Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ping Loucos, Descontrolados sem explicação

    Olá amigos do forum, mais uma vez estou aqui pedindo socorro.

    Bom é o seguinte, recentemente estava tendo problemas com um cartão r52h, comprei um cm9e troquei, que ficou uma maravilha, os pings ficavam entre 2 a 5 o dia inteiro, isto com vários clientes conectados ao mesmo tempo neste painel.

    Para que possam entender melhor minha estrutura está assim

    RB600a , 4 paineis OIW, 4 cartões sendo 2 r52h e 2 cm9, fonte Universal de Notebook, 20V 4.75A, conectores tudo beleza etc.

    Lembrando que neste painel nunca vi exceder o trafego acima de 2.4MBPs.

    O que acontece é o Seguinte.

    Os pings estavam uma maravilha por um bom tempo, tudo funcionando perfeitamente, quando derrepente um concorrente instalou uma torre proxima a minha e começaram os pings ruins.

    os pings até que ficam bons derrepente eles sobem do nada até 980 1000 por ai vai e depois descem de novo mas não ficam mais estáveis como antes. eu já tentei de tudo, mudei para vários canais testei varias coisas mas nada de resposta, já troquei o cm9 por outro cm9 novo mas fica do mesmo jeito, e lembrando que eu tenho 25 clientes cadastrados neste painel e este problema só acontece nele. O engraçado é que de manhã quando tem poucos conectados fica otimo ping de 1 e 2 cravados é muito estranho isto, não sei se é algum cliente que está interferindo ou o concorrente que colocou um ap apontado pra minha torre só pra prejudicar não sei.???????

    O problema meu aqui é que estou rodeado de varias torres bem proximas e está ficando cada dia mais dificil achar um canal tolerável, o que vocês me indicariam, deveria trocar o cartão? já troquei um engenius por r52h e depois por ultimo o cm9 que se mostrou melhor que todos, mas recentemente está acontecendo este problema o ping sobe do nada e depois volta ao normal o que poderia ser !!

    Desde já agradeço a ajuda de todos
    Última edição por fwsolutions; 09-11-2010 às 18:18.

  2. #2
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Ping Loucos, Descontrolados sem explicação

    Se já trocou canais, não resolveu, então não é canal, se já trocou cartão não resolveu, cartão descartado, os outros painéis estão junto e estão bons, o concorrente não apontou um ap pra você, pois iria prejudicar ous outros.
    Energia não é porque tua fonte é boa e os outros funcionam.

    Uma pergunta besta, mas as vezes acontece, experimentou trocar o pigtail? As vezes no trocar o cartão ele danifica, faça um teste colocando o pig da que está boa ai e vice versa.
    Voce disse que de manhã fica bom e depois começa a bagunça, experimente quando ficar ruim ir bloqueando cliente por cliente assim se for um cliente que tá ferrando você chega nele.

    Faça os testes e poste ai pra gente acompanhar.

    Se ajudei clica na estrelinha que ficarei feliz.

  3. #3

    Padrão Re: Ping Loucos, Descontrolados sem explicação

    Pois é amigo, obrigado pela resposta, mas o mais estranho disso tudo é que o CCQ dos Clientes está acima de 80% e o ack timeout tb esta em 30, ou seja os indices de conexão estão todos dentro do padrão, mas mesmo assim o ping fica oscilando somente neste painel e do nada sobe pra 890, 900 e começa perder pacotes, vou tentar colocar outro cartão em outro slot, desta vez vou testar com um r52h para ver o que dá mas mesmo assim agradeço a resposta e aguardo novas sugestoes

    Obrigado

  4. #4
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Ping Loucos, Descontrolados sem explicação

    Eu peguei um caso assim, um dia trocando umas antenas, dando uma melhorada em meu pop com 3 antenas, na época aind usaba pcap. Depois de tudo trocado quando conectava em uma determinada antena o sinal fica muito bom, mas os pings lá em cima, resultado,, sem querer deixei um pig frouxo. Foi so apertar e pronto. Em outro caso já com RB e cartoes R52H, só uso esses, também depois de uma manutenção a mesma coisa, troquei cartão, nada, troquei rb nada, ai depois de muito sofrer troquei o pigtail que aparentemente estava perfeito, pronto. sinal e pings perfeitos até hoje,, Joguei aquele pigtail no meio do mato lá de cima da torre pra não incomodar nunca mais.

