Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Rocket M900 + Antena AirMax AMS 900-120-13dbi: 900 MHz 2x2 MIMO Setorial

    Citação Postado originalmente por Stronks Ver Post
    Interessante, se é a mesma frequencia dos celulares, eles então podem ser utilizados com antenas indoor?Ja tem testes praticos?
    Eles não são propriamente na mesma frequencia. Mas muito próximos. Por isso que foi salientado que na prática só fica mesmo um canal mais tranquilo para usar.
    Caso haja uma denuncia de interferencia na faixa dos celulares, a anatel manda sumariamente suspender o nosso serviço já que trabalhamos nas frequencias secundárias, diferentemente das faixas de celulares. Até provarmos que não é nosso serviço que está causando a interferencia neles, temos que ficar desligados. É o tipo de encrenca que provedor nenhum quer.

  2. #22

    Padrão Re: Rocket M900 + Antena AirMax AMS 900-120-13dbi: 900 MHz 2x2 MIMO Setorial

    nao eh "operar em um canal mais tranquilo" mas operar SOMENTE naquele canal !! da faixa 900mhz somente um canal de 10mhz é liberado.. o resto sao das SMP´s !!

    operar fora da faixa pode ter seu provedor lacrado e um PADO mto caro :P

    melhor nao arriscar :P

  3. #23

    Padrão Re: Rocket M900 + Antena AirMax AMS 900-120-13dbi: 900 MHz 2x2 MIMO Setorial

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    nao eh "operar em um canal mais tranquilo" mas operar SOMENTE naquele canal !! da faixa 900mhz somente um canal de 10mhz é liberado.. o resto sao das SMP´s !!

    operar fora da faixa pode ter seu provedor lacrado e um PADO mto caro :P

    melhor nao arriscar :P
    Corretíssimo Alexandre.
    Fui mal quando me referi a canal mais tranquilo.
    Temos que nos ater ao que está liberado no plano de fffrequencias autorizado pelo Anatel.
    Na verdade quiz dizer mais tranquilo ao usar o centro da faixa liberada. E não que procurasse algum canal mais livre.
    Mas nem isso vai garantir que não vá dar alguma interferencia na faixa de celulares. Apesar de que os equipamentos em 900mhz normalmente são melhor projetados do que os nossos tradicionais RTL 8186 fabricados alguns sem muito cuidado.

  4. #24

    Padrão Re: Rocket M900 + Antena AirMax AMS 900-120-13dbi: 900 MHz 2x2 MIMO Setorial

    Atualizando...
    Estive conversando com uns amigos, eles ja tem testado o 900mhz, eles conseguiram passar no M900 ate agora 50 megas, provavelmente vão se juntar para homologacao!!! PS: Não esta permitido ainda no brasil!!
    OBS: 900mhz usado no M9 e são outros canais em relação a telefonia celular!!! Ainda nao tenho informacoes concretas pois acabei de chegar em casa!!! Quarta feira eu vou saber bem sobre elas!!!

  5. #25
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rocket M900 + Antena AirMax AMS 900-120-13dbi: 900 MHz 2x2 MIMO Setorial

    Citação Postado originalmente por MorpheusX Ver Post
    Atualizando...
    Estive conversando com uns amigos, eles ja tem testado o 900mhz, eles conseguiram passar no M900 ate agora 50 megas, provavelmente vão se juntar para homologacao!!! PS: Não esta permitido ainda no brasil!!
    OBS: 900mhz usado no M9 e são outros canais em relação a telefonia celular!!! Ainda nao tenho informacoes concretas pois acabei de chegar em casa!!! Quarta feira eu vou saber bem sobre elas!!!
    Boa morpheus, eu tambem já conhecia esses dados, mas estava meio incrédulo com tanta banda...
    mas se os radios da Parks passam 40mbps porque os M9 nao passariam 50??? é natural.
    Mais um ótimo rádio no mercado pra quem quer qualidade a um preço decente.Em breve ta chegando o meu Par.
    Abraço.
    Última edição por leandrolopeswifi; 01-11-2010 às 07:39.

