Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico

1. ajudar ele ajuda sim, mas tambem á perdas por conta dos conectores o próprio sentelhador.
    eu acredito que é bem mais eficiente e funcional um bom aterramento.

2. Ei ja tive péssimas experiencias com centelhadores á gás de uma boa marca (HyperLink) e aterramento perfeito, além de dar uma perda razoável, ainda quando deu descarga elétrica não assegurou nada !

3. Mas com centelhador entre rx+ e rx-, e outro entre tx+ e tx-? Ou com um centelhador entre cada uma dessas vias e o gnd do circuito da torre?

Um centelhador em cada par de fio do cabo não protegerá muito, porque quando ele centelhar já terá centenas de volts num trafo/driver que mal suporta uma dezena. Pra mim que o mais eficiente é o modelo com um centelhador entre cada umas das 4 vias e o GND do circuito.

Varistor de 20V também pode ser usado, ao invez dos centelhadores, mas precisaria fusivel rápido. Teoricamente o tempo de resposta é o mesmo, com o onus do varistor estourar numa descarga menor que um centelhador estouraria, logo o varistor queimaria mais seguido, o custo dos 2 é parecido, entre R$ 0,8 e 1,2 dependendo das caracteristicas e local de compra.

Ao invez de para-raio pra proteger a torre (Não os equipamentos) diria que o melhor é isolar todo o equipamento. 2 baterias, com 2 placas solares, link para o chão com fibra ótica, e não tendo nenhuma ligação com terra o raio não terá ddp tão grande quanto com relação ao terra, teria que ser descarga direta na torre (E não no para-raios em cima dela) pra danificar muita coisa.

4. Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Tem sim amigo, eu uso dessa forma aqui...
    boas

amigo a resposta nao esta aparecendo para eu ver, pode postar novamente.

Tópicos Similares

1. Respostas: 1
    Último Post: 08-03-2013, 05:53
  2. Respostas: 7
    Último Post: 02-04-2012, 12:08
  3. Como interligar dois load balance
    Por evandrojso no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 22-09-2011, 08:16
  4. tem como listar o LB que esta atraz do MK?
    Por 14735 no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 15-09-2010, 17:41
  5. Como interligar dois provedores via rádio?
    Por rcfweb no fórum Redes
    Respostas: 8
    Último Post: 24-08-2006, 09:03

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L