Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Nano5 = Antena Externa

    Boa Noite a Todos

    Fiz alguns teste com Nano5 + antena externa e verifiquei que 1km não teve mudança na qualidade do sinal.(antenna Setting = External)
    Testei com atena de 25dbi da aquario.
    Alguem sabe me dizer se isso é normal ou estou fazendo algo de errado?
    Obrigado

  2. #2
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Nano5 = Antena Externa

    Citação Postado originalmente por fabcia Ver Post
    Boa Noite a Todos

    Fiz alguns teste com Nano5 + antena externa e verifiquei que 1km não teve mudança na qualidade do sinal.(antenna Setting = External)
    Testei com atena de 25dbi da aquario.
    Alguem sabe me dizer se isso é normal ou estou fazendo algo de errado?
    Obrigado
    Poderia esclarecer qual o modelo da antena que usou ?
    Verificou o canal utilizado, pois as Aquario de 5.8 vão de 5.815 á 5.925, enquanto o NANO 5 varre toda faixa de 5Ghz !
    Se usou frequencia incopatível não vai render mesmo !

  3. #3

    Padrão Re: Nano5 = Antena Externa

    Ola Fabcia,

    Ao utilizar uma antena externa no NanoStation, o acoplamento da mesma ao Nano pode ter ficado ruim. Digamos que você usou um Pigtail de 1m por exemplo, ou até menor, pensando em ter a menor perda de sinal possível pela comprimento do cabo. Bom, isso não é totalmente verdade, pois a impedancia do cabo pode ser diferente da impedancia da antena, e também diferencia da impedancia do Nano, o que causa um mal acoplamento, e acaba gerando uma grande quantidade de sinal refletido, atenuando muito o sinal que sai do rádio para a antena. Ou seja, se você seta o Nano em 24dB de potencia, pode ser que somente uns 14dB estejam chegando a antena devido ao Pigtail, e quando você usa a antena interna do Nano (que é a que vem de fábrica, ou seja, tem um VSWR bem menor) o acoplamento é bem melhor, gerando menos perda nesse sentido.

    Deve ter mais fatores envolvidos nesse caso, e alguem talvez te adicione mais detalhes sobre outras causas.

  4. #4

    Padrão Re: Nano5 = Antena Externa

    Farei uma pergunta besta:
    Na aba ADVANCED, seção ANTENA, você mudou os ajustes da antena para EXTERNA?

    Abraço,

    ZéAlves

  5. #5

    Padrão Re: Nano5 = Antena Externa

    ZéAlves, acho que ele fez certo conforme está relatado no primeiro post.. Agora, eu também já constatei este mesmo problema, ou seja adquirí recentemente 5 painéis OIW de 17 DBi, e em duas coloquei nano5 com pig de 30 cm e não estou gostando do rendimento, está praticamente da mesma forma utilizando apenas a nano, por isso vou trocar por bullet M5 pois já é homologado, e quando a quantidade de clientes crescer trocaremos por RB+xr5 o que vc acha ?

    Quantos clientes vc acredita ser possível atender com bullet ? clientes com planos de 600k e 1M e WPA2 ??

    Abç,

  6. #6

    Padrão Re: Nano5 = Antena Externa

    rs.. Pensei na mesma coisa..
    E também o nano5 a 1km tem ótimo desempenho, a diferença não será muuita não.

  7. #7

    Padrão Re: Nano5 = Antena Externa

    Citação Postado originalmente por fabcia Ver Post
    Boa Noite a Todos

    Fiz alguns teste com Nano5 + antena externa e verifiquei que 1km não teve mudança na qualidade do sinal.(antenna Setting = External)
    Testei com atena de 25dbi da aquario.
    Alguem sabe me dizer se isso é normal ou estou fazendo algo de errado?
    Obrigado
    Prezado, por favor me desculpe pela intrangigencia, mas porque você optou por instalar uma porcaria de antena externa se o nano já vem com antena interna testada com alcance de 3 Km? Afirmo que a antena interna funciona com total qualidade pois utilizo Nano com performance excelente a distancia de 2,5Km apenas com antena integrada. Tenho certeza que os amigos do forum podem atestar minha afirmação.

  8. #8

    Padrão Re: Nano5 = Antena Externa

    Oi Iron.

    Olha, vai do "gosto do freguês". Tem gente que acha melhor o XR5 + RB e tem gente que acha que um Rocket M + Antena setorial é melhor. Particularmente eu fico em cima do muro, porque as duas soluções são boas.

    Por enquanto, durante o crescimento da base de clientes o Bullet M5 vai te atender numa boa.

