+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cluster 100% Airmax - Aplicação Corporativa - Gostaria de opiniões.

    Senhores, boa noite. Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a todos pelo alto nivel das discussões. Tenho aprendido muito. Bom, estou com aplicação pra ser montada em mãos, e gostaria de fazer uma coisa interessante do ponto de vista técnico (e de curiosidade tambem). Preciso atender um cliente que atualmente tem aproximadamente 50 pontos. Durante o periodo de um ano deve chegar até 150. Todos os pontos estão num raio máximo de 8 a 9 Km (3 ou 4, o restante nao ultrapassa 5km). A torre esta posicionada no limite da cidade, o que quer dizer que apenas com um lado da torre atendo todos os pontos. Preciso ainda montar um BackHaul para conectar ao ponto principal. Vou postar minha seleção inicial de equipamentos. Gostaria de opiniões sobre minha seleção de equipamentos.


    02 - Ubnt Router Station
    02 - Ubnt Mini PCI XR5 600mWatts
    02 - Ubnt Mini PCI SR71-15
    02 - Ubnt BaseStation 16Dbi 120º
    02 - Ubnt Rocket Dish 30Dbi
    xx - Ubnt NanoStation M5 Loco
    xx - Ubnt PicoStation M2 150Mbps
    1 - Mikrotik RouterBoard 433AH Licença Nivel 5.
    1 - Switcher 3Com 3C1700 (nao lembro exatamente o modelo, mas é gerenciavel, 24 portas e com suporte a Vlans)

    Agora vou explicar o cenário:

    Na torre principal, montarei:
    01 Router Station com 02 XR5, ligados a 02 Basestation 16dbi 120º + mini PCI SR71-15 ligado uma Rocket Dish 30dbi onde:
    - Os cartões 02 xr5 serão utilizados para atender os clientes com os clientes, todos em modo bridge;
    - O cartão SR71-15 ligado a Dish sera a responsavel pelo Backhaul;

    Na ponta do backhaul, onde ficam o link e os servidores:
    - 01 RouterStation + 01 cartão SR71-15 ligada a outra Dish (a distancia desse backahaul é pequena, nao passa de 6km, mas como nao conheço outra antena de angulo fechado da propria ubnt para nao ter q usar outra basestation e abrir demais o angulo gerando poluição, optei pela dish.. sei que é matar pardal com canhão... mas.... prefiro a gerar poluição e ficar jogando potencia de graça... )
    - Na ponta dessa saida, a RB Mikrotik apenas para gerenciar usuarios atraves do hotspot para usuarios de acesso a internet (explico mais pra frente)

    Nos clientes:
    - 01 NanoStation M5 Loco - ligando a rede local
    - 01 PicoStation M2 - Ligado na ponta da rede do Loco para liberar acesso a internet em alguns locais publicos dentro dos sites da empresa, porem controlados pelo hotspot do mikrotik. (nao devem passar de uns 300 usuarios, com utilização esporádica, e dificilmente mais de 20 ou 30 simultaneamente divididos pelos vários pops, ou seja, 1 ou 2 por pop).

    Gente acho q é isso. Sugestões sao bem vindas, estou providenciando esses equipamentos no começo da semana, entao, quanto mais rapido sugestões mais facil vai ser minha adequação hehehehe conto com suas experiencias.. Outra pergunta, qual vcs acham que é expectativa de performance dessa rede?

    Me comprometo tambem, que depois de montada, postar imagens do AirControl e informações sobre a performance real da rede. Já fiz isso com o post sobre redes mesh.


    Obrigado a todos

  2. #2
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Exclamation Re: Cluster 100% Airmax - Aplicação Corporativa - Gostaria de opiniões.

    Citação Postado originalmente por rfmedeiros Ver Post
    Senhores, boa noite. Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a todos pelo alto nivel das discussões. Tenho aprendido muito. Bom, estou com aplicação pra ser montada em mãos, e gostaria de fazer uma coisa interessante do ponto de vista técnico (e de curiosidade tambem). Preciso atender um cliente que atualmente tem aproximadamente 50 pontos. Durante o periodo de um ano deve chegar até 150. Todos os pontos estão num raio máximo de 8 a 9 Km (3 ou 4, o restante nao ultrapassa 5km). A torre esta posicionada no limite da cidade, o que quer dizer que apenas com um lado da torre atendo todos os pontos. Preciso ainda montar um BackHaul para conectar ao ponto principal. Vou postar minha seleção inicial de equipamentos. Gostaria de opiniões sobre minha seleção de equipamentos.


