Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Upgrade de POP, o que há de melhor atualmente?

    Esse post se direciona a todos que possuem experiência com os sistemas e equipamentos Mikrotik, em especial para: PKMC e Zé Alves GRANLABOR.

    Na atual conjuntura o que há de melhor para levantar um pop?
    Vi um tópico em que o PKMC dizia: 4 ROCKET M2 + 4 AirMax BaseStation Sectors, seria uma solução de ponta. Ok. Esse pop poderá atender a quantos clientes em simultâneo? Deixemos os cálculos de velocidade para depois.

    Agora amigo PKMC, um pop com uma RB433AH, mais 3 cartões R52Hn, 1 dos cartões em AP conectando os clientes próximos, ou outros dois em WDS com dois BULLET 2 HP redistribuindo. Qual a opinião de vocês?
    Fico grato desde já pelas respostas.

  2. #2

    Padrão Re: Upgrade de POP, o que há de melhor atualmente?

    ROCKET M5 muito bom, quem conheceu provedor nos anos de 2003, hoje essa gama de opções.. muito bom mesmo

  3. #3

    Padrão Re: Upgrade de POP, o que há de melhor atualmente?

    To com rocket m5 aqui em operação... so perde para o mikrotik no gerenciamento.. de resto.. eh 100%

  4. #4

    Padrão Re: Upgrade de POP, o que há de melhor atualmente?

    Citação Postado originalmente por tmelooliveira Ver Post
    To com rocket m5 aqui em operação... so perde para o mikrotik no gerenciamento.. de resto.. eh 100%
    Rocket M5 não pode ser gerenciado por um servidor mikrotik?

  5. #5

    Padrão Re: Upgrade de POP, o que há de melhor atualmente?

    Creio eu que possa ser facilmente gerenciado pelo mikrotik sim, faz um concetrador ppp no mk e acho q roda legal, o que vai complica e no uso de chaves de criptografia ( WEP, WPA e WPA2 ) individuais.
    Citação Postado originalmente por Stronks Ver Post
    Rocket M5 não pode ser gerenciado por um servidor mikrotik?

  6. #6

    Padrão Re: Upgrade de POP, o que há de melhor atualmente?

    No que me refiro a gerenciamento, é que no mikrotik, com um ou dois cliques, podemos dar um torch no cliente, pingar, ver sinal, criar filtros de bridge.. e assim por diante.. no air os, tem algumas dessas opções, mas no meu ponto de vista não se compara com o mikrotik!

  7. #7

    Padrão Re: Upgrade de POP, o que há de melhor atualmente?

    Citação Postado originalmente por tmelooliveira Ver Post
    No que me refiro a gerenciamento, é que no mikrotik, com um ou dois cliques, podemos dar um torch no cliente, pingar, ver sinal, criar filtros de bridge.. e assim por diante.. no air os, tem algumas dessas opções, mas no meu ponto de vista não se compara com o mikrotik!
    Falo tudo mikrotik= a otimo gerenciamento ubiquiti= praticidade e trougpout ,ai se a mikrotik fizesse equipamento pratico que nem a ubiquiti e com alguma coisa igual ou melhor ao airmax, eu amava.

  8. #8

    Thumbs up Re: Upgrade de POP, o que há de melhor atualmente?

    Não vejo o menor problema em trabalhar com Clusters M5 (Show d bola) com rockets M5 tudo em BRIDGE e monitorar tudo no servidor...Falo isso por experiência própria...
    A Ubiquiti não é NADA MAIS que um cartão pro seu mikrotik...o resto vc faz td no seu servidor mk...To errado?

  9. #9

    Padrão Re: Upgrade de POP, o que há de melhor atualmente?

    Claro que os rocket m5 são melhores e otimos, otimos em praticidade e qualidade em troughpout mais não gerencia uma rede tão bem como o routeros, não se faz num ubiquiti criar ap virtuais colocar criptografia individual criar rotas na prorpia rb limitar a velocidade no proprio cliente criar bridge diferente entre as interfaces criar vlan e por ai vai os rocket m5 são preferiveis por causa da sua praticidade e troughpout e o protocolo tdm eu sem duvida prefiro ele por essas qualidades mais se a mikrotik fizesse existir algo igual ao rocketm5 em praticidade e troughpout com o routeros não teria duvida em qual escolher.
    Última edição por wala; 09-11-2010 às 01:48.

  10. #10

    Padrão Re: Upgrade de POP, o que há de melhor atualmente?

