Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Equipamentos necessarios para distribuir sinal Wi-fi

    Colegas

    (desculpe a falta acentuacao, o teclado esta desconfigurado)

    Moro em um condominio em brasilia um pouco afastado, e alguns vizinhos nao tem internet e queriam dividir a minha internet.
    A distancia e de aproximadamente 200 metros para os lados e 200 para frente com algumas arvores e as paredes das casas.
    Ja estou algum tempo tentando resolver, ja paguei um tecnico pra instalar uma antena omnidirecional aquario 12 dbi junto com um roteador di 524 d link que tenho, mas nao resolveu. O tecnico culpou o roteador e ficou de trazer outro mas nao senti muita firmeza nele.
    Andei pesquisando e vi que existem outras solucoes, sao estas as que achei
    NANOSTATION 5 5.8 GHZ e a 2.4 GHZ
    WEX STATION
    ANTENA 12 DBI OMNIDIRECIONAL

    Alguem pode me ajudar, dando uma opiniao sobre qual seria a melhor solucao?
    Se souberem de outro material que nao esteja aqui tambem me interesso.
    outra coisa, o que mais eu deveria ter, em termos de equipamentos? (tenho hoje um di 52 e um dir 600 da dlink)

    Obrigado

  2. #2
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Equipamentos necessarios para distribuir sinal Wi-fi

    Mais um Gatonet, veja aki o nosso amigo pupa tem uma antena ideal.

    https://under-linux.org/f105/omni-de-30-dbi-142899/

    Vai distruir sinal pros teus clientes sem problemas. hhehehe..

    Boa sorte.

  3. #3
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Equipamentos necessarios para distribuir sinal Wi-fi

    Distribuir Inernet sem ser legalizado mesmo em Brasília da Cadeia, veja onde você está entrando e avalie se vale a pena o risco.

    CONEXÃO LEGAL E ILEGAL
    CONEXÃO LEGAL: (na maioria das vezes mensalidades com custo razoável, vale pelo custo / benefício)

    • O provedor de internet tem um contrato firmado com uma operadora de telecomunicações de um link de internet DEDICADO, criado exclusivamente para este fim, provimento de acesso internet. (Ex. Embratel, Telefônica, ImpSat, Intelig)
    • O Provedor de internet tem licença SCM da ANATEL para a realização da transmissão e distribuição do sinal internet, independente do meio utilizado.
    • O Provedor de internet é uma empresa, constituída como (CNAE 6190-6/01) PROVEDORES DE ACESSO ÀS REDES DE COMUNICAÇÕES.
    • O provedor de internet é obrigado pela ANATEL a contar em sua equipe técnica com um engenheiro de telecomunicações ou engenheiro elétrico, e possui profissionais experientes no ramo de redes, tcp/ip, acesso internet, e ser cadastrado junto ao CREA de seu estado.
    • O provedor de internet é obrigado pela ANATEL a contar com um serviço de atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana e possuir um numero para ligação gratuita (0800)
    • O provedor de internet possue um site proprio, registrado e com dominio, oferecendo muitas vezes alem de acesso, emails, espaco virtual e etc (nomedoprovedor.com.br - Acesso Resources and Information. This website is for sale!, [email protected])

    CONEXÃO ILEGAL: (na maioria das vezes mensalidades de custo baixo, não vale o custo / benefício)

    • O individuo não tem contrato firmado com qualquer operadora de link DEDICADO, na maioria das vezes usam link ADSL, internet via CABO ou Radio, que não foram criados para este fim e fazem a distribuição sem o consentimento da operadora, conhecido como GATO, ou seja FURTO..
    • O Individuo não tem autorização e licença da ANATEL para a realização da distribuição do sinal internet.
    • O Individuo na maioria das vezes não tem sequer uma empresa constituída, quando tem é qualquer outro ramo, menos Provimento a redes de telecomunicações (conhecemos casos até de quitandas provendo internet via radio)
    • O Individuo sequer não tem qualquer experiência no ramo de informática, provedores internet ou redes tcp/ip, ou seja, você esta literalmente na mão de um ignorante no ramo de provedores de acesso. Imagine se acontece algum problema mais grave com os equipamentos do provedor pirata, com certeza você ficará sem internet por um bom tempo até colocarem o sistema novamente no ar.
    • O Individuo sequer tem um serviço de atendimento ao cliente, geralmente passam o numero de celular do próprio "dono do provedor", e quando atende o telefone, sempre culpam os problemas na conexão o computador do cliente. ou seja, o barato sai caro, pela quantidade de vezes que o cliente tem que ligar pro "suporte" do provedor a conta de telefone para as ligacoes do celular do "provedor" ficam mais cara que o acesso de um provedor legal.
    • O individuo sequer tem site, 99% dos provedores ilegais usam email de provedores gratuitos, como [email protected], [email protected], [email protected].

