Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de weliton
    Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Montes Claros de Goiás, Brazil
    Posts
    73

    Padrão Conselhos para iniciantes sobre DHCP

    Bom dia pessoal acordei inspirado, pois passei bem a noite e sonhei com uma solucao simples para problemas com ips, talvez a maioria ja sabe e faz em pratica mas eu comecei hoje a fazer a pratica pois tambem ja sabia.
    agradeco nosso amigo cat pois veio dele a ideia que sei.
    sempre fazemos uma carreria nas casas de clientes quando os mesmos nao formata com nos, ( -ou vem aki instalar o programa do usb, plaquinha e outros. chegando la e so por o bandido do ip.)
    agora meus problemas acabarao em relacao a ips. coloquei a servidor para enviar altomatico para os USBs e as placas pci, e os radios que utilizamos colocamos em cliente isp pois de la sai um unico ip para nos mesmo que esteja 2 ou mais pcs ligados e os ips sao altomaticos mesmo eles trocam de computadores os ips vem altomatico claro que vc tem que configurar isso no radio ne .(melhos firmeware para isso que eu conheco e ap-router todas as versoes e Brodband router realtek. e tem alguns engenios que serve)
    e mais simples que configurar um hostspot.
    vamos la
    DHCP funcionando ne mandando ips altomatico ne agora vc nao tem todo o controle mesmo ativando o binding e arp ( versao testado para iniciante MK 2.9.7) pois o dhcp vai ficar enviando ips a torto e direito entro na rede mando um ip, isso tava sendo um problema pois pessoas com sinal ruim tava atrapalhando minha torre.
    agora vc vai la em
    ip>dhcp server
    DHCP>
    deixe o resto como esta so mude o que eu disser( claro para isso seu dhcp ja deve estar funcionando se ele nao estiver tem que arruma-lo antes.)
    em addres pool vc poim static-only( stabilizar o dhcp para quem estiver cadastrado )
    LEASER
    vc cria no + vermelho um cliente tipo como vc fez no hostspot com ip e mac
    address (ip do cliente)
    mac addres(mac do cliente)
    marque o quadrinho user src.mac addres
    server(vc escolhe seu dhcp)
    vai em commente e escreva o nome de seu cliente como no Hotspot para ficar organizado.
    mande seu cliente reiniciar o pc e por altomatico no USB ou placa pci, pois para radios os ips ja ficao fixos. mas vc pode fazer varias coisas com isso e ta mesmo deixar um pool para propagandas tipo contatos mas ele nunca vai logar e tambem isso faz com que ele fique usando sua rb e estragando a qualidade dos cartoes.
    ESPERO TER AJUDADO. rsrsrs meu teclado nao tem (cedilha e nem assentos) e tambem estou fazendo um curso para melhorar na escrita mas e isso ai ne
    se ajudou alguem agradeca e se eu estiver errado digao tambem mas tudo que escrevi foi testado e esta em operacao com 120 clientes.
    o (*) melhora a reputacao entao se alguem gostou e ajudou nao esqueca de clicar no (*) fuiiiiiiiiiiiii...
    Última edição por weliton; 19-10-2010 às 10:52.

  2. #2

    Padrão Re: Conselhos para iniciantes sobre DHCP

    Muito bom , mais eu prefiro ainda usar sub-redes nos clientes e deixar o dhcp pra propagando , mais mesmo assim muito boa dica

  3. #3
    Avatar de weliton
    Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Montes Claros de Goiás, Brazil
    Posts
    73

    Padrão Re: Conselhos para iniciantes sobre DHCP

    ta mas para iniciante melhor mais simples. rsrsr
    tambem nao sei como e isso de sub-redes talvez e mais simples ainda.
    digo pois a maioria pego um backup de alguem e ta tentando aprender.
    passei muita raiva com isso entao gostei da ideia pois se eu tivesse feito isso antes tinha poupado meses de probleminhas e visitinhas.. outra coisa
    fico muito bem explicado, na lingua falada mesmo ne rsrsr..
    Última edição por weliton; 19-10-2010 às 16:51.

  4. #4

    Padrão Re: Conselhos para iniciantes sobre DHCP

    Citação Postado originalmente por jmathayde Ver Post
    Muito bom , mais eu prefiro ainda usar sub-redes nos clientes e deixar o dhcp pra propagando , mais mesmo assim muito boa dica
    amigão poderia da uma luz de como fica a sub-rede no mk? otima sua configuração dhcp só propaganda e sub-redes nos clientes...