    Ola amigos!
    Ja ouvi falr muito desse Rocket m5, mas pra montar um POP pra atender ai uns 200 clientes, seria essa a melhor opção?
    Lembrando que estou na luta pelo SCM essa seria uma boa aplicação ele esta homologado?
    Se não qual seria uma estrutura perfeita homologada para essa situação.
    Obrigado a todos

  11. #11

    Padrão Re: Upgrade de POP, o que há de melhor atualmente?

    Citação Postado originalmente por salvato Ver Post
    Ola amigos!
    Ja ouvi falr muito desse Rocket m5, mas pra montar um POP pra atender ai uns 200 clientes, seria essa a melhor opção?
    Lembrando que estou na luta pelo SCM essa seria uma boa aplicação ele esta homologado?
    Se não qual seria uma estrutura perfeita homologada para essa situação.
    Obrigado a todos

    Cara eu acho que o rocket M5 ja esta homologado sim...
    Se você colocar 4 setoriais (90°) tendo 4 rockets,daria pra atender com folga mais de 500 clientes simultaneos com media de 512kbps de banda pra cada, isso chutando pra baixo claro, tem as variações de uso permitindo que alguns tenham banda maior que outros...

    Se você tem planos de aumento de clientes, ja estaria pronto pra atende-los.

  12. #12

    Padrão Re: Upgrade de POP, o que há de melhor atualmente?

    Olha, não é duvidando da capacidade dos meninos rockets...heheh...mas 500 "simultâneos"???? Não tá um pouco exagerado nao???
    Rapaz...com 500 clientes no pop vai dar 125 clientes simultâneos POR ROCKET!
    Não creio que ele seja tããão milagroso assim....Mas...na duvida...sei lá né
    Minha dica é: Não force o aparelho....Não há necessidade disso...se vc tem 500 clientes pra pendurar em UM UNICO POP então por favor compre OUTRO cluster com mais 4 rockets e 4 stations ok? afinal esses 500 clientes valem o gasto nao valem?

  13. #13

    Padrão Re: Upgrade de POP, o que há de melhor atualmente?

    Citação Postado originalmente por LiderWeb Ver Post
    Olha, não é duvidando da capacidade dos meninos rockets...heheh...mas 500 "simultâneos"???? Não tá um pouco exagerado nao???
    Rapaz...com 500 clientes no pop vai dar 125 clientes simultâneos POR ROCKET!
    Não creio que ele seja tããão milagroso assim....Mas...na duvida...sei lá né
    Minha dica é: Não force o aparelho....Não há necessidade disso...se vc tem 500 clientes pra pendurar em UM UNICO POP então por favor compre OUTRO cluster com mais 4 rockets e 4 stations ok? afinal esses 500 clientes valem o gasto nao valem?
    Ora pelo que eu saiba o rocket é limitado pelo fluxo de dados que ele pode gerenciar, não pelas conexões...

    125 clientes a 512k daria 65Mbps de banda. E o rocket consegue gerenciar esse fluxo de dados.

    Claro que se for 125 clientes a 1mbps cada, ai sim, iria estourar o limite.

  14. #14

    Padrão Re: Upgrade de POP, o que há de melhor atualmente?

    Citação Postado originalmente por Stronks Ver Post
    Ora pelo que eu saiba o rocket é limitado pelo fluxo de dados que ele pode gerenciar, não pelas conexões...

    125 clientes a 512k daria 65Mbps de banda. E o rocket consegue gerenciar esse fluxo de dados.

    Claro que se for 125 clientes a 1mbps cada, ai sim, iria estourar o limite.
    É amigo, olhando por esse lado vc tem razão...
    Porém teríamos que ignorar completamente todas a adversidades de ruidos, interferências e interpéries do tempo pra rodar 65Mbps de banda....

  15. #15

    Padrão Re: Upgrade de POP, o que há de melhor atualmente?

    Citação Postado originalmente por LiderWeb Ver Post
    É amigo, olhando por esse lado vc tem razão...
    Porém teríamos que ignorar completamente todas a adversidades de ruidos, interferências e interpéries do tempo pra rodar 65Mbps de banda....
    Bom, nem sei muito dessas questões, mas é o cartão que trata dessas correções?
    Porque se for ai realmente pode acabar exigindo processamento a mais .
    Mas esses 65mbps ainda é abaixo do limite do rocket que seria 75/75 ou 90/60 e por ai vai ( segundo alguns testes de enlance que vi aqui no forum).

    Bom, mas de qualquer forma 120 clientes com 512kbps usando toda a banda ao mesmo tempo é uma coisa irreal, praticamente impossível de acontecer, geralmente essa quantidade de clientes com essa banda ( e cada um limitado a 512kbps) não gastariam mais do que 30~40mbps dessa conexão, ja que uns vão usar mais e outros vão usar menos e por ai vai...

