Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Dúvida enlace 23,5 km

    Buenas a todos, preciso montar um PTP 5.8 de 23,5km com visada, segundo rádio mobile terei alguns pontos com distância de 2,3m do solo mas acredito que sem problemas quanto a isso.
    Gostaria de saber de vocês se 2 antenas de grade hg5822g 22dbi HYP com 2 cartões r52-350 e mk433, ponta 1 em modo bridge e ponta final station wds.

    Minha dúvida é com relação as antenas principalmente, se por serem de grade a essa distância fecho um enlace estável.
    Ou ainda se uma zirok Wll-455 não fica melhor, conheço as peças com relação a alinhamento e tal.
    Opiniões, sguetões, críticas, todas bem vindas.

  2. #2

    Padrão Re: Dúvida enlace 23,5 km

    creio que pra essa distancia vc pode usar uma antena de 25 dbi, pois como vc disse tem obstaculos na frente, use nano m5 logo.

  3. #3

    Padrão Re: Dúvida enlace 23,5 km

    Citação Postado originalmente por fgrioesang Ver Post
    Buenas a todos, preciso montar um PTP 5.8 de 23,5km com visada, segundo rádio mobile terei alguns pontos com distância de 2,3m do solo mas acredito que sem problemas quanto a isso.
    Gostaria de saber de vocês se 2 antenas de grade hg5822g 22dbi HYP com 2 cartões r52-350 e mk433, ponta 1 em modo bridge e ponta final station wds.

    Minha dúvida é com relação as antenas principalmente, se por serem de grade a essa distância fecho um enlace estável.
    Ou ainda se uma zirok Wll-455 não fica melhor, conheço as peças com relação a alinhamento e tal.
    Opiniões, sguetões, críticas, todas bem vindas.
    Poste as coordenadas para analizarmos melhor amigo, mas nessa distancia eu levantaria mais as torres e fechava isso com nanobridge M5; quantos mega tu quer passar neste enlace?

  4. #4
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Dúvida enlace 23,5 km

    acredito que nessa distancia tenha que colocar antenas com no minimo 30 dbi ......

  5. #5

    Padrão Re: Dúvida enlace 23,5 km

    nanobridge m5 de 17dbi resolve tranquilamente seu problema, mas é melhor aumentar a altura de suas torres.

  6. #6

    Padrão Re: Dúvida enlace 23,5 km

    É amigo, esses 2 metros aí pode ser a morte de seu enlace. Você considerou o lóbulo de irradiação da frequência no teste? Se eu fosse vc não corria riscos e aumentava isso aí.

  7. #7

    Arrow Re: Dúvida enlace 23,5 km

    Opa, valeu as dicas pessoal, bom quanto a aumentar as torres, vou ver o que posso fazer, coordenadas que o pessoal pediu vai ai...

    Ponto Base lat 29º11'32,2'' Sul - long 054º54'06,0'' oeste
    Receptor lat 29º01'24,8'' sul - long 054º45'19,0'' oeste

    Segue anexo screenshot do rádio mobile.
    mas ai vocês me falam em nano 5.8, mas e isso funciona pra 23km??!

    Bom vou fazer um teste essa semana com o material que coloquei no post, depois posto o resultado ai pra análise, gracias pelas respostas...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PTP Faz Sto. Antonio.jpg
Visualizações:	119
Tamanho: 	153,5 KB
ID:      	16161  
    Última edição por fgrioesang; 02-11-2010 às 20:23. Razão: adicionar imagem

  8. #8

    Padrão Re: Dúvida enlace 23,5 km

    Estaremos aguardando seus resultados. Estou sem o programa que faço testes de visada aqui, mas assim que eu chegar ao escritório vou dar uma olhada aqui. Posta pra gente a altura exata de cada ponto.

  9. #9
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Dúvida enlace 23,5 km

    pelo grafico que vi ai a zona de fresnel pegando em um morro .....
    acho que nano não vai conseguir, espero que não tenha que gastar com equipamentos caros ......
    mas se for o caso para ficar bom sem dor de cabeças vc pode usar os seguintes equipamentos :
    antenas rockt disk dbi com xr5 para que vc possa usar a rb .......
    ou rockt disk 30 dbi com rockt m5 ......
    ou rockt disk 30 dbi com mini pci sr 71-15 ubiquiti ......
    acredio que consiga passar o trafego necessario .....

  10. #10

    Padrão Re: Dúvida enlace 23,5 km

    Fala Amigo bom dia, com 22dbi você não fecha essa distancia, pode usar tranqüilamente Disco de 29dbi ou as Dish da Ubnt que vai fechar tranqüilamente...

  11. #11

    Padrão Re: Dúvida enlace 23,5 km

    O lance é a visada...

  12. #12

    Padrão Re: Dúvida enlace 23,5 km

    Visada de fresnel totalmente prejudicada, o caso ali seria para 900Mhz.

  13. #13

    Padrão Re: Dúvida enlace 23,5 km

    O tenso é o troughput de 900Mhz

  14. #14
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Dúvida enlace 23,5 km

    Citação Postado originalmente por fgrioesang Ver Post
    Opa, valeu as dicas pessoal, bom quanto a aumentar as torres, vou ver o que posso fazer, coordenadas que o pessoal pediu vai ai...

