Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão PPPOE ou Hotspot

    Olá pessoal.
    Tive informações que PPPOE com IP estático é melhor de trabalhar que o Hotspot, pois o hotspot as vezes causa problemas com o Internet Explorer, e ainda é um caos com o cliente se queixando q "toda hora" tem que colocar senha...(pelo menos comigo acontece isso)

    Será correto afirmar que PPPOE é a melhor autenticação a ser usada? Ela realmente é mais segura que hotspot?

  2. #2

    Padrão Re: PPPOE ou Hotspot

    amigo, vc vai ver isso pegar fogo agora..
    outro dia eu falei pq prefiro hotspot.como sei q vai vim um monte da opnião sobre o pppoe, eu vou falar do dos dois.
    *Hotspot Não Precisa Criar Discador no PC
    *eu tenho 312 clientes,nenhum deles reclamou de digitar senha..no pppoe o cliente num tem q discar.
    *cliente não reclama de senha, reclama de internet lenta.
    *No hotspot pode-se criar pagina de avisos e bloqueio facilmente sem precisar de servidores externo.
    *No PPPOE se criar um discador, o tecnico sabichao não saber criar o discador...ou não saber q o cara usa pppoe..ai o cliente tem q te ligar para passar a configuração.
    *mas tem provedor q grava o cd com o discador...700 mb para um discador de 1 MB (tome utilitarios dentro do cd, para encher liguiça)...ai o cliente simplesmente perde..junto com o cd da placa pci ou adpatador USB( meu deus..eu nunca vi um provedor de internet a placa pci ou provedor de internet a USB).
    *o pppoe exige muito da rede, tem q ta afinadinha..ack baixo, strengh sinal com no maximo -68..se não é o cai cai.
    *se o seu hotspot deu pau no explorer, ta mal configurado. user o OpenDNS, no DHCP use /30 ou 32 para os clientes nã ose enxergarem, mas aquelas regras de firewall. use DHCP Static Leases...
    * crie um Hotspot Com sua Promoçoes de Planos, crie um Link da Area do Cliente (é diferente de usar Wisp-Redirect-URL do radius)
    venda publicidade no hotspot, farmacias, lanchonetes..(troco tudo em lanche).
    * No Hotspot , pode se deixar a rede aberta, ai o cara vem doido babando e cai naquela tela com o seu Numero de tel...o que ele faz...vira o seu cliente, pq viu aquele hotspot lindo(http://www.networkslive.com.br/hotspotnovo) .
    enfim....agora é esperar os defensores do PPPOE.
    Segurança -> PPPOE
    Praticidade, Facilidade, Facil Personalização ->Hotspot.

    mas com algumas regras o hotspot fica bom.

  3. #3

    Padrão Re: PPPOE ou Hotspot

    Deixar a rede aberta para o cara que entrar se deparar com a tela hotspot?
    nao faca isso nem brincando.

    nem com hotspot, nem com ppoe
    matenha sempre sua rede com criptografia... e de preferencia, conhecida somente pela empresa.
    Citação Postado originalmente por muriloc4 Ver Post
    amigo, vc vai ver isso pegar fogo agora..
    outro dia eu falei pq prefiro hotspot.como sei q vai vim um monte da opnião sobre o pppoe, eu vou falar do dos dois.
    *Hotspot Não Precisa Criar Discador no PC
    *eu tenho 312 clientes,nenhum deles reclamou de digitar senha..no pppoe o cliente num tem q discar.
    *cliente não reclama de senha, reclama de internet lenta.
    *No hotspot pode-se criar pagina de avisos e bloqueio facilmente sem precisar de servidores externo.
    *No PPPOE se criar um discador, o tecnico sabichao não saber criar o discador...ou não saber q o cara usa pppoe..ai o cliente tem q te ligar para passar a configuração.
    *mas tem provedor q grava o cd com o discador...700 mb para um discador de 1 MB (tome utilitarios dentro do cd, para encher liguiça)...ai o cliente simplesmente perde..junto com o cd da placa pci ou adpatador USB( meu deus..eu nunca vi um provedor de internet a placa pci ou provedor de internet a USB).
    *o pppoe exige muito da rede, tem q ta afinadinha..ack baixo, strengh sinal com no maximo -68..se não é o cai cai.
    *se o seu hotspot deu pau no explorer, ta mal configurado. user o OpenDNS, no DHCP use /30 ou 32 para os clientes nã ose enxergarem, mas aquelas regras de firewall. use DHCP Static Leases...
    * crie um Hotspot Com sua Promoçoes de Planos, crie um Link da Area do Cliente (é diferente de usar Wisp-Redirect-URL do radius)
    venda publicidade no hotspot, farmacias, lanchonetes..(troco tudo em lanche).
    * No Hotspot , pode se deixar a rede aberta, ai o cara vem doido babando e cai naquela tela com o seu Numero de tel...o que ele faz...vira o seu cliente, pq viu aquele hotspot lindo(http://www.networkslive.com.br/hotspotnovo) .
    enfim....agora é esperar os defensores do PPPOE.
    Segurança -> PPPOE
    Praticidade, Facilidade, Facil Personalização ->Hotspot.