  5. #5

    Padrão Re: Conselhos para iniciantes sobre DHCP

    Citação Postado originalmente por dimasters Ver Post
    Blz...
    Me fala uma coisa se um cliente com gateway 192.168.1.1(mk e dhcp) se o cliente coloca o ip estático 192.168.1.1 na maquina alem de ja estar na mesma rede, vai poder fazer o homem do meio não vai?
    Abraço
    Mas eu penso que o ip do gateway voce deixa fora do pool.

    Além de que vai travar a rede.
    Aqui tivemos um problema com dois clientes que em determinados momentos não pegavam o ip e dai acabava pegando o ip do servidor. Nos ubiquiti tem uma opçao DHCP Falback IP na aba Network . Quando usava dhcp ativado, marcavamos esta opção com o ip do servidor.
    Hoje deixamos tudo com ip estático.
    Última edição por 1929; 20-10-2010 às 09:16.

  6. #6

    Padrão Re: Conselhos para iniciantes sobre DHCP

    Citação Postado originalmente por dimasters Ver Post
    Sim claro mas rsrs o cliente vai saber olhando no status da conexão dele que o gateway dele é x e se colocar x na interface dele ja vai dar zika...
    Teve um cliente meu que fez isso e olha que é pppoe em...
    Por isso acho importante configurar rádio o rádio como cliente ISP. Assim ele fica roteado e não aparece o gateway.
    Não gosto de usb e nem placa pci por isso. A gente fica limitado e deixa portas abertas para o cliente curioso.

  7. #7
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Conselhos para iniciantes sobre DHCP

    eu ja resolvi usar aquelas plaquinhas PCBA, na minha rede, como eu prefiro não usar DHCP, apenas o PPPoE, os meu clientes não fica mais vendos as redes dos meus concorrentes, e estou pagando super barado mesmo, e acabou o tumulto de a toda hora ter que ir no cliente pra arrumar as cacas que os curiosos.

  8. #8

    Padrão Re: Conselhos para iniciantes sobre DHCP

    Ainda no foco da sub-rede, poderiam dar uma dica de como fica no MK, pois penso em implantar esse esquema aqui e deixar o DHCP apenas para propaganda.
    Sds.

  9. #9
    Avatar de weliton
    Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Montes Claros de Goiás, Brazil
    Posts
    73

    Padrão Re: Conselhos para iniciantes sobre DHCP

    Disse e continuo afirmando, tenho 160clinetes 100usb, pci e 60 com radios 4 meses problemas zero, nem com clinetes nem com clonagem mas estou migrado para Pppoe para ajudar na seguranca.
    outra coisa, o poste e para iniciantes que estao com o problema parecido com o que eu tive, por isso quis ajudar.
    outra coisa estou 100% de acordo com voces relacionados a usb, pci com certeza se eu tivesse na epoca condicoes teria posto tudo radio, mas o Brasil e isso, pouco dinheiro as vezes e muito.
    gosto de usb principalmente agora que fiz isso. ate para meus aprendizes irem fazer seus primeiros suportes e mais simples..
    instalacao com usb e 50% mais barato. mas no futuro vou trocando de pouco para radio (pcba)
    aaaa ja ia me esquesendo
    com usb posso cobrar o mesmo valor que os outros, e dar 1 mes gratis ou ate mesmo uma formatacao
    Última edição por weliton; 20-10-2010 às 14:46.

  10. #10
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Conselhos para iniciantes sobre DHCP

