Página 6 de 7 PrimeiroPrimeiro ... 234567 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #101

    Padrão Re: Cache local - Aproveitar HD Cliente

    Citação Postado originalmente por Claudio Ver Post
    vixxiiii maria, e ninguem me chamou pra missa ... parece que o negocio tava indo tao bem ....
    Na realidade, foi usado o SquidNT e um Script em perl.
    o ganho de performace foi incrivel.

    fiz um teste no orkut.
    coloquei minha banda em 64k e acessei o orkut pelo I.E., olhei umas 5 fotos (nem preciso dizer que demorou quase 2 min para abrir cada foto!?).
    limpei o cache do I.E
    abri o Firefox e acesse o orkut novamente, minha nossaaaaa... entrou muito rapido, as mesmas fotos abriram Instantaneamente.

    isso em cada cliente, alem de melhorar em 100% a navegacao do mesmo, ainda iria trazer uma economia de banda interna enorme.

    ja pensaram?
    vamos levar em consideracao um AP 2.4, ele suporta no maximo 4 mega de trafico.
    imaginemos que os clientes dessa area tenha esse Cache local e reduziu em uns 30% o trafego.
    se antes voce conseguia colocar uns 30 clientes, agora voce vai conseguir colocar uns 40 clientes ou mais...

  2. #102

    Padrão Re: Cache local - Aproveitar HD Cliente

    Andrio, você está usando no dia a dia este recurso?
    Como é instalado na máquina do cliente, como fica a questão de manutenção? Não está dando problema com usuário sem a mínima experiencia em informática?
    Ou seja, trabalha tudo transparente para o cliente?

  3. #103

    Padrão Re: Cache local - Aproveitar HD Cliente

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Andrio, você está usando no dia a dia este recurso?
    Como é instalado na máquina do cliente, como fica a questão de manutenção? Não está dando problema com usuário sem a mínima experiencia em informática?
    Ou seja, trabalha tudo transparente para o cliente?
    ja faz algum tempo que nao uso.
    formatei o pc e nao instalei novamente.

    O unico problema que detectei era uma verificacao que o SquidNT fazia, uma verificacao de DNS se me recordo bem...
    O problema estava quando voce ligava o PC.
    Ao ligar, o SquidNT tentava iniciar, ai se voce estava sem internet, ele nao conseguia fazer a verificacao e nao iniciava o cache... ai quando a internet voltava (ou voce se autenticava), o cache nao voltava sozinho, era preciso voce ativar ele.

    ai que estava o problema para usuarios leigos.
    e como nao sou bom em programacao, nao levei para frente.

    mas, um simples programinha ja resolvia.
    algo que inicie com o Windows e verifique se a internet esta funcionando.
    Se sim, nao faz nada, deixa o cache ativo.
    Senao, desativa o cache.
    fica monitando... se a internet voltou, ativa o cache.

    mas funcionar? funciona muito bem.
    mas tem que fazer a combinacao do SquidNT+script perl para ter o melhor consumo possivel.

  4. #104

    Padrão Re: Cache local - Aproveitar HD Cliente

    No meu caso que uso hotspot já daria encrenca pois não acharia internet ativa.
    Mas a idéia é muito boa.
    Quem sabe aparece alguém que colabora contigo e completam o projeto?

  5. #105
    Pronto Para Ajudar!!! Avatar de mjmmarcus2
    Ingresso
    Jun 2012
    Localização
    Paulista Pernambuco
    Posts
    428

    Padrão Re: Cache local - Aproveitar HD Cliente

    Gostei muito deste Squid

    Fiz um pequeno programa para checar se existe internet ou não.

    O Programa verifica se tem internet enquanto isso está tudo OK, mas se a internet não estiver funcionando, ele aguarda até voltar, e quando volta ele reinicia o Squid, fazendo funcionar perfeitamente.

