+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual é o nível de sinal ideal?

    Pessoal, essa é pra gente refletir...

    A gente erra por falta de informação, mas uma vez que a informação chega temos a obrigação de corrigir o erro

    QUAL SERIA O NÍVEL DE SINAL IDEAL PARA A MAIORIA DOS CENÁRIOS?
    Sinal de -70 seria o ideal para a maioria dos enlaces onde se precisa de muita banda (30 megas agregado ou mais). Sinal no vermelho não é sinônimo de baixa qualidade ou de ruído excessivo como a maioria da turma pensa. Vou explicar:

    Quando o sinal fica mais fraco (vermelho do indicador), não significa necessáriamente que o ruido aumenta. Significa que diminui a capacidade de tráfego do canal naquele nível de sinal (-80, -85, -88...-97).

    Pode acontecer do nível de ruído aumentar quando se diminuiu a intensidade de sinal, mas isto ocorre por diversos fatores que não estão relacionados especificamente com o seu rádio. Os fatores que aumentam o nível de ruído podem ser: canal saturado por outros rádios concorrendo na região, alinhamento pobre, interferência de trajeto, equipamento de baixa qualidade, etc...

    Quando se faz um projeto wireless, estima-se uma margem de segurança (fade margin) para garantir que o link permanecerá funcional e entregando 100% da banda pretendida. Isso se aplica a enlaces PTMP ou PTP.

    Nos casos do enlace Ponto a Multi Ponto (PTMP) a conta fica um pouco mais complexa, mas dá pra entender o conceito usando um Ponto a Ponto (PTP) como exemplo.

    Exemplo:
    Você precisa fazer um PTP para passar 9 megas de tráfego agregado e optou usar um rádio minipci XR5. De acordo com o datasheet do XR5, pra obter 9 Mbps você precisa um sinal no receptor de apenas -93 dBm. O fabricante também informa que pode haver uma flutuação de 1.5 dBm para mais ou para menos (vamos arredondar pra 2 e facilitar as contas).
    SINAL MÍNIMO = -93 + (-2) = -91 dBm

    OBS.: Aqui também entrariam as perdas de cabeamento e conector, mas vou simplificar as contas eliminando esses fatores da equação.

    Margem de Segurança (FADE MARGIN):
    Digamos que a gente precisa acomodar para uma variação de sinal de 5% pra compensar chuva e demais fatores externos. Então a conta fica assim:
    91 x .05 = 4.55 (arredonde pra 5).
    SINAL MÍNIMO + FADE MARGIN = -86 dBm.

    Ou seja, com -86 dBm (azul do mostrador) você consegue trafegar seus 9 megas com o rádio XR5 e ainda acomodou uma "gordurinha" de 5% para garantir que seu link entregará 100% da velocidade esperada.

    Um sinal muito forte é desnecessário para a maioria dos casos. Se o seu cliente contratou 1 mega full do seu provedor, -85 dBm é mais do que suficiente pra passar a velocidade cntratada, mas tá cheio de provedor por aí vendendo 128 Kbps e bombando sinal de -50 dBm no cliente.


    O QUE GANHA-SE COM MENOS SINAL?
    Menos ruido de Rádio Frequencia para todo mundo. Se estamos juntos numa sala e precisamos falar ao telefone no mesmo tempo, e eu começo a falar alto demais. Você tem que falar tão alto quanto eu para compensar a interferencia que estou causando. Se eu passar a falar ainda mais alto que você, em pouco tempo nós estaremos berrando...

    Se todos os rádios falassem baixinho, com o volume suficiente pra passar a banda necessária todos seriam felizes para sempre. Mas existem os "boca de megafone" e hoje em dia todos os rádios berram.

    O segredo de tudo isso está na sensibilidade do receptor do seu rádio.


    Abraço,

    ZéAlves
    Última edição por granlabor; 06-11-2010 às 21:09.

  2. #2

    Padrão Re: QUAL É O NÍVEL DE SINAL IDEAL?

    eh isso ai ze falou bonito

    abraço

  3. #3

    Padrão Re: QUAL É O NÍVEL DE SINAL IDEAL?

    """O segredo de tudo isso está na sensibilidade do receptor do seu rádio."""

    Muito show Zé. parece até algo iniciático. kkkkk

  4. #4

    Padrão Re: QUAL É O NÍVEL DE SINAL IDEAL?

    Isso ocorre muito em condominios onde vc tem suas antenas e o morador que mora ao lado do seu radio com um velox de 256k seta o radinho dele no full gritando.
    E como o Mestre zé falou acima para que o cara vai toxar o radio dele pra kilometros se ele so vai passar banda de 256k?

  5. #5
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: QUAL É O NÍVEL DE SINAL IDEAL?

    Excelente explicação. Sempre enriquecendo o fórun.

  6. #6

    Padrão Re: QUAL É O NÍVEL DE SINAL IDEAL?

    ze desculpa ,mas pergunto avc se tu acha exagero este ptp , que to fazendo 10megas
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Novo(a) Imagem de bitmap.jpg
Visualizações:	1469
Tamanho: 	105,5 KB
ID:      	16233  

  7. #7

    Padrão Re: QUAL É O NÍVEL DE SINAL IDEAL?