    Citação Postado originalmente por weliton Ver Post
    Disse e continuo afirmando, tenho 160clinetes 100usb, pci e 60 com radios 4 meses problemas zero, nem com clinetes nem com clonagem mas estou migrado para Pppoe para ajudar na seguranca.
    outra coisa, o poste e para iniciantes que estao com o problema parecido com o que eu tive, por isso quis ajudar.
    outra coisa estou 100% de acordo com voces relacionados a usb, pci com certeza se eu tivesse na epoca condicoes teria posto tudo radio, mas o Brasil e isso, pouco dinheiro as vezes e muito.
    gosto de usb principalmente agora que fiz isso. ate para meus aprendizes irem fazer seus primeiros suportes e mais simples..
    instalacao com usb e 50% mais barato. mas no futuro vou trocando de pouco para radio (pcba)
    aaaa ja ia me esquesendo
    com usb posso cobrar o mesmo valor que os outros, e dar 1 mes gratis ou ate mesmo uma formatacao
    Eu quando inciei usava placa pci e cabo rgc213, cabo 213 era cara pra caramba os conectores também, sem falar na demora pra instalar, pois eu soldava todos os conectores pra não dar problema.
    Alguns clientes eu usava AP, Ap do Brasil Ap do Paraguai, já era melhor de instalar. Até que conheci o Tal Bullet, hoje só uso bullet e AirGrid, bom de instalar não dá manutenção, e tenho mais de 300 bulets em clientes e onde é 5.8 uso airgrid que moleza pra instalar. Sai um pouco mais caro, mas só vou no cliente quando ele se enche de virus. Quanto a formatação sempre que vamos fazer uma instalação e vemos que o pc já está bichado nós formatamos e não cobramos do cliente, assim ele fica com a net boa até se encher de virus, ai ele mesmo vem trazer pra nós formatar ai a gente cobra. Minha meta é chegar o final do ano com 400 bulets instalado, fora os airgrid 5.8

  11. #11

    Padrão Re: Conselhos para iniciantes sobre DHCP

    facil facil vamos la

    Na verdade pelo poco que sei e uso o hotspot do mikrotik e muito bom com sub-redes , basta voce fazer da seguinte forma

    IP > Addresses

    + - no sinal mesmo de +

    abre janela

    address = 192.168.11.1/30 - note aqui coloco mascara 30 para que so o host e 1 cliente se conecte no mesmo IP
    networks - nao precisa o sistema prenche
    broad... = o sistema prencher
    interface = saida dos cliente ou seja placa que vai para ap ou hubs etc etc etc


    Feito isso eu pelo menos faço tambem o cadastro no hotspot ( IP Bindings) claro marcando na opão Type regular .

    Eu gosto de cadastrar nos dois mesmo porque fica organizado e vejo quem esta na rede nao so pelo action , o cara pode esta na rede e nao ter logado , vejo isso no host .



    Nao sou muito bom de explicação mais tomara que vc tenha encontrado o caminho.


    Obs: aqui uso muitos numeros ate diferentes , pois tento , eu disse tento enganar quem quer fazer sacanagem passado scaner de rede , o uso de DHCP somente é muito ruin , coloca la no youtube - burlar hotspot , vc ira se apavorar kkkkk

    falou


    Citação Postado originalmente por Nando Ver Post
    amigão poderia da uma luz de como fica a sub-rede no mk? otima sua configuração dhcp só propaganda e sub-redes nos clientes...

  12. #12

    Padrão Re: Conselhos para iniciantes sobre DHCP

    Mais sai mais caro vc comprando bullet , pelo menos os preços que vi , do que colocando radios homologados .

    Se to falando M.. me desculpe mais pelo que vi o bullet alem dele precisa de uma antena ? ou nao ? to perguntando que nao sei so vi no google isso.

    Tem empresa que vende o radio com firmeware aprouter com antena integrada so leva uma caixa na mao e cabo de rede e pifts deu pra instalação.


    explica melhor qual é a do bullet


    Citação Postado originalmente por Almirgas Ver Post
    Eu quando inciei usava placa pci e cabo rgc213, cabo 213 era cara pra caramba os conectores também, sem falar na demora pra instalar, pois eu soldava todos os conectores pra não dar problema.
    Alguns clientes eu usava AP, Ap do Brasil Ap do Paraguai, já era melhor de instalar. Até que conheci o Tal Bullet, hoje só uso bullet e AirGrid, bom de instalar não dá manutenção, e tenho mais de 300 bulets em clientes e onde é 5.8 uso airgrid que moleza pra instalar. Sai um pouco mais caro, mas só vou no cliente quando ele se enche de virus. Quanto a formatação sempre que vamos fazer uma instalação e vemos que o pc já está bichado nós formatamos e não cobramos do cliente, assim ele fica com a net boa até se encher de virus, ai ele mesmo vem trazer pra nós formatar ai a gente cobra. Minha meta é chegar o final do ano com 400 bulets instalado, fora os airgrid 5.8