    Vamos aos arquivos:
    SquidCheck.exe* Verifica se existe internet, se não tiver espera voltar e execulta o Iniciar.exe
    Iniciar.exe* Ele é usado para execultar o ncsa_auth.exe da pasta libexec no modo hide, para não aparecer nenhuma intervenção ao usuário, esse aplicativo abre o squid.exe da maneira correta.

    Para funcionar é só botar na pasta C:\squid os dois arquivos SquidCheck.exe e Iniciar.exe, execultar o SquidCheck.exe

    Para inicializar junto com o windows aplique este registro Inicializar.reg*

    Verifiquei que agora não é preciso mais ajustar o proxy nos navegadores, todos já indentificam automátimamente, veja a foto:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Mozilla Firefox Proxy OK.jpg
Visualizações:	120
Tamanho: 	75,1 KB
ID:      	38235

    Se não estiver em automático é só marcar e aplicar

    No google Chome tambem é a mesma coisa, ele já detecta automátimamente o proxy interno.

    Para finalizar fiz um novo setup completo, "Não se assuste" ele execulta o instalador do SquidFacil1.0 sozinho e ativa tambem sozinho e já está com SquidChek.exe, Iniciar.exe e Inicializar.reg existirá um a mais que é o Instalação Automática.exe que justamente instala e ativa o SquidFacil.

    Vamos aos downloads completos:
    SquidFacil1.0_WinXp + SquidCheck
    SquidFacil1.0_Win7 + SquidCheck > Copie o instalador para unidade C: e execulte

    Atenção windows 7 tem proteção para o que vai ser instalado na unidade C: ou não, copie o instalador para a unidade C: e execulte

    Podem testar pessoal, já estou usando na máquina dos meus clientes e está de boa.

    * Clique nos nomes para baixar
    Última edição por mjmmarcus2; 19-08-2012 às 00:32. Razão: Atualização!

  6. #106

    Padrão Re: Cache local - Aproveitar HD Cliente

    Parabens pela iniciativa mjmmarcus2.
    Vou testar, mas a principio era isso que estava faltando para ele ser usado em larga escala pelos clientes residenciais.

    Já pensou ter de 20 a 50% menos uso de banda em sua rede interna?
    Aquela sensação de maior velocidade?

  7. #107
    Pronto Para Ajudar!!! Avatar de mjmmarcus2
    Ingresso
    Jun 2012
    Localização
    Paulista Pernambuco
    Posts
    428

    Padrão Re: Cache local - Aproveitar HD Cliente

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Já pensou ter de 20 a 50% menos uso de banda em sua rede interna? Aquela sensação de maior velocidade?
    Já tem 5 PC's instalados, meu tráfego ficou quase a zero, esse cache é luxo, perfeito vou instalar em todas as máquinas da minha rede, postarei logo depois os resultados.

    Caso tenha algum bug por favor avisem para eu resolver, acredito que fiz perfeito, mas pode haver algumas falhas.

    Pena que vi esse tópico agora, senão já teria feito isso muito antes.
    Caso tenha algum outro programa precisando de um empurãozinho, eu sei fazer ele rodar por completo, já perdi as contas de programas que já fiz isto.

  8. #108
    Pronto Para Ajudar!!! Avatar de mjmmarcus2
    Ingresso
    Jun 2012
    Localização
    Paulista Pernambuco
    Posts
    428

    Padrão Re: Cache local - Aproveitar HD Cliente

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    há um cache legal para isso chamado polipo, que faz mt mais que o squid.
    Procurei na net e vi que ele é meio complicado, deve configurar isto e aquilo, deveria ter para abrir e usar, configurar a pessoa configura como quiser depois de funcionando.

    Se tivesse ele já funcionando eu fazeria meus testes, ultimamente não estou tendo tempo de programar assim.

