+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Um cliente pode prejudicar outros?

    Olá galera! Sou novato neste portal e com pouca experiência em MK. Bem, tenho uma RB433Ah com cartão de 600 mw Engenius e link de 4 MB. Estou atualmente com 25 usuários utilizando sob Hotspot e Access List todos funcionando perfeitamente. A questão é a seguinte tenho um user que está a uns 300 mt da base praticamente sem visada, sua antena é uma USB 12 dbi
    Aquário, seu sinal é fraco na faixa de 10 a 20% CCQ e o Signal Strength -90 no entanto consegue navegar normalmente na internet e não reclama de quedas, nestas condições este cliente pode prejudicar o desempenho do sistema?

  2. #2

    Padrão Re: Um cliente pode prejudicar outros?

    pode sim, um cliente ele força o radio.

  3. #3

    Padrão Re: Um cliente pode prejudicar outros?

    com certeza que sim,devido a baixa qualidade de sinal o radio tenta compensar o problema, causando lentidão na sua rede(isso a grosso modo), pra vc nao ter problemas te aconselho so instalar clientes visados!

  4. #4

    Padrão Re: Um cliente pode prejudicar outros?

    olha o que posso te dizer é coloca uma antena de 24 dbi e um aparelho mais forte na casa dele ai força menos o seu rádio.Procura ver também um melhor ângulo de visada pois tendo a melhor visada o Throughput aumenta e ai blz ok abração












    se ajudei clica na estrelinha vlw
    Última edição por amkrubens; 28-10-2010 às 15:48.

  5. #5

    Padrão Re: Um cliente pode prejudicar outros?

    O esforço do rádio para compensar o sinal fraco atrapalha os outros. O que você pode fazer é colocar um equipamento mais potente no cliente e na RB limitar para que clientes com sinal muito fraco não consigam se conectar a ela. Essa alteração na sensibilidade evita futuras dores de cabeça. Espero ter ajudado. À disposição aí para o que precisar!

  6. #6

    Padrão Re: Um cliente pode prejudicar outros?

    Cara como eu faço isso, tipo os clientes com sinal acima de -65dbm... -68dbm... não conectar na rede? Teria como você da uma força ? Se não quiser tirar o foto do post, me manda mp por favor. Estou precisando disso. No aguardo

    Citação Postado originalmente por nonoque Ver Post
    O esforço do rádio para compensar o sinal fraco atrapalha os outros. O que você pode fazer é colocar um equipamento mais potente no cliente e na RB limitar para que clientes com sinal muito fraco não consigam se conectar a ela. Essa alteração na sensibilidade evita futuras dores de cabeça. Espero ter ajudado. À disposição aí para o que precisar!

  7. #7

    Padrão Re: Um cliente pode prejudicar outros?

    Em Wireless > Access List

    Tem essas opções:

    -mac
    -interface
    - signal range: onde defino o sinal min e max permitido para se conectar na minha rb.
    - aptx/clientetx: limito a banda de trafego tanto indo quanto vindo para o cliente.

    Vá nos clientes cadastrados e mude o SIGNAL STRENGTH RANG para:
    SIGNAL STRENGTH RANG -75..120

    Ou seja> Quem tiver sinal menor que -75 ou seja -80 -90 nao vai conectar

    Faça conforme suas necessidades. Espero ter ajudado.

  8. #8

    Padrão Re: Um cliente pode prejudicar outros?

    Citação Postado originalmente por nonoque Ver Post
    Em Wireless > Access List

    Tem essas opções:

    -mac
    -interface
    - signal range: onde defino o sinal min e max permitido para se conectar na minha rb.
    - aptx/clientetx: limito a banda de trafego tanto indo quanto vindo para o cliente.

    Vá nos clientes cadastrados e mude o SIGNAL STRENGTH RANG para:
    SIGNAL STRENGTH RANG -75..120

    Ou seja> Quem tiver sinal menor que -75 ou seja -80 -90 nao vai conectar

    Faça conforme suas necessidades. Espero ter ajudado.
    Bom dia,

    Eu acho bem interessante este bloqueio e gostaria de aplicar aqui nas minhas RBs, mas como eu trabalho com Radius armazenar a chave WPA do cliente de acordo com o MAC, eu precisaria setar no Radius algum atributo para que ele também limitasse o nível de sínal dos clientes.

    Já pesquisei no fórum e no google, mas não encontrei, alguém sabe que atributo é esse e se tem mesmo como fazer?

    Obrigado !

  9. #9

    Padrão Re: Um cliente pode prejudicar outros?

