Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Instabilidade x sinal bom x qualidade baixa

    Boa tarde Pessoal...

    Recorro á vcs pois estou a mais de 2 semanas pesquisando e tentando achar solução... bom tenho uma rede com mais de 40 Mk sendo 433 e algumas 600 ... Acontece que a 2 semanas atrás começou a dar uns vudú na rede.. classifico como isso pois nao tem explicação aparente... segue oque ocorre:

    A rede está normal... após alguns minutos/horas a latência sobe para 800 ... 900.. 1000... 1200 ms de toda a rede..daí pra cima os clientes começam a ficar com lag... e vira uma paranóia... voltando a funcionar dali alguns minutos... e assim ocorre inúmeras vezes durante o dia...

    Minha rede tem o formato de uma "estrela" para ilustrar melhor... sendo que no centro e em cada ponta tenho servidores voip e somente no centro tenho servidor de Internet (Myauth)... o estranho é que se desligo uma das pontas a partir do centro a rede começa a voltar ao normal... a principio pensei que fosse tráfego... cartão ruim... etc... troquei placa e cartão do centro da rede... não resolveu... desliguei uma ponta e deixei fora por horas... a rede ficou legal... voltei a ligar... bagunça tudo... isso fiz para as 3 pontas... sendo que nao consegui chegar a nenhuma conclusão pois parecia sempre o mesmo problema... latência alta... porém nos ultimos dias notei que se desligo uma certa ponta a rede se estabiliza... fica ok.. já troquei placa/fonte/cartão/pigtail/ antena desta rede e nao resolve... to pensando em chamar um padre/pastor/ancião/pai de santo pra ve se dá jeito... pois nao tem jeito de resolver...

    Outro trauma é enlaces 5.8 com sinal -51 até -65 e com TX/RX CQQ variando muito as vezes está 90/100 e as vezes 12/20 Sei que o Tx/Rx CQQ é qualidade de eficiência da restransmissão... já troquei cartão... frequências... placa... pig... antena... tanto de um lado quanto do outro...só não troquei a estrutura metálica da torre... não resolve...

    Vai minhas perguntas:

    - Existe vírus para Mk?
    - Meus cartões Mikrotik são 350MW... são cartões bons?
    - Alguem tem uma idéia doque pode estar acontecendo?


    Meu cenário é
    RB 433AH licenças level 4
    NanoStation 2.4 (Distribuição)
    RB 600
    Cartões Ubiquiti XR5 (Enlace)
    Cartões Ubiquiti XR2 (Distribuição)
    Cartões Mikrotik R52H (Enlace/Distribuição 2.4 e 5Ghz)
    Enlaces com WDS entre os 5.8
    Controle por MAC de Conexões


    Antenas Aquario Focal e Zirok para enlace

    Aguardo auxilio...
    Se necessário mais informações estou á disposição... meus servidores são voip... e o cenário é somente fora da cidade... cada vez que aumenta a latência todos meus clientes voip caem.. são cerca de 400... dai a encrenca ta feia...

    Obrigado a quem dispuser ajudar
    Att
    Vagner Menezes

  2. #2

    Padrão Re:

    Vagner, não vou nem perguntar se tá tudo bem contigo porque seria maldade...

    Cara, minha rede é um grão de feijão perto da tua, e mesmo assim já tive esses problemas. Meus problemas se resolveram de duas maneiras: trocando canal e baixando potência, tanto no AP como nos clientes.

    Pensa só: AP que 'grita' alto 'ouve' alto também. Outra coisa: sobreposição de canais em 2.4 é realidade, não teoria. E, além disso, não é algo que se resolve simplesmente cortando cabo e fazendo 'matação'. Tem que estudar MUITO, fazer muito scan na rede procurando o melhor canal, calcular o melhor ângulo de irradiação das antenas da torre, enfim.

    Procura verificar algo errado nos clientes. Não sei qual o equipamento que tu usa ai, mas sinal bom muitas vezes esconde vários outros problemas.
    Pra ti ter ideia, a média do tempo de ACK na minha rede é de 26 a 27 us. Acima disso fico no alerta. Na parte da noite o Signal Strenght dos clientes fica naturalmente mais alto, em função da interferência. Se tu tem um cliente de dia com sinal -68, por exemplo, imagina de noite, que esse sinal pula pra -73, -74??

