Página 7 de 8 PrimeiroPrimeiro ... 2345678 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Dia desse fiz um exercício de previsão de custos pra cidades ou bairro hipotéticos, cerca de R$ 7 mil em equipamento por Km² cabeado com UTP, levando em conta hipotéticas 600 residencias nesse km² se seguir a media nacional de 5% dos domicilios com banda larga seriam 30 clientes, mesmo com o PNBL facilitando a queda de preços (Custo do link, isenção de impostos, financiamento pelo BNDES) estimo que precisariamos cerca de 45% das residencias com banda larga pro negócio dar lucro (Pagar o financiamento dos equipamentos, as despesas com link e funcionários, as substituições de equipamentos danificados, e sobrar uns 15%.mes do valor inicial investido). Com DSLan o custo do cabeamento diminui, mas como o PNBL prevê entrega do link pro cliente por R$ 30 já com aluguel de equipamento, o custo do modem faz o custo de ambos quase se igualar, exceto quando o percentual de clientes por Km² passa de 25%. Fibra fica mais caro, 6x mais. HPNA cerca de 50% mais caro, o mesmo que PLC.

Onde há algo parecido com esse meu bairro/cidade hipotético, ou seja, cerca de 200 clientes por Km², dá pra cabear e ter lucro. Onde o percentual é menor (5% é a media nacional devido a baixa presença em periferias e vilarejos, em cidades medias ou centros de cidades pequenas deve ficar nuns 15 a 20%) ou fazemos cabeamento seletivo (Sob demanda, só quando um numero mínimo de clientes na rua é alcançado), que permite que um dia se alcance cobertura total, ou realmente partimos pra mesh via wimax a 450-750Mhz (Pra não precisar antenas externas), mas provavelmente os membros do SBTV farão pressão contra o uso dessa banda, aí sobraria mesh via 2,4 ou 5GHz, que por exigir antena externa tem mais custo e dificuldade de instalação.

SE fosse possivel SCM+TV-a-cabo no mesmo provedor, acho que o uso de HPNA resolveria tudo, em poucos anos tenho certeza que haverá um plano de popularização da TV a cabo, mas também tenho certeza que continuarão tratando os meios de comunicação de forma independente e não como um todo.
    So uma correção amigo.

17% das casas ( ate o final de 2009) tem banda larga. Hoje ja deve ter passado de 20%.

LINK

Claro que é uma media nacional. Bairros mais pobres talvez tenham um % menor.

2. Rubem, o que deu aquela consulta sobre a liberação dos 450mhz? Penso que esta frequencia ajudaria mais fonia do que dados, pois não deve passar muito.
    A ubiquiti tem cartão para 700mhz e 180 ou 280mhz não me lembro bem agora, que trabalham com protocolo 811.b/g. Mas quanto passará de banda? Uma incógnita.

3. Realmente, são mais de 12 milhões de lares com banda 'larga' num universo de 58 milhões, confundi a população do país com o numero de lares.

Pra faixa dos 450 a 700MHz, vai pra leilão futuro, 2,5 e 3,5GHz idem, mas pelo que lembro é tudo destinado a MMDS (E 2,5 ou 3,5GHz vai pra celular, coisa assim). Enfim, se já definiram que irá pra leilão, significa que nada de a gente poder usar. Quero ver ter muita procura por MMDS, provavelmente será leiloado por micharia.

Tinha consulta sobre 220 a 270MHz, dessa não sei como vai. Esses 50MHz dariam pra um trafego razoavel, se tiver equipamento acho que vai melhor que 900MHz pra "furar morro".

4. Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Rubem, o que deu aquela consulta sobre a liberação dos 450mhz? Penso que esta frequencia ajudaria mais fonia do que dados, pois não deve passar muito.
    A ubiquiti tem cartão para 700mhz e 180 ou 280mhz não me lembro bem agora, que trabalham com protocolo 811.b/g. Mas quanto passará de banda? Uma incógnita.
    XR1 - 180-280MHZ
    Já testei este cartão , e acreditem, usando antenas importadas, consegui passar +ou- 8mb (sem visada alguma entre os pontos) em um distancia de 5km.
    Porém, e sempre há um porém, não temos nada homologado. foi um teste apenas em um cliente NLOS.
    Passa mais banda??? Acredito que sim, se o NLOS for mais brando do que era o caso em questão.
    Setado a 24mbps sinal -82 em ambos os lados.
    O Rádio em si é capaz de transmitir em 54mbps, porém em campo não consegui estabilidade usando isso, somente em 24mbps setado é que ficou bom.
    Antenas utilizadas:
    Modelo:Yagi
    Frequency Range 220-290 MHz
    Bandwidth 16 MHz
    Gain 12 dBi
    Bandwidth 16 MHz
    Gain 12 dBi
    VSWR - 1.5
    Nominal Impedance 50 ohm
    Polarization Vertical or Horizontal
    Última edição por leandrolopeswifi; 11-11-2010 às 10:23.

5. Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    XR1 - 180-280MHZ
    Já testei este cartão , e acreditem, usando antenas importadas, consegui passar +ou- 8mb (sem visada alguma entre os pontos) em um distancia de 5km.
    Porém, e sempre há um porém, não temos nada homologado. foi um teste apenas em um cliente NLOS.
    Passa mais banda??? Acredito que sim, se o NLOS for mais brando do que era o caso em questão.
    Setado a 24mbps sinal -82 em ambos os lados.
    O Rádio em si é capaz de transmitir em 54mbps, porém em campo não consegui estabilidade usando isso, somente em 24mbps setado é que ficou bom.
    Antenas utilizadas:
    Modelo:Yagi
    Bandwidth 16 MHz
    Gain 12 dBi
    Bandwidth 16 MHz
    Gain 12 dBi
    VSWR - 1.5
    Nominal Impedance 50 ohm
    Polarization Vertical or Horizontal
    Leandro, isso já estaria bom demais para muitas aplicações. Mas como sempre, os importadores não tem a mínima consideração com os clientes e não solicitam homologação.
    E não sei se entre 180/280 está liberado para SCM. Não me lembro.

Tópicos Similares

1. pppoe em conjunto com hotspot sera que vai
    Por naldo864 no fórum Redes
    Respostas: 21
    Último Post: 22-09-2011, 21:44
  2. Respostas: 17
    Último Post: 19-09-2011, 07:25
  3. Respostas: 3
    Último Post: 17-08-2011, 08:25
  4. O que aconteceu com as Últimas do Forum????
    Por cleciorodrigo no fórum UnderLinux
    Respostas: 1
    Último Post: 26-12-2007, 16:28
  5. Não é a toa que brigamos tanto com eles!!
    Por H1-vlt4g3 no fórum UnderLinux
    Respostas: 7
    Último Post: 25-12-2002, 14:32

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L