  5. #5

    Padrão Re: Ping Loucos, Descontrolados sem explicação

    Mano. Isso pode ser excesso de tráfego na sua base. Dê um torch nos clientes e verifique a requisição de pacotes. Um computador com vírus pode aumentar a latência de uma rede inteira.

  6. #6

    Padrão Re: Ping Loucos, Descontrolados sem explicação

    Olá amigo tudo bem contigo, obrigado pela resposta, eu estou suspeitando que seja virus também, só que o trafego nos cartoes não ultrapassa 2.0Mbps, e percebi que quando se conectam 27 clientes no cartão começa o ping chegar na casa dos 900.

    O pior é que troquei o cm9 por um r52h e deu uma melhorada significativa, mas estou acompanhando desde cedo os pings e umas 2 vezes aconteceu de novo, os pings estão na media de 1-20 derrepente do nada sobe pra 400 - 600 - 900 e começa a perder muito estranho isto.

    Será que vocês poderiam me ensinar como avaliar essa questão dos virus pelo torch, desde já agradeço até maais !

  7. #7

    Padrão Re: Ping Loucos, Descontrolados sem explicação

    Dê uma monitorada nos pacotes e se estiverem altos limite cada cliente para 40 pacotes no máááximo.

  8. #8

    Padrão Re: Ping Loucos, Descontrolados sem explicação

    Boa noite, já passei por isso também e sempre no periodo da tarde, fica monitorando quem loga qdo o problema começar, se for um ou poucos clientes é fácil corrigir, preste atenção nos pigs pois como já disseram só de trocar os cartões eles podem danificar.

  9. #9

    Padrão Re: Ping Loucos, Descontrolados sem explicação

    Olá amigos mais uma vez agradeço a disposiçao em me ajudar, mas o problema continua eu troquei os cartoes mas tem horarios tipo a noite que o ping sobe e fica ruim cheguei a conclusão que realmente pode ser virus.

    Só que eu não sei trabalhar com o torch na rede, gostaria de se possível alguem me enviar um tutorial sobre o torch ou me explicar como verificar estes dados na rede, ou se possível enviar algum script para bloquear este trafego excessivo.

    Desde já agradeço

    Até mais

  10. #10
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ping Loucos, Descontrolados sem explicação

    mas 2.5 mb para 1 mini pci simples é complicado ...........
    estou com dificuldades de passar 1,5mb em um xr2 ..........
    migrei para 5.8 ghz até agora ta tudo 100 %

  11. #11

    Padrão Re: Ping Loucos, Descontrolados sem explicação

    Então amigo o estranho é que quando começam os pings altos, eu olho no trafego do cartão e está saindo muito pouco em relaçao o que ele suporta, por exemplo tem horas que ta com pings de 900 pra cima e tá saindo 700k do cartão isto é muito estranho, ai quando tem poucos clientes conectados tipo uns 16 o ping normaliza e tem horas que tem 28 conectados e o ping está bom mas derrepente ele sobe e vai a 1000, já monitorei tb que tem horas que tem 17 clientes conectados e do nada os pings sobem, muito estranho isto, já chequei conectores, pigtails, troquei cartoes, e nada de resolver, estou achando que realmente deve ser um virus no pc de algum cliente.

    Se alguem tiver alguma soluçao por gentileza me informar

    Eu agradeço a todos !

    Até mais

  12. #12

    Padrão Re: Ping Loucos, Descontrolados sem explicação

    Ola, aqui tivemos muitos problemas com isso!
    o maior problema estava nos propios clientes mesmo!

    ACK Alto = Conectores Ruins, cabo danificado.
    Sinal Ruim.

