+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão POP com MINO 5.8 equipamentos Ubiquiti

    Pessoal peço desde já desculpa se já houver algum tópico com este assunto, porém procurei e por não ter encontrado estou iniciando este.

    Venho através deste levantar questionamentos praticos sobre a utilização da tecnologia MINO para atendimento de clientes finais com velocidade de 1 a 4 megas, estou pensando em utilizar em minha torres Ubiquiti Rocket M5 e UBIQUITI AIRMAX BASESTATION e nos clientes ANTENA AIRGRID M5 e poder atender meus clientes com até 4 megas de velocidade.
    Até onde estive me informando cada rocket suporta 35 pessoas conectadas simultanea, ou seja, teria teoricamente com 4 paneis setoriais a possibilidade de antender 140 clientes simultaneo.

    As dúvidas são, alguém já usa este sistema, quais os problemas q tiveram ou estao tendo, e quais os beneficios, além da internet estao oferencendo mais algum serviço agregado.

    Desde já agradeço a todos que coloborarem.

    PS. Desculpe pelo erros na digitação.

  2. #2

    Padrão Re: POP com MINO 5.8 equipamentos Ubiquiti

    Citação Postado originalmente por elielton Ver Post
    ... Até onde estive me informando cada rocket suporta 35 pessoas conectadas simultanea, ou seja, teria teoricamente com 4 paneis setoriais a possibilidade de antender 140 clientes simultaneo.

    As dúvidas são, alguém já usa este sistema, quais os problemas q tiveram ou estao tendo, e quais os beneficios, além da internet estao oferencendo mais algum serviço agregado.

    Olha Elielton.

    Tem gente aqui do fórum que diz que eu repito o que a Ubiquiti diz. Bom, isso deve ser elogio, porque se o fabricante diz algo é porque está fundamentado e conhece o equipamento melhor do que ninguém.

    Em outras palavras, eu insisto que 35 clientes é subestimar o equipamento que tem potencial para conectar 100 clientes. Preste atenção à palavra POTENCIAL. Isto quer dizer que cada cenário terá um resultado coerente com a demanda e distanciamento dos clientes. Sem contar a inabilidade de configurar o equipamento além da config padrão... São muitos os fatores a serem analisados e não vai ser com receitinha de bolo que o cara vai deixar o AirMAX dele rodando 100%.

    Quem usa muito bem esta combinação que você propôs é o MorpheusX e ele está bem satisfeito. Vamos esperar ele passar por aqui.

    Abraço,

    ZéAlves
    Última edição por granlabor; 25-10-2010 às 09:52.

  3. #3

    Padrão Re: POP com MINO 5.8 equipamentos Ubiquiti

    Granlabor concordo com vc que não tem uma receita de bolo, e justamente por isso abri este tópico para aqueles que estão usando ou testando essa nova ferramenta postar suas experiências, sejam elas positivas ou negativas e assim possamos debater sobre a aplicação delas com o objetivo de chegar a uma melhor aplicação, melhor configuração dos equipamentos, etc.
    Espero poder contar com a contruição do pessoal, pois acredito que é um assunto que não interessa somente a mim, mas a muitos colegas que pensam em crescer com seu provedor e ofertar aos seus clientes serviços diferenciados e cada vez melhores.

  4. #4

    Padrão Re: POP com MINO 5.8 equipamentos Ubiquiti

    O tio Ze me chamou e eu to aqui!!!

    Olha, Não sei de onde veio isso de 35 on-line... Em uma antena eu ja passei de 40 simultâneos, mas reparei que quando tem gente fazendo download de arquivos muito pesado, eu faço na metade da velocidade, o seja, se um cara ta fazendo DOWN a 26megas, eu faço a 11megas... E ele continua a 26 ate terminar... Eu tenho 3 POPs, 2 airMAX e 1 2.4... Quem era usuario do 2.4 e imigrou para o airMAX 5.8, so faz elogios, porque nao cai, nao trava, e a resposta e mais rapida... Sim nessa torre com 40 users, eu dou um ping fica em 20ms no maximo... com todos on-line e navegando... Ja no 2.4 fica entre 50ms a 200ms... Cara e muito diferença!!!

    Se quiser pergunta algo mais.... fica a vontade.... Vou responder tua questoes!!!