    Não estou dizendo que é o teu caso. Só que diante de uma situação assim não tem como exigir que a rede funcione a contento. Eu falo diante da ideia de que tu tem interferências, como é no meu caso. Afinal, quem é soberano na sua cidade? Quem for, estenda as mãos pro céu e agradeça a Deus.

    É isso. Verifica cliente com sinal ruim, potência exagerada no AP (exagerado PRA MIM é mais de 80mw), cliente com problema de sinal ou potência exagerada (mais de 100mw). E verifica também se não tá faltando energia nessas tuas RB's, fazendo as coitadas trabalharem 'aos trancos'.

    Estimo muito que consiga resolver o teu problema, de coração. Se tu tiver alguma novidade compartilha aqui. Quero poder te ajudar no que for possível.

  3. #3
    Não Registrado(s)
    Visitante

    Padrão Re: Instabilidade X Sinal Bom X Qualidade Baixa

    Olha.... pelo que vc falou q desabilitando uma ponta da rede tudo volta ao normal, eu chutaria que seu problema é loop na rede.

    Reveja sua rede do começo ao final, ative filtros, etc.

  4. #4

    Padrão Re:

    Boa tarde Jadir...

    Primeiramente agradeço sua atenção... vlw mesmo... sobre frequencias e potências procuro não mecher... deixo a potência padrão do cartão nas MK e 100mw nos Aps uso todos com chipset Realtek RTL 8186, cuido em sobreposição de canais como me recomendastes... dou preferencia ao 1, 6 e 11 qdo nao estão muito congestionados e observo uma faixa de 10Mhz para cima e para baixo pois li várias coisas na net sobre sobreposição e trafego... nos meus clientes o CCQ minimo é de 85% com maioria de 100% ... meu trauma creio que seja nos 5.8 onde faço a transferência de torre para torre que é onde o CCQ varia bastante.. isso tanto com cartão Mikrotik ou com cartão ubiquiti.
    Também faço Scan nas Frequencias 2.4 e 5.8 pra ver largura e uso de banda pois as RB tem ferramentas bem interessantes neste quesito como o Freq. usage e o Scan ..

    sobre a alimentação está dificil aqui encontrar fontes boas para as MK pra ti ter uma ideia ultimamente tenho conseguido somente fontes 1A e sei que são hiper fracas para aquelas que uso 3 cartões, tenho tambem minha suspeitas sobre este asssunto... amanha vou tentar fazer funcionar com fonte ATX... sei que nao é o mais correto mas nao consigo encontrar fornecedor bom para fontes...

    Abraço
    Qualquer novidade vou postar aqui

  5. #5

  6. #6

    Padrão Re:

    Vagner, já reparou que esses cartões são de 300mw pra cima? Creio que o padrão/default deles seja um pouco acima do que tu realmente precisa, na prática. Experimenta fixar as potências em 17dbm, 18dbm, e verifica como se comporta. Isso daria 63, 80mw, algo mais apropriado para a tua estrutura.

    Sobre o CCQ dos enlaces, atenção para a questão dos canais de 5.8. Muitas vezes conseguimos estabilidade e largura de banda simplesmente testando e fixando um canal mais apropriado.

    Sobre as fontes, são muito 'fraquinhas'. Se tu conseguir uma fonte de notebook, use. Terá energia de sobra pra alimentar as RB's/cartões.

    QUALQUER COISA pode relatar aqui que assim que eu puder respondo pra te ajudar. Vamos tentar fazer essa tua estrutura voltar ao normal. Abração, e estou a tua disposição!

  7. #7

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por vagmenezes Ver Post
    ... sobre frequencias e potências procuro não mecher... deixo a potência padrão do cartão nas MK e 100mw nos Aps uso todos com chipset Realtek RTL 8186, cuido em sobreposição de canais como me recomendastes... sobre a alimentação está dificil aqui encontrar fontes boas para as MK pra ti ter uma ideia ultimamente tenho conseguido somente fontes 1A e sei que são hiper fracas para aquelas que uso 3 cartões, tenho tambem minha suspeitas sobre este asssunto... amanha vou tentar fazer funcionar com fonte ATX... sei que nao é o mais correto mas nao consigo encontrar fornecedor bom para fontes...

