Página 2 de 11 PrimeiroPrimeiro 1234567 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Parece ser uma boa antena; infelizmente não apresentou na filmagem os detalhes do sistema irradiante.
    O apresentador poderia ter desmontado e apresentado os detalhes construtivos e acabamento da montagem dos componentes irradiantes.
    É patch antena, biquad, double biquad, multi dipolos?
    Seria muito legal reapresentar mostrando o sistema irradiante e não só a bela casca.
    De qualquer maneira, acho que compensa comprar uma para teste e postar ass imagens com detalhes técnicos bem minuciosos.

☼ ▼ Gostou? Clique!

2. Se quer algo abaixo do preço das já citadas Hyperlink, Oiwtech, Dimensiontech, Ototech, então procure pelas Betel (Wirelink). a construção também é estranha (Usa cano de PVC cortado ao meio) mas tem bastante gente usando com pouco problemas.

Voltando a antena do post, não vejo motivos pra uma antena custar muito mais que isso. Se usar pcb impresso, como essa, chapa pre-cortada e pré-perfurada, a manofatura é barata, os materiais usados são baratos, resta o custo do desenvolvimento e da homologação. Como o BNDES está aí pra ajudar, você financia esses custos e abate eles com as vendas ao longo de 2 anos, não precisa querer reaver o investimento em 3 meses (Como parece o caso da maioria das setoriais nacionais, se fossem de slot eu entenderia o maior custo na manofatura e tal). Alias... manofaturar produto tecnológico pra mim é um paradoxo.

Bom, pelo diagrama de emissão suspeito que isso seja uma coplanar impressa. Mas também pode ser aquele layout em forma de 2 "P" de costas (Que descrição linda, "2 P de costas"), mais ou menos isso:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         40x18mmantenaimpressa2.jpg
Visualizações:	145
Tamanho: 	9,1 KB
ID:      	16322
    Um dipolo com loop, tentei imprimir isso mas o resultado não foi tão bom, em 2,4 e 5GHz uns 8dBi aparentemente, mas com medidas certas diz a lenda que chega nos 14dBi.
    (Ou isso:

Nome:	         uwb2p.png
Visualizações:	224
Tamanho: 	64,3 KB
ID:      	16323)
    Acertei, errei? Enfim, não me parece um projeto ruim, se as antenas de grade já conseguem sair com um custo na casa dos R$ 25 da fábrica, não vejo motivos pra uma Hyperlink de 12-14dB chegar ao 'usuario final' por R$ 700-800, se há mecanização na fabricação das grades e direcionais (Offset ou disco) seria só ter concorrencia com baixo preço pra que as setoriais fizessem uso disso (E tivessem discrepancias entre sí e etc, exigindo uma etapa de testes por amostragem e etc, coisa que não é barata, concordo).

Bom, pra proxima torre acho que vou pegar um par dessas, não ví falha na concepção da idéia (Exceto se colocar RB dentro da caixa e usar cartão sem a lata atenuadora de ruído eletromagnético, mas cartões sem isso são poucos) nem motivo pra antena custar mais que isso.
    (Vide as Betel, com cano de PVC, eu até uso, mas nem uns R$ 20 mil pra uma forma e injetor de PVC quiseram gastar, usam cano de PVC pelo visto (Cano e as tampas), essa Computech ao menos fez caixa propria e etc, alias, que eu saiba ela tem cacife financeiro pra bancar o desenvolvimento disso e não querer retorno em 3 meses...)

3. Ontem fui numa loja e ví a nova Setorial Aquário, que imita bastante as Hyper mas perdem no acabamento. O vendedor com seu papo disse que não perde nada pra hyperlink. E até parece que vou dar 300 reais numa aquário pra ver o resultado e deixar de dar 500 numa Oiw que sei ter a qualidade que preciso. Olha, eu vou de Oiw. Não tenho grana sobrando pra testar e ver qual é a melhor. Abraço

4. Segue uma série de setoriais, todas quando bem construídas apresentam ganho de 12db a 16db; é bastante didático fazer algumas experiências práticas, com capricho pode-se ter surpresas muito agradáveis.

2.4GHz Short Backfire Antenna

Nome:	         2.4GHz Short Backfire Antenna1.jpg
Visualizações:	1084
Tamanho: 	39,6 KB
ID:      	16328

Patch Antena 2.4GHz

Nome:	         patch-antena_big.jpg
Visualizações:	503
Tamanho: 	31,7 KB
ID:      	16329

Detalhes construtivos de uma biquad construída em circuito impresso

Nome:	         BiQuad-05.jpg
Visualizações:	234
Tamanho: 	74,2 KB
ID:      	16330

Bi-quad tradicional com refletor em circuito impresso

Nome:	         BiQuad-03.jpg
Visualizações:	236
Tamanho: 	19,4 KB
ID:      	16332

☼ ▼ Se ajudar, clique na estrela!

5. ABT Plus nem pensar, comprei uma tive que refazer o biquad. Estava fora de medida, 35mm ao invez de 30,5, 1/4 de onda. Custou tambem 50,00 pratas, o que eu podia esperar?
    Última edição por wrmmnt; 09-11-2010 às 13:32.

Tópicos Similares

1. Antena Setorial melhor Custo x Benefício
    Por xakaboy no fórum Redes
    Respostas: 17
    Último Post: 24-06-2011, 17:38
  2. Respostas: 12
    Último Post: 03-08-2007, 12:14
  3. Respostas: 21
    Último Post: 19-04-2007, 14:20
  4. Antena Setorial Homologada
    Por haas no fórum Redes
    Respostas: 1