Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Instabilidade X Sinal Bom X Qualidade Baixa

    Bom dia Pessoal

    Acho q postei no fórum errado... devo ter postado no forum business... pessoal pedindo grana pra resolver... e vários por e-mail, Msn...

    Sobre o Snmp de monitoramento utilizo o MyAuth no meu server e ele tem ferramentas e gráficos de monitoramento e latência por dias, horas, meses etc... e o problema é que não acontece em determinada hora do dia... é extremamente esporádico... um dia em uma determinada hora... outro em outra... sem qualquer parâmetro que possa utilizar para me nortear...

    A principio creio que seja rede em looping mesmo pois somente quando uma determinada "perna" dela é ligada, após algumas horas, as vezes minutos estraga tudo... pode ser virus também... o problema é que a rede está tudo em bridge... já viram a encrenca né, pode ser até 1 cliente com problema... mas pensem... passar cliente por cliente desativando em mais de 650 clientes vai levar tempo até nao querer mais...

    A novidade de hoje é que, como expliquei trabalho em 5.8 para transferências e 2.4 para distribuição do sinal, e fiz o seguinte teste:

    Peguei a "perna" de rede que quando liga deixa o sinal ruim de todo o resto, desativei todas os cartões 2.4 deixando somente os 5.8 funcionando... isto foi próximo das 14 horas de ontem... quando foi próximo das 17:30 a latência aumentou... chegou a 80ms ... 90ms... nem perto dos 800ms 900ms 1000 2000 e pouco ms que dava quando a rede estava com lag e caindo. Não chegou a cair mas não tá 100%... vou fazer alguns testes nas bridges que ligam as "pernas" da rede...

    Hoje estou ativando os STP nas bridges e estudando como filtrar estes pacotes... e tentar quem sabe detectar o problema... estou me baseando neste documento Manual:Interface/Bridge - MikroTik Wiki
    e neste Manual:Interface/Bridge - MikroTik Wiki para tentar encontrar o problema... estou a implementar em algumas MK...

    Obrigado a todos pelo apoio e sugestões... aos que pediram $$ para resolver.. agradeço o contato mas tentarei o quanto puder resolver com apoio do fórum... se não der, coisa que acho impossivel, entro em contato sim..

    Abraço

    Conforme maiores novidades vou postando aqui.

    Att
    Vagner

  2. #22

    Padrão Re: Instabilidade X Sinal Bom X Qualidade Baixa

    Citação Postado originalmente por nonoque Ver Post
    Boa Alam.. Com uma estrutura robusta como ele tem seria de extrema importância instalar um programa de monitoramento como Nagios ou Cacti. Ía ser uma mão na roda pra ele..
    Seria obrigatório, pelo menos um TheDude, melhor um NAGIOS

    Abraços NHOQUE aeauehae

    Citação Postado originalmente por vagmenezes Ver Post
    Bom dia Pessoal

    Acho q postei no fórum errado... devo ter postado no forum business... pessoal pedindo grana pra resolver... e vários por e-mail, Msn...

    Sobre o Snmp de monitoramento utilizo o MyAuth no meu server e ele tem ferramentas e gráficos de monitoramento e latência por dias, horas, meses etc... e o problema é que não acontece em determinada hora do dia... é extremamente esporádico... um dia em uma determinada hora... outro em outra... sem qualquer parâmetro que possa utilizar para me nortear...

    A principio creio que seja rede em looping mesmo pois somente quando uma determinada "perna" dela é ligada, após algumas horas, as vezes minutos estraga tudo... pode ser virus também... o problema é que a rede está tudo em bridge... já viram a encrenca né, pode ser até 1 cliente com problema... mas pensem... passar cliente por cliente desativando em mais de 650 clientes vai levar tempo até nao querer mais...

    A novidade de hoje é que, como expliquei trabalho em 5.8 para transferências e 2.4 para distribuição do sinal, e fiz o seguinte teste:

    Peguei a "perna" de rede que quando liga deixa o sinal ruim de todo o resto, desativei todas os cartões 2.4 deixando somente os 5.8 funcionando... isto foi próximo das 14 horas de ontem... quando foi próximo das 17:30 a latência aumentou... chegou a 80ms ... 90ms... nem perto dos 800ms 900ms 1000 2000 e pouco ms que dava quando a rede estava com lag e caindo. Não chegou a cair mas não tá 100%... vou fazer alguns testes nas bridges que ligam as "pernas" da rede...