    Abraço
    Qualquer novidade vou postar aqui
    Cara, em primeiro lugar vc tem que trocar essas fontes super super urgente, 1A não dá nem pra uma RB com 1 cartão XR2, que dirá com 3! Na Internet vc encontra fontes de 3,5A e de 5A.
    Provavelmente vc usa o XR5 na mesma RB da distribuição, então é muito provável que essa oscilação no PTP seja exatamente isso, alimentação.
    Vê se arruma uma fonte de notebook por aí, não é possível que não encontre nem que seja emprestada. Não adianta mexer em mais nada enquanto não colocar fontes de 3.5A pra cima (com 3 cartões pelo menos de 5A).
    Boa sorte!

    P.S: o cartão XR2 em default está setado em 25db, é muita coisa. É recomendável baixar o quanto puder.
    Última edição por katraka; 26-10-2010 às 22:22. Razão: P.S.

  8. #8

    Padrão Re: Instabilidade X Sinal Bom X Qualidade Baixa

    amigo um boa opção que eu ja usei é colocar uma fonte de pc de boa qualidade(zalman. seventem, corsair) para a alimentação das rbs. o esquema das cores da fonte seriam o amarelo e preto para alimentação 12v. dependendo da fonte te manda tranquilo 15A a 20A. tem que fazer uma ponte entre o fio verde da fonte ao fio preto para ela estartar automatiacamente.

  9. #9

    Padrão Re: Instabilidade X Sinal Bom X Qualidade Baixa

    Bom dia,

    Suponho que sua rede esta toda em bridge (se fosse fonte acho que o problema nao aumentaria a latencia da sua rede como estao falando e sim outros problemas), como sugestao vc deve sim baixar e setar a portencia dos seus cartoes pra 17, 18 dbm (depende muito do tipo de antena que vc esta usando, e da distancia entre clientes, torres e etc) e dar uma olhada nas fontes (sugestao geral fontes de 18v 3A).

    O que vc deve olhar realmente é o seu broadcast,visto que vc disse que fica normal qdo desliga uma "perna"da sua rede, isso sim faz aumentar a latencia, e como vc disse q tinha mais de 40Rbs, provavelmente sua rede é bem grande.

    Fora isso de uma olhada pra ver se sua rede nao esta em loop. Existem protocolos para tratar disso rSTP, STP.

    Boa sorte!

  10. #10

    Padrão Re: Instabilidade X Sinal Bom X Qualidade Baixa

    Ola amigos...
    Sou novo por aqui, e estou começando com meu provedor agora mas tenho boa experiencia e mais de 20 anos de técnico em eletrônica..
    Sobre o asunto do colega minha sugestão e teu problema na minha opinião seria so fonte mesmo porque pelo que sei e estudei essas rb elas necessitam de pelo menos 600mA so para ela funcionar ai se você tem uma fonte de 1A sobra so 400mA para as mini pci e o consumo medio das mini pci e de 800mA a 1A.
    O ideal e vc comprar pronto ou mandar enrolar um trafo de 18+18v / 5A e mandar alguem fazer um regulador estavel para tal fim
    se alguem quiser posso dispor um esquema bem simples e barato para fazer essa fonte
    ja montei 4 dessas aki no RS e todas perfeitas acabarão os problemas dos colegas.

    Fonte boa e tudo no bom funcionamento das Rb e Mini PCI..

    Abraço a todos.

    Meu MSN: [email protected]
    [email protected]

  11. #11

    Padrão Re: Instabilidade X Sinal Bom X Qualidade Baixa

    Amigo você pode estar com um loop na sua rede vindo de uma dessas pontas, outra coisa gargalo e as fontes fracas, conforme o dia vai passando o consumo vai aumentado o processamento das RB's também essas fontes não dão conta.

  12. #12

    Padrão Re: Instabilidade X Sinal Bom X Qualidade Baixa

    Fala Galera...

    obrigado pelos Auxilios já prestados aqui... então vamos aos fatos e testes de sugestões de ontem para hoje de meio dia...


    Peguei os conselhos para testar:

    Jadir, hiranneri - Baixar potência dos Cartões
    Katraka, iverton, infoservwireless - Fonte mais forte
    hiranneri, visitante - loop da rede
    danilosceu -gargalo da rede

    Testei o seguinte::

    Fonte - compramos uma fonte de computador com potência real de 500W, utilizei os 12V que saem dela pelos conectores para dispositivos IDE para ligar a MK... medi.. saindo 12V e 4.11A, fiz isso com 3 MK cada 1 com 2 cartões XR5, e o problema continuou...