  6. #26

    Padrão Re: Rocket M900 + Antena AirMax AMS 900-120-13dbi: 900 MHz 2x2 MIMO Setorial

    Citação Postado originalmente por MorpheusX Ver Post
    ...
    OBS: 900mhz usado no M9 e são outros canais em relação a telefonia celular!!! Ainda nao tenho informacoes concretas pois acabei de chegar em casa!!! Quarta feira eu vou saber bem sobre elas!!!
    Não se falou aqui que seria em canaisde telefonia, mas sim que a atribuição de cada canal é muito próxima, o que limita drásticamente a disponibilidade de canais em 900mhz.
    Que é permitido, isso é, mas vai depender muito da qualidade da instalação para não ter problemas , pois estaremos muito próximo das operadoras, e qual ameaça de interfencias, eles já vem com tudo para cima.
    vejam o mapa de atribuições de frequencias, com as respectivas portarias.
    PDFF - PLANO DE DESTINAO DE FAIXAS DE FREQNCIA - [SIS verso 2.2.1]

  7. #27

    Padrão Re: Rocket M900 + Antena AirMax AMS 900-120-13dbi: 900 MHz 2x2 MIMO Setorial

    Acabei de ver que para o uso no Brasil, não vai da interferencia a em celular nenhum, são canais diferentes!!! Canais brancos!!!

  8. #28

    Padrão Re: Rocket M900 + Antena AirMax AMS 900-120-13dbi: 900 MHz 2x2 MIMO Setorial

    Eu não tenho a minima experiencia em 900mhz. Mas pelo que tenho lido, é sim muito delicado o uso.
    O Zé Alves e o Leandro tem experiencia nisso e podem esclarecer melhor, se há ou não o perigo de se incomodar com operadoras. Apesar de que nos equipamentos mais novos a tecnologia avançou tanto que isso pode ser irrelevante.

  9. #29
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rocket M900 + Antena AirMax AMS 900-120-13dbi: 900 MHz 2x2 MIMO Setorial

    Estamos ae pra isso, ajudar aqueles que tenham dúvidas.

  10. #30

    Padrão Re: Rocket M900 + Antena AirMax AMS 900-120-13dbi: 900 MHz 2x2 MIMO Setorial

    Olá pessoal, mas para PTP em Nlos sem visada com o M-900, que antenas direcionais serão mais indicadas para ter o maximo de desempenho? Será que existe antena de dupla polaridade em 900Mhz

  11. #31

    Padrão Re: Rocket M900 + Antena AirMax AMS 900-120-13dbi: 900 MHz 2x2 MIMO Setorial

    As mais indicadas são as setoriais da própria Ubiquiti, mas com ou pouco de adaptação é possível usar duas Yagi em cada lado do PTP em 900 MHz (1 em polarização vertical e 1 em polarização horizontal). Você tem várias alternativas para antena yagi de 900 MHz , mas eu gostei muito da performance da ALGcom. Dá uma olhada nesse link:
    https://under-linux.org/f170/teste-e...50/#post502646

    Para PTMP em AirMAX 900 MHz a saída mais econômica é o Rocket M900 com a setorial de 900 MHz da Ubiquiti e os Nanostation M900 como cliente (uma vez que eles são CPE).

    Abraço,

    ZéAlves


    Citação Postado originalmente por kaluham Ver Post
    Olá pessoal, mas para PTP em Nlos sem visada com o M-900, que antenas direcionais serão mais indicadas para ter o maximo de desempenho? Será que existe antena de dupla polaridade em 900Mhz

  12. #32

    Padrão Re: Rocket M900 + Antena AirMax AMS 900-120-13dbi: 900 MHz 2x2 MIMO Setorial

    Oi Carlos.

    A resolução 506 da ANATEL especifica qual é a faixa de frequencia autorizada pra uso.
    Um amigo nosso aqui do fórum fez a explicação completa de porque o canal 922 é o único disponível, mas eu não estou lembrando o nome dele agora para dar o devido crédito a ele.

