+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Utilização de peso em balanceamento no mikrotik

    Olá,

    Dei uma pequena pesquisa tanto na internet quando no próprio fórum antes de realizar esta pergunta e sempre chego ao mesmo link que não tem a resposta de meu questionamento [1].

    Eu utilizei o tutorial citado, porém estou passando por uma dificuldade que é a imposição de peso no balanceamento, este tipo de balanceamento citado em [1], é por igual, ele utiliza both balancer.

    A pergunta é, alguém poderia me informar como posso utilizar pesos no meu balanceamento no mikrotik?
    Gostaria de fazer uma regra semelhante a esta no iproute2:

    ip route add to 0/0 nexthop via LGW0 dev LIF0 weight 3 nexthop via LGW1 dev LIF1 weight 1 ... nexthop via LGWN dev LIFN weight 6
    Eu desejo fazer isto, porque meu ambiente tem um link menor que o outro, com isso o menor link topa primeiro, pelo fato de haver um balanceamento de pacotes por igual.

    Desde já agradeço a ajuda de todos.

    [1] Manual:PCC - MikroTik Wiki

  2. #2

    Padrão Re: Utilização de peso em balanceamento no mikrotik

    Olá,

    Encontrei a resposta em [1], não testei ainda após testar darei um feedback para dizer se funcionou ok!

    [1] ECMP load balancing with masquerade - MikroTik Wiki

    Atenciosamente.

  3. #3

    Padrão Re: Utilização de peso em balanceamento no mikrotik

    Olá,

    Li o artigo no wiki com mais calma e deduzi que isso não resolveria meu problema. Por que o que acontece, atualmente estou utilizando esta configuração [1], neste exemplo o autor amarra as conexões a somente um link assim evitando que uma solicitação saia por um link e a próxima ao mesmo destino na mesma sessão saia por outro link, causando assim em alguns serviços alguns problemas que não vem ao caso descrever.

    Já em [2], ele simplesmente faz um balanceamento com peso utilizando o algoritimo de balanceamento round robin nas rotas do gateway, ou seja, não se amarra a conexão a um link, isso seria um problema.

    Para resolver meu problema eu fiz uma fusão dos dois conceitos e acredito que resolva o problema, eu deixei como está em [1] porém na rota da saída de um dos links, o menor, eu adicionei a rota de saída pelo maior e pelo menor utilizando o conceito [2], acredito que funcione.

    Qualquer problema darei um feedback a todos.

    Moderador se não responder a este em alguns dias por favor, pode fechar.

    Obrigado a todos.

    [1] Manual:PCC - MikroTik Wiki
    [2] ECMP load balancing with masquerade - MikroTik Wiki

  4. #4

    Padrão Re: Utilização de peso em balanceamento no mikrotik

    Colega, estou nesta mesma situação.
    Como ficou a sua solução ?