    NanoStation M5 em 500 metros, pra passar 10 megas?

    Com noise floor de -90 é sinal que tem muita potência no enlace.

    Baixa os dois rádios pra 8 dBm e depois corrige os ACKtime se precisar. Não mexe em mais nada...

    É quase certo que não haverá perda nessa distância, o CCQ vai permanecer em 100% e o noise floor vai ficar lá na casa dos -95.

    Muda aí e depois posta a nova tela

    Abraço,

    ZéAlves



    Citação Postado originalmente por haxxor Ver Post
    ze desculpa ,mas pergunto avc se tu acha exagero este ptp , que to fazendo 10megas

  8. #8

    Padrão Re: QUAL É O NÍVEL DE SINAL IDEAL?

    Boa noite! Já faz um tempo que venho acompanhando o under, são foruns como este que realmente são necessários. Aos mestres, analistas, entendidos... por favor façam topicos sobre coisas basicas, que as vezes para vcs possam parecer bestas para nós iniciantes são muito mas muito importantes mesmo, muito obrigado pela aula sobre sinal, amanhã vou baixar o sinal de meus cartões, pois agora entendi o raciocinio da coisa, ate mais e novamente obrigado!

  9. #9

    Padrão Re: QUAL É O NÍVEL DE SINAL IDEAL?

    tenho uma duvida, em equipamentos tipo o nanostation2 existe uma opção para setar a potencia mesmo como cliente, como seria esse ajuste?
    quanto mais alto maior e a sensibilidade do receptor?

  10. #10

    Padrão Re: QUAL É O NÍVEL DE SINAL IDEAL?

    Aos amigos que gostaram do post, fico feliz por poder contribuir.

    Oi Mafezolli.
    Legal a sua iniciativa de baixar potência. Só fica esperto que isso pode bagunçar a sua rede num primeiro momento e certamente exigirá ajuste fino no AP e nos clientes. Antes de fazer qualquer mudança avalie a situação de todos os seus clientes. Quando decidir fazer mudanças avise-os que havera instabilidade na rede, preferencialmente marque uma data pra isso.


    Citação Postado originalmente por danielbsb88 Ver Post
    tenho uma duvida, em equipamentos tipo o nanostation2 existe uma opção para setar a potencia mesmo como cliente, como seria esse ajuste?
    quanto mais alto maior e a sensibilidade do receptor?
    Sim. Os Nanostation originais (os primeiros antes da série airmax) também possuem recursos para alterar o nível de potência no AP ou no CLIENTE. Fica na aba LINK SETUP e você ajusta a potência de transmissão conforme a sua necessidade.

    Não, a sensibilidade do receptor é fixa, independente da potência (alta ou baixa). Se não me engano é -92 dBm,


    Abraço a todos,

    ZéAlves
    Última edição por granlabor; 07-11-2010 às 08:16.

  11. #11

    Padrão Re: QUAL É O NÍVEL DE SINAL IDEAL?

    Citação Postado originalmente por danielbsb88 Ver Post
    tenho uma duvida, em equipamentos tipo o nanostation2 existe uma opção para setar a potencia mesmo como cliente, como seria esse ajuste?
    quanto mais alto maior e a sensibilidade do receptor?
    A potência é ajustada na opção potência de saída como mostrado na imagem.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         nano_loco_potencia.png
Visualizações:	706
Tamanho: 	63,9 KB
ID:      	16249

  12. #12

    Padrão Re: QUAL É O NÍVEL DE SINAL IDEAL?

    valeu pela informação a todos, outra coisa gostaria de saber em que modo deixo a antena do nanostation para usar como cliente sendo o servidor uma omni tem opção de horizontal e vertical?

  13. #13
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: QUAL É O NÍVEL DE SINAL IDEAL?

    Sim voce usa o nano nos clientes conforme a tua antena, se voce emite sinal na vertical entáo deixa os nano no cliente em vertical ou vice versa.

  14. #14

    Padrão Re: QUAL É O NÍVEL DE SINAL IDEAL?

    Use na vertical a polarização, a não ser que você utiliza antenas omnis horizontais como as pluton, mas a maioria são verticais.

  15. #15

    Padrão Re: QUAL É O NÍVEL DE SINAL IDEAL?

    estou para fazer um brigde (meu primeiro bridge de 'longa' distancia, 2,117m) e tenho tirado mt proveito das sua orientacoes, espeecialmente contidas no teu site (granlabor.com)
    mt obrigado
    Pradela

  16. #16

    Padrão Re: QUAL É O NÍVEL DE SINAL IDEAL?

    estou para fazer um brigde (meu primeiro bridge de 'longa' distancia, 2,117m) e tenho tirado mt proveito das tuas orientacoes, inclusive as contidas no teu site (granlabor.com). congratulo tua atuacao referencia.
    mt obrigado.
    Pradela

  17. #17

    Padrão Re: QUAL É O NÍVEL DE SINAL IDEAL?

    Isso é verdade. Mas muitos aps residenciais vem em potência mais baixa, só que os lazarentos querem inventar moda.