    A ANATEL diz o seguinte na Resolução 506:
    "... operando nas faixas 902-907,5 MHz, 915-928 MHz".

    Em resumo é o seguinte: Esse buraco entre 907 e 915 inviabiliza o uso dos 3 primeiros canais disponíveis na faixa mesmo usando a amplitude mínima de 5 MHz para a frequencia central.
    Por conta disso sobra apenas o canal 922 que pode ser operado em amplitude de 5 MHz ou 10 MHz sem interferir com as ERB de telefonia celular.

    Abraço,

    ZéAlves



    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu não tenho a minima experiencia em 900mhz. Mas pelo que tenho lido, é sim muito delicado o uso.
    O Zé Alves e o Leandro tem experiencia nisso e podem esclarecer melhor, se há ou não o perigo de se incomodar com operadoras. Apesar de que nos equipamentos mais novos a tecnologia avançou tanto que isso pode ser irrelevante.

  13. #33

    Padrão Re: Rocket M900 + Antena AirMax AMS 900-120-13dbi: 900 MHz 2x2 MIMO Setorial

    Um deles foi o Gustavinho, Zé Alves.

    Como eu disse, nunca usei 900mhz. Até tivemos este desejo. Em conversa com o Leandro, surgiu esta possibilidade. Mas como era uma longa distância e talvêz ficasse com baixo throughput, ficou só no desejo.
    Mas agora com este lançamento até que pode ser viável. Uma das torres já está pronta. Mas duvido que tenhamos homologação até o final do ano. Tomara que os distribuidores se acordem cedo para isso.

    Pela leitura da resolução é isso mesmo que eu já havia entendido. É uma faixa muito estreita, que vai permitir só o canal 922.

  14. #34

    Padrão Re: Rocket M900 + Antena AirMax AMS 900-120-13dbi: 900 MHz 2x2 MIMO Setorial

    Então fica aqui meu agradecimento ao Gustavinho pela ajuda pra interpretar a legislação

    Pois é, dificilmente vai sair homologação em menos de 6 meses.

    Infelizmente a nossa topografia acidentada, que tanto necessita de tecnologia NLOS, fica limitada a um único canal e por conta disso o equipamento vai vender pouco... por conta disso o distribuidor não vai investir em homologação... por conta de não ser homologado o consumidor não vai comprar. É um círculo vicioso.

    ZéAlves
    Última edição por granlabor; 02-11-2010 às 14:13.

  15. #35
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rocket M900 + Antena AirMax AMS 900-120-13dbi: 900 MHz 2x2 MIMO Setorial

    Até o momento, a única antena 100% testada pro Rocket M900 é a setorial 13dbi 2x2 da ubiquiti. Porém, deve ser lançada em breve alguma antena dual pra 900mhz direcional.
    A idéia do José Alves é a melhor alternativa até o momento, usar duas yagis uma na horizontal e outra na vertical. porém não aconselhamos isso a nenhum provedor , devido a legislação brasileira.em locais onde não há ERB celular, ae a solução deve ser muito bem utilizada.o equipamento promete banda de até 50mbps conforme o fabricante. se tivermos 50% disso em um enlace 900mhz já estará ótimo.

  16. #36

    Padrão Re: Rocket M900 + Antena AirMax AMS 900-120-13dbi: 900 MHz 2x2 MIMO Setorial