    mas com algumas regras o hotspot fica bom.

  4. #4

    Padrão Re: PPPOE ou Hotspot

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Deixar a rede aberta para o cara que entrar se deparar com a tela hotspot?
    nao faca isso nem brincando.

    nem com hotspot, nem com ppoe
    matenha sempre sua rede com criptografia... e de preferencia, conhecida somente pela empresa.
    cada caso é um caso...aqui se vc falar em snirfar..o cara acha e snirf e o irmão do papai smorf...

    a minha é aberta não vejo problema...5 clientes da concorrencia do este ano...meu clientes usam ipXmacXsuarioXsenha radius amarrado..podem clonar o mac...amarro o mac do radio.
    nunca tive uma invasão.

  5. #5

    Padrão Re: PPPOE ou Hotspot

    Pelo menos vc usa SSL ai no seu hotspot neh?
    senao usa, entao ta feio a coisa ^^
    vc pode ter sido vitma de clone e nem sabe.

    pois assim como o camarada pode pegar o ipXmac no sniffer... ele tbm poderar pegar o User e senha.
    ai ja era...
    Citação Postado originalmente por muriloc4 Ver Post
    cada caso é um caso...aqui se vc falar em snirfar..o cara acha e snirf e o irmão do papai smorf...

    a minha é aberta não vejo problema...5 clientes da concorrencia do este ano...meu clientes usam ipXmacXsuarioXsenha radius amarrado..podem clonar o mac...amarro o mac do radio.
    nunca tive uma invasão.

  6. #6

    Padrão Re: PPPOE ou Hotspot

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Pelo menos vc usa SSL ai no seu hotspot neh?
    senao usa, entao ta feio a coisa ^^
    vc pode ter sido vitma de clone e nem sabe.

    pois assim como o camarada pode pegar o ipXmac no sniffer... ele tbm poderar pegar o User e senha.
    ai ja era...
    com SSL não valido, o cliente fica doido achando que não tem net....todos os dias eu vejo log nas rbs....
    aqui os cleintes são fominhas..se ele ficar sem logar el ja liga....o meus radius não aceita acesso simultaneo.
    eu sei dos riscos não sou muleke....ou vc acha q eu não tenho aquele "orinoco" pcmcia...para dar umas snirfadas.... eu conheço minha região. tem tres anos...não tenho concorrencia. ninguem bate os 300k por 50,00 da Conect Telecom..muito menos os 600 por 69,90.
    mas eu uso o hotspot como publicidade. o radius ajuda para contabilizar acesso tbm.
    agradeços por sua compreensão....mas não usaria wep nem wap na minha rede..pesa...melhor q isso??
    ACCESS-LIST e CONECT-LIST...pronto.
    mas gostei das suas palavras...enriquece o topico. é bom para os novatos ter varias opções e noções.
    num é mais um topico daqueles enchendo liguiça, so para ganhar ranks...pq aki ta osso..tem cara q fica respondendo asneira em um monte de topico. daqui uns dia vai ter q ter um novo rank "Mestre Linguiça".
    Última edição por muriloc4; 06-11-2010 às 02:15.

  7. #7

    Padrão Re: PPPOE ou Hotspot

    Olá amigo, para o cliente não ficar colocando login e senha toda hora, aumente o tempo de armazenamento dos HTTP Cookies, quanto a clonagem aqui nunca tive problemas, MACs dos clientes declarados na Access list, Default Autenticate e Default Forward desmarcados, IPs, MACs, IDs dos cliente todos amarrados, sempre uma "auditoria", "gerenciada" é bom para evitar engraçadinhos. lembre-se cada caso é um caso.

