Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão Re: antena setorial (custo x beneficio)

    Rubem vale a pena lembrar que muitos dos usuários aqui do under não são engenheiros ou técnicos de telecomunicações.
    Eu por exemplo tenho formação em Matemática e sou acadêmico de sistemas eletrônicos, então essa parte de RF não é totalmente o meu forte.
    Falando isso quero lembrar nossos amigos usuários que não tem nada que não pode ser feito sem pedir ajuda e principalmente estudando. A propagação de uma antena é em forma polar para os que não possuem esse conhecimento.
    Olha eu vi a antena de vocês Computech e achei que ela deve ser ótima em situações externas porque praticamente inexiste as linhas de transmissão, porém ficou-me uma dúvida:
    Quanto a isolação dos ruídos externos como que é feito nessas setoriais no caso de utilizar um rádio? Uma vez que pelo que vi o chassi da mesma é plástico?

  2. #42

    Padrão Re: antena setorial (custo x beneficio)

    Filipe

    Parabéns!!!Excelente pergunta:
    Quanto a isolação dos ruídos externos como que é feito nessas setoriais no caso de utilizar um rádio? Uma vez que pelo que vi o chassi da mesma é plástico?

    Nas Antenas Setoriais, SuperPOP e Mini Router RocketM5 nós colocamos uma blindagem de alumínio entre a caixa e a Antena.
    Devo postar no youtube um vídeo sobre isso em alguns dias. Na Netcom desse ano farei uma palestra sobre Interferência Lateral em Wi-Fi, uso de radomes com Shield e blindagem, recomendo todos assistirem, tenho perdido muitos dias estudando isso, coisa que os fabricantes esquecem por ser pesado e trabalhosos de implementar (Viva a caixinha de plástico).
    Boas Instalações a todos...
    Por hora mando umas Fotos dos produtos com a Blindagem em alumínio. Isso impede que as placas / Rockets fiquem se interagindo na torre ou prédio.
    Peço desculpas pela qualidade das fotos. ( tirei elas agora com Celular ).

    Boas instalações!!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Imagem 002.jpg
Visualizações:	180
Tamanho: 	39,6 KB
ID:      	20783   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Imagem 001.jpg
Visualizações:	149
Tamanho: 	36,8 KB
ID:      	20784  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Imagem 003.jpg
Visualizações:	144
Tamanho: 	56,2 KB
ID:      	20785  
    Última edição por Computech; 23-03-2011 às 14:52.

  3. #43

    Padrão Re: antena setorial (custo x beneficio)

    Ficou clara a questão. Nos setores existe algum tipo de isolamento para interpéries externas? Cito como exemplo os raios.
    Que eu já vi uma série de cartões não aterrados adequadamente queimando por indução eletromagnética.
    Ou bastaria a utilização de um módulo para sinistros da rede elétrica.

  4. #44

    Padrão Re: antena setorial (custo x beneficio)

    Eu vejo isso acontecer nas caixas de sabonete, na nossa caixa isso é bem raro.
    Um aterramento mal feito é pior que não ter.

    Nas nossas antenas Xwave (plásticas), não deve ser feito aterramento e sim o isolamento total da torre, visto que 95% dos aterramentos são fora do padrão e precisaríamos de uma gaiola de Faraday perfeita para garantir a integridade do rádio.

    Isso acontece nos Flexwave e Flexwave MIMO ( nossa linha mais profissional ), não nos Xwave.
    Veja abaixo que todos tem entrada para aterramento, usam caixas de alumínio e são gaiolas de Faraday. (pelas fotos se tem uma idéia )
    Computech - Loja Online - 51 3230-0900
    Computech - Loja Online - 51 3230-0900


    Veja que, nos rádios Xwave nossa antena não entra em contato com a Torre, o suporte é de plástico e não existe contato da caixa com a torre/mastro propositalmente. Tenho visto no mercado que muitos fabricantes seguem o nosso caminho.

    Boas instalações!!!

  5. #45

    Padrão Re: antena setorial (custo x beneficio)

    Cara, muito boa essa idéia da blindagem.

    Me diga uma coisa:

    Quanto a proteção contra descargas atmosféricas e outros surtos.. O que esse equipamento tem pra oferecer?

  6. #46

    Padrão Re: antena setorial (custo x beneficio)

    Nonoque pelo que vi os cartões que eles trabalham na linha profissional oferecem uma ótima blindadem como o XR2, XR5, CM9 e R52H(N) que são nossos conhecidos e são de ótima qualidade.