  5. #5

    Padrão Re: POP com MINO 5.8 equipamentos Ubiquiti

    Morpheus quantos paineis vc utiliza em cada POP, vc está usando rocket m5, qtos clientes suporta cada rocket simultaneo, qual equipamento vc na casa do cliente para ter conexão airmax, e por ex. no caso de fornecer aos meus clientes 1 ou 2 megas de velocidade posso limitar a banda do equipamento do cliente para uns 4 megas nao posso?

  6. #6

    Padrão Re: POP com MINO 5.8 equipamentos Ubiquiti

    Citação Postado originalmente por elielton Ver Post
    Morpheus quantos paineis vc utiliza em cada POP, vc está usando rocket m5, qtos clientes suporta cada rocket simultaneo, qual equipamento vc na casa do cliente para ter conexão airmax, e por ex. no caso de fornecer aos meus clientes 1 ou 2 megas de velocidade posso limitar a banda do equipamento do cliente para uns 4 megas nao posso?
    Cada POP...
    Principal - 4 Basestation + 4 rockets = AirMAX ON + NanoStation M5 LINK (AP-WDS)
    Repetidora - 5 NanoStation M5 (Função AP ON) + 1 NanoStation M5 LINK (CLIENTE-WDS)

    Como eu te disse e uma unica antena eu tenho 40 clientes ON-LINE SIMUTANEOS!!!

    Na casa dos clientes varia muito, em logas distancias uso BULLETs + Antena DISCO, Curta distancia uso ariGRID ou Nano!!! (modo airMAX ON)

    Sobre Traffic Shaping, sim, voce pode controlar e ainda colocar um Traffic Burst no cliente!!!

    OBS: Todos meus equipamentos tem homologação ANATEL, o único que não tem são as airGRIDs, que esta em fase inicial de homologação.

    Algo mais??? To a disposição!!!

  7. #7

    Padrão Re: POP com MINO 5.8 equipamentos Ubiquiti

    MorpheusX por enquanto suas informações já ajudaram bastante muito obrigado.

  8. #8

    Padrão Re: POP com MINO 5.8 equipamentos Ubiquiti

    Pessoal, estou montando um POP exatamente igual a esse (4 Basestation + 4 rockets).
    Os 4 rockets estão ligados a um switch que estará ligado a um Mikrotik (computador ) para controlar os usuários.

    Minha dúvida é qual equipamento usar nos clientes (Billet+antena, airgrid, nanoloco), qual a melhor opção de acordo com a distância???

    Outra coisa, tenho que fazer alguns PTP (300m, 3km e 7km). É melhor usar o enlace com RouterBoard ou com Ubiquiti? E no caso da ubiquiti, qual a melhor solução de equipamentos para cada distância?

    Valew pela ajuda.

  9. #9

    Padrão Re: POP com MINO 5.8 equipamentos Ubiquiti

    Citação Postado originalmente por alanvasconcelos Ver Post
    Minha dúvida é qual equipamento usar nos clientes (Billet+antena, airgrid, nanoloco), qual a melhor opção de acordo com a distância???

    Outra coisa, tenho que fazer alguns PTP (300m, 3km e 7km). É melhor usar o enlace com RouterBoard ou com Ubiquiti? E no caso da ubiquiti, qual a melhor solução de equipamentos para cada distância?

    Valew pela ajuda.
    Para os enlaces, sem dúvida nenhuma Ubiquiti. Pode ir de Nano Bridge M5 sem medo. Para esse de 300m pode até ser um Nano Loco M5, lembrando de setar na potência mínima possível já que é muito perto.

    Não aconselho nano loco nos clientes, a não ser que estejam perto e não tenha muita interferência no local, visto que ele tem o ângulo da abertura maior do que as direcionais e capta mais ruído. Melhor opção seria bullet + grade ou airgrid, ou ainda nano bridge se quiser a opção de mimo 2x2.

  10. #10

    Padrão Re: POP com MINO 5.8 equipamentos Ubiquiti

    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    ...Para esse de 300m pode até ser um Nano Loco M5, lembrando de setar na potência mínima possível já que é muito perto.

    ....
    Oi Katraca. É o contrario...

    Por estar muito próximo, o cliente deve ser configurado com a menor potência de transmissão.

    Abraço,

    ZéAlves

  11. #11

    Padrão Re: POP com MINO 5.8 equipamentos Ubiquiti

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Oi Katraca. É o contrario...

    Por estar muito próximo, o cliente deve ser configurado com a menor potência de transmissão.

    Abraço,

    ZéAlves
    E não foi isso que eu falei???

