+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidor Gerenciamento de Rede

    Pessoal, boa tarde.
    Estou aqui para pedir a ajuda de vocês e o seguintes;
    Preciso montar um servidor de Gerência que possa monitorar e gerar uma mapa da rede além de receber os trap vindo dos dispositivos.
    Alguém aconselha alguma.
    Pois hoje já tem esse serviço em outro cliente atraves do HpOpenView, netcool mais nesse caso preciso ser em cima de Software Livre
    Abraços a Todos

  2. #2

    Padrão Re: Servidor Gerenciamento de Rede

    Tem o Nagios e o Cacti. Ambos em plataforma livre. Através deles você monitora tranquilo gerando diversos relatórios. Monitoram desde grandes dispositivos até pequenos nobreaks.

  3. #3

    Padrão Re: Servidor Gerenciamento de Rede

    olá Nonoque, tudo bem.
    E seguinte tanto o NAgios e o CActi, vão ter suporte a MIB, o que preciso e enviar a MIB para esse servidor e para que possa interpretar os alarmes.
    Abraços
    Adilson santos

  4. #4

    Padrão Re: Servidor Gerenciamento de Rede

    Adilson.. Não sei se entendí direito, mas tem que ter uma interface entre o programa e os sinais de alarmes.
    Pelo que compreendí vc vai precisar de programação de baixo nível como C. Ou seja, um sensor de presença manda um sinal de NA ou NF e o computador interpreta via porta serial, por exemplo o comando do sensor.
    Seria isso mesmo?

  5. #5

    Padrão Re: Servidor Gerenciamento de Rede

    Na verdade não, o que preciso e sabe se o Nagios ou Cacti chega até o nivel de receber o trap vindo do Switch ou Roteador,ou qualquer outro disposito que fala SNMP e consiga enviar trap, como por exemplo o Hp OPen View e Netcool .
    Pois eu tenho um conjunto de Switch e Roteadores, mais criptografia para VOZ, que pode me enviar trap, me avisando sobre um system up time, ou Health, ou erro nas interfaces. ETC.
    E preciso saber se no Cacti ou Nagios tem essa opção de ele receberem essa trap como trap Maneger Station.
    Abraços
    Adilson

  6. #6

    Padrão Re: Servidor Gerenciamento de Rede

    Amigão, pesquisei e encontrei dois artigos que podem te ajudar. Agradece aí... rsrs

    How to receive SNMP traps in Nagios

    Linux: Nagios - Tratar traps SNMP no Nagios

  7. #7

    Padrão Re: Servidor Gerenciamento de Rede

    Fala Nonoque,
    Amigão vou dar um olhada esse tutorial, para ver se me ajuda, pois terei pouco tempo para montar e apresentar aqui para o cliente, mais desde de já agradeço a você pela ajuda e atenção,
    caso preciso de alguma ajuda por favor, pode pedir.
    mais um vez muito Obrigado
    Adilson Santos

  8. #8

    Padrão Re: Servidor Gerenciamento de Rede

    À disposição para o que precisar. Sempre clique na estrelinha que vai me alegrar muito. Se quiser add no msn também fique a vontade.