+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 1 servidor DNS com varios servidores web internos

    Pessoal,
    no ISA 2006 eu publico varios servidores web internos, com apenas 1 DNS, mas não sei como fazer isso no LINUX.

    O ambiente abaixo é ficticio, tenho mais dominios, não tenho como colocar 1 IP para cada dominio. Preciso direcionar a URL solicitada para o servidor certo.


    Tenho 1 servidor DNS e 2 Servidores Web Internos ( 1 asp, 1 php );


    meu ambiente esta assim:

    tenho 2 dominios respondidos pelo servidor DNS

    Exemplo do ambiente abaixo:
    www.abc.com.br
    www.xyz.com.br

    todos respondem no mesmo dns registrado na FAPESP, usando apenas 1 numero IP valido exemplo: 189.189.189.200

    Eu preciso de uma situação assim:

    1) quando alguem chamar o site www.abc.com.br sera direcionado para o servidor 1 ASP;

    2) quando alguem chamar o site www.xyz.com.br sera direcionado para o servidor 2 PHP;

    Alguem sabe como fazer?? Como a locaweb faz? ela não teria 1 IP para cada dominio. Como fazem quando precisam ter varios servidores WEB internos.

    Ja tentei pelo IPTables, mas não deu certo.

  2. #2

    Padrão Re: 1 servidor DNS com varios servidores web internos

    Amigo no linux voce vai ter que usar o Bind9.
    Pois ele eh o aplicativo de resolução de nomes.
    Nele voce vai ter que criar as zonas de resolução e também configurar o arquivo named.conf apontando quais sao os IPs de cada host.

    Voce ja mexeu com o bind alguma vez?

  3. #3

    Padrão Re: 1 servidor DNS com varios servidores web internos

    Isso não é feito no DNS, mas no Apache. Você vai precisar de virtual hosts (para separar as requisições de xxx.com.br e yyy.com.br) e de reverse proxy (Running a Reverse Proxy with Apache:) para que o conteúdo de xxx.com.br venha de um servidor interno A e o de yyy.com.br do servidor interno B.

    Existem outros pacotes fora o Apache que poderiam fazer isso como Pound e Varnish, ou até mesmo o Squid, mas acho que a maior disponibilidade de documentação, dicas e roteiros do Apache lhe será mais favorável.

  4. #4

    Padrão Re: 1 servidor DNS com varios servidores web internos

    Verdade, eu havia entendido que ele queria resolver os 2 dominios para o mesmo host.

  5. #5

    Padrão Re: 1 servidor DNS com varios servidores web internos

    Ola Rubensk, voce me indicaria algum tuto para fazer o virtualhost com apache??
    estou usando o Debian.
    É isso que esse pessoal tipo LOCAWEB faz?? Usa o apache com virtual host?
    Vou começar a pesquisar pra poder fazer isso.

  6. #6

    Padrão Re: 1 servidor DNS com varios servidores web internos

    Citação Postado originalmente por schuch Ver Post
    Ola Rubensk, voce me indicaria algum tuto para fazer o virtualhost com apache??
    estou usando o Debian.
    Servidores Linux, Guia Prtico: Virtual Hosts
    Citação Postado originalmente por schuch Ver Post
    É isso que esse pessoal tipo LOCAWEB faz?? Usa o apache com virtual host?
    Vou começar a pesquisar pra poder fazer isso.
    Em geral portais de grande porte utilizam switches L7 (Foundry, Radware), equipamentos bem caros e que não fazem sentido para o seu uso. A Locaweb eu não sei o que usa (eles são meio muquiranas), mas talvez seja o LVS:
    The Linux Virtual Server Project - Linux Server Cluster for Load Balancing

    Globo.com usa Varnish, e é o que eu usaria, mas Varnish não é algo que se ache tutoriais tão facilmente quanto Apache.

  7. #7

    Padrão Re: 1 servidor DNS com varios servidores web internos

    não tem como eu apenas redirecionar o dominio usando o virtual host, igual faço com a porta 80 no iptables??
    Porque pela documentação fica muito mais facil eu criar um index para redirecionar para o servidor interno.

  8. #8

    Padrão Re: 1 servidor DNS com varios servidores web internos

    Consegui resolver, vou postar um passo a passo para outros que precisam, desde a configuração do DNS até o ProxyReverse, é muito tranquilo, ja fiz e ta rodando muito bem, vou fazer mais testes essa semana e logo posto aqui os resultados do uso do proxy reverso.
    Agora tenho servidor DNS com unico IP resolvendo 6 dominios e redirecionando para 2 servidores.

  9. #9

    Smile Re: 1 servidor DNS com varios servidores web internos

    Boa, poste assim que possivel, com certeza derá um bom material de ajuda a todos.

    abraços