  8. #8
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: PPPOE ou Hotspot

    tambem acho hotspot melhor que pppoe se a minha rede fosse cabeada tudo bem mas não e o caso uma conexão pppoe em wireless não funciona

  9. #9

    Padrão Re: PPPOE ou Hotspot

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    tambem acho hotspot melhor que pppoe se a minha rede fosse cabeada tudo bem mas não e o caso uma conexão pppoe em wireless não funciona
    pppoe em wireless funciona sim, até ja usei por um bom tempo, usava uma rade híbrida, metade hotspot, metade pppoe.
    Em questão de opção optei por usar o hotspot pelos fatores de personalização e tudo mais.

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Pelo menos vc usa SSL ai no seu hotspot neh?
    senao usa, entao ta feio a coisa ^^
    vc pode ter sido vitma de clone e nem sabe.

    pois assim como o camarada pode pegar o ipXmac no sniffer... ele tbm poderar pegar o User e senha.
    ai ja era...
    E maninho pega mesmo, tu nem saberá que o cara invadiu tua rede. Qualquer pessoa que quiser invadir tua rede irá invadir, é só olhar um ou dois video no youtube que neguinho aprende a invadir tua rede. um alguns minutos se consegue ip x ma x user x senha.
    a unica forma segura é ter uma senha wap2 conectado em um servidor radius. essa sim não da pra quebrar.
    e em questão da rede ficar lenta, não concordo não, sua rede tem que ser robusta, estável, sem uma boa segurança de uma hora para outra qualquer um pode derruba-la, e ai é dono de provedor se escabelando pra achar o problema, e para migração de rede não segura, para rede segura, pode ser feita aos poucos criando aps virtuais e configurando a segurança neles.
    Amigos pensem na idéia e sempre optem pela melhor opção de segurança.

  10. #10

    Padrão Re: PPPOE ou Hotspot

    Citação Postado originalmente por iverton Ver Post
    pppoe em wireless funciona sim, até ja usei por um bom tempo, usava uma rade híbrida, metade hotspot, metade pppoe.
    Em questão de opção optei por usar o hotspot pelos fatores de personalização e tudo mais.


    E maninho pega mesmo, tu nem saberá que o cara invadiu tua rede. Qualquer pessoa que quiser invadir tua rede irá invadir, é só olhar um ou dois video no youtube que neguinho aprende a invadir tua rede. um alguns minutos se consegue ip x ma x user x senha.
    a unica forma segura é ter uma senha wap2 conectado em um servidor radius. essa sim não da pra quebrar.
    e em questão da rede ficar lenta, não concordo não, sua rede tem que ser robusta, estável, sem uma boa segurança de uma hora para outra qualquer um pode derruba-la, e ai é dono de provedor se escabelando pra achar o problema, e para migração de rede não segura, para rede segura, pode ser feita aos poucos criando aps virtuais e configurando a segurança neles.
    Amigos pensem na idéia e sempre optem pela melhor opção de segurança.
    Concordo contigo,
    Essa de access list nao cola... é mesma coisa de se usar WEP.
    um simples scan wireless ja pega o mac de muito camarada, ai basta clonar o mac e pronto, ta na rede.
    um outro scan e pronto, ja tenho o user e senha da galera... agora so falta esperar algum desconectar e pronto, tou navegando.

    Eu tbm prefiro Hotspot, tanto que uso ele aqui....
    nao tenho reclamacao de cliente que formatou o pc e excluiu o discador (ou de que aquele filhinho do cliente, futricando no pc, desconfigurou o discador).
    tenho a possbilidade de fazer propaganda e redirecionar o cliente facilmente.... com tbm de avisa-lo das pendencias.

    Em todo caso, nao importa se é ppoe, hotspot ou outro meio de autenticacao... segurança acima de tudo.
    Aqui uso:
    -a opcao "isolacao de cliente" disponivel nos radios,
    -switch com vlan para interligar os clientes
    -IP/30 para cada cliente
    -SSL valido na autenticacao Hotspot
    -IPxMAC preso ao USERxSENHA
    -WPA2 para autenticacao na rede (chave de criptografia conhecida somente pela empresa)

    E minha rede nao é nem um pouco lenta, continua boa e rapida.

