa de 2mbps.

    Tem de estar todo mundo perto (limitei a distância de instalação a 1km) e estar com tudo alinhadissimo, trabalho com polarização horizontal e CPEs OIW nessa "célula laboratório".

  15. #15

    Padrão Re: RB433ah X RB600a pós e contras

    Citação Postado originalmente por gabriel Ver Post
    tranquilo, ele é meio chato de colocar mais cabe sim.

    Quanto a velocidade de 1mbps em 2.4 é possível sim, mas em condições muito especiais. Trabalho em minha rede com planos de 300, 600 e 1024k sendo que o plano de 600k responde por 70% dos meus assinantes. Tenho setorial rodando com 50 clientes e tudo normal.

    O canal de 2.4 tem um troughput em torno de 6 a 7 megas, se a garantia contratual de banda é de 10% pode ficar tranquilo, no cartão em que tenho 50 clientes o consumo raramente passa de 2mbps.

    Tem de estar todo mundo perto (limitei a distância de instalação a 1km) e estar com tudo alinhadissimo, trabalho com polarização horizontal e CPEs OIW nessa "célula laboratório".
    MAIS ENTAO CADA CARTAO XR2 CONSEGUE QUANTOS CLIENTES LOGADOS AO MESMO TEMPO? E COMO Q EU FAÇO ESSE troughput DE CANAL? E TIPOW SE EU COMPRAR UMA RB Q CABE 4 CARTOES POSSO COLOCAR 4 XR2 OU SERIA MELHOR NA PLACA MAE COM OS MESMOS ADAPTADOS, OBRIGADO