    02 - Ubnt Router Station
    02 - Ubnt Mini PCI XR5 600mWatts
    02 - Ubnt Mini PCI SR71-15
    02 - Ubnt BaseStation 16Dbi 120º
    02 - Ubnt Rocket Dish 30Dbi
    xx - Ubnt NanoStation M5 Loco
    xx - Ubnt PicoStation M2 150Mbps
    1 - Mikrotik RouterBoard 433AH Licença Nivel 5.
    1 - Switcher 3Com 3C1700 (nao lembro exatamente o modelo, mas é gerenciavel, 24 portas e com suporte a Vlans)

    Agora vou explicar o cenário:

    Na torre principal, montarei:
    01 Router Station com 02 XR5, ligados a 02 Basestation 16dbi 120º + mini PCI SR71-15 ligado uma Rocket Dish 30dbi onde:
    - Os cartões 02 xr5 serão utilizados para atender os clientes com os clientes, todos em modo bridge;
    - O cartão SR71-15 ligado a Dish sera a responsavel pelo Backhaul;
    As BaseStation são MIMO 2x2 portanto precisam de SR71-15 , e mesmo assim eu aconselharia substituir as Router + Card por ROCKET M5 ou M2 de acordo com sua necessidade! Pois já ta tudo integrado e os pigtail´s são 100% compativeis, se usar como disse vai ter que adaptar, e perder desempenho !

    Citação Postado originalmente por rfmedeiros Ver Post

    Na ponta do backhaul, onde ficam o link e os servidores:
    - 01 RouterStation + 01 cartão SR71-15 ligada a outra Dish (a distancia desse backahaul é pequena, nao passa de 6km, mas como nao conheço outra antena de angulo fechado da propria ubnt para nao ter q usar outra basestation e abrir demais o angulo gerando poluição, optei pela dish.. sei que é matar pardal com canhão... mas.... prefiro a gerar poluição e ficar jogando potencia de graça... )
    - Na ponta dessa saida, a RB Mikrotik apenas para gerenciar usuarios atraves do hotspot para usuarios de acesso a internet (explico mais pra frente)

    Nos clientes:
    - 01 NanoStation M5 Loco - ligando a rede local
    - 01 PicoStation M2 - Ligado na ponta da rede do Loco para liberar acesso a internet em alguns locais publicos dentro dos sites da empresa, porem controlados pelo hotspot do mikrotik. (nao devem passar de uns 300 usuarios, com utilização esporádica, e dificilmente mais de 20 ou 30 simultaneamente divididos pelos vários pops, ou seja, 1 ou 2 por pop).

    Gente acho q é isso. Sugestões sao bem vindas, estou providenciando esses equipamentos no começo da semana, entao, quanto mais rapido sugestões mais facil vai ser minha adequação hehehehe conto com suas experiencias.. Outra pergunta, qual vcs acham que é expectativa de performance dessa rede?

    Me comprometo tambem, que depois de montada, postar imagens do AirControl e informações sobre a performance real da rede. Já fiz isso com o post sobre redes mesh.


    Obrigado a todos

  3. #3

    Padrão Re: Cluster 100% Airmax - Aplicação Corporativa - Gostaria de opiniões.

    Paulo obrigado. Eu achei que os XR5 eram Mimo tambem. Realmente nao atentei pro detalhe. Mesmo Substituindo os XR5 por SR71, vc ainda acha melhor utilizar os Rockets? Concordo com vc com a questao dos pigtails, mas minha intenção é utilizar pigtails e material apenas original ubnt. Alem da questão de perdas em conecção, qual outro motivo para usar Rocket? Os cartões nao iram permitir um troughput maior do q o rocket? Principalmente pq a Router Station Pro tem portas gigabit??? Eu realmente estava cogitando os rockets, mas tive a impressão que a solução com as rbs seriam mais "estaveis" e de mais confiabilidade, se estou enganado, por favor me ajude a corrigir essa minha ideia.

    Obrigado.

  4. #4
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Cluster 100% Airmax - Aplicação Corporativa - Gostaria de opiniões.