    Potência dos Cartões - Não alterei as potências deixei tudo em TX power default para os 5Ghz e 2.4 no máximo 17. problema continua...

    Gargalo da rede - Dei uma olhada nos graficos das MK e o máximo que vi passar foi de 8 a 10Mbps da central de internet ... será que pode ser?

    Loop da Rede - não tinha pensado nesse trauma... valeu... vou procurar algo na net sobre rSTP e STP, minha rede está 100% em bridge... existe alguma ferramenta boa para recomendar

    Algo Novo - fazendo testes depois de tudo... quando desliga 1 "perna" específica da rede ela volta ao normal... liga demora alguns minutos e a latência da rede toda vai lá para cima.. chegando a "derrubar" a comunicação com algumas MK do outro lado; pergunto... pode ser um problema de placa/Cartão ruim nesta perna detonando todo o resto da rede?

    Sugestões/Reclamações/Críticas são bem vindas...

    Obrigado a todos que estão colaborando

    Att
    Vagner

  13. #13

    Padrão Re: Instabilidade X Sinal Bom X Qualidade Baixa

    Amigo esse algo novo é um sintoma tipico de looping...
    Esta "perna" que você desliga é uma AP?? habilita o STP na bridge, algum cliente seu pode estar causando o loop, foca seus esforços nela.

  14. #14

    Padrão Re: Instabilidade X Sinal Bom X Qualidade Baixa

    olá magnusrk8 esta outra "perna" que desligo é uma WDS para outras 6 Mk que continuam em "linha"... estou vendo para habilitar o STP nas bridges das MK... procurando documentação pois os são várias opções para configurar...

    muito obrigado por enquanto

  15. #15

    Padrão Re: Instabilidade X Sinal Bom X Qualidade Baixa

    desculpe a pergunta, mas fiquei curioso. o que seria loop na rede?

  16. #16

    Padrão Re: Instabilidade X Sinal Bom X Qualidade Baixa

    Eu também acho que pode ser loop. Uma possibilidade também é um cliente estar mandando broadcast demais na rede. Vírus é danado pra fazer isso.

  17. #17

    Padrão Re: Instabilidade X Sinal Bom X Qualidade Baixa

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon Ver Post
    desculpe a pergunta, mas fiquei curioso. o que seria loop na rede?
    Imagine um anel.. isso seria um looping. Faça um teste, pegue um cabo de rede e ligue as duas pontas deste cabo em um switch, você está gerando um looping em todo a rede que esta ligada neste switch.

  18. #18

    Padrão Re: Instabilidade X Sinal Bom X Qualidade Baixa

    entendi. obrigado pela resposta.

  19. #19

    Padrão Re:

    Opa, em que cidade está ? Se for perto e a grana boa, vou aí.

    Veja bem, podem ser vários cenários, muitos mesmos, tinhamos um enlace aqui de 14 km perfeito, que da noite para o dia, só funciona 2 canais, e antes que perguntem, rádios, antenas já foram trocados, menos para o ROcket M5 que chegaram hoje.

    Você precisa ir em cada ponto de conexão e testar a capacidade em diversar horas do dia e anotar, anote tudo. Ex: vá no ponto 1 e dispare um Btest mesmo, mesmo que tosko, quebra o galho, anote e vá para outro ponto.

    Depois, faça isso na rede toda, se tiver como, tipo, na casa de um cliente ou em um ponto de repetição que tenha acesso direto até seu servidor principal.

    Dessa forma, vai descobrir onde está o gargalho, ou pelo menos chegar perto.

    nesta horas que eu falo, que uma central de monitoramento 24 hrs com SNMP resolve, é só olhar os gráficos e ir cruzando as informações.

    Abraços e boa sorte, vc vai precisar

    Alam Dias

  20. #20

    Padrão Re: Instabilidade X Sinal Bom X Qualidade Baixa

    Boa Alam.. Com uma estrutura robusta como ele tem seria de extrema importância instalar um programa de monitoramento como Nagios ou Cacti. Ía ser uma mão na roda pra ele..