+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Internet X Quantidades de clientes

    Ola amigos,.
    A questão é a seguinte pretendo obter um link dedicado Full de 512kbps vou usar o proxy do mikrotik, ai fca a duvida de quantos clientes simutâneos posso atender. Tendo em vista que já tenho um cliente garantido de 512Kbps (Lan House) só que não full.
    Ai fica a questão, se esse cliente consumir toda a sua banda que o mais provavel não tera como eu colocar mais ninguem.
    Sendo que o preço do link que eu pagarei será R$1400,00. e o preço do cliente lan house será de R$ 640,00 aí vou ter prejuizo.
    Se der pra colocar mais clientes será de 64kbps.
    Então ficara assim:
    1 Cliente de 512 Down e 128 UP e X clientes de 64 Down e 16 UP.
    Ou só da apenas o de 512 ligado direto.





  2. #2

    Padrão Re: Internet X Quantidades de clientes

    Certamente vc não terá espaço disponível, visto que só um cliente seu vai ter capacidade de consumir sua banda toda.

    Veja bem, um provedor ganha dinheiro quando alguns usuários não usam a internet, e neste momento de folga vc pode vender para outros clientes... Ou seja, vc precisa conhecer o perfil dos seus clientes.
    Para isso é legal acompanhar os gráficos do MRTG por exemplo, para saber os horários de maior consumo e bolar estratégias em cima disso, etc.

    Mas só pra vc ter uma idéia, aqui vendemos planos de 200k e 400k. 80% dos clientes aderiram ao plano de 200k. E pelo nosso histórico conseguimos colocar 40 clientes por Mb. Mas veja que eu não tenho nenhum cliente que vai poder estrapolar os limites....

    Bom, é mais ou menos isso. Espero ter ajudado.

  3. #3

    Padrão Re: Internet X Quantidades de clientes

    Então quer dizer que não adianta eu pagar um absuro por um link full e vender ele por 1/3 do valor a um cliente que consuma toda a minha banda?
    Então em um exemplo eu tivesse 2mb full pagando por essa internet R$4.800,00 que é o valor que esta aqui, e fosse vender para quatro clientes simultaneos no caso Lan House que consomen muita banda com taxas de 512Down por 128 de UP cada um a R$ 640,00 só daria R$ 2560,00.
    Então não compensa vender para esses clientes?

  4. #4

    Padrão Re: Internet X Quantidades de clientes

    Realmente nao compesa, mais vc tem que saber que a propria lan house nao vai ficar ligada o tempo todo, mesmo ficando muito tempo ligada, o problema e que o horario de pico da lan house vai ser o horario de pico dos seus clientes, vc pode fazer uma regra de pcq no mikrotik pra distribuir o trafego igual entre a lan house e seus clientes se os dois tentarem usar ao mesmo tempo, isso diminuiria o problema do cliente, uma dica tente arumar o maximo de clientes o mais rapido possivel e subir o link, quanto mais clientes mais fica folgado o link em comparacao ao link com menos clientes, porque se vc so tem um cliente ele sempre usa nos mesmos horarios, se vc tem dois a probabilidade deles usarem nos mesmos horarios e muito grande, porque 80% dos clientes usao sempre no mesmo horario... quando vc começa e bom dividir o uso por 3, ou seja 3 clientes de 512 pra um link de 512, a medida que vc vai tendo mais clientes vai aumentando esta proporçao, quando vc e grande a proporçao chega a ser dividido por 30 ou seja 30 clientes de 512 por 512 de link

  5. #5

    Padrão Re: Internet X Quantidades de clientes

    Pois é amigo. Realmente é complicado. Teoricamente O link full é a mesma velocidade de um link ADSL por exemplo, mas tem uma série de diferenças técnicas como rotas, estabilidade, fidelidade, ips válidos etc..
    Rapaz, tá bem caro o full aí heim?? Sugiro usar um link full balanceando com ADSL e fazer um balanceamento priorizando pacotes.

  6. #6

    Padrão Re: Internet X Quantidades de clientes

    Citação Postado originalmente por nonoque Ver Post
    Pois é amigo. Realmente é complicado. Teoricamente O link full é a mesma velocidade de um link ADSL por exemplo, mas tem uma série de diferenças técnicas como rotas, estabilidade, fidelidade, ips válidos etc..
    Rapaz, tá bem caro o full aí heim?? Sugiro usar um link full balanceando com ADSL e fazer um balanceamento priorizando pacotes.
    Pior e que agora ta é barato pra região, e o mais pior é que não tem adsl aqui onde eu moro, só esse link full que vem por fibra optica ou link do provedor que pega tambem dessa fibra.
    Então iria ficar assim pegaria esse link full para os clientes residencias e um outro link de 512 de um provedor qualquer para usar na lan house.
    Mas quantos clientes de 64kbps posso colocar nesse 512 full?

  7. #7

    Padrão Re: Internet X Quantidades de clientes

    Por quê não tenta trazer via rádio de uma cidade vizinha?
    Não é possivel que esteja a mais de 100 Km

  8. #8

    Padrão Re: Internet X Quantidades de clientes

    Cerca de 50 a 60 clientes.

  9. #9

    Padrão Re: Internet X Quantidades de clientes

    Existem outros provedores na sua região?
    Qual velocidade os mesmos comercializam?

  10. #10

    Padrão Re: Internet X Quantidades de clientes

    Atualmente exitem 4 provedores trabalhando com SCM aqui e outros 4 comprando internet desses provedores e trabalhando com SCM dos mesmos.
    Os planos que eles vendem aqui são o seguinte:
    kbps---------R$
    64----------80,00
    128---------160,00 e alguns de 140,00
    256---------320,00
    512---------640,00
    1M----------1300 e alguma coisa.
    256full no provedor-----900,00
    1M full no provedor----3300,00

    E ate onde eu sei eles comprão por 2,800,00 o dedicado.
    E olha tinha um quando inaugurou fez uma promoção que os primeiros 100 clientes só pagariam R$100,00 em 128kbps.
    Da pra ter algum lucro de quantos % com essa tabela de proços? no caso a maioria de 64 e 128kbps.

  11. #11

    Padrão Re: Internet X Quantidades de clientes

    Caaara... bem caros os planos que eles comercializam
    Aqui 200k está na faixa de 45
    Porquê não vê a possibilidade de pegar um link ou uma parte deles, nem que você tenha que dar um percentual do seu lucro..

  12. #12

    Padrão Re: Internet X Quantidades de clientes

    nossa... por ai da para ver como o nosso país é desigual.
    aqui o pessoal não aceita 128kbps nem se for de graça, eu vendo o plano inicial de 400kbps a 50 reais e só falta o pessoal me chamar de ladrao.
    o link ful aqui ta custando em torno de 650 reais o mega.

    voltando ao topico o calculo de quantidade de cliente geralmente é da quantidade de link (512kbps) dividido pelo plano comercializado (64kbps) vezes 4
    512/64*4= 32 clientes
    essa é uma média levando em conta que o consumo de banda dos clientes conectados fica em torno de 1/4

    mas depende muito do seu perfil de clientes, isso pode variar em uns 10 pra mais ou pra menos.
    se voce colocar internet só para casais de velhinhos vai conseguir uns 80 clientes
    se voce vender internet para garotos viciados em conquer e que vendem cd pirata baixado pelo ares vai conceguir uns 10.

  13. #13

    Padrão Re: Internet X Quantidades de clientes

    Interessante esse calculo