Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Projeto Mikrotik, dêem sua opinião

    Olá pessoal eu queria trocar uma idéia com vcs a uns 3 meses eu venho pesquisando na net como montar um provedor de internet usando o mikrotik, a maior parte do conteúdo que consegui foi aki no fórum ( estão todos de parabéns) e queria saber se eu to no caminho certo o que eu posso ou devo modificar no meu projeto então ai vai. Bom o equipamento que até agora disponho é:

    - 1 PC Mikrotik 3.30 instalado e configurado com: discandor (modem em Bridge), Hotspot limitando banda, firewall, web-proxy com cache-full, servidor de hora, sub-redes para não se enxergarem, cahe-DNS, e etc...
    esse PC é um Athlon X2 5200+2GB+HD500GB+3 REDE PCI

    O equipamento que pretendo adquirir é : uma RB 433ah (em bridge) + cartão mini pci engenius 8602 + antena setorial 17 dbi 120º por enquanto, depois pretendo ir adicionando cartões e e antenas.

    Há mais três coisa: eu pretendo distribuir internet pra no máximo umas 250 pessoas, com esse equipamento é possivel chegar a esse numero bem gradativamente sem pressa (com upgrades progressivos)? E o fato da freqüência em 2.4 ou 5.8 tb influencia na carga máxima de clientes simultâneos? E faz muita diferença esse negocio de polarização vertical e horizontal?

    P.S. Pretendo por a antena no meu terraço q se localiza numa ladeira há uns 70m acima de outras casas por isso deduzi q seria melhor usar antenas setorias e gostaria de saber se causa alguma interferência eu por 2 ou mais antenas na msm direção?
    Última edição por aragorn0645; 19-10-2010 às 22:44.

  2. #2

    Padrão Re: Projeto Mikrotik, dêem sua opinião

    Po galera me dêem uma luz ai... =X

  3. #3

    Padrão Re: Projeto Mikrotik, dêem sua opinião

    Será que não tem ninguém pra dar se quer uma opinião???

  4. #4

    Padrão Re: Projeto Mikrotik, dêem sua opinião

    Citação Postado originalmente por aragorn0645 Ver Post
    Olá pessoal eu queria trocar uma idéia com vcs a uns 3 meses eu venho pesquisando na net como montar um provedor de internet usando o mikrotik, a maior parte do conteúdo que consegui foi aki no fórum ( estão todos de parabéns) e queria saber se eu to no caminho certo o que eu posso ou devo modificar no meu projeto então ai vai. Bom o equipamento que até agora disponho é:

    - 1 PC Mikrotik 3.30 instalado e configurado com: discandor (modem em Bridge), Hotspot limitando banda, firewall, web-proxy com cache-full, servidor de hora, sub-redes para não se enxergarem, cahe-DNS, e etc...
    esse PC é um Athlon X2 5200+2GB+HD500GB+3 REDE PCI

    O equipamento que pretendo adquirir é : uma RB 433ah (em bridge) + cartão mini pci engenius 8602 + antena setorial 17 dbi 120º por enquanto, depois pretendo ir adicionando cartões e e antenas.

    Há mais três coisa: eu pretendo distribuir internet pra no máximo umas 250 pessoas, com esse equipamento é possivel chegar a esse numero bem gradativamente sem pressa (com upgrades progressivos)? E o fato da freqüência em 2.4 ou 5.8 tb influencia na carga máxima de clientes simultâneos? E faz muita diferença esse negocio de polarização vertical e horizontal?

    P.S. Pretendo por a antena no meu terraço q se localiza numa ladeira há uns 70m acima de outras casas por isso deduzi q seria melhor usar antenas setorias e gostaria de saber se causa alguma interferência eu por 2 ou mais antenas na msm direção?
    cara sisceramente é melhor vc usar uma rb 450g pra hotpot e as outras coisas, e o pc vc usa pro cache.
    na minha opinião esse cartão 8602 é uma M@#$%¨&*, acho bem melhor o R52H.
    250 clientes pra uma antena, não dá não, é muito cliente para um cartão só. O ideal mesmo é cerca de 65 clientes simultaneos por cartão.
    Se der pra vc comessar em 5.8 é bem melhor, a taxa de tranferencia em 5.8 é maior que 2.4, mas lembre-se que o custo pro cliente fica mais caro.
    desde de que as antenas fiquem pelo menos 1.20m de distancia uma da outra, não dá problema nenhum.
    Última edição por bola25a2008; 19-10-2010 às 23:19.