    Quem trabalha diariamente com isso poderia dizer com mais exatidão.
    Última edição por Stronks; 09-11-2010 às 17:41.

  16. #16

    Padrão Re: Upgrade de POP, o que há de melhor atualmente?

    Citação Postado originalmente por Stronks Ver Post
    Bom, nem sei muito dessas questões, mas é o cartão que trata dessas correções?
    Porque se for ai realmente pode acabar exigindo processamento a mais .
    Mas esses 65mbps ainda é abaixo do limite do rocket que seria 75/75 ou 90/60 e por ai vai ( segundo alguns testes de enlance que vi aqui no forum).

    Bom, mas de qualquer forma 120 clientes com 512kbps usando toda a banda ao mesmo tempo é uma coisa irreal, praticamente impossível de acontecer, geralmente essa quantidade de clientes com essa banda ( e cada um limitado a 512kbps) não gastariam mais do que 30~40mbps dessa conexão, ja que uns vão usar mais e outros vão usar menos e por ai vai...

    Quem trabalha diariamente com isso poderia dizer com mais exatidão.
    É, mas mesmo assim...Independente de tudo isso eu prefiro seguir a razão...
    Agora sinceramente, tendo 500 clientes "simultâneos" no pop podemos presumir que este unico pop tem no minimo 1500 clientes no total, e se tem 1500 clientes no total somente a receita desse pop já estaria por volta dos 78000,00 e tendo isso de receita em UM UNICO POP vc não iria colocar outro cluster? oq seria 3000,00 em um novo cluster né? ai trabalharía na metade do gargalo...mas enfim, isso é opinião...

  17. #17
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Upgrade de POP, o que há de melhor atualmente?

    Citação Postado originalmente por salvato Ver Post
    Ola amigos!
    Ja ouvi falr muito desse Rocket m5, mas pra montar um POP pra atender ai uns 200 clientes, seria essa a melhor opção?
    Lembrando que estou na luta pelo SCM essa seria uma boa aplicação ele esta homologado?
    Se não qual seria uma estrutura perfeita homologada para essa situação.
    Obrigado a todos
    Para todos que tem dúvida ele está homologado sim. Vejam o registro aqui.
    Certificado de Homologao - Requerimento n 1732/10

    Se ajudei clica na estrelinha que ficarei feliz

  18. #18

    Padrão Re: Upgrade de POP, o que há de melhor atualmente?

    Citação Postado originalmente por LiderWeb Ver Post
    É, mas mesmo assim...Independente de tudo isso eu prefiro seguir a razão...
    Agora sinceramente, tendo 500 clientes "simultâneos" no pop podemos presumir que este unico pop tem no minimo 1500 clientes no total, e se tem 1500 clientes no total somente a receita desse pop já estaria por volta dos 78000,00 e tendo isso de receita em UM UNICO POP vc não iria colocar outro cluster? oq seria 3000,00 em um novo cluster né? ai trabalharía na metade do gargalo...mas enfim, isso é opinião...

    Sim, mas não é uma questão de fato real, estamos simulando uma hipotese, o quanto um rocket aguentaria...

    Da pra montar com 6 basestation de 90º... daria 420Mbps de banda, esse ja aguentaria muito hehehe.

  19. #19

    Padrão Re: Upgrade de POP, o que há de melhor atualmente?

    Qual seria a estrutura ideal em 2,4.
    Bom ideal digo com qualidade pra uns 200 clientes pois acho que ideal vai depender muito do lugar, poluição e tudo mais, mas em um modo geral qual equipamento atenderia com qualidade 200 clientes vanmos dizer que uma base de 512 kbps cada.

  20. #20
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Upgrade de POP, o que há de melhor atualmente?

    Citação Postado originalmente por salvato Ver Post
    Qual seria a estrutura ideal em 2,4.
    Bom ideal digo com qualidade pra uns 200 clientes pois acho que ideal vai depender muito do lugar, poluição e tudo mais, mas em um modo geral qual equipamento atenderia com qualidade 200 clientes vanmos dizer que uma base de 512 kbps cada.
    Acredito que 200 clientes o ideal seria dividir nesse POP, ou seja 3 ou 4 cartões e ainda de preferencia com rbs separadas, voce divide 50 clientes em cada, se uma rb for pro pau, voce continua com 150 online e só se preocupa com 50 parados até a troca dessa RB.

    Eu por opção uso assim, no inicio me disseram que era disperdício usar 3 RB se uma 433AH poderia por 3 cartões. Mas pensei e se essa Rb pifar, até eu solucinar fico com um POP inteiro parado.

    Alem de que dificilmente vai exceder a capacidade do cartão em clientes simultâneos.