  9. #109

    Padrão Re: Cache local - Aproveitar HD Cliente

    Citação Postado originalmente por mjmmarcus2 Ver Post
    Já tem 5 PC's instalados, meu tráfego ficou quase a zero, esse cache é luxo, perfeito vou instalar em todas as máquinas da minha rede, postarei logo depois os resultados.

    Caso tenha algum bug por favor avisem para eu resolver, acredito que fiz perfeito, mas pode haver algumas falhas.

    Pena que vi esse tópico agora, senão já teria feito isso muito antes.
    Caso tenha algum outro programa precisando de um empurãozinho, eu sei fazer ele rodar por completo, já perdi as contas de programas que já fiz isto.
    Você está usando ele em conjunto com o script em perl?
    Esse script é maravilhoso.
    Aumenta em muito os Hits, principalmente do orkut.

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    O Squid tem o mesmo efeito do cache do proprio navegador (todo navegador hoje em dia tem cache).

    talvez ate o cache do navegador seja melhor que o squid localmente por que o squid nao lida nativamente com cache parcial e outras coisas mais complexas.

    há um cache legal para isso chamado polipo, que faz mt mais que o squid.
    A desculpa JorgeAldo,
    Mas devo discordar.

    Na época em que testei o SquidNT em conjunto com o script em perl, obtive resultados que não havia obtido com nenhum outro navegador sozinho.
    Para ter uma ideia, fiz o seguinte teste:
    reduzi minha banda para míseros 64k.
    acessei o orkut com o navegador I.E.
    acessei umas 5 fotos, demorou quase 2 min para abrir cada foto.
    sai do orkut e limpei o cache do navegador I.E.
    acessei o orkut no pelo mozilla firefox e acessei as mesmas fotos... as paginas/fotos abriram instantaneamente, num piscar de olhos.}

    PS: não consegui achar esse tal de polipo

  10. #110

    Padrão Re: Cache local - Aproveitar HD Cliente

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    O squid por default não consegue cachear corretamente os cdn da vida nem conteudo parcial.

    Ora os navegadores tambem não, logo, o squid por default num computador do cliente é redundante ou gera pouco resultado.

    O que voce está citando é o incomum que é um urlrewriter pro squid.
    Eu comparei o SquidNT+script perl e os navegadores.
    O conjunto (SquidNT+script perl) deixou os navegadores no chinelo.

    E eu não citei o incomum (que alias, é um ótimo projeto).
    o script em perl que citei é o storeurl.pl, mas segue basicamente o mesmo conceito.
    como o perl não é nativo no windows, é necessário instalar um interpretador para o windows.

    sobre o polipo,
    tem algum local que fala mais profundamente sobre ele?
    configurações, etc?

  11. #111
    Pronto Para Ajudar!!! Avatar de mjmmarcus2
    Ingresso
    Jun 2012
    Localização
    Paulista Pernambuco
    Posts
    428

    Padrão Re: Cache local - Aproveitar HD Cliente

    Estou testando aqui o Solipo, breve criarei uma manobra para ele ficar como proxy padrão, de começo estou aprovando ele, mas irei fazer todos os testes.

    Percebi que ele é melhor mesmo.

    Farei um setup, em breve que vai fazer tudo para o cliente Leigo não perguntar como se instala, é mais fácil dizer, "Da dois cliques e pronto" de que ensianar um passo a passo.

    Outra coisa boa que verifiquei foi que ele é totalmente compativel com o windows 7, isso é muito bom saber.

    Vou testar, logo logo retornarei.

  12. #112

    Padrão Re: Cache local - Aproveitar HD Cliente

    Bacana,

    Voce sabe Como faz para usar o urlrewriter no polipo?
    quero testar ele com o
    storeurl.pl, para aumentar os Hits.

  13. #113

    Padrão Re: Cache local - Aproveitar HD Cliente

    mjmmarcus, baixei no link para o windows 7.
    Mas ao mandar instalar, dá um conflito com o teclado. Fica o cursor do mouse como se estivesse trabalhando, mas fica piscado as telas e não consigo nem escrever nada.

