+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ping alto, quando habilito controle de banda

    Galera do under, seguinte, tenho um pc com mikrotik controlando a rede, IPxMAC, os clientes recebem o endereço via dhcp.
    A Internet funciona normalmente, mas quando eu habilito o controle de banda, simplesmente os ping's ficam altos. Se eu desabilitar, voltam ao normal.
    A nivel de exemplo, um ping para um servidor dentro da mesma cidade, ficaria em torno de 35, 45ms. mas quando eu tenho o controle de velocidade habilitado, vai para 300ms, 460ms, e volta as vezes para 35....45.....
    OBS: verifiquei se existe algum programa rodando por tráz e tal.... mas nada, e no mkt diz que o cliente tá sem uso, ou seja, icone verde. O que pode ser? problema de hardware, versão do mikrotik, velocidade disponibilizada para o cliente, ou outra coisa?

  2. #2

    Padrão Re: Ping alto, quando habilito controle de banda

    rapz qunto vc tem de banda?

    e como vc ta liberando para os cliente que o ping ta subindo?

  3. #3

    Padrão Re: Ping alto, quando habilito controle de banda

    posso ter apenas 1 cliente conectado na rede com um link de 8 mega adsl.

    se eu desabilito o controle, faço download a 830kbps!
    habilitando o controle, faço download até 30kbps, pois minha configuração está assim.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         queue.jpg
Visualizações:	316
Tamanho: 	63,3 KB
ID:      	15402

  4. #4

    Padrão Re: Ping alto, quando habilito controle de banda

    bom dia, no meu entender o controle de banda elimina pacote isso faz com que os ping fique alto quando o cliente atinge 80% da banda estipulada, controle de banda para baixas velocidade e um veneno.

  5. #5

    Padrão Re: Ping alto, quando habilito controle de banda

    Você não tem upload suficiente para vender isso não amigo!

  6. #6

    Padrão Re: Ping alto, quando habilito controle de banda

    Pode ser, mas eu tenho outro ponto, com 2 MB, e controle de banda nos clientes
    do mesmo jeito que tá ae, e os ping's sempre ficam estáveis. Isso que não entendo. To desconfiado que o problema pode ser meu pc mesmo.

  7. #7

    Padrão Re: Ping alto, quando habilito controle de banda

    normal

  8. #8

    Padrão Re: Ping alto, quando habilito controle de banda

    Tem uma regra que deixa o ping e winbox sem controle de banda ae o ping fica sempre baixo
    aqui mesmo no forum tem as regras so dar uma pesquizada.

  9. #9

    Padrão Re: Ping alto, quando habilito controle de banda

    Eu achei no controle de banda que o burst threshold está um pouco baixo.
    Ele praticamente vai corta logo no início o burst.
    Outro dia um companheiro, o Andrio postou numa lista, outra maneira de calcular o burst threshold ideal para atingir o tempo que se quer dar.
    Pois como mostra nos tutoriais, quando se coloca 20 seg por exemplo, ele não vai durar os 20 segundos.

    Veja como ele postou outra forma de calcular: Ele parte da incógnita burst threshold.

    =====
    por exemplo.
    o cliente tem contratado *300k *e pretendo oferecer para o cliente uma banda
    maxima de *600k*.
    quero que o cliente tenha apenas *30s* de burst... porem, quero que a cada 2
    min (*120s*) seja renovado o burst.

    logo, fica:
    Max limit: *300k*
    Burst limit: *600k*
    Burst Threshold: ?
    Burst time:*120s*

    otimo... o Max limit, burst limit e o burst time nos ja temos
    vamos agora calcular o Burst threshold.

    Burst Threshold= (Burst limit * tempo de burst) / Tempo para renovacao.
    Burst Threshold= (*600k* * *30s*) / *120s*
    Burst Threshold= *150k*

    Configuracao final:
    Max limit: *300k*
    Burst limit: *600k*
    Burst Threshold: *150k*
    Burst time:*120s*
    ========

    Não vou dizer que seja isso que esteja dando esta latencia, mas não custa nada voce adaptar os cálculos para sua situação.
    E como o Geek falou, mesmo com 8 mega de down ( que nunca é garantido) voce só vai ter 400 kbps de up (que também não é garantido).
    Então uma banda de 64k de up como limite seria mais realista. E deixa o burst dar uma ajudinha.

  10. #10
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Ping alto, quando habilito controle de banda

    Para que seja feito o controle de banda, os pacotes passam por enfileiramentos, onde são analisados para que o Router possa tomar as decisões de prioridades, selecionar o que será descartado, mantenha a qualidade de serviços ... Automaticamente gera latência.
    Os pacotes icmp possuem baixa prioridade e em firewall é necessário que se criei regras de tratamentos dos mesmos, pois podem ser usados como forma de ataque.

  11. #11

    Padrão Re: Ping alto, quando habilito controle de banda

    Upload... muito baixo.