  5. #5

    Padrão Re: Projeto Mikrotik, dêem sua opinião

    Bom, eu não pretendo começar com todos esses clientes isso conforme eu for arrumando clientes eu ia melhorando minha torre (+cartões, + antenas) e estou aprendendo a mexer com mikrotik ainda e não sei como seria a configuração para essa RB funcionar junto com o Mikrotik PC. tipo seria o modem ligado ao Mikrotik PC q estará fazendo web-proxy, cache full, firewall, e etc e essa RB 450g com hotspot, servidor DHCP e Servidor de hora, e a RB 433ah + antenas tb ficaram ligadas a RB 450g ... é isso.

    E esse cartão q vc falou aguentaria quantos clientes simultaneos com bandas limitadas em 200k/64k?


    Desde já obrigado pela atenção

  6. #6

    Padrão Re: Projeto Mikrotik, dêem sua opinião

    Citação Postado originalmente por aragorn0645 Ver Post
    Olá pessoal eu queria trocar uma idéia com vcs a uns 3 meses eu venho pesquisando na net como montar um provedor de internet usando o mikrotik, a maior parte do conteúdo que consegui foi aki no fórum ( estão todos de parabéns) e queria saber se eu to no caminho certo o que eu posso ou devo modificar no meu projeto então ai vai. Bom o equipamento que até agora disponho é:

    - 1 PC Mikrotik 3.30 instalado e configurado com: discandor (modem em Bridge), Hotspot limitando banda, firewall, web-proxy com cache-full, servidor de hora, sub-redes para não se enxergarem, cahe-DNS, e etc...
    esse PC é um Athlon X2 5200+2GB+HD500GB+3 REDE PCI

    O equipamento que pretendo adquirir é : uma RB 433ah (em bridge) + cartão mini pci engenius 8602 + antena setorial 17 dbi 120º por enquanto, depois pretendo ir adicionando cartões e e antenas.

    Há mais três coisa: eu pretendo distribuir internet pra no máximo umas 250 pessoas, com esse equipamento é possivel chegar a esse numero bem gradativamente sem pressa (com upgrades progressivos)? E o fato da freqüência em 2.4 ou 5.8 tb influencia na carga máxima de clientes simultâneos? E faz muita diferença esse negocio de polarização vertical e horizontal?

    P.S. Pretendo por a antena no meu terraço q se localiza numa ladeira há uns 70m acima de outras casas por isso deduzi q seria melhor usar antenas setorias e gostaria de saber se causa alguma interferência eu por 2 ou mais antenas na msm direção?

    aragorn0645, seguinte cara, com essa rb433ah e com esse cartão engenius(que na minha opnião não presta) vc vai conseguir com segurança 40 clientes simultaneos no maximo, isso vc usando criptografia para autenticar no pop, alguns colegas utilizar rb 450g ou 750g para usar como servidor, eu também não gosto ainda mais se vc for usar cachefull, o que eu recomendo inicialmente é vc usar pc como servidor mesmo, ai mais pra frente com mais experiencia vc vai modificando a sua estrutura, referente a antena, sim setoriais são otimas, aqui na minha empresa todos os meus pops possuem setoriais, mas cuidado, algumas marcas que prometem milagres e preços acessiveis são uma farsa, procure usar hyperlink, oiw, são caras em vista de outras marcas, mas valem o investimento, quanto a configuração do servidor, o caminho é esse mesmo, lembre se vc ta começando agora, muitos outros colegas vão dizer que vc tem que usar proxy paralelo e mais um monte de coisa, eles estão certissimos, porem vc ainda não tem conhecimento e experiencia para tal, então vamos com calma. Referente ao link, se vc usar adsl( coisa que ninguem e nem eu recomendamos por ser ilegal) tome muito cuidado pois sua qualidade e segurança é de 0% procure sempre usar link dedicado. Qualquer coisa poste ai.