  7. #47

    Padrão Re: antena setorial (custo x beneficio)

    Antena boa e barata é OIW. Não tem pra ninguém, durabilidade, qualidade, preço compatível com o retorno que ela vai proporcionar... pode comprar sossegado...

  8. #48

    Wink Re: antena setorial (custo x beneficio)

    Pessoal,

    Acompanhando o tópico não poderia deixar de enviar meus comentários a empresa Computech fabricante de inumeros equipamentos wireless, e um desses, destaque para o painel setorial 90º 2.4 ótimo produto, vou descrever abaixo os motivos que me levaram a acreditar nesse produto.

    Cenário:

    Vários clientes conectados a uma omni 12dbi, juntamente com um bullet hp2 (perdi as contas de quantas vezes eu ajustei as configurações de canal e potência para conseguir qualidade no meu ponto)

    Apartir do 10º clientes as reclamações ficaram mais fortes, do tipo: essa internet não funciona, eu pago e não tenho o serviço, e eu detesto isso, é como se a pessoal estivesse olhando diretamente e falando que minha empresa não passa de um monte de bosta.

    Em reunião com os sócios resolvemos trocar todos os POPs, por paineis e atender nossa pequena parcela de clientes (em crescimento) com um padrão de qualidade, nesse momento entra a empresa Computech, que conhecemos no ano passado em uma feira em São Paulo (Futerecom). No começo a dúvida era grande visto que tem vários equipamentos de nome no mercado, porém apostamos nesse equipamento.

    Solução:

    Está em teste uma base que conta com 3 paineis setorial 90º da empresa Computech, caros não é puxando... hj estamos trabalhando a todo vapor com esse POP e os clientes que antes reclamara, hoje todos acredecem em ter um serviço de qualidade.

    O mercado necessita desse tipo de serviço, nosso projeto é mudar todos os pops para os paineis de 90º ainda esse ano.

    Fica aqui minha satisfação!

  9. #49

    Padrão Re: antena setorial (custo x beneficio)

    Grande Maycon, valeu pelo POST. Para os futuros clientes que não querem mais receber chuva de reclamações no suporte postamos novos videos sobre as antenas e soluções para .
    Muita gente perguntou sobre como elas são por dentro e como nós minimizamos a interferência lateral.

    Seguem os Links:
    Antena 2414SH - Horizontal
    YouTube - Antena Xwave 2414SH - Painel Setorial 2.4 GHz 90º - Polarização Horizontal

    Antena 2414SV - Vertical
    YouTube - Antena Xwave 2414SV - Painel Setorial 2.4 GHz 90º - Polarização Vertical

    Boas instalações a todos.

  10. #50

    Padrão Re: antena setorial (custo x beneficio)

    Bom pessoal, a pouco subi na torre 2 Antena 2414S com bullet2, e pelo oque me parece sao muito boas, para mim cobriu uma área mais do que 90º, tenho clientes a mais de 1km é praticamente na parte do lado da antena com sinal em -55. A meu ver a estrutura delas por dentro é muito boa e com um acabamento muito bom, esse é meu palpite! abraços.

  11. #51

    Padrão Re: antena setorial (custo x beneficio)

    da uma olhada nesse vídeo

  12. #52

    Padrão Re: antena setorial (custo x beneficio)

    Tô curioso pra saber de onde saiu que tem 16dBi de ganho, e que o angulo em meia potencia é de 120º.

    Uma biquad comum (2 quadras cubicas) costumam ter ganho de 10 a 12dBi (Tipo as panelinhas Aquario), uma "1,5 biquad" como essa devia ter algo entre 11 e 13dBi, e uma bi-quad dupla uns 12 a 14dBi. O angulo também não seria tanto, as panelinhas 12dBi tem 60º nominais porque é onde está a meia-potencia (9dBi é metade da potencia de 12dBi, são 3dBi a menos), mas chegam nuns 90° com uns 7dBi, essa antena deve fazer o mesmo, talvez chegue nos 120º com 4 ou 5dBi.

    E... pra que fazer ela tão comprida? 1 palmo de refletor pra cima ou pra baixo serve pra que? Pra uma double-biquad um refletor de 12 x 18cm é suficiente.

    Muito pior do que fazer uma coisa feia (Todo mundo é lambão de nascença, tem que praticar pra pegar o jeito) é nem saber o que está fazendo, acho que é o caso de muitas dessas antenas caseiras a venda ou em vídeos.

  13. #53

    Padrão Re: antena setorial (custo x beneficio)


    mais barato do mundo