    PROBLEMAS DE UMA CONEXÃO ILEGAL:
    QUALIDADE DA INTERNET
    Quando o link do individuo é ADSL (Speedy, Velox, Etc) o maior problema esta na taxa de Upload, ou seja, na subida do sinal. O que acontece é que no ADSL o UPLOAD é sempre mais baixo que o download, ex. 500k de download e 128k de upload, quando o ULPLOAD chega no limite, o modem ADSL entra em estado de BUFFER, reduzindo drasticamente a taxa de DOWNLOAD, deixando assim o acesso a internet terrivelmente lento.
    PRATICA DE CRIME
    Quando o individuo distribui internet sem autorização, da Anatel ou mesmo da companhia telefônica ele esta praticando crime por desenvolver clandestinamente atividades de telecomunicações. (Lei 9.472/1997) e o cliente praticando crime baseado pela mesma lei no artigo 183.
    Art. 183. Desenvolver clandestinamente atividades de telecomunicação:
    Pena - detenção de dois a quatro anos, aumentada da metade se houver dano a terceiro, e multa de R$ 10.000,00 (dez mil reais).
    Parágrafo único. Incorre na mesma pena quem, direta ou indiretamente, concorrer para o crime.
    Art. 184. São efeitos da condenação penal transitada em julgado:
    I - tornar certa a obrigação de indenizar o dano causado pelo crime;
    II - a perda, em favor da Agência, ressalvado o direito do lesado ou de terceiros de boa-fé, dos bens empregados na atividade clandestina, sem prejuízo de sua apreensão cautelar.
    Parágrafo único. Considera-se clandestina a atividade desenvolvida sem a competente concessão, permissão ou autorização de serviço, de uso de radiofreqüência e de exploração de satélite

    Fonte: Site: Internet Clandestina - GatoNET - Compartilhamento de ADSL - Furto de Internet - Crimes de Internet
    Se ajudei clica na estrelinha que ficarei feliz.







  4. #4
    Não Registrado(s)
    Visitante

    Padrão Re: Equipamentos necessarios para distribuir sinal Wi-fi

    Ate sei disso, mas dentro da frequencia permitida pela anatel eu posso amplificar meu sinal, nao e isso?
    No caso somente seria uma quebra de contrato com a Oi, que com certeza deve nao permitir esse compatilhamento.
    No caso nao seria para lucro, os vizinhos sao minha mae e irmao.

  5. #5

    Padrão Re: Equipamentos necessarios para distribuir sinal Wi-fi

    Excelente post. Aliás proponho uma campanha: ABAIXO O GATONET!

    Se depender de mim fdp nenhum mais vai ter dicas de como ele pode distribuir sinal de adsl para a vizinhança, sem falar nos que já querem mandar para 5 km ou mais.

    Vai ganhar uma estrelinha.

  6. #6

    Padrão Re: Equipamentos necessarios para distribuir sinal Wi-fi

    Citação Postado originalmente por thiagocrbsb Ver Post
    Colegas

    (desculpe a falta acentuacao, o teclado esta desconfigurado)

    Moro em um condominio em brasilia um pouco afastado, e alguns vizinhos nao tem internet e queriam dividir a minha internet.
    A distancia e de aproximadamente 200 metros para os lados e 200 para frente com algumas arvores e as paredes das casas.
    Ja estou algum tempo tentando resolver, ja paguei um tecnico pra instalar uma antena omnidirecional aquario 12 dbi junto com um roteador di 524 d link que tenho, mas nao resolveu. O tecnico culpou o roteador e ficou de trazer outro mas nao senti muita firmeza nele.
    Andei pesquisando e vi que existem outras solucoes, sao estas as que achei
    NANOSTATION 5 5.8 GHZ e a 2.4 GHZ
    WEX STATION
    ANTENA 12 DBI OMNIDIRECIONAL

    Alguem pode me ajudar, dando uma opiniao sobre qual seria a melhor solucao?
    Se souberem de outro material que nao esteja aqui tambem me interesso.
    outra coisa, o que mais eu deveria ter, em termos de equipamentos? (tenho hoje um di 52 e um dir 600 da dlink)

    Obrigado
    Amigo, você está correndo o risco de tomar uma multa de no mínimo 10 mil e ter seu nome incluido em um processo na PF.