  7. #7

    Padrão Re: Projeto Mikrotik, dêem sua opinião

    Amigo, se não usa cache seria interessante a RB 750g. Aqui tenho 60 clientes com uma e não consome mais do q 10% de processamento. Daí tú colocava mais uma RB com cartões R52h que são ótimos e mais em conta. Põe engenius não amigo...
    Outra dica que te dou é utilizar o Webmikrotik para gerenciamento. Ele faz todo controle de usuários, bloqueio automático com mensagens ao cliente, financeiro, cadastro de clientes... Cara, vale à pena. Para até 100 clientes vc paga 50 por mês.
    Bom.. faltou uma coisa: Antenas
    Sugiro Antenas Setoriais Oiw de 17 dbi 90º
    Custam em média 550 reais hoje
    Caso queira começar bem sem ter dores de cabeça sugiro essas opções.
    Se ajudei em algo clique na estrelinha para agradecer e eu poder continuar te ajudando.
    Abraço!

  8. #8

    Padrão Re: Projeto Mikrotik, dêem sua opinião

    Citação Postado originalmente por RenatoLima Ver Post
    aragorn0645, seguinte cara, com essa rb433ah e com esse cartão engenius(que na minha opnião não presta) vc vai conseguir com segurança 40 clientes simultaneos no maximo, isso vc usando criptografia para autenticar no pop, alguns colegas utilizar rb 450g ou 750g para usar como servidor, eu também não gosto ainda mais se vc for usar cachefull, o que eu recomendo inicialmente é vc usar pc como servidor mesmo, ai mais pra frente com mais experiencia vc vai modificando a sua estrutura, referente a antena, sim setoriais são otimas, aqui na minha empresa todos os meus pops possuem setoriais, mas cuidado, algumas marcas que prometem milagres e preços acessiveis são uma farsa, procure usar hyperlink, oiw, são caras em vista de outras marcas, mas valem o investimento, quanto a configuração do servidor, o caminho é esse mesmo, lembre se vc ta começando agora, muitos outros colegas vão dizer que vc tem que usar proxy paralelo e mais um monte de coisa, eles estão certissimos, porem vc ainda não tem conhecimento e experiencia para tal, então vamos com calma. Referente ao link, se vc usar adsl( coisa que ninguem e nem eu recomendamos por ser ilegal) tome muito cuidado pois sua qualidade e segurança é de 0% procure sempre usar link dedicado. Qualquer coisa poste ai.
    Bom eu em relação ao cartão eu vou mudar pra esse R52h mesmo que vcs me indicaram, e com relação as antenas será que eu não posso usar uma setorial homologada ou essas hyperlink fazem realmente muita diferença não só no desempenho como na durabilidade tb???

    outra coisa bom o servidor que eu estou montando por enquanto é para teste e por isso vou fazer com ADSL pra testar. mas pretendo realmente usar um link dedicado pelo que eu li da pra destribuir pra bem mais clientes do que um ADSL. em 1 mb dedicado da pra por quantos clientes simultaneos de 200k/128k ???

    E Obrigado a todos pela atenção...
    Última edição por aragorn0645; 20-10-2010 às 10:29.

  9. #9

    Padrão Re: Projeto Mikrotik, dêem sua opinião

    Rapaz, usa Oiw que é homologada e vale realmente a pena. É a mesma Hyerlink.
    1Mb nessas condições deve dar pra uns 80 a 100 clientes dependendo do perfil de cada um.

  10. #10
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Projeto Mikrotik, dêem sua opinião

    Citação Postado originalmente por aragorn0645 Ver Post
    Bom eu em relação ao cartão eu vou mudar pra esse R52h mesmo que vcs me indicaram, e com relação as antenas será que eu não posso usar uma setorial homologada ou essas hyperlink fazem realmente muita diferença não só no desempenho como na durabilidade tb???

    outra coisa bom o servidor que eu estou montando por enquanto é para teste e por isso vou fazer com ADSL pra testar. mas pretendo realmente usar um link dedicado pelo que eu li da pra destribuir pra bem mais clientes do que um ADSL. em 1 mb dedicado da pra por quantos clientes simultaneos de 200k/128k ???

