Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: o clima influencia na latencia wireless

    olha so isto e um print de agora de 8 clientes no radio todo mundo latencia 5 ms e esta frio ate ai tudo bem so que no calor terrivel tambem fica assim ,mas quando da o mormaço ferrou estas latencias disparam .isto acontece com 20 radios que eu monitoro .
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         latencia.jpg
Visualizações:	99
Tamanho: 	151,9 KB
ID:      	16359  

  2. #22

    Padrão Re: o clima influencia na latencia wireless

    Quando mencionou mormaço, pensei logo em temperatura.

    O mormaço é caracterizado por presença de nuvens que não deixam o sol passar completamente e formam um tipo de efeito estufa. Ao contrário do sol e do clima frio, que a ventilação é um tanto normal, o mormaço é caracterizado por um clima mais abafado.

    Isso pode ter relação com a umidade, mas é fato que o mormaço é mais incomodo para nós.

    Acho que tens alguns bons pontos para verificar e testar, mantenha-nos informados.

  3. #23

    Padrão Re: o clima influencia na latencia wireless

    Aqui é clima quente com pouca umidade boa parte do ano, em dias que há variação de temperatura há em desktops velhos muito mais problemas de mal-contato em memoria e cabo sata, não sei se é devido a dilatação dos materiais mas quase todo técnico por aqui tem essa impressão. Os contatos do plugs e jacks RJ45 também são 'ruins' as vezes, não pode descartar a hipótese de ter esse problema no cabo entre as RB's e o servidor.

    Outra coisa que não duvido é a capacitancia parasita em caso de umidade e calor em cabos ruins, varios metros de metal das vias internas retraindo/expandindo tem potencial pra ter e deixar de ter capacitancia parasita. Agora... a minuscula capacitancia parasita afetar a conexão seria um fenomeno bem peculiar.

  4. #24
    Não Registrado(s)
    Visitante

    Padrão Re: o clima influencia na latencia wireless

    Sem duvida, o melhor a fazer é trabalhar no modo correto. Então coloque cooler nas tuas caixas herméticas, evite desgastes nos radios por causa de um custo menor na instalação dos teus aps. Na minha empresa usamos em todos os pop e nunca tivemos problemas com super aquecimento.
    Valeu amigo pelo post!

  5. #25

    Padrão Re: o clima influencia na latencia wireless

    Citação Postado originalmente por p4ulo182 Ver Post
    Já percebemos isso aqui também!

    Agora desviando um pouco o foco do assunto, alguém usa solução UBNT em 2.4 pra AP? será se ocorre o mesmo?
    No bullet o Kendin(C.I) esquenta e ocorrem travamentos e até a queima do componente.

  6. #26
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: o clima influencia na latencia wireless

    engraçado quando fui escrever este topico pensei que eu seria taxado de louco ou ignorado mas todos percebem isto tambem vamos então prestar atenção neste detalhe em dias que estiver nublado e quente vamos postar para saber se e un fenomeno que afeta sim a transmissçao causando latencia alta .

  7. #27

    Padrão Re: o clima influencia na latencia wireless

    O que pode causar interferência é o sol sol.
    Ele interfere não por causa de calor, mais sim porque ele gera radiações de todas as formas, sendo elas luz UV, magnéticas e outras. Em algumas épocas dos ano, as radiações ficam mais fortes, tem umas explosões solares e geram interferências em algumas faixas utilizadas por nós, inclusive ondas curtas em torno de 15 a 20 Mhz se não me engano. Isso é fato, e pode ser pesquisado, não sei se na frequência de 2,4 Ghz os efeitos são notáveis.

    Vejam isso: Interferência solar na transmissão de rádio | tecnociencia.inf.br

  8. #28

    Padrão Re: o clima influencia na latencia wireless

    é amigo, srsrs, aqui na minha cidade constata-se isso, aqui tem 4 estações do ano bem definidas: Calor, Mormaço, Verão e quentura.

  9. #29
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: o clima influencia na latencia wireless

    huahuahuahuahuahau

  10. #30

    Padrão Re: o clima influencia na latencia wireless

    Forrar as caixas herméticas com isopor alivia..

  11. #31

    Padrão Re: o clima influencia na latencia wireless

    Vou falar um pouco o que estar ocorrendo comigo aki em belem
    primeiramento o clima aqui e tropical (doido) desde da quinta feira passada venho sofrendo com um wds de meio kilometro aki na parte da manhã o sinal fica em 30% e varia ate 40% quando chega 11:00 ate seis horas da tarde o sinal sobe e fica em 60% ate 80% e quando chegar anoite o sinal caiiii e ficar em 20% ate ZERO% os dois aps são da Zinwell g220 e isso ta acontecendo todo dia aki eu nem durmo mais aki, pois distribuimos para cybers e lan house e empresa e clientes domesticos. alguem ja passou por isso?