    Abraço,

    ZéAlves

    Citação Postado originalmente por iron Ver Post
    ZéAlves, acho que ele fez certo conforme está relatado no primeiro post.. Agora, eu também já constatei este mesmo problema, ou seja adquirí recentemente 5 painéis OIW de 17 DBi, e em duas coloquei nano5 com pig de 30 cm e não estou gostando do rendimento, está praticamente da mesma forma utilizando apenas a nano, por isso vou trocar por bullet M5 pois já é homologado, e quando a quantidade de clientes crescer trocaremos por RB+xr5 o que vc acha ?

    Quantos clientes vc acredita ser possível atender com bullet ? clientes com planos de 600k e 1M e WPA2 ??

    Abç,

  9. #9

    Padrão Re: Nano5 = Antena Externa

    Nessa distância particularmente não entendo o por q de uma antena externa. Já que quer usar antena, porquê não usou um bullet?

  10. #10

    Padrão Re: Nano5 = Antena Externa

    Feixei recentemente um Enlace de 16Km com essa Antena AQUI Zirok WLL NANO
    ficou Passando 13Mb Signal stream -56

  11. #11

    Padrão Re: Nano5 = Antena Externa

    Essa Zirok é realmente muito boa. Passa até mais que isso.

  12. #12
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Nano5 = Antena Externa

    Citação Postado originalmente por GilneI Ver Post
    Prezado, por favor me desculpe pela intrangigencia, mas porque você optou por instalar uma porcaria de antena externa se o nano já vem com antena interna testada com alcance de 3 Km? Afirmo que a antena interna funciona com total qualidade pois utilizo Nano com performance excelente a distancia de 2,5Km apenas com antena integrada. Tenho certeza que os amigos do forum podem atestar minha afirmação.
    Com certeza com antena externa tem que ficar muito melhor, pois ele está tentando usar uma antena que abre 8º e tem 20 ou 25 DB, quanto a antena interna do nano abre 60º e tem 11 ou 14 DB. Se não tivesse a opção de melhorar o sinal com antena externa os engenheiros que desenvolveram o sistema do Nano não teriam colocado essa opção de melhorar o sinal.
    Se olharmos os companheiros do fórum, tem muitos que utilizam antena externa sim, principalmente para Pto a Pto.
    O amigo está pedindo uma ajuda, quando não podemos ajudar ficamos acompanhado para também aprender, pois a pergunta dele tem muita lógica e é coerente.

  13. #13

    Padrão Re: Nano5 = Antena Externa

    Citação Postado originalmente por nonoque Ver Post
    Essa Zirok é realmente muito boa. Passa até mais que isso.
    Não Passou + Devido a Visada não ser 100%

  14. #14

    Padrão Re: Nano5 = Antena Externa

    Ou seu circuíto de RF bailou

  15. #15

    Padrão Re: Nano5 = Antena Externa

    Será que pra essa antena funcionar teremos realmente que colocar a NANO de "cabeça pra baixo" como está na foto ??

    Imagino que poderá penetrar água, e se virarmos a NANO para a posição normal poderá haver mudança no feixe de irradiação da antena interna da NANO em relação à parábola... KKK.
    O que acham ?

  16. #16

    Padrão Re: Nano5 = Antena Externa

    ã? foto? onde?

  17. #17

    Padrão Re: Nano5 = Antena Externa

    Citação Postado originalmente por nonoque Ver Post
    ã? foto? onde?
    Pagina 2, último post.
    (link para a foto que foi postata http://images.balcao.com/2010/06/16/4305279/9281528.jpg)

    MINHA TEORIA:
    Também achei estranho o Nano de cabeça pra baixo. Vai ver contrataram um fotógrafo para fazer umas fotos dos produtos, largaram na mão dele, e como ele intende muito de Wireless — lógico, convenhamos né, fotografia e wireless andam juntas — ele montou daquela forma pro catálogo, e os vendedores, que também entendem muito de wireless — lógico, vendas é a área de maior qualidade técnica em wireless, vender como todos sabem é quase uma prática puramente wireless — deixaram assim.

    Claro que não conheço a antena, vai ver é assim mesmo...
    Última edição por inquiery; 10-11-2010 às 12:08.

  18. #18

    Padrão Re: Nano5 = Antena Externa

    Ela é assim mesmo

  19. #19

    Padrão Re: Nano5 = Antena Externa

    Citação Postado originalmente por nonoque Ver Post
    Ela é assim mesmo
    Bom, então o negócio é levar um tubo de silicone e vedar os buracos.

  20. #20

    Padrão Re: Nano5 = Antena Externa

    Aproveitando quero postar um material riquísismo explicando o funcionamento de vários tipos de antena.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos fid24ghz[1].pdf