    E Obrigado a todos pela atenção...
    Opa,, com um mega de adsl voce vai atender uns 20 a 25 clientes com teu servidor fazendo cache.
    Voce mencionou lá no inicio usar antenas na mesma direção,, se voce vai usar setorial elas não vão precisar estar na mesma direção voce coloca elas conforme a direção dos teus clientes, tipo um cartão pra uma antena numa direção outro cartão pra outra antena pra outra direção até que voce tenha um circulo. 4 antenas 4 cartões, e voce atende 360 graus. Quanto a antena setorial ser homologada e ser hiperlink uma antena homologada setorial a principio passou em todos os testes necessários, mas ai vem a qualidade do material, as OIW, HIPERLINK, EMCTEST e TSM estão todas com a mesma média de preço em torno de 500,00, eu suao TSM, EMCTEST e OIW, são todas do mesmo nível de qualidade. Quanto ao cartão compre o R52H, vai pagar o mesmo preço que o engenius, mas vai ter muito mais qualidade. Cuide onde comprar, pois tem gente vendendo cartão com selo falsificado. um Cartão R52H tá em média 220,00, tem gente que vende a 140,00 e afirma que é homologado, com certeza o selo é falso. Boa sorte no teu projeto.

  11. #11

    Padrão Re: Projeto Mikrotik, dêem sua opinião

    Citação Postado originalmente por nonoque Ver Post
    Rapaz, usa Oiw que é homologada e vale realmente a pena. É a mesma Hyerlink.
    1Mb nessas condições deve dar pra uns 80 a 100 clientes dependendo do perfil de cada um.
    Bom pra começar ta ótimo, será que alguem tem alguma idéia do preço + ou - de um link dedicado de 1Mb??? no rio eu moro em Bonsucesso proximo ao centro

  12. #12

    Padrão Re: Projeto Mikrotik, dêem sua opinião

    Mano, acho que no RJ o preço é bom. Dá uma ligaga na Oi e GVT. Mas para ter dedicado terás que ter CNPJ.

  13. #13

    Padrão Re: Projeto Mikrotik, dêem sua opinião

    Citação Postado originalmente por Almirgas Ver Post
    Opa,, com um mega de adsl voce vai atender uns 20 a 25 clientes com teu servidor fazendo cache.
    Voce mencionou lá no inicio usar antenas na mesma direção,, se voce vai usar setorial elas não vão precisar estar na mesma direção voce coloca elas conforme a direção dos teus clientes, tipo um cartão pra uma antena numa direção outro cartão pra outra antena pra outra direção até que voce tenha um circulo. 4 antenas 4 cartões, e voce atende 360 graus. Quanto a antena setorial ser homologada e ser hiperlink uma antena homologada setorial a principio passou em todos os testes necessários, mas ai vem a qualidade do material, as OIW, HIPERLINK, EMCTEST e TSM estão todas com a mesma média de preço em torno de 500,00, eu suao TSM, EMCTEST e OIW, são todas do mesmo nível de qualidade. Quanto ao cartão compre o R52H, vai pagar o mesmo preço que o engenius, mas vai ter muito mais qualidade. Cuide onde comprar, pois tem gente vendendo cartão com selo falsificado. um Cartão R52H tá em média 220,00, tem gente que vende a 140,00 e afirma que é homologado, com certeza o selo é falso. Boa sorte no teu projeto.
    Valeu msm eu não tava muito ligado nos preços eu vi um monte desse cartões vendendo à 100,00 no ML com certeza devem ter esse selo falso. e como eu quero num futuro até me regularizar isso vai fazer diferença.

    alguem ai sabe como funciona esse negócio de parceria de SCM? eu vou precisar ter uma empresa aberta ou isso fica por conta da parceria? e a fiscalização da anatel é somente Física ou eles vão querer entrar no meu sistema pra realmente saber quantos clientes eu tenho a forma de distribuição e tudo mais???

  14. #14

    Padrão Re: Projeto Mikrotik, dêem sua opinião

    Rapaz, parceria não é bem vista pela Anatel. Mas se realmente quer, procure a Local Net.