  13. #13

    Padrão Re: Conselhos para iniciantes sobre DHCP

    Citação Postado originalmente por jmathayde Ver Post
    facil facil vamos la

    Na verdade pelo poco que sei e uso o hotspot do mikrotik e muito bom com sub-redes , basta voce fazer da seguinte forma

    IP > Addresses

    + - no sinal mesmo de +

    abre janela

    address = 192.168.11.1/30 - note aqui coloco mascara 30 para que so o host e 1 cliente se conecte no mesmo IP
    networks - nao precisa o sistema prenche
    broad... = o sistema prencher
    interface = saida dos cliente ou seja placa que vai para ap ou hubs etc etc etc


    Feito isso eu pelo menos faço tambem o cadastro no hotspot ( IP Bindings) claro marcando na opão Type regular .

    Eu gosto de cadastrar nos dois mesmo porque fica organizado e vejo quem esta na rede nao so pelo action , o cara pode esta na rede e nao ter logado , vejo isso no host .



    Nao sou muito bom de explicação mais tomara que vc tenha encontrado o caminho.


    Obs: aqui uso muitos numeros ate diferentes , pois tento , eu disse tento enganar quem quer fazer sacanagem passado scaner de rede , o uso de DHCP somente é muito ruin , coloca la no youtube - burlar hotspot , vc ira se apavorar kkkkk

    falou
    amigão mais uma duvidazinha rsrrs
    192.168.11.1, 192.168.12.1, 192.168.13.1 tipo assim um para cada cliente no address? e como faço pra distribuir via dhcp? crio outro?

  14. #14

    Padrão Re: Conselhos para iniciantes sobre DHCP

    Ainda não entendi o lance da criação da sub-rede. Tipo assim, uso o hotspot aqui com a faixa de ip 192.168.0.10 em diante, deve então criar outra faixa de ip no ip>addressess e definir ela pro dhcp?
    Esqueci de mencionar que minha estrutura é basicona, é um MK num pc com 2 eternets (1 on e outra pci) sendo que na on entra o link e na pci vai pro ap. Seria necessário outra placa de rede?

  15. #15

    Padrão Re: Conselhos para iniciantes sobre DHCP

    um pra cada um , ou vc pensa que é mamão com açucar kkk , se tua rede for grande vai dar trabalho mais tambem fica com ,


    exemplo :

    maria : 192.155.168.1/30
    pedro : 10.12.10.1/30
    jaoo : 169.168.77.1/30 - esse mesmo quem estuda rede que me mata , mais que se o cara der um scaner vai pensar que é erro do windows kkkkk

    e assim vai .


    Li sobre os bullets que coisa loca em muito bom .

  16. #16
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Conselhos para iniciantes sobre DHCP

    Citação Postado originalmente por jmathayde Ver Post
    Mais sai mais caro vc comprando bullet , pelo menos os preços que vi , do que colocando radios homologados .

    Se to falando M.. me desculpe mais pelo que vi o bullet alem dele precisa de uma antena ? ou nao ? to perguntando que nao sei so vi no google isso.

    Tem empresa que vende o radio com firmeware aprouter com antena integrada so leva uma caixa na mao e cabo de rede e pifts deu pra instalação.


    explica melhor qual é a do bullet
    Sim o Bullet precisa de Antena, eu uso da aquário, prefiro usar antena devido ao angulo de abertura, uma aquário me abre no máximo 15 graus, se eu usasse um nano ele abre 60 graus, ai vai chegar um dia que eu estou poluindo eu mesmo. Quanto ao preço sai o mesmo que rádio, pois no rádio voce precisa de caixa hermética, no bulet não, no rádio muitas vezes voce precisa de energia ou fazer um POE (gambiarra) o bullet a gente compra uma fonte POE por 13 reais de boa qualidade. Pode sair mais caro que USB, mais é muito mais seguro, não dá problema, o cliente não acessa, pois é colocado senha. Voce consegue acessar o Bullet do cliente e saber se tá tudo certo. É tudo de bom e funciona muito bem, e são homologados, se comprados no Brasil, no paraguai tá em torno de 42 dolares.
    Outro detalhe: O bullet vc conecta direto na antena, então não tem pig tail, e desce com um cabo de rede direto pro micro do cliente.
    Última edição por Almirgas; 20-10-2010 às 18:10. Razão: Outro Detalhe

