+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 2 dsl + 2ether

    Tenho 2 adsl uma de 8mb e outra de 15mb e quero envia a de 15 para uma ether e 8 para outra sem balaceamento.

  2. #2

    Padrão Re: 2 dsl + 2ether

    na tabela routes coloca duas rotas padrão e em uma coloca uma routing mark, por exemplo link8mb
    depois disso o firewall. Va na tabela mangle e coloque esta regra:
    chain=prerouting action=mark-routing new-routing-mark=link8mb passthrough=yes src-address-list=link8mb
    vc está marcando os pacotes para esta nova regra e através da src-address-list vais definir quem sairá por este link.
    agora na tabela nat crie duas regras de nat como estas:
    chain=srcnat action=masquerade src-address-list=link8mb out-interface=eth8mb
    chain=srcnat action=masquerade routing-table=link15mb src-address-list=link15mb out-interface=eth15mb
    e pela tabela addres list vc definirá que cliente sai por cada link, lembrando que o cliente só navegará se colocar o ip dele na tabela adress list, pois com estas regras de nat, só será feito nat dos ips que estiverem na src-address-list.
    la vc colocara o ip e no campo name ira qual link o cliente sairá(link8mb ou link15mb)

    Se resolver não esqueça de agradecer clicando na estrelinha.

  3. #3

    Padrão Re: 2 dsl + 2ether

    ola, preciso tbm desta forma, mas para mim tem que ser por gatewai, ou seja, minha rede ta assim >
    (2 adsl pppoe numa RB750G) ---> (mikrotiks para hostpost e roteamento) ---> (clientes).

    Entao pensei da seguinte forma, na RB750G crio 2 conexoes pppoe (eth0 e eth1), e coloco uma para cada saida, eth4 e eth5, pois nos mikrotiks roteadores que estao na rede crio as rotas de acordo com a faixa do cliente tipo 10.0.0.0/16 para adsl1 e 11.0.0.0/16 para adsl2, apontando para o gatewai(ip da interface eth4 ou eth5), mas nao consegui ainda, li varios posts e nada

    minha dificuldade ta na RB750G, para configurar este roteamento, e ainda tenho duvida sobre o DNS, como configuro, qual dns colocar?

  4. #4

    Padrão Re: 2 dsl + 2ether

    Citação Postado originalmente por amb84 Ver Post
    ola, preciso tbm desta forma, mas para mim tem que ser por gatewai, ou seja, minha rede ta assim >
    (2 adsl pppoe numa RB750G) ---> (mikrotiks para hostpost e roteamento) ---> (clientes).

    Entao pensei da seguinte forma, na RB750G crio 2 conexoes pppoe (eth0 e eth1), e coloco uma para cada saida, eth4 e eth5, pois nos mikrotiks roteadores que estao na rede crio as rotas de acordo com a faixa do cliente tipo 10.0.0.0/16 para adsl1 e 11.0.0.0/16 para adsl2, apontando para o gatewai(ip da interface eth4 ou eth5), mas nao consegui ainda, li varios posts e nada

    minha dificuldade ta na RB750G, para configurar este roteamento, e ainda tenho duvida sobre o DNS, como configuro, qual dns colocar?
    Amigo, faça como coloquei no post acima, com dois gateway sem regra nenhuma não funciona.
    tem que ter marcação de pacotes e tal.
    na questão de dns eu aconselho o uso do dns do google.
    8.8.8.8
    8.8.4.4
    a configuração é em ip>dns>settings, coloque os dois servers e marque a opção allow remote requests.

    Se resolver não esqueça de agradecer clicando na estrelinha.

  5. #5

    Padrão Re: 2 dsl + 2ether

    Ola, deu certo o roteamento, mas estou tendo outro problema em outro mikrotik, é o seguinte:
    segue em anexo o mapa da rede,

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mapa_rede.jpg
Visualizações:	218
Tamanho: 	121,8 KB
ID:      	16146

    Sendo que no mikrotik1 faço o roteamento da adls, pois pretendo que cada adsl atenda determinados clientes separados por faixa de ip, mas como minha rede é roteada, neste mikrotik1 criei duas redes, sendo que quando vem por uma sai para a adsl1 e quando vem por outra sai pela adsl2, isto ta funcionando normalmente, mas meu problema ta nos outros mikrotik.

    mikrotik2 e mikrotik3, faz o roteamento dos clientes, é eles que atribui ip, hotspot, controle de velocidade, e tbm nestes mikrotik que envia os pacotes para o servidor de cache ou faz nat das conexoes que nao vao para o cache, isto ta funcionando normalmente, sendo que com estas regras no meu servidor de cache as conexao vem com o ip do clientes tipo(10.0.1.2) assim controlo melhor.

    mas agora quero dividir a rede sendo os clientes com ip dentro da faixa 10.0.0.0/16 sai por uma adsl e os clientes com ip dentro da faixa 11.0.0.0/16 sai por outro adsl. criei a regra, e funcionou, mas percebi que com a regra ativa nao consigo acessar minha rede nem pingar 192.168.50.240/28, somente o ip do mikrotik que estou conectado tipo 192.168.50.253, outros ip desta faixa nao pingo, mas a internet funciona normal.

    Ah, para funcionar as duas adsl no servidor de cache, criei regras de roteamento dentro do linux com ip route e criei regra no squid e funcionou normal.

    Desculpa o texto todo, mas tentei explicar o maximo possivel.