  15. #15

    Padrão Re: Projeto Mikrotik, dêem sua opinião

    Bom galera já que eu estou aki não vou abrir outro topico, que material eu poderia usar para construir uma repetidora de melhor custo benefício? (melhor custo do que benefício xD )

  16. #16

    Padrão Re: Projeto Mikrotik, dêem sua opinião

    Qual sua pretensão?
    Quanto de banda? Quantos clientes? Que distância??

  17. #17
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Projeto Mikrotik, dêem sua opinião

    Citação Postado originalmente por aragorn0645 Ver Post
    Bom galera já que eu estou aki não vou abrir outro topico, que material eu poderia usar para construir uma repetidora de melhor custo benefício? (melhor custo do que benefício xD )
    Se voce que melhor custo, então usa uma omini de 12 DBI da aquário, um pigtail de no máximo 1,5 mt, também da aquário, um APOUTER WR254, uma caixa hermetica e pronto. Ainda vai ser tudo homologado, pois tanto a antena omini da aquário e o APROUTER WR254 são homologados. Quem vende esse APROUTER é a ITALBRASNET, alguém já citou essa empresa aqui.
    OMINI= +- R$160,00
    PIGTAIL 1,5 MT= +- R$ 18,00
    APROUTER WR254 = +- 220,00

    Com isso voce atenderá uns 25 clientes nunca mais que isso.

    Eu sei porque comecei assim.

    Se ajudei clica na estrelinha. Rs Rs.

  18. #18

    Padrão Re: Projeto Mikrotik, dêem sua opinião

    Citação Postado originalmente por nonoque Ver Post
    Qual sua pretensão?
    Quanto de banda? Quantos clientes? Que distância??
    Bom pretendo começar com 1 Mb full, e ter inicialmente equipamento pra no maximo 50 usuarios simultaneos e iria por essa repetidora a uns 200m de distancia da torre em um nivel mais baixo uns 45º.

    Mais uma duvida se eu montasse um pc mikrotik (em bridge) com adptador para mini pci + algums mini pci em uma caixa hermetica para por na torre? (a anatel veria com bons olhos)

  19. #19
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Projeto Mikrotik, dêem sua opinião

    Citação Postado originalmente por aragorn0645 Ver Post
    Bom pretendo começar com 1 Mb full, e ter inicialmente equipamento pra no maximo 50 usuarios simultaneos e iria por essa repetidora a uns 200m de distancia da torre em um nivel mais baixo uns 45º.

    Mais uma duvida se eu montasse um pc mikrotik (em bridge) com adptador para mini pci + algums mini pci em uma caixa hermetica para por na torre? (a anatel veria com bons olhos)
    Nesse caso voce vai precisar de um ponto a ponto, 200 metros te indico o uso de dois nanos 5.8, se comprar no brasil homologado com nota fiscal e selo da anatel, (WDC vende) vai pagar em torno de 280 a 300,00 cada um.
    Quanto ao PC com microtik voce pode usar um PCAP, onde usa uma placa mãe de Pentiun 3, 256 de memória, um cartão flash card com adaptador IDE para intalar o SO microtik, e coloca placas de rede wirelles, a DLINK tem umas que são homologadas, custam em torno de 60,00 cada uma, um pigtail de no máximo 1,5 mt, se voce coloca quantas placas de rede e antena voce quiser, ou seja conforme a disponiibilidades de slots pci na placa mãe.
    Eu usava isso antes, ponto a ponto de 3km com dois nanos 5.8 e um pcap com 3 placas pci wireles distribuindo o sinal com 3 setoriais de 12 DBI da TSM, nunca deu problemas. Desativei porque troquei tudo por RB e cartão R52H.

    Obs: o Cartão flash card de 256mb já é suficiente pra voce instalar o MIKROTIK, voce encontra o cartão no mercado livre e o adaptador ide também. Eu comprava lá. Se quiser tenho cartão e Adaptador, pois não uso mais. O Cartao é melhor que HD, pois não tem parte mecânica pra dar defeito, e como vai ficar infinitamente ligado são melhores.

    Se voce tiver tempo de pesquisar, aki no forum um cara postou uma vez como montar os pcap nas caixas herméticas, muito legal eu fiz igual e fica show de bola.

    Se ajudei a estrelinha ta ai... rs..rs..

  20. #20

    Padrão Re: Projeto Mikrotik, dêem sua opinião

    Falou tudo!!