  11. #11
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: PPPOE ou Hotspot

    bom primeiro ele tem que pegar o mac ate ai tudo bem ,depois ele tem que ter um usuario e senha da rede o que ja vai ser dificil por que no server cada cliente tem uma cota de conexão e eu coloco para somente 1 conexão se o cara clonar o mac mesmo assim ele so vai entrar uma vez derrubando o dono do usuario e senha que com certeza iria me reclamar ai e so trocar o usuari e senha do cara e resolivido o problema

  12. #12
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: PPPOE ou Hotspot

    infelismente eu não gosto mesmo de pppoe tenho trauma do tempo que eu usava telefonica era horrivel.

  13. #13
    brunosamuell
    Visitante

    Cool Re: PPPOE ou Hotspot

    Citação Postado originalmente por MarcosNTP Ver Post
    Olá pessoal.
    Tive informações que PPPOE com IP estático é melhor de trabalhar que o Hotspot, pois o hotspot as vezes causa problemas com o Internet Explorer, e ainda é um caos com o cliente se queixando q "toda hora" tem que colocar senha...(pelo menos comigo acontece isso)

    Será correto afirmar que PPPOE é a melhor autenticação a ser usada? Ela realmente é mais segura que hotspot?
    Galera clonagem e igual a chifre o corno e o ultimo a saber!

    Na minha rede fiquei sabendo por um comentario em uma mesa de bar no meu bairro, tinha uma galera que ficava passando um para o outro o MAC+IP+SENHA do hotspot.
    Como resolvi? PPPoe + Freeradius
    E de quebra fica ate mais estavel a rede tanto no servidor como no cliente a internet fica mais limpa.
    Cliente com sinal ruim não conecta em pppoe, se conecta fica caindo.
    Cadastro fica todo centralizado em um banco de dados em Mysql. Se vc e programador e uma mão na roda(que e meu caso, fiz meu proprio sistema em delphi faz tudo do financeiro ao cadastro das rbs).
    E essa conversa de instalar discador em cada cliente e besteira. Desativei o logine senha do site do hotspot e coloque um Site so para baixar o discador se o cliente não consegue e feito um chamado e cobrado para instalar(um extra no fim do mês).

    Fica ai minha experiência..

    Não me arrependo de colocar PPPoe.

  14. #14

    Padrão Re: PPPOE ou Hotspot

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    bom primeiro ele tem que pegar o mac ate ai tudo bem ,depois ele tem que ter um usuario e senha da rede o que ja vai ser dificil por que no server cada cliente tem uma cota de conexão e eu coloco para somente 1 conexão se o cara clonar o mac mesmo assim ele so vai entrar uma vez derrubando o dono do usuario e senha que com certeza iria me reclamar ai e so trocar o usuari e senha do cara e resolivido o problema
    Discordo
    o problema nao foi resolvido...
    o camarada vai la e clona novamente... e podera continuar clonando.

  15. #15

    Padrão Re: PPPOE ou Hotspot

    Mais um tópico sobre este mesmo e velho assunto, dei search no Google de cara apareceu 4 links do under-linux sobre este assunto e tem muito mais.
    Vamos começar a usar a pesquisa do forum é muito boa e evita este monte de post igual e com respostas iguais também.

    https://under-linux.org/f143/ppoe-x-hotspot-110537/
    https://under-linux.org/f143/pppoe-x-hotspot-87578/
    https://under-linux.org/f143/pppoe-x-hotspot-93075/
    https://under-linux.org/f143/bridge-...-pppoe-127390/

  16. #16
    Não Registrado(s)
    Visitante

    Padrão Re: PPPOE ou Hotspot

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    bom primeiro ele tem que pegar o mac ate ai tudo bem ,depois ele tem que ter um usuario e senha da rede o que ja vai ser dificil por que no server cada cliente tem uma cota de conexão e eu coloco para somente 1 conexão se o cara clonar o mac mesmo assim ele so vai entrar uma vez derrubando o dono do usuario e senha que com certeza iria me reclamar ai e so trocar o usuari e senha do cara e resolivido o problema
    Ja testei hospot em bancada loguei na maquina e clonei o mac e coloquei na outra maquina. E fui acessar e bingo passou direto sem pedir usuario e sem conflito de ip.
    Naveguei nas duas maquinas ao mesmo tempo.