  17. #17

    Padrão Re: Conselhos para iniciantes sobre DHCP

    vou te passar uma coisa entao mais nao espalha kk, brincadeira


    uma aqui que vi ontem ainda

    O kit de antena integrada em caixa hermetica de 10bdi AP Router 6.1 de 400 MW com fonte POE R$ 129,00

    nao testei nao sei se presta

    uso aqui os da italbrasnet aprouter , ate agora nao dao problema nao , claro so o poe que é uma M queima muito mais eles ja estão trocando de fornecedor

    descrição:
    KIT CLIENTE APR2415 WR 254 HT

    show de bola pra min claro .
    e o outro

    Krazer & Falou Wireless, falou Krazer!

    tudo integrado


    coversa da vendedora nao comprei ainda pra testar tb






    [c=#0080C0]* Thais Franzoni | Krazer[/c=#FF0080]
    joao manoel
    então, nosso produto é muito melhor do que este, em questao de qualidade de sinal e ate de instalaçao e praticidade



    [c=#0080C0]* Thais Franzoni | Krazer[/c=#FF0080]
    joao manoel
    nosso kit vai com antena integrada de 20dbi



    [c=#0080C0]* Thais Franzoni | Krazer[/c=#FF0080]
    joao manoel
    radio de 125mw, 200mw, 400mw ou 1w de potencia 18/10/2010
    05:52:29
    [c=#0080C0]* Thais Franzoni | Krazer[/c=#FF0080]
    joao manoel
    com cx hermetica blindada e lacrada



    [c=#0080C0]* Thais Franzoni | Krazer[/c=#FF0080]
    joao manoel
    alcance de 4 a 7km



    joao manoel
    [c=#0080C0]* Thais Franzoni | Krazer[/c=#FF0080]
    ok , o valor que sairia um com 125mw de potencia



    [c=#0080C0]* Thais Franzoni | Krazer[/c=#FF0080]
    joao manoel
    129,90
    Entao sei la mais vou colocar um desses na lista pra teste


    obs : uso somente o 2 que postei , o 1 e o 3 nao fiz testes ainda nao sei sua qualidade

  18. #18
    Avatar de weliton
    Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Montes Claros de Goiás, Brazil
    Posts
    73

    Padrão Re: Conselhos para iniciantes sobre DHCP

    Bullet redondo parece um vidro de perfume que recebe o cabo da antena dai tem leds que indicao os pik tipo vc nem presisa ir la dentro da casa ver o sinal pois os leds indicao isso. mas fica um pouco mais caro. ele e configuravel como um radio mesmo, mas nao precisa de cx ermetica e o cabo da antena pode ser de 1mt mesmo para ter mais ganho, e usa cabo de rede (rj45) alimentado por poe.tambem uma bela opsao
    mas presisa da antena sempre.

    tem um aparelho que vou testar . se chama ( CPE firemax ) e parecido com um nano.ou kusomi entre outros. eles vem com uma antena de 14dbi integrada muito bom mesmo de sinal ja vi eles trabalhando custa entorno de 159.00reias e a link tech que vende ele. ele so precisa de um cabo de rede ja vem com fonte e tudo.
    vou testar ele. e tambem o firme dele e todo em portugues e da pra ver o nivel de sinal de clientes conectados nele mesmo em modo ponte, parece interessante ele. mas para modo clientes, nao muito bom como Ap, falarao que da pra fazer um wds muito grande com ums 5 deles pois eles para 4 a 9 clientes simutaneos sao boms mas vou primeiro testar.
    Última edição por weliton; 20-10-2010 às 20:35.

  19. #19

    Padrão Re: Conselhos para iniciantes sobre DHCP

    amigão vai de bullet muito bom ...

  20. #20
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Conselhos para iniciantes sobre DHCP

    joao manoel
    radio de 125mw, 200mw, 400mw ou 1w de potencia 18/10/2010
    05:52:29

    joao manoel
    [c=#0080C0]* Thais Franzoni | Krazer[/c=#FF0080]
    ok , o valor que sairia um com 125mw de potencia


    Esse vendedor é meio doido,, oferecer rádios com 1wat de potência,, só se for estourar pipoca, pois vai ficar um microondas.
    Ainda bem que voce perguntou o preço do de 125 mw.