Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: WDS - Perda de Desempenho

    Bom nao estou falando de modo repetidor, apenas WDS que consta na configuracao do radio que estou usando, um aprouter fmw 6.1... Lá tem WDS ou AP + WDS. Eu quero algo que faça a ponte entre a torre e os clientes... Com AP + WDS ele faz a ponte certinha pega o MAC dos clientes depois dos apzinho tudo certo, mas ele repete o sinal e acredito que isso ocasione interferencias.

  2. #22

    Padrão Re: WDS - Perda de Desempenho

    Citação Postado originalmente por peritinaicos Ver Post
    Bom nao estou falando de modo repetidor, apenas WDS que consta na configuracao do radio que estou usando, um aprouter fmw 6.1... Lá tem WDS ou AP + WDS. Eu quero algo que faça a ponte entre a torre e os clientes... Com AP + WDS ele faz a ponte certinha pega o MAC dos clientes depois dos apzinho tudo certo, mas ele repete o sinal e acredito que isso ocasione interferencias.
    WDS até hoje só me deu dor de cabeça. E meu grande erro foi colocar mais de um cliente por rádio. Quando ví que a coisa já tava feita coloquei uma setorial e um AP Router em WDS só para atender os clientes em WDS. Daí pra lá nunca mais coloquei mais de um cliente por rádio. É uma sujestão. A gente tenta facilitar a vida do cliente, baratear mas quando dá merda cliente nenhum se sacrifica por você. Pense nisso!

  3. #23

    Padrão Re: WDS - Perda de Desempenho

    Tenho radio com até 3 cliente navegando, claro que avelocidade cai, mas nada que comprometa a navegação, nunca tive reclamação de clientes, acho que devido acurta distancia, meu cliente mais longe está a 800 mts, aqui é um conjunto habtacional com 1100 aptos, é só alegria.

  4. #24

    Padrão Re: WDS - Perda de Desempenho

    Citação Postado originalmente por wrmmnt Ver Post
    Tenho radio com até 3 cliente navegando, claro que avelocidade cai, mas nada que comprometa a navegação, nunca tive reclamação de clientes, acho que devido acurta distancia, meu cliente mais longe está a 800 mts, aqui é um conjunto habtacional com 1100 aptos, é só alegria.
    Qual o tipo de configuracao vc colocou no apzinho?

  5. #25

    Padrão Re: WDS - Perda de Desempenho

    Ativei bridge, desabilitei SSID, MAC filtering permitindo só clientes com MAC declarado, configurei o radio para gritar o MAC do wireless Mikrotik, e wireless mikrotik em WDS Sleave, ligou o "apzinho" o sistema faz a interface WDS. declaro o MAC dos radios na access list e connect list, pronto, os cliente se logam atraves do hotspot, tudo transparente.

  6. #26

    Padrão Re: WDS - Perda de Desempenho

    O lance é o cara colocar muita gente em WDS. É isso que faz gerar a perda. No MK nunca fiz WDS mas os senhores sabem me dizer quantos macs posso cadastrar como WDS?

  7. #27

    Padrão Re: WDS - Perda de Desempenho

    Depois de muito pesquisar entendí e vou explicar tudo para a galera aqui:

    WDS - meus comentários sobre esta FUNÇÃO.
    Ola.
    vou tentar junto de todos, estudar o que é, para que funciona e os prós e contras desta FUNÇÃO!
    .
    WDS (Wireless Distribution System)

    O que é WDS? É uma parte inteligente da especificação 802.11b original de 1999, porém somente em 2003 começou a aparecer em equipamentos padronizados e baratos. Ele permite criar uma rede com vários APs completamente sem fios.

