+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Airmax Ubiquiti - Quando habilitar noACK

    Olá amigos.

    Tenho acompanhado alguns tópicos em que a turma fica com dúvida em quando habilitar o modo noACK do AirMAX.

    PORQUE INVENTARAM O NOACK?
    Para corrigir uma limitação do chipset Atheros, que se perde em enlaces acima de 17 KM.

    QUANDO HABILITAR?
    Habilite noACK em enlaces PTP acima de 17 KM com amplitude de canal de 40 MHz.

    OBS.:
    Tenho percebido que usando os firmwares mais recentes (5.2 pra cima) nos enlaces até 25 KM não se faz necessário habilitar o noACK. Portanto, experimente com noACK ligado e desligado para encontrar o melhor ajuste.


    Abraço,

    ZéAlves

  2. #2

    Padrão Re: AIRMAX Ubiquiti - Quando Habilitar noACK

    Só uma curiosidade......qual a potencia que constumam usar nos enlaces no caso acima de "17" Km?

  3. #3

    Padrão Re: AIRMAX Ubiquiti - Quando Habilitar noACK

    concordo contigo ze muitas vezes o pessoal c engana usando o noack que aparentemete da uma passagem de banda maior , pois como sabemos aquele speed test da pagina mesmo na serve para nada .
    vc pode deixa o ack habilitado que ira realmente passar mais banda mais a qualidade do airmax fica lah em baixo e quando vai fazer um teste de troupt o ping sobe lah nas cucuia sendo q com o ajuste fino dos acks manualmente fica muito bom a estabilidade da rede

    abraço

  4. #4

    Padrão Re: AIRMAX Ubiquiti - Quando Habilitar noACK

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Só uma curiosidade......qual a potencia que constumam usar nos enlaces no caso acima de "17" Km?
    olha tenho 1 aqui com 15 dbi passando 80 mega abregado

  5. #5
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: AIRMAX Ubiquiti - Quando Habilitar noACK

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Só uma curiosidade......qual a potencia que constumam usar nos enlaces no caso acima de "17" Km?
    gUSTAVINHO, BLZ?
    Cara, a média fica entre 18 e 24dbm. dependendo do enlace, se for acima de 50km usando os rocket e as dish da ubnt ja configurei 2 com 27dbm, máxima potencia do rádio, mas não gosto particularmente de usar o máximo de potêrncia. somente em alguns casos,ok.

  6. #6

    Padrão Re: AIRMAX Ubiquiti - Quando Habilitar noACK

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    gUSTAVINHO, BLZ?
    Cara, a média fica entre 18 e 24dbm. dependendo do enlace, se for acima de 50km usando os rocket e as dish da ubnt ja configurei 2 com 27dbm, máxima potencia do rádio, mas não gosto particularmente de usar o máximo de potêrncia. somente em alguns casos,ok.
    Opa blza Leandro.
    Então cara eu estava vendo os datasheets da Rocket e de acordo com a especificação, para se conseguir as taxas de velocidades ditas, seria necessário a potencia trabalhar na casa dos 24 pra cima, até 27 como no seu caso. será que foi isso que entendi? vlww

  7. #7

    Padrão Re: AIRMAX Ubiquiti - Quando Habilitar noACK

    Não Gustavinho, é o contrário.

    Evita-se 27 dBm para o rádio não trabalhar no máximo. Quanto menos potência melhor.

    Agora, quanto de potência devemos usar? Só testando pra encontrar o valor ideal.

    Para te dar um parâmetro:
    Enlace de até 10 KM com DISH de 30, pode deixar na potência mínima do rádio (entre 6 e 8 dBm).

    ZéAlves

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Opa blza Leandro.
    Então cara eu estava vendo os datasheets da Rocket e de acordo com a especificação, para se conseguir as taxas de velocidades ditas, seria necessário a potencia trabalhar na casa dos 24 pra cima, até 27 como no seu caso. será que foi isso que entendi? vlww

  8. #8
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: AIRMAX Ubiquiti - Quando Habilitar noACK

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Não Gustavinho, é o contrário.