    Aliás, não é boa idéia falar de compartilhar a internet num fórum infestado por provedores. hehehe

  7. #7

    Padrão Re: Equipamentos necessarios para distribuir sinal Wi-fi

    Ok, o grande problema amigos provedores, são as áreas que nem mesmo nós nos atravemos a mandar internet.
    Eu por exemplo atendo uma cidade pequeno, e o custo para mandar o provedor legalizado é alto, e para oferecer o serviço com qualidade também é alto.

    Tem áreas aqui na minha região onde ja me solicitaram internet, e não fica nem a 10km de distancia de minha torre, porém eu não tenho visada, ou seja, não tenho intenção de mandar internet pra eles tão cedo, pois o investimento para montar uma POP lá demoraria milênios (ok, é exagero, mas da pra ter uma idéia) para mim recuperar com as mensalidades.

    Então, em algumas regiões onde nem nós temos coragem de atender com rapidez, acho que se tem um "amigo do povo" querendo distribuir "na amizade" para incluir o pessoal no "cyber-espaço", não seria um problema muito grande, e como nosso amigo afirmou, onde ele mora, não tem nenhum provedor instalando.

    Claro que esse camarada deveria ter uma estrutura pessoal suficientemente bem formada, para que na ocasião de uma empresa começar a atender a localidade, ele desligar tudo e informar os amigos deles que "agora vocês tem de quem contratar", até pelo fato de que a empresa que levou internet lá teve um investimento alto, e muitas vezes fez isso mais pela necessidade do pessoal daquela região de ter uma internet do que pela ancia de ganhar dinheiro.

    Eu duvido que aqui mesmo no fórum do under-linux não tenha provedores que são assim, gastam lá o olho da cara pra botar internet num cantinho que não tem nada pelo simples "prazer" do trabalho e ver funcionando. As vezes vai demorar mais de ano para tirar só o investimento, mas a satisfação compensa.

  8. #8

    Padrão Re: Equipamentos necessarios para distribuir sinal Wi-fi

    O amigo acima falou muito bem. Concordo.

  9. #9
    Não Registrado(s)
    Visitante

    Padrão Re: Equipamentos necessarios para distribuir sinal Wi-fi

    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    Excelente post. Aliás proponho uma campanha: ABAIXO O GATONET!

    Se depender de mim fdp nenhum mais vai ter dicas de como ele pode distribuir sinal de adsl para a vizinhança, sem falar nos que já querem mandar para 5 km ou mais.

    Vai ganhar uma estrelinha.
    Calma amigo. Eu não estou querendo fazer nada ilegal.rs. A situação é que no provedor daqui não tem mais nenhuma porta disponível para internet.
    Em todo caso, obrigado aos que responderam.

  10. #10

    Padrão Re: Equipamentos necessarios para distribuir sinal Wi-fi

    OK, obrigado pelas informações. Na verdade não sabia que era tão sério assim.

  11. #11

    Padrão Re: Equipamentos necessarios para distribuir sinal Wi-fi

    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    Excelente post. Aliás proponho uma campanha: ABAIXO O GATONET!

    Se depender de mim fdp nenhum mais vai ter dicas de como ele pode distribuir sinal de adsl para a vizinhança, sem falar nos que já querem mandar para 5 km ou mais.

    Vai ganhar uma estrelinha.
    Obrigado por suas informações amigo educado.
    Antes de taxar todos como "fdp"procure saber um pouco mais da situação. Na região não tem mais porta disponível e não tinha nenhuma intenção de lucro.
    Aos demais, grato pelas informações.

  12. #12
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Equipamentos necessarios para distribuir sinal Wi-fi

    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    Excelente post. Aliás proponho uma campanha: ABAIXO O GATONET!

    Se depender de mim fdp nenhum mais vai ter dicas de como ele pode distribuir sinal de adsl para a vizinhança, sem falar nos que já querem mandar para 5 km ou mais.

    Vai ganhar uma estrelinha.
    Amigo Katraka, no próximo filme do Tropa de Elite 3 você vai ser o braço direito do Coronel Nascimento. Vai detonar todos os Gatonets. rs.rs.. só brincando. Mas você tem razão. Eu comecei com 5 clientes e comecei com link dedicado e equipamentos homologados. Só fiz uma besteria, fiz parceria, se tivesse tirado a minha SCM antes não tinha tido tanto stress. Hoje durmo bem.

  13. #13

    Padrão Re: Equipamentos necessarios para distribuir sinal Wi-fi

    Diz aê gato net o que que você faz. Eu uso amplificador que assusta o satanaz!