    Cada AP conectado a uma rede via WDS funciona monitorando os endereços MAC de todas as máquinas. Eis o segredo: esta lista é transmitida para todos os outros pontos de acesso. Com isso…todos os pontos conhecerão todas as máquinas. Quando um computador, conectado a determinado AP, enviar pacotes para um computador conectado a outro AP…o WDS assegura que o primeiro ponto entregará, mesmo passando por pontos intermediários, os pacotes ao ponto apropriado.
    [retirado do vivasem fio]

    agora WDS pela WIKIPÉDIA
    Wireless Distribution System - WDS (em português: Sistema de Distribuição Sem Fio) é um sistema que permite a interconexão de access points sem a utilização de cabos ou fios. Como descrito na norma do IEEE 802.11, ela permite que redes wireless expandam-se utilizando múltiplos access points sem a necessidade de um backbone central para ligá-los através de cabos, como costumava-se fazer.

    Um acess point pode ser uma base central, de repetição ou remoto. Uma base central é tipicamente conectada à rede por fios. Uma base de repetição retransmite dados entre bases remotas e centrais, clientes wireless ou outras bases de repetição. Uma base remota aceita conexões de clientes wireless e as repassa para estações centrais ou de repetição. Conexões entre clientes são feitas utilizando-se o MAC Adress, que se torna melhor que por endereços IP designados.

    Todas as estações base em uma rede WDS precisam ser configuradas para utilizarem o mesmo canal e compartilharem chaves WEP se for utilizado. Eles podem ser configurados para diferentes grupos identificadores de serviços. Note que ambos roteadores precisam ser configurados para retransmissão entre eles para as configurações dentro da WDS para funcionar corretamente.

  8. #28

    Padrão Re: WDS - Perda de Desempenho

    Continua...


    PRIMEIROS PROBLEMAS!
    do site CLUBE DOHARDWARE.net
    O maior problema é que (início de 2008) o WDS ainda não faz parte do padrão Wi-Fi nem é ratificado pelo IEEE, o que abre margem para diferenças de implementação entre os diversos fabricantes e a lançamento de produtos incompatíveis. O WRE54G, que usei como exemplo, tem em sua lista de compatibilidade apenas os pontos de acesso WAP54G, WRT54G e WRT54GS da própria Linksys. Em teoria, ele pode funcionar em conjunto com pontos de acesso compatíveis com o WDS, mas na prática a compatibilidade com aparelhos de outros fabricantes é limitada.
    Enquanto o WDS não for um padrão completamente estabelecido, é prudente se limitar a tentar usá-lo entre produtos do mesmo fabricantes, cuja interoperabilidade seja garantida.
    É importante lembrar também que os repetidores são destinados a situações onde não é possível interligar os pontos de acesso usando um cabo de rede, ou onde o custo é proibitivo. Ainda assim, vale à pena examinar outras alternativas de cabeamento. Se os dois pontos de acesso estão instalados dentro do mesmo prédio ou campus, perto de tomadas, uma opção seria usar um par de adaptadores HomePlug Powerline para interligá-los:

    SOLUÇÃO INTELIGENTE!

    Sim, o WDS resolve problemas de dificil ou cara solução.
    sem ele, ou não teriamos como acessar aquele PONTO NEGRO de nossa rede, ou GASTARÍAMOS com equipamentos mais caros!.
    .
    vamos criar um exemplo de uso no dia a dia que nao seja em WIRELESS.
    .
    Eu ( sr A )preciso passar a lista de compras , que estão em um quadro na minha sala, para o rapaz ( Sr C )que esta na porta do galpão. mas de dentro da minha sala, por mais que eu GRITE, ele nao me ouve.
    Então eu peço ao Sr B, que esta na porta da minha sala, e ouve tanto eu ( sr A ) quanto ao rapaz na porta do galpão ( sr C)
    .
    Então A fala para B, o primeiro item. O B confirma que ouviu para A, e retransmite para C, e o Sr C confirma para B que ouviu, e B avisa a A que C ouviu.
    .
    E novamente A, fala para B, que fala para C.
    RESOLVIDO NOSSA DIFICULDADE!!!!
    pera ai? e problemas?
    sim, temos
    LENTIDÃO--->o primeiro, se eu falar direto com C ( A falando com C ) é mais rápido do que A falar para B e B falar para C.
    Queda de performace por RUIDO----> e esta lentidão é maior se tiver ruido . Enquanto B esta tentando ouvir a resposta de C, ele nao esta pronto para ouvir A. se A falar enquanto C esta falando ( A não sabe se C esta ou não falando!!) , o nosso amigo B não vai ouvir NEM A NEM C ( ou até pode ouvir um somente!!)
    Com isto o que A falou para B foi perdido, e A vai aguardar a confirmação e nao vai receber, e então terá que falar de novo!!!