  17. #17

    Padrão Re: PPPOE ou Hotspot

    Gente eu adoro HOTSPOT amo mesmo... E a melhor coisa que ja fizeram para meu concorrente, adoro ficar snifando a antena dele, que usa MAC+IP, e deixa a rede lenta, so deixando o meu sinal ruim... UAHAUHAUHAUHAUHUHA
    Isso e o papo que eu teria se eu ainda fize-se isso, mas um rede aberta ja dizzz tudo... ABERTA!!! Nao importa sem tem isso ou aquilo, e como uma PORTA, com uma GRADE na frente, se a porta tiver fechada, OTIMO nem presica da grade, mais se tiver aberta, e o cara fechar a GRADE, opa, ninguem vai entrar... Verdade, ninguem grande, mais o gato, a cobra, o vento, a agua e etc... VAI!!!

    Sobre PPPoE ou HotSpot, cada caso e um caso... No meu caso eu usei HotSpot um bom tempo, mais parei, preferi o PPPoE, motivo, por ser mais confiavel, se não fosse as grandes nao usavam... Mas falar que e muito sensivel o PPPoE, sei nao, se ta caindo nao e culpa do PPPoE nao, e do cara que ta fazendo a REDE, porque cai pra nos, se o sinal tiver ruim, que serviço mais nojento e esse heim...
    Quer uma rede segura? Simples, faz o radio cliente (no meu caso ubnt) fazer nat, um server dhcp, e por ultimo conectar em PPPoE, pronto, nunca mais voce tem dor de cabeça, tenho cliente meu que ta com mais de 6 mes que nao reclama de nada, formata a maquin ou liga uma outra maquina e pronto, ta navegando, sem digitar nada!!!

    facim facim!!

  18. #18

    Padrão Re: PPPOE ou Hotspot

    Citação Postado originalmente por MorpheusX Ver Post
    Gente eu adoro HOTSPOT amo mesmo... E a melhor coisa que ja fizeram para meu concorrente, adoro ficar snifando a antena dele, que usa MAC+IP, e deixa a rede lenta, so deixando o meu sinal ruim... UAHAUHAUHAUHAUHUHA
    Isso e o papo que eu teria se eu ainda fize-se isso, mas um rede aberta ja dizzz tudo... ABERTA!!! Nao importa sem tem isso ou aquilo, e como uma PORTA, com uma GRADE na frente, se a porta tiver fechada, OTIMO nem presica da grade, mais se tiver aberta, e o cara fechar a GRADE, opa, ninguem vai entrar... Verdade, ninguem grande, mais o gato, a cobra, o vento, a agua e etc... VAI!!!

    Sobre PPPoE ou HotSpot, cada caso e um caso... No meu caso eu usei HotSpot um bom tempo, mais parei, preferi o PPPoE, motivo, por ser mais confiavel, se não fosse as grandes nao usavam... Mas falar que e muito sensivel o PPPoE, sei nao, se ta caindo nao e culpa do PPPoE nao, e do cara que ta fazendo a REDE, porque cai pra nos, se o sinal tiver ruim, que serviço mais nojento e esse heim...
    Quer uma rede segura? Simples, faz o radio cliente (no meu caso ubnt) fazer nat, um server dhcp, e por ultimo conectar em PPPoE, pronto, nunca mais voce tem dor de cabeça, tenho cliente meu que ta com mais de 6 mes que nao reclama de nada, formata a maquin ou liga uma outra maquina e pronto, ta navegando, sem digitar nada!!!

    facim facim!!
    Isso mesmo, fazer nat no radio do cliente, e na conf. do aparelho colocar o0 user e password, e no mkt fazer ele entregar o IP para o mac tal e user tal... seria isso?

  19. #19

    Padrão Re: PPPOE ou Hotspot

    Citação Postado originalmente por MorpheusX Ver Post
    Gente eu adoro HOTSPOT amo mesmo... E a melhor coisa que ja fizeram para meu concorrente, adoro ficar snifando a antena dele, que usa MAC+IP, e deixa a rede lenta, so deixando o meu sinal ruim... UAHAUHAUHAUHAUHUHA
    Isso e o papo que eu teria se eu ainda fize-se isso, mas um rede aberta ja dizzz tudo... ABERTA!!! Nao importa sem tem isso ou aquilo, e como uma PORTA, com uma GRADE na frente, se a porta tiver fechada, OTIMO nem presica da grade, mais se tiver aberta, e o cara fechar a GRADE, opa, ninguem vai entrar... Verdade, ninguem grande, mais o gato, a cobra, o vento, a agua e etc... VAI!!!