    Evita-se 27 dBm para o rádio não trabalhar no máximo. Quanto menos potência melhor.

    Agora, quanto de potência devemos usar? Só testando pra encontrar o valor ideal.

    Para te dar um parâmetro:
    Enlace de até 10 KM com DISH de 30, pode deixar na potência mínima do rádio (entre 6 e 8 dBm).

    ZéAlves
    O que o Zé comentou , assino embaixo.
    Nunca, digo nunca mesmo faço o primeiro teste com o máximo de potência!!
    Isso é falta de conhecimento de como funciona o rádio , e digamos de eletrônica tbm.
    Sempre peço aos clientes, em casos onde não atendo fisicamente, que comecem os testes
    com 30% da potencia total,geralmente funciona que é uma maravilha.
    Então fica a dica pra galera, potência no máximo, somente em enlaces muito distantes mesmo..(estamos falando de 40km pra cima )..
    O segredo , que o gustavinho e outros colegas já conhecem é :
    Quanto melhor a sua antena, menor será a potência utilizada. Consequentemente o rádio trabalha melhor.
    Simples né?
    Abraço.

  9. #9

    Padrão Re: Airmax Ubiquiti - Quando habilitar noACK

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Não Gustavinho, é o contrário.

    Evita-se 27 dBm para o rádio não trabalhar no máximo. Quanto menos potência melhor.

    Agora, quanto de potência devemos usar? Só testando pra encontrar o valor ideal.

    Para te dar um parâmetro:
    Enlace de até 10 KM com DISH de 30, pode deixar na potência mínima do rádio (entre 6 e 8 dBm).

    ZéAlves
    Ahh certo, eh que eu estava lendo no datasheet e tive a impressão de que para a melhor velocidade, somente com a potencia em alta. Realmente me enganei.

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    O que o Zé comentou , assino embaixo.
    Nunca, digo nunca mesmo faço o primeiro teste com o máximo de potência!!
    Isso é falta de conhecimento de como funciona o rádio , e digamos de eletrônica tbm.
    Sempre peço aos clientes, em casos onde não atendo fisicamente, que comecem os testes
    com 30% da potencia total,geralmente funciona que é uma maravilha.
    Então fica a dica pra galera, potência no máximo, somente em enlaces muito distantes mesmo..(estamos falando de 40km pra cima )..
    O segredo , que o gustavinho e outros colegas já conhecem é :
    Quanto melhor a sua antena, menor será a potência utilizada. Consequentemente o rádio trabalha melhor.
    Simples né?
    Abraço.
    Ah sim com certeza leandro, para enlaces de confiança não adianta economizar a principio de tudo equipamentos de alta qualidade e depois a conciencia na qualidade dos ajustes.

    Aqui ainda não to brincando com as Rockets, to fazendo na bancada com R52n e 2 Dish de 30Dbi.....hahaha -3Dbm acho que fechou bem.....ainda to ajustando mais ja ta passando 121 Mb com MPLS/VPLS.

    Vlww galera.

  10. #10
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Airmax Ubiquiti - Quando habilitar noACK

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Ahh certo, eh que eu estava lendo no datasheet e tive a impressão de que para a melhor velocidade, somente com a potencia em alta. Realmente me enganei.



    Ah sim com certeza leandro, para enlaces de confiança não adianta economizar a principio de tudo equipamentos de alta qualidade e depois a conciencia na qualidade dos ajustes.

    Aqui ainda não to brincando com as Rockets, to fazendo na bancada com R52n e 2 Dish de 30Dbi.....hahaha -3Dbm acho que fechou bem.....ainda to ajustando mais ja ta passando 121 Mb com MPLS/VPLS.

    Vlww galera.
    Dá pra melhorar esse sinal hein gustavinho!! heheeheheh
    Cara, esse cartão é filé também!!
    Manda bala nos testes irmao!
    Abraço.