  9. #29

    Padrão Re: WDS - Perda de Desempenho

    Continua...

    e isto em WIRELESS?
    agora pensem.
    o nosso amigo tem um problema.
    tem um AP que recebe os dados de internet, e precisa navegar com seu notebook na EDÍCULA ( usem o google..rs) ou no escritório que fica nos fundos do terreno, aonde Não tem sinal do roteador.

    Algum vendedor disse para ele, que se ele usar um REPETIDOR, ele vai navegar.

    O vendedor esta dizendo para ele, para usar um equipamento com a função WDS, que instalado em um local que seja possivel ouvir o sinal do roteador, e também do notebook, vai ser possivel navegar.

    então agora o nosso amigo tem o seguinte MODELO.

    o notebook se conecta ao REPETIDOR, e envia um pacote para o UOL, via gateway. O repetidor ouve o Note, avisa que ouviu corretamente ( ACK ) e envia para o AP. o AP avisa ao NOTE que ouviu (ACK) e processa.
    O AP recebe os dados, e ENVIA para o ar a resposta ( um pacote de 1k contendo o que o note espera) . O REPETIDOR ouve o pacote , espera NINGUEM esta transmitindo e ENVIA NOVAMENTE O PACOTE , para que todas as estações que estão ouvindo o repetidor recebam, DURANTE este ENVIO, NENHUMA estação pode transmitir , pois assim é o protocolo . AI o nosso note recebe o sinal do NOTE, e envia O ACK deste PACOTE. O NOTE ouve este ACK e retransmite para o AP.

    pronto, funciona normal,!!!!

    AGORA VC tem DADOS de wireless no escritório , aonde não tinha!!!!

    e a minha velocidade???
    este é o primeiro problema em WDS.

    Eu tenho uma rede ( agora externa ) que trafega em modo B, e tem velocidade de 11mbps.
    QUANTO TRAFEGA de DADOS?
    isto todos deveriam saber, que em modo B e 11mbps , se trafega até 4,9mbps de dados REAIS ( se nao tiver perda de pacotes!!!!).
    então, se minha net é 1 mega, SEM PROBLEMAS, tenho BANDA SOBRANDO!!!!!

    E SE EU TIVER 4 mega???

    AI, se vc fala direto com o seu AP, sem problemas, se nao tiver INTERFERÊNCIA!.
    mas e com WDS???
    ai teriamos o que falo, a DEGRADAÇÃO da velocidade!!!
    [AP] consegue TRANSMITIR ate 4,9MBPS,
    [NOTE] consegue receber até 4,9mbps
    mas e o [REPETIDOR]?? ele esta limitado a 4,9mbps, porem ele RECEBE 4mbps enviado do AP e envia 4mbps para o NOTE. NÃO , nao consegue, ELE é limitado a 4,9MBPS.
    Se o AP envia 4,9mbps para ele, ele não tem tempo para enviar para o note, e vai ENCHER o BUFFER dele, até parar de CONFIRMAR (ACK) para o AP!!! quando o AP ver que nao pode mais enviar, vai parar, e neste ponto o REPETIDOR vai enviar para o NOTE, que envia o ACK, e com isto o REPETIDOR esvazia um espaço do BUFFER.