    Vou deixar essa para meus amigos mais avançados. Não entendo muito de Rádius.

  10. #10
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Um cliente pode prejudicar outros?

    Voce disse que teu cartão é de 600 mw,, pergunto se voce tá usando assim,, se tiver baixe a potencia pra no muiiiito 100 mw. Desative esse cliente se nãot em visada. É melhor ficar sem um cliente doque ir perdendo todos. As vezes na ancia de almentar a clientela pode-se querer instalar um cliente sem visada, melhor é dar ele pro concorrente que deixar todos os outros ruins. Boa sorte.

  11. #11

    Padrão Re: Um cliente pode prejudicar outros?

    Citação Postado originalmente por ricceuma Ver Post
    Olá galera! Sou novato neste portal e com pouca experiência em MK. Bem, tenho uma RB433Ah com cartão de 600 mw Engenius e link de 4 MB. Estou atualmente com 25 usuários utilizando sob Hotspot e Access List todos funcionando perfeitamente. A questão é a seguinte tenho um user que está a uns 300 mt da base praticamente sem visada, sua antena é uma USB 12 dbi
    Aquário, seu sinal é fraco na faixa de 10 a 20% CCQ e o Signal Strength -90 no entanto consegue navegar normalmente na internet e não reclama de quedas, nestas condições este cliente pode prejudicar o desempenho do sistema?
    Nossa senhora -90, tira este cliente do seu cartão ontem, ele vai baixar a modulação do cartão e prejudicar todo mundo. Melhora o equipamento deste cliente e se ele não tem visada ate retira da sua rede, as vezes temos que perder um para manter os outros 30.

  12. #12

    Padrão Re: Um cliente pode prejudicar outros?

    Valeu as dicas pessoal, tentei de tudo dobrei a altura da antena, coloquei outra de 24 DBI o que melhorou muito mas não o suficiente. Infelizmente tive que passar o cliente pra outro.

  13. #13

    Padrão Re: Um cliente pode prejudicar outros?

    Citação Postado originalmente por ricceuma Ver Post
    Valeu as dicas pessoal, tentei de tudo dobrei a altura da antena, coloquei outra de 24 DBI o que melhorou muito mas não o suficiente. Infelizmente tive que passar o cliente pra outro.
    Amigo Quanto de Potência você deixou no Cartão Engenius?
    Pode ser que ele esteja com um Baixo rendimento devido a Ruido Muito Forte como vc Disse ele esta a 300Mts da Torre

  14. #14

    Padrão Re: Um cliente pode prejudicar outros?

    tem cara que ele ta usando o cartao em default , quepelo menos aqui no meu cartao se deixo em default ele vai para 25dBm , aqui fixo ele em 17dBm uma marca que esta dando conta de tudo sem problemas

  15. #15
    Marlon Bolzan Avatar de marlon
    Ingresso
    Dec 2009
    Localização
    Ecoporanga-ES
    Posts
    266

    Padrão Re: Um cliente pode prejudicar outros?

    coloque em sua mente. "NÃO IREI ADICIONAR CLIENTES QUE O SINAL ESTEJA ACIMA DE -67 DBM" pensando assim vc numca mais tera problemas'


    não esqueça de agradeçer'

  16. #16

    Padrão Re: Um cliente pode prejudicar outros?

    Estou utilizando Tx mode fixado em 23dbm, mas com banda 2.4 GHz-B. No inicio tive vários
    problemas em definir a potência correta, então substituí a fonte original por uma por uma fonte 500W
    de PC utilizei o -12 e 12 para fazer os 24VCC necessários. Daí comecei com 25 dbm e fui baixando até o o Ideal, tenho cliente cerca de 800MT da base com antena convencional de 15Dbi e funciona perfeito.

  17. #17
    Marlon Bolzan Avatar de marlon
    Ingresso
    Dec 2009
    Localização
    Ecoporanga-ES
    Posts
    266

    Padrão Re: Um cliente pode prejudicar outros?

    tenta coloca uma antena de grade Usb Ganho de 25 dbi cabo de 10m. Primeiro de tudo' vc não tem visada isso é um grande problema pode ocasionar bastante ruido mesmo com o sinal bom...

    Não esqueça de agradeçer'

    Contato: msn: [email protected]
    tel: (27) 9726-5682

    Falar com Marlon Bolzan

  18. #18

    Padrão Re: Um cliente pode prejudicar outros?

    Amigo, evite essas antenas usb. Já tive muitos problemas com elas. Até placa pci com antena de grade é melhor do que elas.