    Ponto Base lat 29º11'32,2'' Sul - long 054º54'06,0'' oeste
    Receptor lat 29º01'24,8'' sul - long 054º45'19,0'' oeste

    Segue anexo screenshot do rádio mobile.
    mas ai vocês me falam em nano 5.8, mas e isso funciona pra 23km??!

    Bom vou fazer um teste essa semana com o material que coloquei no post, depois posto o resultado ai pra análise, gracias pelas respostas...
    5.8GHZ??? Sim, com visada funciona muito bem em enlaces de loga distancia amigo. basta ter radiovisada.
    em média fechamos enlaces de 40km 50km 70km ou mais. claro que quanto maior o enlace, menor a banda passante e maiores as antenas que deverao ser utilizadas. o grande lance é ter visada entre uma antena e outra. os fatores extra equipamentos , tambem devem ser analisados.

  15. #15
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Dúvida enlace 23,5 km

    Citação Postado originalmente por fgrioesang Ver Post
    Opa, valeu as dicas pessoal, bom quanto a aumentar as torres, vou ver o que posso fazer, coordenadas que o pessoal pediu vai ai...

    Ponto Base lat 29º11'32,2'' Sul - long 054º54'06,0'' oeste
    Receptor lat 29º01'24,8'' sul - long 054º45'19,0'' oeste

    Segue anexo screenshot do rádio mobile.
    mas ai vocês me falam em nano 5.8, mas e isso funciona pra 23km??!

    Bom vou fazer um teste essa semana com o material que coloquei no post, depois posto o resultado ai pra análise, gracias pelas respostas...
    Relativo ao seu link, conforme todos ja comentaram, deves aumentar as torres ou trocar de local pra receber e enviar em 5.8ghz ou 2.4ghz.
    Tens problemas de fresnell conforme demonstra o grafico em anexo.
    O ideal seria utilizar tecnologia 900mhz usando antenas yagi de 17dbi . com certeza fecha.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         LINK 5.8GHZ 23km.jpg
Visualizações:	207
Tamanho: 	94,5 KB
ID:      	16179
    Att,

  16. #16
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Dúvida enlace 23,5 km

    Citação Postado originalmente por nonoque Ver Post
    O tenso é o troughput de 900Mhz
    Era....
    Com a nova linha de radios 2X2 MIMO m900 acabou esse problema.
    Tecnologia pra aumentar o troughput e melhorar e muito a conexão.
    em breve post com teste deste equipamento.

  17. #17

    Padrão Re: Dúvida enlace 23,5 km

    Então pessoal é o seguinte eu não acho que estas coordenadas de relevo estejam muito corretas porque ontem estive no referido ponto B que tem 33 metros de altura do solo e a olho nu consigo enxergar uma torre que tem ao lado da minha, não enxergo a minha torre devido a sua expessura fina, por isso ainda assim vou tentar, o que esta me dando contratempo é a demora pra chegar meu material.

    segue a descrição do que vou usar:

    CARTÃOUBIQUITI MINI PCI XR5 600MW STREMERANGE5 - 5GHZ
    MIKROTIK- ROUTERBOARD RB/433
    ANTENA FLY FG5158DP-32P 51.-5.8GHZ 32DBI DUAL POL DISH

    essa antena tem 10kg e é uma parábola sólida, teoricamente não tem como não dar certo, to esperando o material chegar para fazer o teste, a principio o cliente vai quer um trafego de 200kbps para download e 200k para upload, e essa banda vai conforme sua necessidade. Vamo ver no que da.

  18. #18

    Padrão Re: Dúvida enlace 23,5 km

    Boa Sorte o.O

  19. #19

    Padrão Re: Dúvida enlace 23,5 km

    Se tivesse como medir no GPS seria melhor. Aguardamos os resultados.

  20. #20
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Dúvida enlace 23,5 km

    Citação Postado originalmente por fgrioesang Ver Post
    Então pessoal é o seguinte eu não acho que estas coordenadas de relevo estejam muito corretas porque ontem estive no referido ponto B que tem 33 metros de altura do solo e a olho nu consigo enxergar uma torre que tem ao lado da minha, não enxergo a minha torre devido a sua expessura fina, por isso ainda assim vou tentar, o que esta me dando contratempo é a demora pra chegar meu material.

    segue a descrição do que vou usar:

    CARTÃOUBIQUITI MINI PCI XR5 600MW STREMERANGE5 - 5GHZ
    MIKROTIK- ROUTERBOARD RB/433
    ANTENA FLY FG5158DP-32P 51.-5.8GHZ 32DBI DUAL POL DISH

    essa antena tem 10kg e é uma parábola sólida, teoricamente não tem como não dar certo, to esperando o material chegar para fazer o teste, a principio o cliente vai quer um trafego de 200kbps para download e 200k para upload, e essa banda vai conforme sua necessidade. Vamo ver no que da.
    Amigo, se tem visada a olho nu ou binoculo, e a sua torre esta ao lado dessa.....então fecha tranquilo em 5.8ghz.
    Indico apontamento por Bussula pra ser mais preciso.
    Quanto as parabolas, fecha tranquilo se bem configurado o radio que colocar nelas.