    Dai só reiniciando

  14. #114
    Pronto Para Ajudar!!! Avatar de mjmmarcus2
    Ingresso
    Jun 2012
    Localização
    Paulista Pernambuco
    Posts
    428

    Padrão Re: Cache local - Aproveitar HD Cliente

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    mjmmarcus, baixei no link para o windows 7.
    Mas ao mandar instalar, dá um conflito com o teclado. Fica o cursor do mouse como se estivesse trabalhando, mas fica piscado as telas e não consigo nem escrever nada.

    Dai só reiniciando
    Acabei de verificar, já atualizei os links do post acima, corrigi o erro, mas infelismente tem que copiar o instalador para unidade C: e execultar

    SquidFacil1.0_Win7 + SquidCheck > Atualizado para o windows 7*

    * Obrigatório copiar o instalador para unidade C:

  15. #115

    Padrão Re: Cache local - Aproveitar HD Cliente

    Já consegui um progresso.
    apareceram as telas de instalação, conforme está no pdf explicativo.
    Mas não apareceu icone na área de trabalho e nem encontrei em outro lugar o programa instalado.
    Coloquei o instalador no c:
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         print-1.jpg
Visualizações:	112
Tamanho: 	48,7 KB
ID:      	38253  

  16. #116
    Pronto Para Ajudar!!! Avatar de mjmmarcus2
    Ingresso
    Jun 2012
    Localização
    Paulista Pernambuco
    Posts
    428

    Padrão Re: Cache local - Aproveitar HD Cliente

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    ...Mas não apareceu icone na área de trabalho e nem encontrei em outro lugar o programa instalado....:
    Não precisa de atalho na area de trabalho, ele está pronto para clientes, inicia junto com o windows.

  17. #117

    Padrão Re: Cache local - Aproveitar HD Cliente

    deu certo. O que não estava entrando era a tela para iniciar o squidfácil

    está gerando o relatório. Fiz um teste com vídeo do youtube mas notei que ele continua buscando na internet o mesmo vídeo já carregado. Notei isso pelo winbox, onde o usuário atinge até 2 mega que é o plano de assinatura.
    E no relatório notei que ele criou um ip . 127.0.0.1. É isso mesmo?
    Como eu posso saber que ele está utilizando o que foi cacheado? Notei que o armazenamento vai aumentando mas não sei se está mesmo usando o armazenado.
    Outra coisa, ele vai limpando sozinho os mais antigos para não ocupar muito espaço?

  18. #118

    Padrão Re: Cache local - Aproveitar HD Cliente

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    deu certo. O que não estava entrando era a tela para iniciar o squidfácil


    está gerando o relatório. Fiz um teste com vídeo do youtube mas notei que ele continua buscando na internet o mesmo vídeo já carregado. Notei isso pelo winbox, onde o usuário atinge até 2 mega que é o plano de assinatura.
    E no relatório notei que ele criou um ip . 127.0.0.1. É isso mesmo?
    Como eu posso saber que ele está utilizando o que foi cacheado? Notei que o armazenamento vai aumentando mas não sei se está mesmo usando o armazenado.
    Outra coisa, ele vai limpando sozinho os mais antigos para não ocupar muito espaço?
    Se ele pegou o SquidNT que eu havia postado aqui, ele já esta configurado para ir limpando automaticamente quando atingir 80% do tamanho máximo configurado para o cache dos arquivos.
    Acabei de baixar ele aqui, logo logo saberei.


    de qualquer forma, acho que o youtube não vai fazer cache, pelo menos dos videos não.
    recentemente o youtube mudou para html5.
    alem do mais, acredito que você deva estar usando o SquidNT puro, sem o script em perl (que melhora e muito o cache).




    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Não recomendo o storeurl.pl no windows simplesmente por ser feito em pearl.


    To pensando aqui em um binário para fazer isso.