    Isto vai chegar a um equilibrio, aonde AP envia 2,4mega para REPETIDOR, e REPETIDOR ENVIA 2,4mega para NOTE!!!!
    e o trafego total em cada um:
    AP consegue enviar 2,4mbps
    REPETIDOR consegue enviar o MAXIMO da banda , que é 4,8mbps (2,4 recebido e 2,4 enviado)
    NOTE recebe 2,4mbps.
    Última edição por nonoque; 29-10-2010 às 09:04.

  10. #30

    Padrão Re: WDS - Perda de Desempenho

    Continua...

    E o problema de AP nao ouvir o NOTE?
    temos outro problema, que temos que prestar atenção.

    AP não ouve NOTE, então um pode TRANSMITIR enquanto outro TRANSMITE.

    e quem ouve os dois? o que acontece?
    Se os sinais forem IGUAIS, o REPETIDOR não vai entender os dados, e TODOS os dois, AP e NOTE terão que transmitir. Lembrando que esta RETRANSMISSÃO acontece com tempo ALEARTÓRIO, a chance de colidir de novo é pequena.
    Porém o trafego é MUITO prejudicado com isto.

    lembre que Não tem somente trafego de AP para NOTE, tem TRAFEGO ao inverso. NOTE ENVIA DADOS para AP,

    e o que ocorre se AP enviar dados e NOTE enviar dados ao mesmo tempo?
    REPETIDOR não ouve, e vc tem pacotes perdidos!! ( aqueles famosos pacotes perdidos!!)
    E então, quanto mais eu estou com TRAFEGO, mais chance de isto acontecer!!!!

    E SE UM CLIENTE colocar WDS na rede do provedor?

    agora pense em um provedor, com um AP atendendo 20 clientes. com cada um 500Kbps de banda.

    o nosso cliente tem em casa, um RADIO-1, para receber o sinal para seu DESKTOP na sala. ele funciona OK.
    mas agora ele comprou um note, e quer navegar no seu quarto.
    NO quarto o sinal do AP do provedor não chega, mas ele OUVE o seu RADIO-1.

    o que ele pensa, POSSO usar meu RADIO-1 como repetidor, já que ele ouve o AP e ouve o NOTE? para ele sim!!! e para o PROVEDOR???


    no mesmo caso anterior, o AP envia 500K, o RADIO-1 recebe 500k( tempo ) e envia 500K ( mais tempo ); e o NOTE RECEBE 500K.

    para o cliente, tudo OTIMO, ele esta com internet no note e no quarto!!.

    E o PROVEDOR? agora ele TEM mais 500k trafegando na sua rede, SEM RECEBER.

    E alias as colisões AUMENTAM, visto que NOTE nao OUVE AP, e transmite JUNTO de AP, causando RETRANSMISSÃO de RADIO-1 várias vezes.

    EU sendo PROVEDOR, quero TRAFEGO sem receber em minha REDE?
    Última edição por nonoque; 29-10-2010 às 09:02.

  11. #31

    Padrão Re: WDS - Perda de Desempenho

    Continua...

    E finalmente:?
    Este tópico contem alguns texto retirados da internet, e cito a fonte!!!

    e A maioria foi escrito HOJE, com experiências que tenho de PACKET RADIO.

    usei o protocolo AX.25, um protocolo feito para uso em transmissão digital via radio, aonde eu ( e outros amigos no mundo todo ) construía seus equipamentos com um CI de modem de 300/1200bauds. ( procurem por BAYCON MODEM !!! ).
    http://www.qsl.net/pt7rb/baycon.pdf

    Como a velocidade era ENORME ( 300bauds ) , era possível monitorar os pacotes enviados pelas estações, recebidos, ack, etc. Como tinha como monitorar o canal, e ouvir o audio de todas as estações , tinha conhecimento de colisões, interferências, estações fora de alcance, etc.