  14. #14
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Equipamentos necessarios para distribuir sinal Wi-fi

    Ai nanoque, vai fazer dupla com o Katraka, voce faz o happy e ele elimina os caras (gatonets). Como arma vão usar a antena do chines que na verdade era indonésiano. A espada do Star Wors. Guerra nas Antenas.

  15. #15

    Padrão Re: Equipamentos necessarios para distribuir sinal Wi-fi

    Citação Postado originalmente por Almirgas Ver Post
    Ai nanoque, vai fazer dupla com o Katraka, voce faz o happy e ele elimina os caras (gatonets). Como arma vão usar a antena do chines que na verdade era indonésiano. A espada do Star Wors. Guerra nas Antenas.
    Hauhauhauhuahua guerra nas antenas foi boa.

    Olha não sou tão radical. Eu sei que não dá pra começar tudo certinho 100%, e aposto que a maioria começou sem SCM, inclusive eu. A não ser uma grande empresa que decide entrar no ramo de telecomunicações, nenhum pequeno com 20 ou 50 clientes tem condições logo de cara de tirar SCM ou fazer parceria.
    Mas comecei com CNPJ com atividade principal provedor de acesso as redes de telecomunicações, escritório, telefone fixo e procurei instalar o melhor equipamento possível dentro do meu orçamento na época, para fornecer um serviço melhor do que o que havia na região. E lógico, com link dedicado já que o objetivo era oferecer um serviço melhor (além disso não existia adsl, mas todos sabemos que distribuir adsl não é sinônimo de qualidade).
    O que eu não concordo, é o cara querer ser provedor distribuindo link adsl a partir da casa dele, sem abrir empresa, sem pagar impostos, sem ter um telefone para atender os clientes, tudo aquilo mencionado no post do Almirgas. O típico gatonet.
    Aqui é Brasil, nunca estaremos 100% certinhos com todo equipamento homologado, links dedicados, impostos 100% pagos. Aqui a burocracia e os altos custos emperram qualquer projeto, mas podemos ao menos tentar trabalhar o melhor possível e o mais certo possível.

    Citação Postado originalmente por thiagocrbsb Ver Post
    Colegas

    Moro em um condominio em brasilia um pouco afastado, e alguns vizinhos nao tem internet e queriam dividir a minha internet.
    Obrigado
    Inquiery, o Thiago não disse que lá não tem internet, e sim que alguns vizinhos não tem. Lá tem adsl. E também ele não disse que não tinha mais porta, só mencionou isso agora no último post.
    Mas todos sabemos que isso é prática comum em bairros onde tem adsl, vários vizinhos compartilham para pagar menos. O problema é quando essa distribuição começa a atrapalhar os provedores constituidos gerando interferência de RF, que é o que mais acontece atualmente.
    Última edição por katraka; 09-11-2010 às 14:31.

  16. #16
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Equipamentos necessarios para distribuir sinal Wi-fi

    [QUOTE=katraka;512510]Hauhauhauhuahua guerra nas antenas foi boa.

    Olha não sou tão radical. Eu sei que não dá pra começar tudo certinho 100%, e aposto que a maioria começou sem SCM, inclusive eu. A não ser uma grande empresa que decide entrar no ramo de telecomunicações, nenhum pequeno com 20 ou 50 clientes tem condições logo de cara de tirar SCM ou fazer parceria.
    Mas comecei com CNPJ com atividade principal provedor de acesso as redes de telecomunicações, escritório, telefone fixo e procurei instalar o melhor equipamento possível dentro do meu orçamento na época, para fornecer um serviço melhor do que o que havia na região. E lógico, com link dedicado já que o objetivo era oferecer um serviço melhor (além disso não existia adsl, mas todos sabemos que distribuir adsl não é sinônimo de qualidade).
    O que eu não concordo, é o cara querer ser provedor distribuindo link adsl a partir da casa dele, sem abrir empresa, sem pagar impostos, sem ter um telefone para atender os clientes, tudo aquilo mencionado no post do Almirgas. O típico gatonet.
    Aqui é Brasil, nunca estaremos 100% certinhos com todo equipamento homologado, links dedicados, impostos 100% pagos. Aqui a burocracia e os altos custos emperram qualquer projeto, mas podemos ao menos tentar trabalhar o melhor possível e o mais certo possível.


