+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Banido por desrespeito à comunidade. Avatar de Portinari
    Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    ---
    Posts
    124

    Padrão Duvida 5.8 ou 2.4

    Bom pessoal só quero esclarecer uma duvida, o Sinal 5.8 é mais forte que o 2.4? em questao de alcance do sinal? ou o 5.8 só resolve quando tem problemas na poluição de sinal quando tem muita rede 2.4 passando por ali? eu estou querendo fazer um enlance de 8 km rural com visada aonde so vai passar o meu sinal estou em duvida se fasso 2.4 ou 5.8.

    E outra coisa que estou meio em duvida no local que essa rede chegar eu vou colocar na torre 4 antena Painel Setorial com 4 Bullet 2-hp.
    só que até hoje eu nao mechi nenhuma vez com Blullet só uso nanostation como cliente, entao queria saber se o Bullet 2-hp tem como fazer um controle de banda nele mesmo, ou eu teria que colocar um pc servidor fazendo o controle de banda la no citio no pé da antena.

    Desde já agradeço aos post.

  2. #2

    Padrão Re: Duvida 5.8 ou 2.4

    Citação Postado originalmente por Portinari Ver Post
    Bom pessoal só quero esclarecer uma duvida, o Sinal 5.8 é mais forte que o 2.4? em questao de alcance do sinal? ou o 5.8 só resolve quando tem problemas na poluição de sinal quando tem muita rede 2.4 passando por ali? eu estou querendo fazer um enlance de 8 km rural com visada aonde so vai passar o meu sinal estou em duvida se fasso 2.4 ou 5.8.

    E outra coisa que estou meio em duvida no local que essa rede chegar eu vou colocar na torre 4 antena Painel Setorial com 4 Bullet 2-hp.
    só que até hoje eu nao mechi nenhuma vez com Blullet só uso nanostation como cliente, entao queria saber se o Bullet 2-hp tem como fazer um controle de banda nele mesmo, ou eu teria que colocar um pc servidor fazendo o controle de banda la no citio no pé da antena.

    Desde já agradeço aos post.
    1º vá de 5.8 no Ponto a Ponto
    2º Não precisa ter um Servidor PC pra controlar a Banda não
    Você só precisa compra uma RB 450G ou 750G Depende da quantidade de Clientes que você vai Controlar ai blz

    qualquer coisa Posta ae Flw...

  3. #3
    Banido por desrespeito à comunidade. Avatar de Portinari
    Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    ---
    Posts
    124

    Padrão Re: Duvida 5.8 ou 2.4

    Bom minha pergunta ainda nao foi esclarecida, eu vou colocar uma repetidora nesse enlance de 7 km, no meio do enlance vai ter uma repetidora, vcs acham que se eu fazer com 2.4 nao vai ficar bom? lembrando que so vai passar a minha rede nao vai ter interferencia de nenhum outro sinal.

  4. #4

    Padrão Re: Duvida 5.8 ou 2.4

    Tem obstáculo? Qual banda você quer passar?

  5. #5

    Padrão Re: Duvida 5.8 ou 2.4

    Quanto menor a freqüência, maior o alcance. Assim para um link, por exemplo, de 8Km o sinal de um rádio em 2,4Ghz chegará quase 5 vezes mais forte que o mesmo rádio (mesma potência, mesmo ganho de antena e modulação) em 5,8Ghz. Esta é uma característica do nosso Universo.

    Por outro lado, os equipamentos de 2,4 Ghz tem custo menor que os de 5,8 Ghz. Além disso você tem mais canais livres na faixa reservada para o 5,8 Ghz que em 2,4 Ghz. Assim nas cidades (mesmo pequenas) a freqüência de 2,4 Ghz está normalmente muito poluída.

    Uma comunicação depende de dois fatores: bom sinal e baixo ruído. Se você tem certeza que não existe interferência, então o 2,4 Ghz será a melhor opção.

  6. #6
    Banido por desrespeito à comunidade. Avatar de Portinari
    Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    ---
    Posts
    124

    Padrão Re: Duvida 5.8 ou 2.4

    outra duvida que tenho, uma MR microtik com uma placa pci engenius 600mw 2.4 tem uma melhor alcance e qualidade de sinal doq um AP krazer, engenius ou Blullet 2.4 ?

  7. #7

    Padrão Re: Duvida 5.8 ou 2.4

    No enlace eu iria de 5.8 (maior tráfego de dados) na torre 2.4.
    No futoro quanto mais clientes mais banda, por isso o 5.8 no enlace.

  8. #8
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Duvida 5.8 ou 2.4

    Depende de quantos megas voce vai passar nesse pto a pto, se for muita coisa então precisará de 5.8, se for pouca coisa melhor ir de 2.4. Se não tem interferncia como voce mesmo disse e não vai passar muita banda, então no teu caso 2.4 é ideal.

    Voce vai distribuir com um bullet em cada antena, se sim, eu nunca usei, mas tem como voce fazer controle de banda nele sim, pois tem as mesmas e mais funçoes que um AP normal, só que muito melhor. Inclusive o teu Pto a Pto se for fazer em 5.8 poderá utilizar bullet, pois o pessoal daqui está usando e diz ser muito bom. Eu não uso, pois prefiro fazer Pto a Pto com RB.

    Espero ter te ajudado, boa sorte ai.

  9. #9

    Padrão Re: Duvida 5.8 ou 2.4

    Pto vai de 5.8ghz, na base fica a sua escolha usar 2.4 ou 5.8, levando em consideração o valores dos kits clientes que em 2.4 e mais barato...

  10. #10
    Banido por desrespeito à comunidade. Avatar de Portinari
    Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    ---
    Posts
    124

    Padrão Re: Duvida 5.8 ou 2.4

    Outra coisa, la nas 4 antenas de painel setorial que eu vou colocar vcs indicam colocar um divisor de potencia para ligar os 4 painel em um ap só ou colocar 1 ap para cada antena?

  11. #11
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Duvida 5.8 ou 2.4

    Citação Postado originalmente por Portinari Ver Post
    Outra coisa, la nas 4 antenas de painel setorial que eu vou colocar vcs indicam colocar um divisor de potencia para ligar os 4 painel em um ap só ou colocar 1 ap para cada antena?
    Opa,, não faz isso não, coloca 1 ap pra cada antena. Divisor é dor de cabeça e vai prejudicar o desempenho de tua rede.

  12. #12
    Banido por desrespeito à comunidade. Avatar de Portinari
    Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    ---
    Posts
    124

    Padrão Re: Duvida 5.8 ou 2.4

    Divisor de potencia dexa o sinal mais fraco com menos alcance? ou cai a qualidade do sinal em sentido de velocidade de pacotes?