    O polipo não tem url_store_rewrite, somente redirector


    pra usar um redirector estilo squid, simplesmente coloque redirector=/programa no arquivo de configuração
    No windows, para usar esse storeurl.pl, é preciso usar um interpretador perl.
    eis ai um problema, ter que instalar mais um programa na maquina do cliente.
    mas admito que o uso desse script em perl melhorava e muito o cache.
    orkut mesmo, de 5% de hit, passava para uns 90% nas paginas ja visitadas.


    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Fiz um redirecionador para o polipo.


    Ele lê um arquivo chamado polipo_redirector.dat que contem uma lista de redireções com o seguinte formato :


    <regex> <replace> <with>


    <regex> é uma expressão regular que deve ser comparada com a url, caso essa expressão bata com a url, então todas as instancias de <replace> são substituidas por <with>


    O programa só bate uma vez (Ou seja, se uma expressão regular bate com a url nenhuma outra sera testada a partir dai, partindo-se para a proxima url).
    Como você fez esse?
    poderia enviar ele para testarmos?

  19. #119
    Pronto Para Ajudar!!! Avatar de mjmmarcus2
    Ingresso
    Jun 2012
    Localização
    Paulista Pernambuco
    Posts
    428

    Padrão Re: Cache local - Aproveitar HD Cliente

    Esqueci de mencionar os arquivos que eu estou testando para download, são links diretos, que quando eu acesso novamente chega até 270 Megas de velocidade veja a foto:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Teste-de-Velocidade-pelo-Squid.jpg
Visualizações:	128
Tamanho: 	45,2 KB
ID:      	38268
    Vamos aos arquivos: xpsp3_5512.080413-2113_br_x86fre_spcd.iso 365MB direto da microsoft.

    Ou você pode usar o site arquivos Oi que só tem links diretos de diferentes tamanhos http://arquivos.oi.com.br/

    M1.zip 1.0M
    M5.zip 5.0M
    M10.zip 10M
    M50.zip 50M
    M500.zip 500M
    G1.zip 1G
    G1_5.zip 1.5G
    G2.zip 2G

    Ainda tem uma coisa que eu devo fazer para ele não cahear vídeos do youtube, irei deixar tudo bem feito, se alguem souber como deixar o youtube fora da lista podem avisar que vai ficar mais fácil para mim.

  20. #120

    Padrão Re: Cache local - Aproveitar HD Cliente

    Citação Postado originalmente por mjmmarcus2 Ver Post
    Vamos aos meus testes, sobre o Solipo infelismente não aprovei, com ele algumas imagens do facebook não aparecem, nem mesmo atualizando a página veja a foto:

    Teve uma hora que não navegava de maneira alguma, mesmo tudo certinho e ativado corretamente, isso aconteceu duas vezes, só gostei de uma coisa o cache dele é bem organizado.

    Agora o Squid, esta aprovado! fui me aprofundando mais e encontrei outro instalador já com tudo pronto, fora umas regras que me agradaram bastante, estou testando aqui e breve mandarei um instalador que rode no windows XP e 7

    Veja as regras como está: "isto é apenas um pedaço, irei implementar mais para obter uma internet perfeita."

    Arquivo Squid.conf já está muito bem organizado, o IP e Porta são 127.0.0.1 8080 talvez não rode em outro PC por causa dos diretórios.

    Irei fazer mais testes ainda, mas com certeza irei mandar um instalador final para todos, e sem nenhum problema no windows 7
    Esse conf possui algumas regras especificas.
    Não aconselho o uso do mesmo...

    --------------
    Acabei de ver que existe uma versão do Lusca-cache para windows.
    Quem sabe, ele não tem o mesmo bug do SquidNT, no qual não inicia o cache automaticamente quando o computador liga e esta sem internet.
    estou baixando aqui o Lusca-Cache for windows V2.2
    estarei testando ele juntamente com o storeurl.pl