    Hoje estou ativando os STP nas bridges e estudando como filtrar estes pacotes... e tentar quem sabe detectar o problema... estou me baseando neste documento Manual:Interface/Bridge - MikroTik Wiki
    e neste Manual:Interface/Bridge - MikroTik Wiki para tentar encontrar o problema... estou a implementar em algumas MK...

    Obrigado a todos pelo apoio e sugestões... aos que pediram $$ para resolver.. agradeço o contato mas tentarei o quanto puder resolver com apoio do fórum... se não der, coisa que acho impossivel, entro em contato sim..

    Abraço

    Conforme maiores novidades vou postando aqui.

    Att
    Vagner
    Seu MyAuth monitora somente o básico, ping e tráfego. Se tivesse algo melhor, saberia compara o sinal dos seus enlaces, ruido, SNR entre outros, bem como o TIPO de tráfego nestas horas.

    Quanto á grana, se foi pra mim, sei que não somente pra mim, nessas horas eu já teria gasto algum, afinal quem tem mais de 400 usuários VOIP, 40 RB etc. etc etc, não deve estar precisando contar dinheiro e nem deveria.

    Pense:
    -Quanto tempo mais meus clientes terão problemas
    -Quanto de prejuízo terei se esperar mais
    -Quantos cliente eu perderei
    -Sou capaz de resolver?
    -Minha empresa pode pagar para resolver?

    São algumas formas de ver como resolver as coisas.

    A noite eu leio o tópico com calma e vejo como podemos melhorar isso aí. De graça !

    Abraços

    Alam Dias

  3. #23

    Padrão Re: Instabilidade X Sinal Bom X Qualidade Baixa

    Cara, eu tenho 60 clientes e se precisar de resolver eu pago como já fiz muito. Sua solução pode ser uma besteira, mas você precisa saber onde ela está. Tempo é dinheiro e você não quer perder tempo. Quer?

  4. #24

    Padrão Re: Instabilidade X Sinal Bom X Qualidade Baixa

    no myauth tu usas plugin snmp? se não o monitoramento que ja vem com ele é furada.

  5. #25

    Padrão Re: Instabilidade X Sinal Bom X Qualidade Baixa

    Ainda acho que Naguios ou Cacti seria melhor. Amigo, sobre esse plugin no myauth.. Ele também é pago como o plugin supercache?

  6. #26

    Padrão Re: Instabilidade X Sinal Bom X Qualidade Baixa

    sim!
    plugin pago se não me engano é 200 reais.
    mas a facilidade é a integração com todo o sistema.

  7. #27

    Padrão Re: Instabilidade X Sinal Bom X Qualidade Baixa

    Eu penso em sair do mk e migrar para myauth mas sei lá, não confio muito num projeto que um cara é o que faz praticamente tudo. Se ele morre o projeto acaba. Fora a documentação que o mikrotik tem espalhada por toda internet. Sei não, acho que fico com o mikrotik por muito tempo ainda.

  8. #28

    Padrão Re: Instabilidade X Sinal Bom X Qualidade Baixa

    Eu ainda acho uma ótima solução a integração dos dois sistemas.
    Não perdes de nenhum lado.

  9. #29

    Padrão Re: Instabilidade X Sinal Bom X Qualidade Baixa

    Citação Postado originalmente por iverton Ver Post
    Eu ainda acho uma ótima solução a integração dos dois sistemas.
    Não perdes de nenhum lado.
    É verdade. Atualmente integro meu mikrotik com o webmikrotik. O problema dele é que o pagamento é mensal. Em um ano são 600 reais. Se por acaso eu usar o Myauth pretendo usar com rádius interligando com mk.

  10. #30

    Padrão Re: Instabilidade X Sinal Bom X Qualidade Baixa

    Bom dia Srs.

    Bom dia mesmo... é com imensa satisfação que posto a vocês o resultado da troca de opiniões que tivemos aqui... com saldo positivo... problema resolvido após dias testando, colhendo informações e pesquisando na net conseguimos resolver o problema, realmente era looping de rede... primeiramente como haviam sugerido ativei o protocolo rstp nas bridges... nada resolvido... então tentei o stp... problema solucionado... minha rede está com latência máxima de 5ms... trafegando alto... com qualidade... sem quedas... após feito isto constatei alguns pontos que estavam ruins nela e trocamos o cabo e pig e não mais ocorreu...

    Agradeço a atenção dispensada por todos sobre o meu problema... acho que é este o real intuito de um fórum... discussão de idéias e alternativas...

    Conforme conselhos vou aprender a rotear a rede... tirar de bridge pois pelo jeito é encrenca certa não sei até quando o STP vai guentar o tranco... estou a procura de boa documentação sobre o assunto se alguém tiver sugestões agradeço....