    Sobre PPPoE ou HotSpot, cada caso e um caso... No meu caso eu usei HotSpot um bom tempo, mais parei, preferi o PPPoE, motivo, por ser mais confiavel, se não fosse as grandes nao usavam... Mas falar que e muito sensivel o PPPoE, sei nao, se ta caindo nao e culpa do PPPoE nao, e do cara que ta fazendo a REDE, porque cai pra nos, se o sinal tiver ruim, que serviço mais nojento e esse heim...
    Quer uma rede segura? Simples, faz o radio cliente (no meu caso ubnt) fazer nat, um server dhcp, e por ultimo conectar em PPPoE, pronto, nunca mais voce tem dor de cabeça, tenho cliente meu que ta com mais de 6 mes que nao reclama de nada, formata a maquin ou liga uma outra maquina e pronto, ta navegando, sem digitar nada!!!

    facim facim!!
    Eu não acredito que tem gente que não usa assim. É por isso que da tanto dinheiro prestar consultoria para provedores.
    Eu assino em baixo de tudo que o MorpheusX falou, 100% certo!!!!!

  20. #20

    Padrão Re: PPPOE ou Hotspot

    Citação Postado originalmente por MorpheusX Ver Post
    Gente eu adoro HOTSPOT amo mesmo... E a melhor coisa que ja fizeram para meu concorrente, adoro ficar snifando a antena dele, que usa MAC+IP, e deixa a rede lenta, so deixando o meu sinal ruim... UAHAUHAUHAUHAUHUHA
    Isso e o papo que eu teria se eu ainda fize-se isso, mas um rede aberta ja dizzz tudo... ABERTA!!! Nao importa sem tem isso ou aquilo, e como uma PORTA, com uma GRADE na frente, se a porta tiver fechada, OTIMO nem presica da grade, mais se tiver aberta, e o cara fechar a GRADE, opa, ninguem vai entrar... Verdade, ninguem grande, mais o gato, a cobra, o vento, a agua e etc... VAI!!!

    Sobre PPPoE ou HotSpot, cada caso e um caso... No meu caso eu usei HotSpot um bom tempo, mais parei, preferi o PPPoE, motivo, por ser mais confiavel, se não fosse as grandes nao usavam... Mas falar que e muito sensivel o PPPoE, sei nao, se ta caindo nao e culpa do PPPoE nao, e do cara que ta fazendo a REDE, porque cai pra nos, se o sinal tiver ruim, que serviço mais nojento e esse heim...
    Quer uma rede segura? Simples, faz o radio cliente (no meu caso ubnt) fazer nat, um server dhcp, e por ultimo conectar em PPPoE, pronto, nunca mais voce tem dor de cabeça, tenho cliente meu que ta com mais de 6 mes que nao reclama de nada, formata a maquin ou liga uma outra maquina e pronto, ta navegando, sem digitar nada!!!

    facim facim!!
    como falou, cada caso é um caso. aqui se eu colocar pppoe no radioe deixa o cliente a vontade, quando eu voltar na casa dele depois de 3 dias...tem uns 4 fios saindo de lá..o meu cliente vira meu concorrente.
    aki eu vendo planos individuais. se eu colocar um discador no pc dele, ele compra um routerador e manda discar e vira meu concorrente. eu trabalho assim.
    ai eu te pergunto: vc tem lá um SSID "WIRELESS" mac:10:20:30:40:50:60 wep2 com radius e os caramba a 4.
    ei eu viro para a sua antena um painelzinho hyperlink 17 ou uma Grade mesmo. com o SSID "WIRELESS" mac:10:20:30:40:50:60 sem criptografia(aberta e com um hotspot com o meu tel, vendendo planos mais baratos q vc).
    a onde o seu cliente vai conectar primeiro...?? na wep2 ou na aberta? o q iria fazer (sem me dar tiro ..hehehe)??