    E usavamos repetidoras , visto que o alcance era de alguns quilômetros, e tínhamos vontade de FALAR com todo MUNDO!!!!rs


    O que isto ME TROUXE???
    Com esta visão de trafego, colisões , interferência e estações e repetidoras distantes, em uma velocidade que podia ser monitorada sem problemas, eu vivi uma realidade IMPOSSIVEL de ser vista nos dias e velocidades atuais.

    Eu operava a 300bauds ( 300bps ) e conseguia monitorar. HOJE a 11.000.000bauds ( 11mbps aprox) é impossivel.

    Porém , propagação, antenas , reflexão, cabos, fontes ,etc foi muito estudado, conversado e discutido, em INUMERAS NOITES perdidas no SHACK.
    Última edição por nonoque; 29-10-2010 às 09:06.

  12. #32

    Padrão Re: WDS - Perda de Desempenho

    Continua...

    E os amigos da under?
    Sei que o que falo não é A VERDADE FINAL sobre WDS.

    Posso ( e devo !) estar errado em muitas coisas aqui escritas.

    Por isto peço a colaboração de todos com seu conhecimento técnico, e TAMBÉM as experiências no dia a dia. Postem, comentem e ajudem a todos.

    Vamos evoluir galera!!!

    Espero ter contribuido no seu conhecimento. Se foi útil agradeça por favor!!
    Última edição por nonoque; 29-10-2010 às 09:06.

  13. #33

    Padrão Re: WDS - Perda de Desempenho

    Vc esta certo, mas com a config. errada, "Apzinhos" se enchergam atravez do SSID, com brodcast SSID dissable eles não se veem, wireless mikrotik em WDS-Sleave, quer dizer escravo, vai gritar só os MACs declarados, "APzinhos" em bridge vão gritar só MAC do cartão ou placa wireless do MKT, vc não precisa nem de SSID, tenho 18 "apzinhos" trabalhando assim com 36 clentes, sem problemas. Instalações bem feitas, boas antenas, cabos de qualidade, configurações certas garantem o bom funcionamento da rede.
    Última edição por wrmmnt; 29-10-2010 às 11:28.

  14. #34

    Padrão Re: WDS - Perda de Desempenho

    Citação Postado originalmente por wrmmnt Ver Post
    Vc esta certo, mas com a config. errada, "Apzinhos" se enchergam atravez do SSID, com brodcast SSID dissable eles não se veem, wireless mikrotik em WDS-Sleave, quer dizer escravo, vai gritar só os MACs declarados, "APzinhos" em bridge vão gritar só MAC do cartão ou placa wireless do MKT, vc não precisa nem de SSID, tenho 18 "apzinhos" trabalhando assim com 36 clentes, sem problemas. Instalações bem feitas, boas antenas, cabos de qualidade, configurações certas garantem o bom funcionamento da rede.
    Você já conseguiu colocar mais de 6 clientes em algum ap?

  15. #35

    Padrão Re: WDS - Perda de Desempenho

    Ate agora 3 clientes, todos transparentes, logados pelo hotspot.

  16. #36

    Padrão Re: WDS - Perda de Desempenho

    Estou indo configurar numa estaçao estas configuraçoes: MK como AP e WDS.........APzinho a 800m como cliente WDS.....ligado em outro APzinho como AP numa omni para 9 clientes... jaja posto o resultado. Vlw
    OBS: minha intençao é que estes 9 clientes depois do WDS façam login pelo hotspot do MK

  17. #37

    Padrão Re: WDS - Perda de Desempenho

    O problema é que a grande maioria dos aps não permitem mais de 6 clientes em WDS

  18. #38

    Padrão Re: WDS - Perda de Desempenho

    Coloque então um access point TP-link WA501G com um switch, mas vc precisa de uma placa ou cartão dedicado somente a WDS-sleave, adiciona MSN [email protected]

  19. #39

    Padrão Re: WDS - Perda de Desempenho

    WDS-sleave? Na configuracao da placa onde está o MK coloquei WDS Dinamico e WDS default bridge coloquei a ponte entre as placas wireless.