    Para finalizar gostaria de citar um pedaço de um post que o pessoal da lista business mandou...

    Alamdias( 28-10-2010) post nº 22
    "Quanto á grana, se foi pra mim, sei que não somente pra mim, nessas horas eu já teria gasto algum, afinal quem tem mais de 400 usuários VOIP, 40 RB etc. etc etc, não deve estar precisando contar dinheiro e nem deveria.

    Pense:
    -Quanto tempo mais meus clientes terão problemas
    -Quanto de prejuízo terei se esperar mais
    -Quantos cliente eu perderei
    -Sou capaz de resolver?
    -Minha empresa pode pagar para resolver?

    São algumas formas de ver como resolver as coisas."

    Caro Amigo... Agradeço a sua colaboração porém creio que foi infeliz em diversos pontos de sua colocação principalmente em 2 itens:

    - "afinal quem tem mais de 400 usuários VOIP, 40 RB etc. etc etc, não deve estar precisando contar dinheiro e nem deveria." Citando um ditado popular bastante conhecido que diz : Se tamanho fosse documento o elefante e a girafa seriam donos do circo... a questão não é precisar contar dinheiro... por incrível que pareça onde trabalho R$ 0,10 é dinheiro... e creio que para onde trabalhe vai ser sempre...

    - "Sou capaz de resolver?" - Sim... sempre serei... nunca vou abaixar a cabeça para problemas... tive muitos com clientes sim... fato... não nego... porém nunca... NUNCA... duvide da capacidade de ninguém... experiência é importante... mas humildade e partilha de conhecimento ao meu ver são muito mais... enquanto para qualquer problema quiser cobrar para solucioná-lo, digo isto não somente a ti... também para todos aqueles que me procuraram querendo $$$ para resolver o problema, o profissionalismo e a cooperação será sempre 0. E se estivesse do lado de cá, no meu lugar???

    Para finalizar se não acreditasse que aqui no fórum tivesse profissionais dispostos a AJUDAR como ocorreu, e se achasse que "não sou capaz de resolver" teria apenas levantado o telefone do gancho e e contratado empresas conceituadas em MK como existem muitas disponíveis ou procurado um fórum de negócios... seria bem mais fácil e quem sabe até hoje estaria com o mesmo problema... É .... não foi desta vez... este problema posso dizer que com ajuda de muitos fui CAPAZ de resolver...

    Abraço a todos que colaboraram... o problema está resolvido!!!!

    Att
    Vagner

    .

  11. #31

    Padrão Re:

    Bacana, Vagner. Fico MUITO feliz em saber que conseguiu resolver o teu problema, de coração mesmo.

    Que bom que nenhum dos pontos que eu citei foram necessários de ser ajustados, pois geraria um ônus e perda de tempo. E melhor ainda que tu tenha conseguido encontrar a solução, porque eu inclusive não sabia desse tipo de defeito.

    Enfim, ganha todo mundo, já que somamos em conhecimento.

    Muito obrigado! Abração!

  12. #32

    Padrão Re: Instabilidade X Sinal Bom X Qualidade Baixa

    muito bom esse tópico, pois abordou várias coisas que podem dar defeito em uma rede, como não trabalho com rede toda em bridge nem tinha e ligado em looping, ja trabalho com rede roteada para evitar esse tipo de transtorno. Mas o bom para você foi que esse problema lhe permitiu conhecer melhor sua rede e até verificar pontos que tinham algum tipo de problema que não sabias.
    parabéns a todos que postaram soluções, pois este tópico ficou muito rico de informações.

  13. #33

    Padrão Re: Instabilidade x sinal bom x qualidade baixa

    Que bom que conseguiu resolver amigo, eu tenho medo de looping igual gato tem medo de agua.

  14. #34

    Padrão Re: Instabilidade x sinal bom x qualidade baixa

    O bacana ao começar uma rede é planejar todos os pontos e criar sua topologia. Assim, futuramente é muito mais fácil resolver possíveis problemas com ela.

  15. #35

    Smile Re: Sugestao

    Ai cara sei que ja resolveu o seu prob. porem, ainda vai ter que estudar um pouco de roteamento para diminuir o broad na rede. Mas pode diminuir sensivelmente isso sem roteamento utilizando vlan nas torres de distruicao, dai os mk-aps so se comunicam com o servidor, limiitando a area de broad somente a ap em questao.
    Se tiver alguma duvida so falar que te ajudo a implementar.

    Abrs