    -----------------------------------------

    Qual versão do MK tá usando?
    Tamanho do Cabo que vai nos painéis?

  13. #13

    Padrão Re: Ping Loucos, Descontrolados sem explicação

    Citação Postado originalmente por fwsolutions Ver Post
    Então amigo o estranho é que quando começam os pings altos, eu olho no trafego do cartão e está saindo muito pouco em relaçao o que ele suporta, por exemplo tem horas que ta com pings de 900 pra cima e tá saindo 700k do cartão isto é muito estranho, ai quando tem poucos clientes conectados tipo uns 16 o ping normaliza e tem horas que tem 28 conectados e o ping está bom mas derrepente ele sobe e vai a 1000, já monitorei tb que tem horas que tem 17 clientes conectados e do nada os pings sobem, muito estranho isto, já chequei conectores, pigtails, troquei cartoes, e nada de resolver, estou achando que realmente deve ser um virus no pc de algum cliente.

    Se alguem tiver alguma soluçao por gentileza me informar

    Eu agradeço a todos !

    Até mais
    Olha amigo, já passei por isso algumas vezes e quase certeza que é algum pc infectado na rede. Tenho que fazer verdadeiro trabalho de detetive pra descobrir o vilão. Com essa quantidade de clientes vai ser bem mais fácil. Se vc usa simple queues no winbox é muito fácil de detectar. Veja o usuário que está com o ícone vermelho na frente do nome, e verifique se o consumo é de upload no máximo. Bloqueia ele, é batata.

  14. #14

    Padrão Re: Ping Loucos, Descontrolados sem explicação

    Citação Postado originalmente por laurence669 Ver Post
    mas 2.5 mb para 1 mini pci simples é complicado ...........
    estou com dificuldades de passar 1,5mb em um xr2 ..........
    migrei para 5.8 ghz até agora ta tudo 100 %
    Falando nisso, tô pra por uns R52H na minha torre, mas ao saber que o XR2 é homologado tô querendo usar ele. O XR2 será que é melhor que o R52H?

  15. #15

    Padrão Re: Ping Loucos, Descontrolados sem explicação

    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    Olha amigo, já passei por isso algumas vezes e quase certeza que é algum pc infectado na rede. Tenho que fazer verdadeiro trabalho de detetive pra descobrir o vilão. Com essa quantidade de clientes vai ser bem mais fácil. Se vc usa simple queues no winbox é muito fácil de detectar. Veja o usuário que está com o ícone vermelho na frente do nome, e verifique se o consumo é de upload no máximo. Bloqueia ele, é batata.
    Pois é. Ainda acho que é isso. Verifique se não tem algum cliente com o sinal muito baixo e bloqueie o mac dele pra ver se muda em algo.

  16. #16

    Padrão Re: Ping Loucos, Descontrolados sem explicação

    Olá amigos fiz várias modificações mas até o momento não solucionou, eu sei que pode ser virus nos clientes, mas é o seguinte eu li no forum que se limitar as conexões no Mikrotik
    lá em Wireless Acess List e no cliente com Mac Cadastrado colocar a velocidade dele em AP TX Limit e Cliente TX limit só que mesmo com esse controle os pings aumentam e derrepente volta ao normal, já mudei pra varios canais e nada isto só pode ser virus que está gerando um flood, ou um excesso de conexões no cartão e só lembrando que isto só acontece em um painel, e o pior que eu tenho alguns clientes que estão com plaquinha que dizem que é a pior pra virus.

    Alguem poderia me ajudar enviando um script pra bloquear os hosts ou excesso de conexões???

    Minha mascara é /24 e a classe de ip é 172.100.10.0/24 e 172.100.100.1/24 e 172.100.11.0/24

    Desde já agradeço a todos
    Última edição por fwsolutions; 11-11-2010 às 13:36.