    Senhores... Boa noite....
    Primeira vez postando no topico sobre esse tipo de equipamento.. participo pouco do forum por ser um iniciante... (meio metido.. admito...) entao, prefiro ler e aprender com a galera altamente especializada q tem por aqui a dar boladas na trave... Minha unica contribuição até agora foi um topico sobre uma rede mesh que montamos a algum tempo... Espero q tenha sido util a alguem... Bom.. voltando ao assunto do topico, acabei de chegar de uma instalação de um cliente onde temos 3 enlaces criticos..e apos ler muito cheguei a vaga ideia que posso resolver, ou tentar resolver, meus problemas com enlaces a 900Mhz... Ando apaixonado pelos equipamentos da UBNT, tenho feito vários testes em campo com os vários equipamentos, tenho uma noção razoavel de redes (18 anos na area, e formação academica em eletronica), e alguma experiencia em redes sem fio, porem com 900mhz nao sei nem por onde começar.. rsrsrs...
    Suspeito que o começo seja adquirir um par de radios e ir brincar de subir e descer morro.... so que tenho algumas perguntas... Primeiro: Onde encontrar esses radios??? Virei todas as lojas do pais vizinho e nao os encontrei em lugar nenhum.... alguem me recomenda onde achar?? e qual o preço dele e das antenas???
    Sobre os enlaces, 2 deles tem entre 10 e 12Km Nlos e o terceiro tem 19Km tambem Nlos. Tenho a possibilidade de repetir o sinal pelo caminho... nos 2 primeiros, com uma repetição devo resolver o problema...Porem com o segundo... no minimo 3 torres pra poder chegar ao ponto.... O que vcs me dizem? vale o teste com 900mhz ou melhor as repetições? nao preciso mais do que 2Mb de banda por ponto.


    Valeu gente.

    Abraço

  17. #37

    Padrão Re: Rocket M900 + Antena AirMax AMS 900-120-13dbi: 900 MHz 2x2 MIMO Setorial

    Olha Medeiros,

    O AirMAX 900 MHz ainda não está disponível. É pra ser lançado nos EUA agora no início de novembro, mas não terá todos os produtos disponíveis até inicio ou meio de Dezembro, com possibilidade de prorrogar para início de 2011.

    A minha opinião particular é a seguinte:
    Se vai envolver torre, não se justifica usar 900 MHz. Sobe a torre mais um pouco e faz em 5.8 GHz.

    Agora, se você quiser experimentar com 900 MHz da Ubiquiti tem os miniPCI XR9 e SR9 que se acoplam à routerboards e usam antena externa. Compra um par do mesmo modelo, monta tudo numa caixa hermética e vai à farra!

    Abraço,

    ZéAlves



    Citação Postado originalmente por rfmedeiros Ver Post
    Senhores... Boa noite....
    Primeira vez postando no topico sobre esse tipo de equipamento.. participo pouco do forum por ser um iniciante... (meio metido.. admito...) entao, prefiro ler e aprender com a galera altamente especializada q tem por aqui a dar boladas na trave... Minha unica contribuição até agora foi um topico sobre uma rede mesh que montamos a algum tempo... Espero q tenha sido util a alguem... Bom.. voltando ao assunto do topico, acabei de chegar de uma instalação de um cliente onde temos 3 enlaces criticos..e apos ler muito cheguei a vaga ideia que posso resolver, ou tentar resolver, meus problemas com enlaces a 900Mhz... Ando apaixonado pelos equipamentos da UBNT, tenho feito vários testes em campo com os vários equipamentos, tenho uma noção razoavel de redes (18 anos na area, e formação academica em eletronica), e alguma experiencia em redes sem fio, porem com 900mhz nao sei nem por onde começar.. rsrsrs...
    Suspeito que o começo seja adquirir um par de radios e ir brincar de subir e descer morro.... so que tenho algumas perguntas... Primeiro: Onde encontrar esses radios??? Virei todas as lojas do pais vizinho e nao os encontrei em lugar nenhum.... alguem me recomenda onde achar?? e qual o preço dele e das antenas???
    Sobre os enlaces, 2 deles tem entre 10 e 12Km Nlos e o terceiro tem 19Km tambem Nlos. Tenho a possibilidade de repetir o sinal pelo caminho... nos 2 primeiros, com uma repetição devo resolver o problema...Porem com o segundo... no minimo 3 torres pra poder chegar ao ponto.... O que vcs me dizem? vale o teste com 900mhz ou melhor as repetições? nao preciso mais do que 2Mb de banda por ponto.


    Valeu gente.