    "setar na potência mínima possível "

    mínima = menor

    Acho que vc leu correndo e se confundiu, rsrsrsrsrsrs.

  12. #12

    Padrão Re: POP com MINO 5.8 equipamentos Ubiquiti

    Puts,

    É verdade. Eu li uma coisa e entendi outra. Mancada minha.


    Abraço,

    ZéAlves

  13. #13

    Padrão Re: POP com MINO 5.8 equipamentos Ubiquiti

    Estão ficaria assim:
    Cliente com até 2km -NanoLoco m5
    Mais que 2km Bullet M5 ou AirGrid M5? (Qual a diferença efetiva dos dois)

    E para ligar meu PoP a um condomínio que será cabeado, qual rádio devo utilizar?
    A distância é pequena, entre 500m e 3km!!!

  14. #14

    Padrão Re: POP com MINO 5.8 equipamentos Ubiquiti

    Citação Postado originalmente por alanvasconcelos Ver Post
    Estão ficaria assim:
    Cliente com até 2km -NanoLoco m5
    Mais que 2km Bullet M5 ou AirGrid M5? (Qual a diferença efetiva dos dois)

    E para ligar meu PoP a um condomínio que será cabeado, qual rádio devo utilizar?
    A distância é pequena, entre 500m e 3km!!!
    Eu não passaria de 1km com o nano loco. Acima disso já aconselho antena direcional.

    Quanto ao condominio, depende se é 500m ou 3km. Menos de 1km até dá pra fazer com o Nano Loco, mas eu usaria AirGrid pra fechar o ângulo. Acima disso pode usar airgrid, nanobridge, bullet, qualquer um vai ficar beleza.

  15. #15

    Padrão Re: POP com MINO 5.8 equipamentos Ubiquiti

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Puts,

    É verdade. Eu li uma coisa e entendi outra. Mancada minha.


    Abraço,

    ZéAlves

    E a idade mesmo... vai ficando velho... vai ficando gaga!!!! LADY GAGA!!! A LOCAAA!!!
    UHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUAHUAHUAHUAHUA



    Esse meu tio!!!

  16. #16

    Padrão Re: POP com MINO 5.8 equipamentos Ubiquiti

    Pessoal alguém teria foto de uma Torre com basestation?
    Posta aí p gente ver!!!!
    Qual a distância que uma deve ficar da outra??? (no caso de 4 com 90º)

  17. #17

    Padrão Re: POP com MINO 5.8 equipamentos Ubiquiti

    Citação Postado originalmente por alanvasconcelos Ver Post
    Pessoal alguém teria foto de uma Torre com basestation?
    Posta aí p gente ver!!!!
    Qual a distância que uma deve ficar da outra??? (no caso de 4 com 90º)

    Procure deixar as antenas separadas umas das outras de 1 a 2 metros (seja na lateral ou nas costas).


    Abraço,

    ZéAlves

  18. #18

    Padrão Re: POP com MINO 5.8 equipamentos Ubiquiti

    Pessoal fiz no ultimo dia 09-04 o treinamento da Ubiquiti com o Zé Alves (granlabor), diga-se de passagem show o treinamento, porém fiquei com uma pequena dúvida que até mesmo o Zé que está participando deste debate pode esclarecer.
    Vamos à dúvida: já algum tempo estou pensando em partir para a solução AirMax, mas no inicio pensava em colocar em 5.8, mas no treinamento em uma conversa informal com o Zé ele me disse para colocar a linha 2.4 Ubiquiti AirMax, porém não perguntei a ele se 5.8 AirMax e 2.4 AirMax tem o mesmo desempenho, ou seja, conseguiria atender o mesmo numero de clientes com a mesma velocidade.

    Abraço a todos.

  19. #19

    Padrão Re: POP com MINO 5.8 equipamentos Ubiquiti

    Pessoal gostaria de saber o seguinte , se eu usar um nano loco m5 16db, ele suportaria 17 clientes simultaneos, e se eu colocar a antena da pro eletronic 5.8 ghz pra receber o sinal fikaria bem estavel minha rede ?

  20. #20

    Padrão Re: POP com MINO 5.8 equipamentos Ubiquiti

    aí pessoal, só um comentário sobre pop, eu costumo ligar clientes vizinhos ao pop direto no switch, tipo 2 a 4 no maximo, com roteador autenticando em pppoe, alguém faz assim? eu nunca tive problemas! gostaria de saber se alguem ja teve algum problema, e se recomenda ou nao e por que. obrigado por enquanto.