    Citação Postado originalmente por rfmedeiros Ver Post
    Paulo obrigado. Eu achei que os XR5 eram Mimo tambem. Realmente nao atentei pro detalhe. Mesmo Substituindo os XR5 por SR71, vc ainda acha melhor utilizar os Rockets? Concordo com vc com a questao dos pigtails, mas minha intenção é utilizar pigtails e material apenas original ubnt. Alem da questão de perdas em conecção, qual outro motivo para usar Rocket? Os cartões nao iram permitir um troughput maior do q o rocket? Principalmente pq a Router Station Pro tem portas gigabit??? Eu realmente estava cogitando os rockets, mas tive a impressão que a solução com as rbs seriam mais "estaveis" e de mais confiabilidade, se estou enganado, por favor me ajude a corrigir essa minha ideia.

    Obrigado.
    Quanto aos pigtail´s vc não vai encontrar no mercado originais com essas conexões e acho que nem paraleos pois todos vem com N na ponta ! E as ROCKET M tem um desempenho e estabilidade de igual pra melhor que os SR71, por experiencia própria pois antes de ter ROCKET eu usava a RB da UBNT + SR71, e pelo desempenho e facilidade de instalação e manutenção troquei tudo por ROCKET M !

  5. #5

    Padrão Re: Cluster 100% Airmax - Aplicação Corporativa - Gostaria de opiniões.

    Por essas eu gosto do pessoal desse forum. Povo profissional ao extremo. Paulo, obrigado por compartilhar sua experiencia. Entao estou tirando da conta os RB´s e substituindo por rockets. Com relação ao backhaul, o q vc acha da questao das antenas? alguma sugestão melhor??

    Valeu

  6. #6

    Padrão Re: Cluster 100% Airmax - Aplicação Corporativa - Gostaria de opiniões.

    sem contar que a solução com SR71 não é Arimax, que é o protocolo TDMA, e sim somente Mimo.

  7. #7

    Padrão Re: Cluster 100% Airmax - Aplicação Corporativa - Gostaria de opiniões.

    Citação Postado originalmente por rbginfo Ver Post
    sem contar que a solução com SR71 não é Arimax, que é o protocolo TDMA, e sim somente Mimo.
    assim claro que o Rocket M é uma solução incrível de facilidade e desempenho... mas não creio que seja mais potente que o SR71-15 na questão de aguentar mais clientes simultâneos, porem da mais trabalho parafernália de caixa RB, pig, enfim ponto positivo e negativo...

    Nos enlaces de curta distancia você poderia usar as NanoBridge da Ubiquiti iria lhe economizar uma grana...rsrs deixe essas Dish para os enlaces de 20km +

  8. #8
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Cluster 100% Airmax - Aplicação Corporativa - Gostaria de opiniões.

    Citação Postado originalmente por rfmedeiros Ver Post
    Por essas eu gosto do pessoal desse forum. Povo profissional ao extremo. Paulo, obrigado por compartilhar sua experiencia. Entao estou tirando da conta os RB´s e substituindo por rockets. Com relação ao backhaul, o q vc acha da questao das antenas? alguma sugestão melhor??

    Valeu
    Para esse link de 6Km que vc precisa fazer aconselho usar as NanoBridge M2 ou M5 qualidade de sinal excelente, e alem de tudo continua com o mesmo protocólogo.

  9. #9

    Padrão Re: Cluster 100% Airmax - Aplicação Corporativa - Gostaria de opiniões.

    Galera, me corrijam se eu estiver errado, estou tirando como meu próprio ex.

    O cliente Corporativo do amigo rfmedeiros vai ter que tirar SLP para isso. Para ficar legalizando perante a Anatel.

    No meu caso estou fazendo isso, tenho pontos dentro e fora da cidade.

  10. #10

    Padrão Re: Cluster 100% Airmax - Aplicação Corporativa - Gostaria de opiniões.

    So pra constar... Sim o cliente vai ter q tirar a licença.... mas como é para rede interna parece ser mais simples.. pelo menos é o q o consultor nos falou.. tanto que o custo é beeeemmm menor....

  11. #11

    Padrão Re: Cluster 100% Airmax - Aplicação Corporativa - Gostaria de opiniões.

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Qual sua necessidade de banda passante ?

    Qual a natureza do tráfego ? Internet ?

    Posso te prestar uma consultoria por um preço baixo e bolar uma solução bem mais simples que isso ai.

    eu acho que essa não é a natureza do forum ja que ele é para ajuda mutua.

    se voce voce puder especificar melhor qual a sua necessidade o pessoal do forum pode lhe auxiliar de forma gratuita.