  12. #32

    Padrão Re:

    Concordo com o Jorge. Os problemas ocorrem na estrutura física do equipamento, e não na irradiação do sinal, por possíveis reflexões e atenuações.

    Mormaço eu entendo como tempo abafado e úmido. Nesse caso sim, poderia haver problemas nos circuitos.

    O interessante seria observar se o nível de sinal aumenta nesses dias. Se aumentar, é sintoma que algum equipamento está sendo influenciado pela umidade. Se não aumentar, não é problema de estrutura, e ai teríamos um caso de efeito natural da temperatura (raro, por sinal).

  13. #33

    Padrão Re: o clima influencia na latencia wireless

    Quando se trata de interferência e mudança de qualidade acho que tem que fazer um monitoramento bem detalhado, pelo menos uma semana, melhor ainda quando o tempo tá oscilando muito.

  14. #34

    Padrão Re: o clima influencia na latencia wireless

    Só por curiosidade neste link tem algo sobre interferência solar em ondas de radio:
    Interferência solar na transmissão de rádio | tecnociencia.inf.br

    Mas nas freqüência que trabalhamos não temos este problema, o que sofremos em tempos quentes é danificação em componentes eletrônicos, na maioria das vezes as fontes apanham D+ com alta temperatura e com isso comprometendo o bom funcionamento dos equipamentos.

  15. #35

    Padrão Re: o clima influencia na latencia wireless

    Sem querer mudar o rumo do tópico, apenas justificando o que o Paulo citou: uso um Bullet 2, aquele de 100mw, com uma omni (desgraça...) segurando 30 assinantes, e é comum ver picos de 2,7 e 3mb, e a latência da rede se manter entre 10 e 20ms, nos clientes mais distantes e de sinal mais baixo.

    Outra coisa é a questão do calor: o Bullet nunca travou em dia quente. Tá testado e aprovado. Meu próximo passo é comprar um Bullet M5 e painel setorial pra começar uma rede 5.8 paralela (ainda não sei se atiro baixo/médio, de OIW, ou se atiro alto, de Kathrein... já tenho preços de ambos).


    Só estranho porque a rede do Laurence tá dando problema com esse Throughput. Não era pra estar assim, pelo menos no meu R52 do painel não dá esse problema.


    Será algo relacionado a nível de sinal nos assinantes?


    Abraços para ambos!



    Cara se vc vai comprar linha M5 coloca paineis de 90 com rocked M5 e Antena basestation tb com Rocked M5, são todos full duplex e aguentam cerca de 100 clientes por antena

  16. #36

    Padrão Re:

    Obrigado pela dica, Wylow. A opção do painel com Bullet é meramente projeto mesmo. Ainda to amadurecendo ela.

    Só a título de curiosidade: tu sabe quanto custa um painel de 16dbi 120º da Kathrein? R$ 1016. Juro que me chamou a atenção, justamente por conta dos 120º da abertura. É a minha necessidade, infelizmente.

    Mas a tua dica é muito boa, sem sombra de dúvida. Casar o Rocket com as AirGrid de 22dbi é sinônimo de sossego e bons lucros.

    Um abraço!

  17. #37

    Padrão Re: o clima influencia na latencia wireless

    AirMax Sector 5G-19-120
    Hi-Gain 19dBi, 120deg.BaseStation Sectors | Ubiquiti Networks, Inc.,

    Usa essa ai de 19 dbi e 120Graus com Rocked eh claro M5, essa antena ai eh 5,8 ou 2,4 Ghz

    E não vai ter problemas com o clima kkkkkkk
    Última edição por wylow; 11-11-2010 às 23:28.

  18. #38

    Padrão Re:

    Homogada, amigo? Creio que não, né. Ai complica pra mim, que to em vias de fechar a representação comercial com uma operadora...

    Mas parei por aqui com o assunto pra não deixar o tópico totalmente desfigurado.

    Obrigado mais uma vez, e um forte abraço!

  19. #39

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Homogada, amigo? Creio que não, né. Ai complica pra mim, que to em vias de fechar a representação comercial com uma operadora...

    Mas parei por aqui com o assunto pra não deixar o tópico totalmente desfigurado.

    Obrigado mais uma vez, e um forte abraço!

    Se eu não estiver engano toda linha UBNT está homologada já!

  20. #40

    Padrão Re:

    Ps: Até está, Paulo, mas no caso das BaseStation não a de 120º. Homologada é a 20dbi, 90º.