+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Protocolo nv2

    Fala Galera..
    alguém já ultilizou o novo protocolo nv2 da mikrotik? Fiz alguns testes rápidos e não notei diferença, também não sei se fiz a configuração correta do protocolo, seria apenas ativar ele ou tem algum outro macete para se fazer?

  2. #2
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Re: Protocolo nv2

    Eu notei diferença, mas maiores detalhes em:
    NV2 - MikroTik Wiki

  3. #3

    Padrão Re: Protocolo nv2

    Eu tbm notei diferença, depois que ativei o nv2 meus clientes depois do PTP não conseguiram se conectar por pppoe... Esse treco ainda ta uma beta dos grandes, rsrs...

  4. #4
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Re: Protocolo nv2

    Onde ativamos está perfeito.

  5. #5

    Padrão Re: Protocolo nv2

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Eu tbm notei diferença, depois que ativei o nv2 meus clientes depois do PTP não conseguiram se conectar por pppoe... Esse treco ainda ta uma beta dos grandes, rsrs...
    Pelo que entendi este é um protocolo proprietário da mikrotik. Usa TDMA e quando ativado só deveria conectar equipamentos com nv2.
    Ou não entendi o teu cenário Rogerio?
    Voce fez o ponto a ponto com o nv2 ativado e daí para distribuir para os clientes sem nv2, é isso? neste caso só o ponto a ponto, né.? E ele passa tranquilo no ponto a ponto?
    ---
    NV2 protocol is not compatible to or based on any other available wireless protocols or implementations, either TDMA based or any other kind, including Motorola Canopy, Ubiquiti Airmax and FreeBSD TDMA implementation. This implies that only NV2 supporting and enabled devices can participate in NV2 network.

  6. #6

    Padrão Re: Protocolo nv2

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Pelo que entendi este é um protocolo proprietário da mikrotik. Usa TDMA e quando ativado só deveria conectar equipamentos com nv2.
    Ou não entendi o teu cenário Rogerio?
    Voce fez o ponto a ponto com o nv2 ativado e daí para distribuir para os clientes sem nv2, é isso? neste caso só o ponto a ponto, né.? E ele passa tranquilo no ponto a ponto?
    ---
    NV2 protocol is not compatible to or based on any other available wireless protocols or implementations, either TDMA based or any other kind, including Motorola Canopy, Ubiquiti Airmax and FreeBSD TDMA implementation. This implies that only NV2 supporting and enabled devices can participate in NV2 network.
    Isso mesmo amigo, so ativei no PTP, a banda realemte deu uma melhorada, mais as sessões pppoe não passavam, mais eu conseguia acessar todas as rbs normalmente...

  7. #7

    Padrão Re: Protocolo nv2

    Eu estou usando e notei bastante a diferenca amigo, dentre elas o enlace fica up , alem de maior passagem de banda, dentros outros .

  8. #8

    Padrão Re: Protocolo nv2

    Aqui estou usando a 1 mês, a experiencia desse tempo indica o protocolo para conexões ptp seja multiponto ou ponto a ponto, usando em uma rb q recebe o link em um cartão 5.8 e atende clientes em 2.4, usando pppoe na autenticação, bugou igual o rogeriodj comentou! Resumindo só serve para ponto a ponto. multiponto!

  9. #9

    Padrão Re: Protocolo nv2

    estou usando aqui a versao 5.x sem NV2, aumento de até 5 mb de trafego no ptp e os pings são uma maravilha.

  10. #10

    Padrão Re: Protocolo nv2

    nos Cartões CM10, rodou blza, esse protocolo to com ptp com 30km atualmente passando 25M precisa apliar isso. com MK.

  11. #11

    Padrão Re: Protocolo nv2

    Pelo jeito esse protocolo aceita cartões comum poderia dar um gas ao 2,4 mais pelo jeito todos os cliente tem que ser mikrotik.

  12. #12

    Padrão Re: Protocolo nv2

    Boa noite!!
    Usei este protocolo um enlace usando cartoes r52hn e antenas dupla polaridade e me deu um resultado exelente 50m full. Resultado que antes nao consegui alcançar nem mesmo com rocket m5!!
    Show de bola!!

  13. #13
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Protocolo nv2

    esse protocolo TDMA é tipo uma compressão dos pacotes o que entendi .....
    ele força muito o mini pci para essa operação em nv2 ....
    os xr5 trabalham tranquilo pois ele tem uma boa estrutura para dissipação de calor e saída de rf ...
    mas se for usado em pequenos cartões vão durar bem menos ....
    acredito que passa a mesma banda de Rocket em local de muita interferência ...
    em local de espectro livre(sem interferências) o Rocket vai ter uma performance bruta em relaçao ao xr5 ...

  14. #14

    Padrão Re: Protocolo nv2

    Citação Postado originalmente por laurence669 Ver Post
    esse protocolo TDMA é tipo uma compressão dos pacotes o que entendi .....
    ele força muito o mini pci para essa operação em nv2 ....
    os xr5 trabalham tranquilo pois ele tem uma boa estrutura para dissipação de calor e saída de rf ...
    mas se for usado em pequenos cartões vão durar bem menos ....
    acredito que passa a mesma banda de Rocket em local de muita interferência ...
    em local de espectro livre(sem interferências) o Rocket vai ter uma performance bruta em relaçao ao xr5 ...
    O TDMA na verdade é um protocolo de camada física que "regula" o acesso ao meio. Assim como o Nstreme, fica no lugar do CSMA/CA, padrão usado no 802.11a/b/g. No caso da implementaçao do Nv2, ele dá um espaço de tempo para cada cliente para up e um espaço de tempo para down. O tempo e Upload é dado conforme a demanda do cliente para upload e é divulgado através de broadcast no inicio de cada período de transmissão, informando os clientes quando eles podem mandar os dados e por quanto tempo. No caso do AirMAX não sei dizer se é assim também.
    Obviamente o processamento da RB e o trabalho do cartão em modular tudo isso é maior, já que o acesso e transmissão no meio físico é controlado por ele. Mas, usando cartões que suportem 802.11n, é tranquilo, já que o projeto do cartão já prevê tudo isso (penso que sim pelo menos hehe)

    Abraço.

  15. #15

    Padrão Re: Protocolo nv2

    Há muito mais sobre a implementação do protocolo e atualmente utilizamos em nossos enlaces ponto a ponto, apenas ativando o mesmo na inteface há uma melhora na qualidade pois mesmo com baixo sinal não há queda, recomendo trabalhar só com o nv2, retirar o nstreme que na maioria dos casos não fazemos.

    As configurações avançadas do nv2 ainda não testamos, mas já digo que vale a pena implementar.

  16. #16

    Padrão Re: Protocolo nv2

    Olá pessoal

    Vou ativar o NV2 usando os cartões R5SHPn de 800 GHZ com aquele dissipador gigante, gostaria de saber se alguém já usou eles no enlace ?
    Se alguém tiver alguma sugestão adicional agradecemos.
    Abraço