+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão inclinacao painel

    Gente

    Como vcs calculam a inclinacao de um painel para o atendimento a uma certa area?

    Para ilustrar o que eu gostaria de saber, vamos tirar como exemplo um painel de 90º, vamos supor que a torre tenha 30m.
    Qual seria a inclinacao que esse painel deveria ter para atender uma distancia de 300m a 3km?

  2. #2
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: inclinacao painel

    nas estaçoes em predios aqui colocamos só um pouquinho para baixo ...
    um pouquinho mesmo .....
    ficando quase reta ....
    conseguimos cobrir um boa area ...

  3. #3

    Padrão Re: inclinacao painel

    Numa torre de 30m o ideal é usar dois conjuntos de antenas, montados na ponta e no meio da torre, o que vai na ponta usar as antenas "retas" e o conjunto do meio da torre com as antenas mais inclinadas, para atender os assinantes que estão mais proximos da torre, com o conjunto da ponta alinhado "reto" consiguirá atender assinantes mais distantes.

  4. #4

    Padrão Re: inclinacao painel

    Imagine a antena como uma lâmpada spot.

    A inclinação vai determinar a área que será "iluminada".

    Essa inclinação parte do conhecimento da abertura, em graus, vertical e horizontal da antena.

    Eu já esbarrei com algumas planilhas sobre esse cálculo, veja aqui:

    Planilhas Wireless - BDI BBS

    Espero que ajude.

  5. #5

    Padrão Re: inclinacao painel

    AMIGO, veja qual lado da torre você teria mais clientes , e pra este lado ESCOLHA UM PONTO QUE FIQUE A 2.3KM E APONTE O PAINEL PRA ESTE PONTO.. distribuirá com boa qualidade teu sinal

  6. #6

    Padrão Re: inclinacao painel

    Citação Postado originalmente por mpsnet Ver Post
    AMIGO, veja qual lado da torre você teria mais clientes , e pra este lado ESCOLHA UM PONTO QUE FIQUE A 2.3KM E APONTE O PAINEL PRA ESTE PONTO.. distribuirá com boa qualidade teu sinal
    Aqui eu tenho uma dúvida tmb, tenho uma altura de 8 metros do solo e preciso atender clientes de 500 a 1000 metros, estava pensando em colocar painel de 14 dbi 120 ° mais ai eu tmb naum sei a inclinação quanto deixo....

  7. #7

    Padrão Re: inclinacao painel

    Dei uma olhada na tabela e achei bem interessante
    mas achei o cálculo um pouco errado.

    coloquei la 30m, ângulo de 55º
    e a inclinação ficou aproximado em 29
    depois coloquei com ângulo de 60º e a inclinação mudou e muitoooooo
    mais de 10º de inclinação de diferença
    Citação Postado originalmente por lfaria Ver Post
    Imagine a antena como uma lâmpada spot.

    A inclinação vai determinar a área que será "iluminada".

    Essa inclinação parte do conhecimento da abertura, em graus, vertical e horizontal da antena.

    Eu já esbarrei com algumas planilhas sobre esse cálculo, veja aqui:

    Planilhas Wireless - BDI BBS

    Espero que ajude.

  8. #8
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: inclinacao painel

    Boa noite Mascaraapj, o melhor maneira de voce acertar é ir mexendo no painel e olhando os sinais dos clientes através do imbox. Foi assim que consegui angular minha antena.

    Um na torre mexendo na antena, usando o fone pra base onde alguem monitorava os clientes pelo imbox.

    Abraços e boa sorte.

  9. #9

    Padrão Re:

    Andrio, tudo vai depender do ganho do painel. Como tu pretende atender assinantes em até 3 km, acredito eu que o indicado seria um painel de 17dbi.

    Ok, agora vem os 'poréns'. Geralmente essas antenas de ganho alto tem um ângulo de abertura vertical bem fechado. Então, tem que se atentar para o fato que assinantes de perto podem vir a ficar com a cobertura de sinal comprometida, ainda mais se a tua torre for alta.

    Eu vejo essa questão de forma bem particular: 3 km é muita coisa, mesmo com grade e rádio bom; porque não limitar o alcance à 2 km ou metade, 1,5?? Terá menos problemas quanto a cobertura de sinal, nível de sinal, alinhamento (sim, basta um sopro que a antena vira e cai de -65 para -75).

    Usar na torre antenas de ganho menor já te trás o benefício de não 'ouvir' tanto ruído como uma antena de 17dbi captaria...

    Sem falar no fato que, como uma antena de 14dbi abre lá uns 12º verticais (um EMCTest de 15dbi abre 20º!), atende bem o assinante de perto e o de mais longe (ao mesmo tempo).

    Reflete o teu projeto. Abraço!