+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidor linux para provedor wireless

    Olá Gurizada!
    Seguinte, tenho radios Krazer como AP e faço controle de banda por eles, são 3 rádios, um ligado em uma omni aquario de 15 dBi com 100 mW apenas para os clientes mais próximos (máximo 1 km) outros 2 radios com 200 mW e antenas de grade de 25 dBi para alguns clientes mais distantes, essa estrutura está funcionando perfeitamente mas quero fazer o controle de banda de todos através de um servidor linux.
    A minha pergunta é, qual melhor distribuição (open) para esse fim. Desde já digo que pensei nessa solução pois ainda não é viável ($) comprar equipamento mikrotik.
    Agradeço a opinião de todos.

  2. #2

    Padrão Re: Servidor linux para provedor wireless

    Com toda sinceridade amigo, se você não pode começar com material de qualidade é melhor você nem comçar.
    Usar equipamento de qualidade nesse ramo é essencial e faz toda diferença.

  3. #3

    Padrão Re: Servidor linux para provedor wireless

    bem, concordo com o camarada acima. mas nem tanto. Motivo?
    utilizo o Brazilfw, é Open, comunidade bem participativa. Eu to lá também como mister bogus.
    BrazilFW Firewall and Router

    utilizo aqui na minha rede. claro, no futuro eu vou usar algo mais tchan. como vc mesmo disse, mas acredito que não vou trocar o Bfw. motivo. pow, se para eu comprar um Sistema Admin como o mk-auth, ou o my-auth ou o provebundo, para só utilizar o mikrotik como load balance e servidor ppoe. pow, eu posso fazer isso tudo no Bfw. (tem uns camaradas lá já utilizando ele para comunicar com mikrotik).
    coisas novas que eu vi por lá:
    - O camarada Luapufo copilou o thundercache 3.1 para rodar na plataforma.
    - Já temos Servidor PPPOE com o addon SPAW- também do Luapufo.
    - controle de banda é super.
    - super estável.
    etc.
    haa, mas se segura. porque acho que os addons específicos para provedor esntão se encaminhando para que no futuro serão pagos, eu acho. se for, será merecidamente. e não será um 500 mereis de mikrotik.

    lista de addons para a versão 3.x que eu uso
    http://www.brazilfw.com.br/forum/vie...p?f=77&t=71933
    essa é uma versão de testes ainda, mas já está muito estávem e em produção.
    a versão anterior é a 2.x, muito show também, e com milhares de addons. rsrs
    PARA SABER MAIS DÁ UMA LIDA DO TUTORIAL ONLINE
    http://www.brazilfw.com.br/wiki/bfw3...ain_Page/pt-br
    abraços
    Última edição por misterbogus; 19-10-2010 às 10:53.

  4. #4

    Padrão Re: Servidor linux para provedor wireless

    Obrigado, toda ajuda é bem vinda, meu sistema está funcionando perfeitmente, só quero agilizar as coisas pra mim, por enquanto não preciso de uma Ferrari se meu Corsa me leva onde quero, ehehhehe, toda opinião é bem vinda.

  5. #5

    Padrão Re: Servidor linux para provedor wireless

    o meu é parecido com o seu.
    eu no servidor bfw estou com um hardwre bom mas um pouco velho. uma placa intel 478 - 1 pentium 4 ht e 1gb de memória - antes estava com 1 p3 800 e 128, só almentei porque ativei o cache do squid. e estou também. mas claro, quando rodar o proxy dinâmico será outro hardware.
    para quem tem mais de um link fazer balanceamento é muito show.
    Smart Route/pt-br - BrazilFW Firewall and Router
    para o básico me dá e sobra. eu me interessei pelo mikrotik mas depois vi que o diferencial do mikrotik seria as técnicas de camuflagem de ganda, aceleração e etc. como eu não sou muito a favor disso eu nem continuei os estudos. para mim é assim, ou eu tenho banda para vender ou eu não tenho e não vendo.seja adsl ou dedicado.
    mas tenho um consumo muiiito pequeno.

  6. #6
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Servidor linux para provedor wireless

    MIKROTIK.