    Abraço

  18. #38
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rocket M900 + Antena AirMax AMS 900-120-13dbi: 900 MHz 2x2 MIMO Setorial

    Citação Postado originalmente por rfmedeiros Ver Post
    Senhores... Boa noite....
    Primeira vez postando no topico sobre esse tipo de equipamento.. participo pouco do forum por ser um iniciante... (meio metido.. admito...) entao, prefiro ler e aprender com a galera altamente especializada q tem por aqui a dar boladas na trave... Minha unica contribuição até agora foi um topico sobre uma rede mesh que montamos a algum tempo... Espero q tenha sido util a alguem... Bom.. voltando ao assunto do topico, acabei de chegar de uma instalação de um cliente onde temos 3 enlaces criticos..e apos ler muito cheguei a vaga ideia que posso resolver, ou tentar resolver, meus problemas com enlaces a 900Mhz... Ando apaixonado pelos equipamentos da UBNT, tenho feito vários testes em campo com os vários equipamentos, tenho uma noção razoavel de redes (18 anos na area, e formação academica em eletronica), e alguma experiencia em redes sem fio, porem com 900mhz nao sei nem por onde começar.. rsrsrs...
    Suspeito que o começo seja adquirir um par de radios e ir brincar de subir e descer morro.... so que tenho algumas perguntas... Primeiro: Onde encontrar esses radios??? Virei todas as lojas do pais vizinho e nao os encontrei em lugar nenhum.... alguem me recomenda onde achar?? e qual o preço dele e das antenas???
    Sobre os enlaces, 2 deles tem entre 10 e 12Km Nlos e o terceiro tem 19Km tambem Nlos. Tenho a possibilidade de repetir o sinal pelo caminho... nos 2 primeiros, com uma repetição devo resolver o problema...Porem com o segundo... no minimo 3 torres pra poder chegar ao ponto.... O que vcs me dizem? vale o teste com 900mhz ou melhor as repetições? nao preciso mais do que 2Mb de banda por ponto.


    Valeu gente.

    Abraço
    Fala meu amigo!
    Bom, tens opçoes em 900mhz bacanas no Brasil mesmo...
    Procura um revendedor PARKS e pega um par de radios NETAIR 900 N (saida pra antena externa) e usa duas yagis de 17dbi , com isso, te garanto que fecha enlaces NLOS cascudos!!!
    Tem um modelo deles Netair normal que j vem com antena interna V H e é muito bom tbm. já testei e recomendo.
    Mas se queres banda garantida, ae é 5.8ghz mesmo!! Como disse o Zé e outros amigos, as opçoes em 5.8ghz sao fartas, vc decide.
    O que posso te falar de 900mhz é que funciona (SE O TËCNICO NAO TEM MEDO DE CONFIGURAR E SABE O QUE FAZ) FUNCIONA.
    Muito curioso tenta instalar e só fazem m..... por isso é tao mal falado . quem conhece radiofrequencia, sabe que 900mhz funciona e muito bem. só quem mete o pau é quem é incompetente e nao tem capacidade de configurar os equipamentos.
    O M900 Da ubnt vai vir pra melhorar ainda mais o que já temos hoje no mercado de 900mhz, o que posso comentar é : EU já encomendei 2 pares!!
    Abraço a todos.

  19. #39

    Padrão Re: Rocket M900 + Antena AirMax AMS 900-120-13dbi: 900 MHz 2x2 MIMO Setorial

    Quero montar um ptp com dois nano loco M9, queria a opinião do pessoal que tem Experience com 900mhz. tem duas fotos anexo do ptp. sera que fecha tranquilo, quantos mega deve passar?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem 1.jpg
Visualizações:	196
Tamanho: 	193,4 KB
ID:      	18290   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem.jpg
Visualizações:	177
Tamanho: 	185,1 KB
ID:      	18291  


  20. #40

    Padrão Re: Rocket M900 + Antena AirMax AMS 900-120-13dbi: 900 MHz 2x2 MIMO Setorial

    Manda o perfil do terreno. Assim é difícil dizer.

    O ideal é mandar as coordenadas e a altura dos pontos.

    O Leandro é fera e pode te ajudar.

    Abraço,

    ZéAlves