  17. #17

    Padrão Re: Ping Loucos, Descontrolados sem explicação

    Citação Postado originalmente por nonoque Ver Post
    Falando nisso, tô pra por uns R52H na minha torre, mas ao saber que o XR2 é homologado tô querendo usar ele. O XR2 será que é melhor que o R52H?
    Olha, é um excelente cartão, mas não vejo tanta diferença para o R52H a não ser em distâncias maiores. Tenho um PTMP com o XR2 onde só tenho clientes de um lado a 5.5 km, e o consumo fica em torno de 2MB chegando a ter picos de 3MB. Mas nos POPs centrais uso os 2 cartões e não vejo diferença na performance. Tenho um R52H que chega a 30 conectados na boa.

  18. #18

    Padrão Re: Ping Loucos, Descontrolados sem explicação

    perguntas para intender o caso certo

    1 - vc usa radio ou PCi e USB ?

    Se vc tiver pci ou usb vais ter trabalho pois nao tem como limitar no cliente a velocidade , a requisição vem a toda na tua antena , entao 13 clientes pode saturar tudo ou ate menos.Fora os clientes que conseguem sacanear com a rede em dois toques , youtube tem muito material pra sacanear a rede

    Se tiver so ap pode limitar numero de conexoes e banda no cliente ou ate mesmo limitar portar direto no cliente.

    2 - usa wpa wep ou qualquer criptografia ?

    Se nao fero alguem pode estar atacando os clientes fazendo a latencia da rede aumentar .E trade de fechar a rede o mais rapido possivel , se nao vai perder cliente.

    Se sim veja se esta dando alguma mensagem de death out no log do seu MK ou key alguma coisa , aqui to com este problema .


    3 - Voce aumento a potencia do AP-MK por causa do concorrente ?
    Se sim baixe pois nao adianta nada.

    Outra coisa pe na estrada amigo veja qual cliente esta conectado na antena e corra na casa dele , fele que vc tem que fazer um teste , e navegue por la , pois ping nao é tudo , veja se a navegação esta de acordo com o que vc vende.

    Use sempre Sub-redes evita dos clientes ficarem escaneando a rede para ver se tem algum pc liberado ou com pasta compartilhada.E ate que o virus se espalhe na rede.


    Se falei M , me perdoi mais ja acontecei algumas coisas aqui e fui por eliminação.






    Citação Postado originalmente por fwsolutions Ver Post
    Olá amigos fiz várias modificações mas até o momento não solucionou, eu sei que pode ser virus nos clientes, mas é o seguinte eu li no forum que se limitar as conexões no Mikrotik
    lá em Wireless Acess List e no cliente com Mac Cadastrado colocar a velocidade dele em AP TX Limit e Cliente TX limit só que mesmo com esse controle os pings aumentam e derrepente volta ao normal, já mudei pra varios canais e nada isto só pode ser virus que está gerando um flood, ou um excesso de conexões no cartão e só lembrando que isto só acontece em um painel, e o pior que eu tenho alguns clientes que estão com plaquinha que dizem que é a pior pra virus.

    Alguem poderia me ajudar enviando um script pra bloquear os hosts ou excesso de conexões???

    Minha mascara é /24 e a classe de ip é 172.100.10.0/24 e 172.100.100.1/24 e 172.100.11.0/24

    Desde já agradeço a todos

  19. #19

    Padrão Re: Ping Loucos, Descontrolados sem explicação

    amigo nao esquece de uma coisa estamos no verao , muitas vezes nao eh problema de canal nem de antena nem de nada simplismente a alta temperatura dentro da caixa hermetica faiz isso por que os componetes eletronicos dos cartão sao muitos sensiveis jah passei por issoo inumeras vezes de chegar trocar ah base toda eh no fim das contas descobrir que era somente alta temperatura .

    espereimenta deixa a caixa aberta o dia todo eh fica monitorando quase garanto que seu problema ira desaparecer

    abraço

  20. #20

    Padrão Re: Ping Loucos, Descontrolados sem explicação

    Pode ser mesmo colega , kkk eu pelo menos penso sempre no pior , to ficando velho mesmo .