    Concordo em genero e grau.. vai levar uma estrelinha.
    Se o cara tem um provedor mesmo que não tenha SCM, mas tem tudo certinho usa canais que não interferem em outros, usa equipamento dentro das normas, potência dentro dos limites normais, eu não me importo em ajudar no que sei e tenho gosto em fazer isso apesar de saber pouco comparado a maiorida do pessoal daqui.
    Agora se formos ajudar a todos que tem ADSL por um APROUTER com 400 mw, ai só vamos se ferrar.
    Você ta certo Katraka, não é questão de radicalismo, mas de sobrevivência. Hoje em dia o que mais está poluindo são os apzinhos que os cara colcam dentro de casa pra dar sinal pro vizinho lá da esquina, ai o sinal fica ruim eles atocham 400 mw, e ainda uma omini comprada no Paraguai. Ai os provedores legais com suas potências baixas, antenas de 12 Db que se danam.

  17. #17

    Padrão Re: Equipamentos necessarios para distribuir sinal Wi-fi

    Já que entramos nesse assunto, recomendo a leitura de todos:
    Guerra entre provedores - Blogs - Under-Linux.org
    Se puderem comentar vai ser de grande valia

  18. #18

    Padrão Re: Equipamentos necessarios para distribuir sinal Wi-fi

    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    Inquiery, o Thiago não disse que lá não tem internet, e sim que alguns vizinhos não tem. Lá tem adsl. E também ele não disse que não tinha mais porta, só mencionou isso agora no último post.
    Mas todos sabemos que isso é prática comum em bairros onde tem adsl, vários vizinhos compartilham para pagar menos. O problema é quando essa distribuição começa a atrapalhar os provedores constituidos gerando interferência de RF, que é o que mais acontece atualmente.
    Bom katraka,eu percebi que ele disse somente que "os vizinhos não tem", mas ja imaginei que seria realmente pelo fato de o ADSL não chegar no vizinho ou por falta de porta ou por falta de interesse da prestadora de vender, sei lá. E se os vizinhos procuraram ele para "dividir" internet, imaginei também que é por que não tem nenhum provedore de acesso Wireless que atende por lá. Falei o que falei e afirmo o que falei levando em consideração isso.

    Continuo pensando que, se não tem nenhum serviço disponível lá, não acho que deveriamos "malhar" o amigo que veio pedir ajuda nesse sentido.

    E como falei no final do meu post, mesmo fazendo isso, a pessoa deve estar preparada para desligar tudo quando alguem vier prestar o serviço em forma de empreendimento, pois isso seria simplesmente demonstrar caráter, o que na realidade deve ser apenas normal, e não algo a se vangloriar.

  19. #19
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Equipamentos necessarios para distribuir sinal Wi-fi

    E como falei no final do meu post, mesmo fazendo isso, a pessoa deve estar preparada para desligar tudo quando alguem vier prestar o serviço em forma de empreendimento, pois isso seria simplesmente demonstrar caráter, o que na realidade deve ser apenas normal, e não algo a se vangloriar.[/QUOTE]

    Dúvido que quando chegar alguém com SCM lá o cara vai desligar. Eu tenho SCM, pago meus impostos em dia, recentemente montei mais um Pop num bairro onde não atendia, lá tem uma loja de informáica que distribui Internet para +- 25 clientes, eu fiz a proposta pra ele fazer preço nos clientes dele que eu comprava, o cara disse que não tinha interesse em vender porque era uma boa renda mensal e que pra esle custava somente 120 reais.
    Eu já montei minha torre lá e já está em produção, não denunciei o cara pro ministério público porque tenho dó, mas será que ele tem dó quando eu pago meu link dedicado, meus funcionários, ART de torre, equipamentos homologados. Talvez na virada de ano eu vá até o ministério público. vamos ver.

  20. #20

    Padrão Re: Equipamentos necessarios para distribuir sinal Wi-fi

    Citação Postado originalmente por Almirgas Ver Post
    Dúvido que quando chegar alguém com SCM lá o cara vai desligar. Eu tenho SCM, pago meus impostos em dia, recentemente montei mais um Pop num bairro onde não atendia, lá tem uma loja de informáica que distribui Internet para +- 25 clientes, eu fiz a proposta pra ele fazer preço nos clientes dele que eu comprava, o cara disse que não tinha interesse em vender porque era uma boa renda mensal e que pra esle custava somente 120 reais.
    Eu já montei minha torre lá e já está em produção, não denunciei o cara pro ministério público porque tenho dó, mas será que ele tem dó quando eu pago meu link dedicado, meus funcionários, ART de torre, equipamentos homologados. Talvez na virada de ano eu vá até o ministério público. vamos ver.
    Mas se você está atendendo a área e de boa vontade foi falar com o cara que ta totalmente pirata e ele não mostrou interesse nenhum em virar um profissional da área (tirar SCM) nem de desligar os equipamento, porque você já não denunciou ele pra Anatel?